Guia Restaurar o sistema - R DRIVE IMAGE

xavi87

What is folding?
Boas ppl. Decidi partilhar com vocês uma maneira de restaurar o sistema operativo. Este programa faz o que faz por exemplo o Acronis True Image ou o Norton Ghost, no entanto este parece-me bastante simples.

Em que consiste? O programa vai criar uma imagem do disco escolhido, e cria um ficheiro que permite posteriormente restaurar esse disco (de sistema ou não), para tal e qual aquando do momento da criação desse mesmo ficheiro. o que eu fiz foi, formatar o pc, reinstalar o windows, drivers e software que utilizo sempre, e depois criei a imagem. assim cada vez que restaurar a imagem, volto a ter tudo como quero :P

Mas bom, passando a explicações:

Podem fazer o download da versao de demonstração por 15 dias com limitações aqui, e pode ser adquirida por $44.95, o que pelo menos para mim, compensa bem o investimento visto que dou um uso muito intensivo ao computador e nao tenho paciência para formatar e andar sempre a instalar tudo de novo. Basta restaurar a imagem do disco onde tenho o sistema operativo e ele coloca tudo como eu tinha.
Como criar a imagem


Começamos por abrir o programa, que nos apresenta uma breve descrição do que faz o programa
89135297.jpg







A seguir temos o menu, e neste caso vamos escolher "Create an image".
63846839.jpg








Aqui temos a listagem dos discos do computador. Seleccionam a partição que pretendem e fazem "seguinte".
48233817.jpg








Aqui seleccionamos o local onde irá ser guardada a imagem da partição.. convém que seja noutro disco ou noutra partição, para o caso de haver problemas na partição do sistema, se conseguir recuperar. eu como tenho 5 discos, uso um de backup para guardar a imagem.
60025190.gif








Nas opções selecionam faster se quisem que ele cire a imagem mais rapidamente, porém ficará com um tamanho maior no disco. Se selecionarem smallest size obviamente que fica mais comprimida apesar de demorar mais tempo. no entanto é o melhor. Deopis colocam password se desejarem. o resto das opções ficam por defeito.
72123645.gif








Nestas opções podem deixar como esta.
43070211.jpg







Fazer Start e ir beber um cházinho :D
78668681.jpg








e pronto concluído o processo da criação da imagem do disco. A minha imagem com windows vista 32bits instalado, alguns programas leves e drivers, ficou com 12gb
19580211.jpg







----------------------------------------------------------------------------------------

Criar um cd de arranque



Abrir o R-DRIVE outra vez e selecionar a opção "create a startup disk".
63846839.jpg







a seguir selecionar o gravador de cd/dvd
51902492.jpg







Fazer "seguinte"
48774417.jpg







Inserir um cd virgem e clicar em "seguinte"
71450594.jpg








Depois do cd criado esta feito o que é preciso para utilizar a imagem de restauro do sistema.


----------------------------------------------------------------------------------------

Utilizar a imagem criada


Configurar na BIOS para o computador arrancar pela drive de cd/dvd, inserir o cd e esperar que ele carregue o programa.


Carregado o programa escolhem a opção "Restore from an image" e fazem next.
43135940.jpg







Aqui vão escolher o disco onde guardaram a imagem criada com o programa. Selecionam e fazem "next".
86646034.jpg







Seleccionam o ficheiro de imagem criado e fazem "ok".
42190819.jpg









Aqui é so seleccionar a unica partiçao que aparece.
41123628.jpg









Aqui selecionam a partição de destino, ou seja , a que querem substituir pela imagem criada.
92531661.jpg









Aviso de que todos os dados daquela partição serão apagados caso continuem com o processo. Fazem OK.
38082418.jpg







É so fazer "next"
97574949.jpg







Aqui confirmam tudo o que fizeram. se tiver correcto basta fazer "next"
42460929.jpg










Por fim o processo de "formatação". Basta esperar entre 30 a 60 minutos. a mim costuma ser cerca de 30 minutos todo o processo ate ficar com o computador completamente igual aquando da criação da imagem. Ponham a fazer e podem ir fazer o jantar :D
42718753.jpg





Penso que fui explicito em cada situação mas quaisquer dúvidas perguntem a vontade:P


cumps ;)


 
Última edição:
Assim é possível criar uma imagem do disco inteiro? Ou só se pode escolher uma partição de cada vez? A mim dava-me mais jeito criar uma imagem do disco inteiro porque assim ficava sempre com o tamanho das partições gravados...
 
pessoal esclareçam-me uma dúvida!!

- ao restaurar o sistema a BIOS vai formatar a partição seleccionada??
e vai repor todas as drivers e o próprio sistema operativo??

