Rubenzito
Power Member
Ou seja, se alguém quiser vender um item pelo seu valor real, dado que está informado, é um oportunista. Se for um comprador que compra por um valor muito inferior ao real, porque o vendedor não está totalmente informado, teve sorte?
Sejam sérios. Até porque não é só quem colecciona quem é prejudicado. As próprias produtoras de videojogos sabem bem que os consumidores estão mais informados que há 20 anos atrás, principalmente porque o acesso às análises e críticas era reduzido. O feedback era local e nada mais. Comprar um jogo era um risco, prevalecendo a força do marketing na escolha do consumidor. Hoje em dia não. Podes ter o marketing de todo o mundo mas se o produto não for bom ou for overpriced, é certo que não venderás o que esperarias e não terás o lucro de volta.
É a evolução do entretenimento e da cultura dos tempos actuais. E o mesmo se aplica noutras indústrias como o cinema.
E a grande questão é : a partir de que preço é valor real ou oportunismo ? Mais uma vez depende do produto e da pessoa. Em relação ao 2º paragrafo do teu post, as coisas ñ são assim tão lineares como dizes, tens jogos com excelente marketing, são maus, mas mesmo assim a malta compra-os, e isto notas muito bem nestes fps mais conhecidos. Mas isso já dava azo a off topic. E concordo contigo, porque no meio disto tudo quem acaba por ser prejudicado são todos os gamers e ñ so os coleccionadores em particular.