1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. A secção Microsoft/Windows encontra-se actualmente em processo de reestruturação.
    Remover anúncio

Responsabilidade Tecnico Informática

Discussão em 'Windows Desktop e Surface' iniciada por Balthar, 4 de Março de 2007. (Respostas: 19; Visualizações: 1857)

1. Balthar

Balthar Power Member

Surgiu-me esta duvida.

Será que um técnico tem obrigatoriedade de denunciar clientes que usem software pirata?

Eu nunca sequer perguntei se o software que usam é legal ou não.

Outra coisa é instalar e ai não tenho duvidas que se o fizer estou entalado.

2. luikki

luikki Power Member

técnico de informática ou polícia??????
    e poderíamos ir por ai fora e desatar a denunciar quem chega tarde a casa, ou quem fuma "umas coisas", ou quem faz tuning, ou quem não separa o lixo, ou quem aborta, ou quem é contra o sócrates, ou.......:007:

3. Balthar

Balthar Power Member

Pois não tem sentido, mas uma coisa é parecer sem sentido, outra é o que a lei diz a esse respeito, e é isso que gostaria de saber ou onde encontrar algo.

4. flaviorodrigues

flaviorodrigues Power Member

por favor... trabalho de tecnico nao é analizar o que o cliente tem no pc, e reparar!
    Imagino a chegar acasa de um cliente:
    Cliente: "O pc nao arranca"
    Eu: " Olhe vc tem o cd do win original"
    Cliente: " eu nao!"
    Eu: " desculpe, esta a usar uma versao pirata, nao posso reparar e vou denunciar as autoridades"
    Alem de perder um cliente nao ia ganhar nada com isto alem de ficar "mal visto" na zona!

5. Gepeto

Gepeto Power Member

no caso do uso do Windows pirata, a própria Microsoft é obrigada a respeitar a privacidade do utilizador. daí a Microsoft usar o sistema do Windows Genuine Advantage, se as regras fossem outras, muito provavelmente a Microsoft andaria a bater à porta dos utlizadores do Windows pirata.
    estou quase certo q quando vamos fazer as actualizações automáticas, a Microsoft sabe muito bem quem usa o Win Genuino ou Pirata.

6. xupetas

xupetas Banido

Alem de que se por acaso alguem tivesse essa brilhante ideia comigo provavelmente ia levar uma queixa numa instancia civil por abuso de confiança, fazia-me arranjar um windows original so pelo gozo de o processar contra difamação e provavelmente efectuava alguma mudança no sentido da rotação dos joelhos da dita pessoa.

7. sl4ck

sl4ck Power Member

tão mas agora querem andar a denunciar quem vos paga o ordenado? :joker: :joker: :joker:

8. Balthar

Balthar Power Member

A minha pergunta veio a respeito de um cliente que me ligou aflito porque o windows estava a dar a mensagem de que era uma versão ilegal.

Posto isto perguntei-lhe se tinho feito updates, disse-me que sim ( quando lhe limpei o pc de virus avisei-a do facto de ter cuidado com os updates ).

Aconselhei-a a fazer um restore ao sistema ( claro que não sabia como ), mas descaiu-se que tinha recebido um e-mail da microsoft ( eu pensei WTF ). Pois, o cliente tinha aceita mandar os dados para a microsoft e além disso ainda lhes enviou a morada, nome e telefone8| 8| 8| .

Sei que a unica coisa que fiz foi remover uns virus a trojans e nada mais, mas depois surgiu-me essa duvida.

9. Figuinhas

Figuinhas Power Member

:-D:-D

Posso meter isto na minha sig?

10. Mr.Ice

Mr.Ice Power Member

Se não estou enganado cheira-me a phishing ou algo do género, porque a MSFT não anda propriamente a mandar email's às pessoas a pedir Dados Pessoais..
    Digo eu, mas não sei...

11. Balthar

Balthar Power Member

Nepia, quando o WGA detecta uma versão pirata propõe que compres uma versão original OEM ( Genuine windows kit ou algo parecido ), e pede-te para enviares os teus dados de forma a seres contactado pela M$ para uma posterior resolução do problema ( só os envias se quiseres como é obvio ).

O pior é que ninguem o faz ( ou melhor pensava eu que não o fazia ).

12. LOL, tu em vez de querer ganhar algum dinheiro com a profissão queres difamar todos os técnicos :lol: :rcarton:

13. flaviorodrigues

flaviorodrigues Power Member

Eu imagino isto daqui a uns tempos
    Tecnico informatico: Repara pcs e denuncia casos de pirataria... daqui a uns tempos vamos na auto estrada, a policia manda parar, e nos dizemos, olhe o meu disco nao arranca! ja que o tecnico informatico faz trabalho de policia faz se ao contrario tbm

14. Balthar

Balthar Power Member

Eu só perguntei se existe ou não alguma lei que "obrigue" a denunciar, nunca aqui disse que denunciei, nem nunca o faria, mas se existir essa lei provavelmente deixo de raparar problemas de software.

Agora se não sabem passam a saber que por exemplo se virem alguém a ser assaltado e não prestarem auxilio também podem ser considerados culpados de isso mesmo "não prestar auxilio", é que uma coisa é o que o bom senso nos diz, outra é o que a lei diz, e esta em parte de bom senso não tem nada.

Pus por exemplo um caso especifico. Suponham agora que o cliente diz "há e tal teve cá um técnico e nem me disse nada, que isto era ilegal......"

PS: Vou mas é começar a recomendar instalar Linux.......................já estou a ver............" Li o qué, qué isso? É para sacar musicas?"

Última edição: 5 de Março de 2007
  15. _spoon_

_spoon_ Power Member

boas
    ha uma cena k n precebo...dsc ser off-topic mas cm foi colado aki...
    se o tuning e ilegal pk legalizar lojas k vendem artigos tuning???ou oficinas k fazem reprogramaçoes...etc...etc...etc

kuanto ao topic....n te preokupes com ixo...so se kiseres entalar um gajo...se tiveres mesmo com vontade de veres o gajo a fikar sem pc e pagar multa de resto caga nisso
    cumps

16. xupetas

xupetas Banido

Ainda não estamos num estado policiado onde não reportar crimes de "não sangue" seja passível com castigos. Ainda...

17. SethGoose

SethGoose Power Member

dasss.. mas ke raio de topicos que agoram andam por ai ...
    so faltam perguntar se os tecnicos tb sao gays, pandeleiros, lesbicas, como fazem, se dormem, etc.....

sem comentarios mesmo...

18. _imen_

_imen_ Power Member

80 % do software que anda em PT é tudo versão pirata... quem é que vai gastar 200 ou ate mais para ter uma licença do Windows original ?? por acaso tenho 2 licenças mas é de dois jogos o CS e ut2k4 :004: muito vicio :P

19. the_killer

the_killer Power Member

heheh
    tou com o sl4ck nesta
    ja estive em empresas muito grandes
    com muito software pirata ...

nesta situação façam como eu
    guardem os e-mails que trocam na empresa
    para o caso de uns tempos mais tarde precisarem deles..

20. paperless

paperless Power Member

O problema é do cliente n é teu e para alem disso n tens nada a ver com isso.
    És pago para resolver o problema n és pago para inspeccionar..

Eu sei que existem leis estupidas mas esta qase certamente que n sera uma delas..

Se quiseres certezas contacta um advogado ou alguem que saiba a lei de tras para a frente e de frente para trás.

Partilhar esta Página