Mega Drive Sonic the Hedgehog (1, 2, 3 & Knuckles)

jabun

Power Member

Aqui está o tópico daqueles que são considerados por muitos como os melhores jogos do Sonic já lançados: os da velhinha Sega Mega Drive.

Estamos no final dos anos 80. A Nintendo tem Mario como bandeira da sua consola, com jogos muito bons e que vendem consolas, transformando-se numa autêntica mascote para a Nintendo. Vendo o sucesso de Mario, a Sega resolveu criar a sua própria mascote, criando uma do zero. A Sega já tinha Alex Kidd, porém não era tão carismático como o personagem da Nintendo, embora o jogo das Master System seja muito bom.

Em 1990, a empresa realizou um concurso interno para criar o novo mascote e houveram várias sugestões, sendo a mais forte a de um coelho. No entanto, Yuji Naka apresentou um ouriço, com um aspecto cool e moderno, que foi aceite de imediato pela Sega.

Sonic_The_Hedgehog_-EUR-.PNG

O inicio da nova franquia da Sega dá-se em 1991, com o lançamento de Sonic the Hedgehog para a Sega Mega Drive, jogo que pelo seu excelente e colorido grafismo e pela velocidade impressionante (para a altura), impressionaram a critica e os jogadores, tornando-se rapidamente num dos jogos de culto da Mega Drive. Nasceu uma nova estrela no mundo dos videojogos!

FOT_FT1_22888.jpg


sonic1-labyrinthzone.JPG


Sonic the Hedgehog 2


Dado o enorme sucesso do jogo, ninguém estranhou que apenas um ano depois a Sega lançasse a sequela. Assim, em 1992 a Mega Drive recebia Sonic the Hedgehog 2,que marca a estreia do simpático Tails como parceiro de Sonic. Para o jogo foi planeado a criação de um parceiro para Sonic. Num concurso interno, a raposa de duas caudas de Yasushi Yamaguchi foi a escolhida. Ele queria baptiza-la de Miles, mas o resto da equipa deu-lhe o nome de Tails. Insatisfeito, Yamaguchi empurrou o nome Miles Prower (um trocadilho com Miles per hour - Milhas por hora) ao personagem, rebaptizando-o como Miles "Tails" Prower (tornando Tails um apelido).
Ao contrário do original, o segundo jogo não foi desenvolvido pela Sonic Team, mas por uma divisão norte-americana da Sega, o Sega Technical Institute. Mas a Sega salvaguardou a qualidade da sua mina de ouro e os programadores do primeiro Sonic, Yuji Naka e Hirokazu Yasuhara viajaram para os EUA para trabalhar no jogo. Sonic the Hedgehog 2 foi de tal forma um sucesso que se tornou no segundo jogo mais vendido de sempre da Mega Drive, vendendo quase 5 milhões de cópias em todo o mundo.



Sonic+the+Hedgehog+2_001.jpg

sonic-2-md1-534x400.jpg

md2.jpg


Sonic the Hedgehog 3

Sonic the Hedgehog 3 é o terceiro jogo do ouriço, tendo sido lançado para Mega Drive em 1994. A grande inovação do jogo foi o facto de ser o primeiro da série com possibilidade de salvar progresso, sendo o aperfeiçoar da formula que começou em 1991, sendo dos jogos que mais explorou a 16 Bits da Sega.

Sonic 3 quando acoplado ao cartucho "Sonic & Knuckles" forma-se o jogo "Sonic 3 & Knuckles". Uma das teorias possíveis e mais prováveis sobre Sonic 3, indicaria que a princípio o Sonic 3 era um jogo inteiro inclusive contando com a parte que há no cartucho Sonic & Knuckles, porém foi dividido em cartuchos distintos com lançamentos em datas diferentes com objectivo de estratégia comercial. Uma das possíveis provas deste facto é que, quando se tem acesso à selecção de níveis do jogo, aparece na lista de fases os nomes de fases de Sonic & Knuckles como Flying Battery, Mushroom Valley (posteriormente alterada para Mushroom Hill) e Sandopolis.

Outro facto curioso é que, em Sonic 3, os caminhos utilizados pelo Knuckles como vias alternativas estavam todos existentes no cartucho, embora se lá chegássemos com o Sonic usando algum truque, os níveis estavam ou incompletos ou sem chefe. O que significa que a fusão com o Sonic & Knuckles e a utilização destes caminhos já estava absolutamente planeada desde quando Sonic 3 foi lançado.

