Retrospectiva - O coleccionismo, hoje

Ou seja, se alguém quiser vender um item pelo seu valor real, dado que está informado, é um oportunista. Se for um comprador que compra por um valor muito inferior ao real, porque o vendedor não está totalmente informado, teve sorte?

Sejam sérios. Até porque não é só quem colecciona quem é prejudicado. As próprias produtoras de videojogos sabem bem que os consumidores estão mais informados que há 20 anos atrás, principalmente porque o acesso às análises e críticas era reduzido. O feedback era local e nada mais. Comprar um jogo era um risco, prevalecendo a força do marketing na escolha do consumidor. Hoje em dia não. Podes ter o marketing de todo o mundo mas se o produto não for bom ou for overpriced, é certo que não venderás o que esperarias e não terás o lucro de volta.

É a evolução do entretenimento e da cultura dos tempos actuais. E o mesmo se aplica noutras indústrias como o cinema.

E a grande questão é : a partir de que preço é valor real ou oportunismo ? Mais uma vez depende do produto e da pessoa. Em relação ao 2º paragrafo do teu post, as coisas ñ são assim tão lineares como dizes, tens jogos com excelente marketing, são maus, mas mesmo assim a malta compra-os, e isto notas muito bem nestes fps mais conhecidos. Mas isso já dava azo a off topic. E concordo contigo, porque no meio disto tudo quem acaba por ser prejudicado são todos os gamers e ñ so os coleccionadores em particular.
 
Uma coisa é o valor real, outra coisa é ser-se chico esperto e por um valor absurdo e esperar que venda. Existe procura mas se repararem as coisas demasiado overpriced ou não vendem ou de ano a ano um nabo caí nisso e compra. Até as cash que vendiam barato pedem mais do que no ebay lol.

no easy cash aqui da zone, passei por uma uncharted 3 explorer edition a 89€ a semana passado ( fui para compra-la no dia seguinte já não estava )portanto depende das cash converter, depoise com outros artigos como o final fantasy 9 platinum tentam vendé-lo a 60 euros. Na carrefour tambem já apanhei kingdom hearts 2 e dragon quest 8 novo e selado por 9,99€ ( foi há 2 anos ) tinham 10 de cada, comprei logo no momento e o dia seguinte já não estava la nada. As occasiões existem ainda, é preciso procurar um bocado mais que antes isso é verdade.
 
no easy cash aqui da zone, passei por uma uncharted 3 explorer edition a 89€ a semana passado ( fui para compra-la no dia seguinte já não estava )portanto depende das cash converter, depoise com outros artigos como o final fantasy 9 platinum tentam vendé-lo a 60 euros. Na carrefour tambem já apanhei kingdom hearts 2 e dragon quest 8 novo e selado por 9,99€ ( foi há 2 anos ) tinham 10 de cada, comprei logo no momento e o dia seguinte já não estava la nada. As occasiões existem ainda, é preciso procurar um bocado mais que antes isso é verdade.

Exacto, as oportunidades continuam a aparecer, ainda se encontram coisas interessantes!
 
Hoje?

Quem não se lembra que eu e outros user's nos recusamos a informar no tópico das promoções boas bargains que encontrava-mos?

Certa gente sem escrúpulos ia lá e arrecadava tudo para depois revender.
Infelizmente é algo que afecta não só os jogos, mas até o arroz em promoção do pingo doce...
 
Hoje?

Quem não se lembra que eu e outros user's nos recusamos a informar no tópico das promoções boas bargains que encontrava-mos?

Certa gente sem escrúpulos ia lá e arrecadava tudo para depois revender.
Infelizmente é algo que afecta não só os jogos, mas até o arroz em promoção do pingo doce...

O justo paga pelo pecador...
 
Pessoalmente não gostei muito do texto escrito, acho que podia ter sido feito numa perspectiva de tentar contornar o problema e ajudar possiveis iniciantes e não de fazer um conjunto de lamentos (sem querer ofender). Acima de tudo isto é um hobby muito caro quer se queira quer não e os melhores negócios não se encontram na internet (já referi isto no outro tópico), por isso basta persistência pq esse é um objectivo de um colecionador.

Aqueles que compram ao preço da chuva para ganhar dinheiro eu não chamaria pessoas sem escrúpulos, mas talvez oportunistas... É ver uma oportunidade de negócio e isso há em todos os setores, porque se não o que chamariam a muitas lojas retro? Ladrões? Acho que não...

O preço real dos artigos de coleção é o valor que uma pessoa está disponivel a dar pelo artigo em questão, se alguém venda uma mega drive a 180€ e se a vende (é um sortudo do caraças :p) significa que o preço está mais ou menos enquadrado... Não é à toa que os artigos mais caros são artigos que tiveram muito sucesso e que agora muita gente os procura.

Eu tive dos dois lados como comprador e como vendedor (pq agora só coleciono jogos da dreamcast pq é a única que jogo) mas se é difícil encontrar coisas a bom preço garanto que ainda é mais vendê-las sem perder dinheiro....
 
Do meu ponto de vista o texto está mt bem redigido,
e retrata um dos problemas que enfrenta quem gosta realmente de jogos (de coleccionar seja o que fôr) vs os opurtunistas que só querem ganhar dinheiro
e não ligam puto aos jogos ou ao material que vendem!

