retail boards com nforce 3 250GB (reviews)

pelo pouco que vi as voltagens são uma bosta a comparar com a abit kv8 pro.


Se a asus e a abit lançarem as suas mobos com mais voltagem, será... :x2:


Edit: o que interessa é que elas já andam aí, quer o nforce 250 quer o k8t800pro :)

.. já me consigo a imaginar a encomendar uma ST, aqui pró "moi" :D :D
 
as unicas partes "gagas" das mobos é o facto de terem dois conectores SATA logo ao lado do socket ... mas pk raio é que akeles gajus se lembraram de meter akela treta ali???

para além do facto da performance fikar akem das expectativas...
 
Até agora uma coisa que gostei muito na abit com o k8t800 pro foi as voltagens, o que em relação às boards com o nforce3 até agora são muito mais fracas (3.2v - 2.9v).

Em contrapartida se a Asus lançar a sua board (K8N-E Dlx) com boas voltagens, as coisas ficariam equilibradas neste campo.

Outra coisa é o facto do k8pro ter 1GHz de HT, e se isso terá influência práticas para o A64 (754)? Será que vai permitir OC a este nível ou será que o próprio CPU está só preparado para os 800 e assim não se conseguirá valores muito além desses?
Quando se fazia OC as boards com o k8t800, e quando tinham de descer de 800MHz para os 600MHz, seria a board a limitar ou o próprio CPU?

As vantagens que eu vejo no nforce são os desempenhos dos discos rigidos que são um pouco melhores que no VT6237, e a firewall por hardware que consome menos recursos que as outras por software.


Resumindo, para mim a escolha dependerá das voltagens, e da vantagem do HT a 1GHz. Se não houver vantagens nenhumas nisso e sair mobos com boas voltagens com o nforce, provavelmente a minha escolha recairá sobre este.
 
Estás como eu. Só tenho umas coisitas a acrescentar às duvidas. Pelo que tenho visto na 1ªs analises às reference boards fiquei com a sensação de que será fácil atingir altos FSB's com o nforce3 250 (talvez cerca de 350MHz), enquanto que com o VIA não acredito que se consiga o mesmo (a reference deu 255Mhz sem incrementos no "Vdd").

Outra coisa é que parece-me que apenas algumas das boards com nForce3 250 terão a possibilidade de alterar o multiplicador na BIOS. Nos chipsets anteriores nem me lembro de ter visto boards com isso na BIOS, talvez implementem agora.
 
SilveRRIng disse:
Estás como eu. Só tenho umas coisitas a acrescentar às duvidas. Pelo que tenho visto na 1ªs analises às reference boards fiquei com a sensação de que será fácil atingir altos FSB's com o nforce3 250 (talvez cerca de 350MHz), enquanto que com o VIA não acredito que se consiga o mesmo (a reference deu 255Mhz sem incrementos no "Vdd").

Outra coisa é que parece-me que apenas algumas das boards com nForce3 250 terão a possibilidade de alterar o multiplicador na BIOS. Nos chipsets anteriores nem me lembro de ter visto boards com isso na BIOS, talvez implementem agora.



Exactamente, tinha-me esquecido dessa vantagem do nForce :)

A questão depois será contabilizar os prós e contras de cada um e ver qual é que tem mais desempenho no fim.




Unfortunately, today's Athlon64 processors cannot take advantage of the one true major new feature of the K8T800 Pro yet, 1 GHz HyperTransport bus options. If Abit were to allow clock multiplier operation (most Athlon64 motherboards allow the CPU clock to be modified downwards, wherein bus speed can be adjusted upwards for higher performance), we could have seen what today's processors could do on a 1 GHz HyperTransport bus. Alas, Abit does not allow this, and users of today's Athlon64 processors will only be able to use their chips at AMD's intended 800 MHz HyperTransport speed.


Pelo que percebi, quer dizer que com OC, o HT (que na realidade se chama LDT) poderá ir até aos 1000MHz (1GHz), uma vez que eles dizem que se desse para descer o multi poderia-se fazer isso, só que nesse caso sem OC ao CPU.

Se assim fôr á bem possível que esta feature compense os altos FSB's que o nForce consegue.


Asus K8N-E Deluxe ou Abit KV8 Pro - a dúvida permanece!
 
Última edição:
isso das voltagens serem baixas ... errr n á nada que um vmod n cure... agora n sei se em termos de desempenho as coisas melhorem ...o clockgen para o nforce3 só suporta algumas funcionalidades portanto deve de estar pra sair uma nova versão ...
 
Da Asus não esperem algo como 3.3v nas memórias, mas sim 2.85v e já é muito.

Convém não esquecer que há muito boa gente que compra Asus a pensar em não mexer em nada e deixar estar a trabalhar durante dias e dias a fio.

Há quem associe a imagem da Asus à da Intel, tipo, monta-se, liga-se e não nos preocupamos mais.

Mas nada que uns vmods não resolvam! :D
Espero é que não sejam como as ultimas P4C que as voltagens oscilam bué! :(
 
Raptor disse:
Da Asus não esperem algo como 3.3v nas memórias, mas sim 2.85v e já é muito.

Convém não esquecer que há muito boa gente que compra Asus a pensar em não mexer em nada e deixar estar a trabalhar durante dias e dias a fio.

Há quem associe a imagem da Asus à da Intel, tipo, monta-se, liga-se e não nos preocupamos mais.

