resposta com urgencia!

Shaiza

Power Member
Bom dia!
Estou a tirar um curso de operador de informática e em breve terei um estágio e gostaria de saber o q é preciso ter em conta quando um cliente perguntar acerca do precessador e motherboard q deve comprar.

agradecia resposta com urgencia!
 
claro que deves ter em atenção... o mais importante é saber o orçamento e o destino que o cliente vai dar ao computador...

depois disso, se ele tiver preferencia por intel vs amd ou vice versa, cabe a ti, fazer o pc melhor que conseguires para o orçamento desponivel... e nunca incluindo o sistema operativo no orçamento...

se a empresa só vender pc's com sistema operativo da m$ a primeira coisa que tens de fazer é informar o cliente disso...
 
Última edição pelo moderador:
Bom... se calhar essa questão deveria fazer parte dos conteúdos do curso que estás a tirar.

Anyway,
Para poderes "recomendar" um processador e motherboard a um cliente, deves saber que tipo de aplicações irão ser executadas na máquina (pergutando ao cliente, claro) para poderes avaliar o grau de exigência a que estará sujeita a máquina.

Para máquinas "básicas", de processamento de texto, acesso à net, e coisas simples do género, e não mais que isso:
Qualquer processador do mercado irá cumprir bem essa função, podes baixar os custos e apontar para um Core Duo (ou AMD equivalente), motherboard de segmento de entrada, sem grandes complicações.

Se é para um cliente mais exigente a nível de performance, por exemplo jogos recentes, estações gráficas para arquitectura e afins, já te deves orientar para um Core2Duo ou um QuadCore. A motherboard também deverá ser mais "potente" com canais SATA, Slots de RAM, slot da gráfica, suficientes para albergar a configuração actual e permitir uma possível (e provável) expansão do sistema.

Para servidores, se calhar o que tem saído mais ultimamente são os Xeon (corrigam-me se estiver enganado, não é uma àrea que domine lá muito bem). Mais uma vez a motherboard deverá possuir capacidade para muita memória e se suportar bastantes discos (uma vez que é um servidor) também é algo que vai favorecer muito.

Não esquecer que para configurar adequadamente uma máquina, não é só processador e motherboard. Também deves considerar a RAM necessária, a placa gráfica, os discos rígidos (sua rotação, buffer, se é para fazer RAID, etc...)

Todos os componentes intervêm no desempenho da máquina e devem ser escolhidos de modo a potenciar o resultado final.
Ou seja: Bom CPU, boa motherboard, toneladas de RAM e uma gráfica de porcaria -> não é uma boa máquina para jogos. A gráfica lixa tudo.


Faz um search bem feito e vais encontrar aqui no TZ muitas configurações propostas por quem anda batido nisto.
Desde a máquina mais simples (low-budget) a autênticas bombas. Tens de tudo.

Boa pesquisa e boa sorte para o curso.
 
/offtopic sem querer atingir ninguém em particular mas no geral.

O comodismo anda em alta, e estes pseudo cursos...
Estudem, pesquisem deixem-se da easy way para coisas tão básicas, não há desculpas com a informação e ferramentas que temos disponiveis hoje em dia.
Desculpem-me mas parece-me que cada vez isto é o dia a dia do jovem português, é não saber escrever é quase que ter aulas mas não aprender nada.
 
/offtopic sem querer atingir ninguém em particular mas no geral.

O comodismo anda em alta, e estes pseudo cursos...
Estudem, pesquisem deixem-se da easy way para coisas tão básicas, não há desculpas com a informação e ferramentas que temos disponiveis hoje em dia.
Desculpem-me mas parece-me que cada vez isto é o dia a dia do jovem português, é não saber escrever é quase que ter aulas mas não aprender nada.

Acho que estás a ser um pouco injusto, mas opiniões são opiniões, e nem todos podemos concordar com o mesmo. Estes cursos ajudam muita gente que nao teem possiilidades de ir mais longe. Não quer dizer que todos os alunos que frequentem esses cursos se estejam a 'borrifar' para o que quer que seja. Eu por exemplo, estou nesse curso porque quero entrar logo para o mercado de trabalho e porque não quero nem tenho muitas possibilidades para frequentar um ensino superior e como todos sabem... isto não está fácil para ninguem, e o governo nao ajuda!

Obrigada pela a ajuda acerca da minha duvida! :)
 
essa do não tenho possibilidades de frequentar o ensino superior acabam por balelas ... qd se quer tudo se faz ... claro q para ter umas coisas abdicam-se de outras ...

e ensino superior não tem de ser visto como saida de emprego ... a maioria dos cursos não tem saida nenhuma ... á mais canudos desempregados do q outra coisa qq ... mas os canudos tb não querem trabalho .. querem emprego .... resignem-se a insignificancia que têm e trabalhem ... e atenção q sou licenciado ... não tou a falar se conhecer o meio ... o questão é conheço os dois meios ... e apenas posso dizer q qd se quer tudo se faz mesmo q custe ...

qt aos pseudocursos tb tenho ... e acho q são bons mais q não seja para as pessoas se valorizarem ...

qt a pergunta inicial ... o aconselhamento depende de qt a pessoa quer gastar e para que vai usar o pc ...

se for para office e net não vais sugerir um quad core ... era um desperdicio em todos os sentidos .. mas tb não sugiras um celeron .. era uma enrabadela q estavas a dar ao cliente ...

fica no meio termo a64 3200+/3500+ ou e2140 ...

e dpeois consonate as necessidades e orçamento tens de ver a melhor escolha

que basicamente é oq fazemos aqui todos os dias na secção de configurações .. por isso fica atento pode ser q aprendas algo ...
 
tb n precisas de exagerar... o meu cota tem um celeron a 2.1 e para factoplus, ofice e net é bastante bom... os celeron's n são assim tão maus... depende é do uso que lhe dás...
 
não sei os ultimos celerons q vi pareciam-me bastante lentos em tudo ... mas pronto eu sou suspeito ... um gajo qd se habitua a sistemas rapidos tudo o q fique abaixo de um padrão parece lento ...
 
pois deve ser essa a diferença ... mas sinceramente prefiro sempron ,... mas ao preço q está um sempron prefiro aconselhar um a64 am2 que fica ao mesmo preço por um pouco mais era mesmo um LE-1xxx ... com 1 mb de cache são uns bons bichos ...
 