Aguardo resposta...
 
Parece-me que estás a confundir algumas coisas. A BIOS não entra aqui.

O programa cria uma imagem integral do teu disco, incluindo SO, aplicações, drivers, tudo o que lá esteja.

Quando fazes restore ficas com o sistema identico ao momento em que fizeste o backup.
 
...por isso a quem esta a pensar em usar este programa para para resolver problemas de conflito de drivers, tralha acumulada, etc
não vale a pena porque vai tudo ficar como dantes
este método e bom por exemplo para quem for mudar de disco rigido
para resolver situações como as que indiquei acima não há nada melhor que uma fresh install
 
é bom pa nao teres trabalho a formatar o pc. uso isso no meu pc e mais 2 ou 3 que de vez em quando tenho de cuidar. basta restaurar a imagem e fica como novo. no maximo tem que se actualizar depois as drivers da placa grafica para as mais recentes, mas isso faz-se rapidamente.
 
repor sistema operativo

Boa noite

tenho um toshiba da e-escolas e gostava de repor o sistema operativo, ou seja, por o pc como veio de fabrica, mas o meu pc nao trouxe o cd de recuperaçao de produto nem consigo formata-lo atraves da tecla f8 e seleccionar a reparação de sistema (a minha irma tem um toshiba melhor que o meu e consegue fazer desta ultima maneira)... o que eu qero saber é se com um cd de recuperaçao de produto de outro pc posso usa-lo no meu de forma normal. s nao der gostava de saber alternativas.. nao me aptcia dar dinheiro pa me formatarem o pc... :p tambem gostava d saber s sabem porqe é q a mnha irma consegue fazer d uma forma e eu nao :s


agrdeço resposta =D

:)
 
Boa noite

tenho um toshiba da e-escolas e gostava de repor o sistema operativo, ou seja, por o pc como veio de fabrica, mas o meu pc nao trouxe o cd de recuperaçao de produto nem consigo formata-lo atraves da tecla f8 e seleccionar a reparação de sistema (a minha irma tem um toshiba melhor que o meu e consegue fazer desta ultima maneira)... o que eu qero saber é se com um cd de recuperaçao de produto de outro pc posso usa-lo no meu de forma normal. s nao der gostava de saber alternativas.. nao me aptcia dar dinheiro pa me formatarem o pc... :p tambem gostava d saber s sabem porqe é q a mnha irma consegue fazer d uma forma e eu nao :s


agrdeço resposta =D

:)
quanto À questão de o cd de recuperação qualquer funcionar no teu pc , acho que não.
O teu pc veio de certeza com esse cd, nao o perdeste?

cumps
 
Boa noite

tenho um toshiba da e-escolas e gostava de repor o sistema operativo, ou seja, por o pc como veio de fabrica, mas o meu pc nao trouxe o cd de recuperaçao de produto nem consigo formata-lo atraves da tecla f8 e seleccionar a reparação de sistema (a minha irma tem um toshiba melhor que o meu e consegue fazer desta ultima maneira)... o que eu qero saber é se com um cd de recuperaçao de produto de outro pc posso usa-lo no meu de forma normal. s nao der gostava de saber alternativas.. nao me aptcia dar dinheiro pa me formatarem o pc... :p tambem gostava d saber s sabem porqe é q a mnha irma consegue fazer d uma forma e eu nao :s


agrdeço resposta =D

:)

Boas,

deve ter um utilitário para criar os DVD´s de recuperação.


Cumps
 
ola amigo otimo topco. mas eu testou com um problema !! =\
EU PRESCISO FAZER ESSE PROCESSO mas usando o cabo cross over pois a minha imagem esta gravada em um outro pc identico os que eu presciso clonar,
na verdade eu trabalho em um laboratorio de informatica que possu mais de 250 maquinas dividias em 9 salas com 5 tipo de computadores diferentes. e 2 tipos funciona o ghost que sao " positivos e uma dell optiflex 210l " nos outros 3 tipos de maquina ele nao reconhece a placa de resde. entao uma ex funcionario encontro o drive image e estava usando ele para fazer as outra maquinas.
ele fazia :
1- formatava particionando o HD
2- gerava uma imagem e salvava na particao D
3- e depois clonava as outra maquinas.

clonagem :
1- dava boot na que ia ser clonada
2- configurava a rede
3- mas ele usava o cabo cross over e na a rede loca

eu ja tentei das duas maneira e nao da certo ele nao encontra aocaminho especificado

se poder me ajudar a configurar as maquinas para que eu possa fazer pelo cabo cross over eu ficario muito grato
ou uma outra maneira que eu possa fazer para configurar o servidor e fazer pela rede local ..


obrigado ate mais .
 
Back
Topo