Mas nada que uns vmods não resolvam! :D
Espero é que não sejam como as ultimas P4C que as voltagens oscilam bué! :(


se oscilam, estava agora a brincar com o vdimm, pus o vio a 3.9v e o vdimm a 3.65v, e não é que a $%&#& da board oscila-me quase ou mais que 0.2v

enfim...

Next Target: A64
 
Ei..Raptor, que achas desta config para ti:

Abit com A64 3200+@ 2700MHz (cooled by GT)
Mem's a 250MHz (5/6) 2-2-2-5
HT a 300MHz
LDT a 900MHz (3x300MHz)
Multi a 9x

Ou com a Asus:

Asus com A64 3400+@2808MHz (cooled by GT)
Mem's a 260MHz (5/6) 2-2-2-5
HT a 312MHz
LDT a 624MHz (2x312)
Multi a 9x

se fosse a asus com o A643200+ terias de pôr o multi a 8.5x o que daria 2652MHz, com o LDT a 624MHz já que 936MHz é capaz de ser muito puchado.

por outro lado se fosse a abit com o 3400+ poderia dar para pôr o CPU a 256(1:1)x11=2816MHz (por exemplo) com o LDT a 1025MHz (4x256).

---------------------------------------------------

É claro que estou a ser optimista em relação a alguns valores, mas isto é só para se ter uma ideia das potencialidades de cada board (Caso as minhas contas e raciocínio estejam correctos).




PS- Não quero com isto estar a dar lições a ninguém, a minha intenção é a de expôr vária hipóteses para que consigamos mais facilmente compreender as possibilidades que são criadas.
 
Última edição:
[JoaoR] disse:
Ei..Raptor, que achas desta config para ti:

Abit com A64 3200+@ 2700MHz (cooled by GT)
Mem's a 250MHz (5/6) 2-2-2-5
HT a 300MHz
LDT a 900MHz (3x300MHz)
Multi a 9x

Ou com a Asus:

Asus com A64 3400+@2808MHz (cooled by GT)
Mem's a 260MHz (5/6) 2-2-2-5
HT a 312MHz
LDT a 624MHz (2x312)
Multi a 9x

se fosse a asus com o A643200+ terias de pôr o multi a 8.5x o que daria 2652MHz, com o LDT a 624MHz já que 936MHz é capaz de ser muito puchado.

por outro lado se fosse a abit com o 3400+ poderia dar para pôr o CPU a 256(1:1)x11=2816MHz (por exemplo) com o LDT a 1025MHz (4x256).

Vamos lá ver.
As novas nForce3 250 têm o HT até 1GHz. Mas como elas dão 1GHz sem ser overclock, ou seja, podem trabalhar a essa velocidade sem o menor problema, devem dar até 1100mhz no HT, o que permite uma maior margem de oc no HT.

Para mim, o ideal para o dia a dia será:

Asus com A64 3400+@2700MHz (cooled by ST@GT)
Mem's a 270MHz (1/1) 2-2-2-9
FSB a 270MHz
LDT a 1080MHz (4x270)
Multi a 10x


Outra coisa, nunca usar multiplicadores "incompletos", ou seja, 8,5/9,5/10,5, mas sim "completos", como 7/8/9/10. Isso dá buraco com a velocidade das memórias.
 
Raptor, não quero estar-te a contrariar, mas o GB só vai até LDT 800MHz, creio que o nForce3 250pro é que já irá até a 1GHz (pelo menos foi o que cheguei a ler).







PS- nice raptor on the sig!!!
 
O GB só dá 800? O que é o GB? :D

É assim:

Via K8T800 - HT800MHz
nVidia nForce3 150 - HT600MHz
nVidia nForce3 250 - HT1GHz
Via K8T800Pro - HT1GHz
 
Raptor disse:
O GB só dá 800? O que é o GB? :D

É assim:

Via K8T800 - HT800MHz
nVidia nForce3 150 - HT600MHz
nVidia nForce3 250 - HT1GHz
Via K8T800Pro - HT1GHz

pois, só que há o nForce3 250Gb (HT800MHz) e posteriormente há-de aparecer o nForce3 250Pro (HT1GHz).

Por isso é que esta thread se chama "retail boards com nforce 3 250Gb (reviews)" :007:


Tirei do anando:http://www.anandtech.com/chipsets/showdoc.html?i=2004&p=2


1. nForce3-250 - basic value chipset for 754, 800HT, does not include on-chip Gigabit LAN or on-chip Firewall.

2. nForce3-250Gb - 800HT, includes Gigabit LAN and on-chip Firewall. <--- este é o que vem na asus

With the coming introduction of Socket 939, there will also be two additional versions of the chipset introduced:

3. nForce3-250Gb Ultra - 1000HT, Gigabit LAN, Firewall, Dual-Channel unbuffered, for Athlon 64/Athlon 64 FX.

4. nForce3-250Gb Ultra PRO - 1000HT, Gigabit LAN, Firewall, for Opteron.


Edit: afinal pelas reviews que li, o nforce3 250Gb suporta HT 1000MHz, o que nesse caso não deixa muitas dúvidas sobre a escolha a tomar, que no meu caso será Asus K8N-E Dlx.

Edit2: pelo que li da solução da MSI com o nforce3 250Gb, parece ser uma board muito boa e capaz de um excelente OC.

PS- o que me dava jeito era saber o max. fsb que poderei conseguir com as minhas mem's (HyperX PC3700)???????........mantendo os timmings.
 
Última edição:
Back
Topo