Sonic%203%20angel%20island%20Super%20sonic.bmp


sonic3-angel_island_zone-0000000707.png

373407_8.jpg

IceCap.jpg


Sonic & Knuckles

Sonic-&-Knuckles-Megadrive-EUR.jpg


Sonic & Knuckles foi desenvolvido pela Sonic Team no Sega Technical Institute, lançado pela SEGA, no dia 18 de Outubro de 1994 e foi o último jogo para Mega Drive da mesma saga, tendo introduzido no mundo dos videojogos a inovadora tecnologia Lock On! Em Sonic & Knuckles, não há a presença de Tails. Compensando esta falta, entra, o até então vilão, Knuckles, que rapidamente conseguiu granjear grande simpatia por parte de todos os amantes de Sonic.

Em Sonic & Knuckles, há são dois jogos diferentes, dependendo do personagem que será escolhido. Os caminhos de Knuckles são diferentes dos de Sonic. As habilidades também mudam entre Sonic e Knuckles. Assim como Tails, que possui habilidade de voo, Knuckles pode planar e escalar paredes, possui velocidade semelhante a de Sonic e salto mais baixo. A jogabilidade de Sonic mantém-se como em Sonic 3.

O cartucho do jogo, além de funcionar sozinho, trabalha também com outros jogos criando combinações, através de uma tecnologia denominada Lock-On. Neste caso, Sonic & Knuckles age como um "pacote de expansão", podendo ser combinado com Sonic 1, Sonic 2 e Sonic 3.

games_sonic_knuckles.jpg


044_dadosdacaixapreta_glstoque_sonic3%26knuckles_s3%26K_for%C3%A7a.gif


sonic_knuckles-mushroom1-00000006801.png


Combinando-o com Sonic 1 faz com que Sonic e Knuckles entre em vários níveis distintos de estágio especial no estilo de Sonic 3 e Sonic & Knuckles. Sua missão é pegar todas as bolas azuis para passar para o próximo nível. Este jogo é denominado por alguns fãs como Get Blue Spheres, ou Blue Spheres. No começo, aparece apenas uma tela dizendo "No way? No way!", sendo que para activar, é necessário apertar ao mesmo tempo as teclas A, B e C.

Com Sonic 2, Knuckles assume o lugar de Sonic no enredo de Sonic 2 e torna-se jogável nas fases deste jogo, entretanto, Sonic e Tails, o modo 2 Playes VS e todas as outras opções são desabilitadas.

Com Sonic 3, jogam-se os dois jogos em sequência e com adaptações. A activação do jogo em Lock-On torna-se vantajosa ao adicionar novas possibilidades, como tornar Knuckles jogável em Sonic 3 e Tails jogável em Sonic & Knuckles, além de poder salvar o progresso do jogo em Sonic & Knuckles, algo completamente inédito até então!

Conectando ainda o jogo com qualquer outro jogo do Mega Drive, activa-se o Get Blue Spheres, mas em uma determinada fase apenas (conforme o jogo que você acopla, uma fase exclusiva do Special Stage é jogável, se outro jogo for acoplado, outra fase exclusiva do Special Stage é jogável). Get Blue Spheres contém mais de 1000 fases diferentes de Special Stages, mas só acoplando o Sonic 1 em Sonic & Knuckles é possível jogar todas as fases exclusivas. Nenhuma das fases de Get Blue Spheres é um estágio especial de Sonic 3 e Sonic & Knuckles, independente do jogo acoplado (mesmo sendo o Sonic 1).

E vocês que tem a dizer de uma das series mais marcantes e icónicas da era 16 Bits? :p

sonic-the-hedgehog_4.jpg

 
Última edição:
É impressionante, que depois só tivemos poucas/raras boas entregas nesta saga... é impressionante que conseguiram destruir o que era maravilhoso e tinha muito para dar!

Força
 
Cresci a jogar estes jogos, não só para a Megadrive, mas também para a Mastersystem. O Sonic foi a melhor mascote de sempre dos videojogos.
 
Tenho aqui ao meu lado o Sonic: The Hedgehog e o Sonic: The Hedgehog 2 junto à minha Master System II centenária. Inda à uns 15 dias estive a jogar. É impressionante como um jogo que se passa em 2h nos colou ao ecrã centenas de horas na infância.
 
o meu primeiro jogo para a mega drive foi o Sonic & Knuckles, depois comprei um cartucho que tinha o Sonic1 e Sonic2. Nunca tive o sonic 3 mas joguei-o no PC com emuladores.
 
Última edição:
que me lembro só tinha 1
só se sairam algumas ediçoes especiais com CDs de bónus (audio e/ou outras coisas)
 
Última edição:
Grandes jogos, e 34586 mil vezes melhores que os Marios (let the Sega vs Nintendo war begin!!!!!!11)

Btw, nada de war, tou na brinca. Mais ou menos.

:002:
 
Back
Topo