Resultados do Folding. Julho 2006

Metro

Benevolent Dictator For Life
Staff
Está para breve a publicação do primeiro artigo do projecto Folding@home sobre a Doença de Alzheimer.

July 2006: Our first paper on AD is ready to submit. We hope to start publicly talking about these results very soon.

AD = ALZHEIMER'S DISEASE ou seja Doença de Alzheimer.

A doença de Alzheimer é a forma mais frequente de demência. A demência é uma decadência progressiva da capacidade mental em que a memória, a reflexão, o juízo, a concentração e a capacidade de aprendizagem estão diminuídos e pode produzir-se uma deterioração da personalidade.

As causas da doença de Alzheimer são desconhecidas, mas os factores genéticos têm a sua importância (a doença parece ser mais frequente em certas famílias e é causada ou influenciada por várias anomalias em genes específicos). Na doença de Alzheimer, partes do cérebro degeneram, as células destroem-se e, nas que subsistem, reduz-se a capacidade de reacção face a muitas das substâncias químicas que transmitem os sinais no cérebro. Aparecem no cérebro tecidos anormais chamados placas senis e feixes neurofibrilares, assim como certas proteínas anormais que podem ser identificadas no decorrer de uma autópsia.

Fonte: http://www.manualmerck.net/

Imagem das alterações que acontecem a nível cerebral:

alzheimervx9.jpg


Imagem retirada daqui: http://www.psiqweb.med.br/geriat/alzh3.html


Incidência da Doença de Alzheimer


Uma, em cada 10 pessoas maiores de 80 anos será portadora da Doença de Alzheimer a cada ano que passa. A mesma probabilidade vale para 1 a cada 100 pessoas maiores de 70 e 1 a cada 1000 pessoas maiores de 60 anos. Esta é a avaliação de 1999, feita pela Federação Espanhola de Associações de Familiares de Enfermos de Alzheimer (AFAF) A Doença de Alzheimer acomete de 8 a 15% da população com mais de 65 anos (Ritchie & Kildea, 1995).

Existem atualmente em todo o mundo entre 17 e 25 milhões de pessoas com a Doença de Alzheimer, o que representa 70% do conjunto das doenças que afetam a população geriátrica. Assim, a Doença de Alzheimer é a terceira causa de morte nos países desenvolvidos, perdendo apenas para as doenças cardiovasculares e para o câncer. Os pacientes de Alzheimer já são quatro milhões, nos Estados Unidos. No Brasil, não há dados precisos, mas estima-se que a confusão mental atinge por volta de meio milhão de idosos.

Fonte: http://www.psiqweb.med.br/geriat/alzh.html

Ribossomas

O Ribossoma é uma fantástica máquina molecular e tem um papel crítico na biologia, visto que é a máquina que sintetiza as proteínas. Por causa deste papel crítico, e de algumas diferenças pequenas mas fundamentais nos ribossomas dos mamíferos e bactérias, o ribossoma é o alvo para cerca de metade dos antibióticos. Estes antibióticos funcionam normalmente para prevenir os ribossomas bacterianos de sintetizarem novas proteínas, matando-os.
Fonte: http://www.portugalfolding.org/page.php?18

June 2006: We are just about to submit our first paper on the ribosome.

Entretanto fica aqui um artigo publicado em Abril de 2006.

http://folding.stanford.edu/papers/sorin_helix-nanotube_2006jacs.pdf

É demasiado técnico para mim:)
 
Ui Ui :)
Boas notícias ;)


Ainda para mais, o Prof. Vijay Pande vai falar sobre alguns resultados (pelo que percebi) quando foi receber o prémio que ganhou há semanas atrás... Será isto?
Era bom que fosse algo extra ^^

Cumps ;)
 
Back
Topo