Como já foi dito, tudo depende essencialmente do uso que se pretende fazer do PC e do orçamento.

Contudo, queria só deixar uma dica que pode ser importante. Quando o destinatário do PC quer o computador para usar com programa específico, tipo AutoCAD ou edição de imagem, por exemplo, procura sempre junto da empresa de software que vai ser usado, quais os requisitos de hardware, e qual o hardware recomendado. Por vezes a escolha de uma gráfica que é muito boa para jogos e tida genericamente como de topo, pode ser muito fraquinha no tal programa que o cliente vai usar, e por vezes o componente ideal nem por isso é mais caro. Outras vezes, ter mais do que X de memória RAM no sistema, não tem qualquer espécie de benefício acrescido... talvez um disco mais rápido fosse um melhor investimento... etc...
De qualquer forma, mais importante do que procurar testes de desempenho em sites da especialidade, é procurar informação (no site eventualmente) junto do produtor de software.

off-topic (kind of...)

Boa sorte no curso. O que importa mesmo é a dedicação e paixão que depositas no que fazes.
Pergunta sempre que tiveres dúvidas, mesmo que leves umas respostas menos cordiais de quem pensa que sabe muito, ou até possa mesmo saber muito e não tem paciência para explicar "as coisas menores", porque quem não procura esclarecer as suas dúvidas, mesmo as que parecem mais ridículas, nunca aprenderá grande coisa. Se tiveres medo de parecer burro, poderás ser burro toda a vida.
De resto os foruns servem entre outras coisas para ajudar os que pouco ou nada sabem, e os que sabem mais qualquer coisa e querem ajudar estarão cá para dar uma "mãozinha". Se não for assim um forum não tem grande sentido.

Abraço
 
Última edição:
Bem, quanto a tua pergunta, já foi respondida, não vou dizer o mesmo, basta leres os reply dos outros.
Quanto ao curso, se a tua intenção é o mercado de trabalho, sempre estás melhor servido com ele do que só com um 12º normal. Se não pretendes seguir os estudos, é contigo, também tenho um curso desses e também não vou (pelo menos para já) continuar a estudar. Isto está difícil para todos com ou sem canudo está difícil. Quem tem canudo claro que se acha superior a ti, engenheiros e tal, vão tirar canudo para aprender a mandar pessoas como tu fazer realmente o trabalho, as vezes perguntas-lhes qualquer coisa pratica e como a teoria é o forte deles, ficam a olhar tipo burro para um palácio. Mas isto é assim, o canudo para os portugueses quer dizer ganhar melhor e trabalhar menos o mal é esse.
Também não estou a generalizar, pois há bons engenheiros, mas também há aqueles que saiem da faculdade engenheiros e não sabem fazer metade do que se aprende nestes cursos "menores" pois na informática, a teoria complementa a prática e não o contrário.

Quanto ao curso em si e ao estágio, é o teu primeiro estágio?
Pareces muito preocupado, não leves o estágio como uma brincadeira, mas também não precisas de te preocupar pois o estágio serve para aprenderes, e tens sempre o tutor de estágio e os colegas de estágio (trabalhadores ou outros estagiários). Ninguém te leva a mal e te tem em desconsideração se perguntares, aliás, perguntar é um bom aliado no estágio pois prova que estás interessado e queres resolver as tuas dúvidas. Nunca tenhas medo de perguntar.
Eu tive nesses cursos e tive 2 estágios, por isso sei do que falo. Claro que convém teres os conhecimentos adquiridos no curso, os professores também podem ajudar com estas dúvidas. Tu perguntaste aqui no fórum mas não tenhas medo de perguntar aos professores na escola, eles estão lá para isso, não é só para debitar matéria.Claro que és sempre bem vindo a postar aqui nos fóruns.

Fica bem, e vai com calma, o estágio não é nenhum papão, tudo vai correr bem.
 
Última edição:
...
Tu perguntaste aqui no fórum mas não tenhas medo de perguntar aos professores na escola, eles estão lá para isso, não é só para debitar matéria...

Só para complementar dizendo que os professores não só estão lá para isso, como estão certamente a ser pagos por isso. Eles estão lá antes de mais para te servir a ti, e tu é que lhes pagas o salário. (dependendo da escola, pagas tu e todos os contribuintes).

Aqui no forum a malta fica contente com um obrigado ou simplesmente pelo facto de saber que pode ter ajudado. Estou certo que da mesma forma (quase todos) os professores também ficam contentes por saber que conseguiram elevar os conhecimentos dos seus formandos ou alunos. Um aluno interessado é também uma motivação para um professor. Há que saber manter a roda a girar e isso depende de ambos, professor e aluno.

Abraço
 
Última edição:
Obrigada a todas as vossas respostas e opiniões.
Vim para dizer que apesar de discordar de algumas cosias que voçes disseram, eu compreendo, pois opinioes sao de cada um, nem todos temos que gostar de tudo o que ouvimos, mas sim saber ouvir e compreeender.
Pois estou um pouco "stressada" em relação ao estagio.. pois tem grande valor acerca se passo ou nao de ano.


Mais uma vez, obrigada a todas as vossas resposta!

:D
 
Back
Topo