Infelizmente tb passo pela mesma situação, mas noutra vertente do coleccionismo... (miniaturas de colecção)
pois sou colecionador de carros à escala 1:18 e encontro mts opurtunistas pela frente...
mas felizmente, esses eu sei lidar com eles, que é ignorando-os ou abrindo os olhos à malta que realmente quer comprar
e alertar para o valor real das coisas !

Comigo os opurtunistas não levam a melhor!

Hoje?

Quem não se lembra que eu e outros user's nos recusamos a informar no tópico das promoções boas bargains que encontrava-mos?

Certa gente sem escrúpulos ia lá e arrecadava tudo para depois revender.
Infelizmente é algo que afecta não só os jogos, mas até o arroz em promoção do pingo doce...

Infelizmente aqui no ZWAME estava-se a "viver" o que o jjmaia refere...
a malta bem intencionada indicava as promoções e a "canalha" ia lá e em vez de comprar um para si, e deixar para o resto da comunidade,
compravam logo tudo, com ganancia...

Vivi presencialmente essa situação com as PSPs GO,
quando estavam a 80eur na BOX do jumbo (...)
(...) foi indicado aqui neste forum (...) fui lá para comprar uma para mim, para eu usar (...)
e vi um individuo levar o stock todo (...) (4 PSP go)
e no mesmo dia estavam no OLX à venda por 130eur cada (...)

O que mais vejo é egoismo por esse mundo fora,
e vejo as pessoas (jovens) cada vez mais a olhar para o seu umbigo
e em nada se preocuparem com a comunidade (seu semelhante próximo),
mas isso é um problema da sociedade contemporânea,
e da "politica" de filho unico (em que se criam pequenos "meninos jesus" em cada casa) (...)

Edit: Refiro-me ao egoismo e é claro q cada caso é um caso e não quero "magoar" ninguem,
é apenas um facto que tenho vindo a constatar, mesmo dentro da minha familia!

1 Abraço
e bom ano a todos!!!
 
Última edição pelo moderador:
e da "politica" de filho unico (em que se criam pequenos "meninos jesus" em cada casa) (...) !
30653693.jpg


O que vou escrever não vai muito ao encontro do texto que iniciou o tópico porém, é a minha opinião relativamente a alguns pontos abordados..

Primeiro concordo com os members que dizem que o valor dos objectos é diferente para cada um de nós. Além disso, penso que haja uma grande diferença entre valor e o preço de cada coisa. A atribuição do valor está relacionada com o desejo de a ter, o preço já é outro assunto. Todos sabemos, que na altura do lançamento de uma consola ou de um jogo o preço que se paga é muito maior do que se tivermos paciência e esperarmos um período de tempo... Então porque há gente que a compra logo? Primeiro porque podem :) e depois porque acham que o preço que se pede é adequado ao desejo que sentem em adquirir o objecto...

Segundo, não vejo nenhum mal algumas pessoas tentarem fazer uns trocos à conta das pechinchas que encontram. Quem compra com intenções de vender, sabe que das duas uma: ou faz uns dinheiritos extra, ou então fica com material empatado em casa e com dinheiro a menos na carteira. Além disso, muitas vezes o preço pelo qual vendem as pechinchas que compraram é inferior ao preço médio de venda ao público. Neste caso, quem compra fica feliz porque pagou menos por algo que queria, e fica feliz quem vende porque correu o risco de perder dinheiro mas afinal teve lucro.
Às vezes, encontrar pechinchas é sorte outras dá muito trabalho e perde-se muito tempo. E nestes casos porque não ser recompensado pelo trabalho que se teve?

E por último, é optimo encontrar pechinchas... ui quem não gosta?! Mas também se tudo fosse uma pechincha, as colecções que tanto adoram não valeriam nada. E quem não gosta de saber que aquele objecto que tanto se gosta tem um valor monetário equivalente ao valor sentimental?

Bom ano de 2013
 
Última edição:
Exacto, as oportunidades continuam a aparecer, ainda se encontram coisas interessantes!

Comprar uma "uncharted 3 explorer edition" por 89€ é uma "oportunidade", mas se tivesse num preço superior ao qual não concordasses, já era "oportunista/gente sem escrúpulos"? :rolleyes:

É como já disseram, os vendedores estão mais informados, existe uma maior procura e as coisas têm um valor diferente de pessoa para pessoa.
 
Essa das coisas terem valor diferente de pessoa para pessoa intriga-me...

Nunca fui para uma superfície tentar regatear um valor, a usar como argumento que "as coisas tem um valor diferente para cada pessoa". Cada item tem (não arrisco a dizer um valor) uma gama de valores mais ou menos definidos.
 
Essa das coisas terem valor diferente de pessoa para pessoa intriga-me...

Não tão a dizer para regateares o valor do pacote do leite, esses artigos estão no mercado e têm um p.v.p. estipulado, artigos que já não se encontram no mercado o preço é determinado nem tanto por quem vende mas por quem compra. Cada artigo tem sempre um valor intrínseco, vale aquilo que quem compra está disposto a dar e acha correcto para ele.

Dando um exemplo de jogos, sou game designer e aí à tempos fiz um jogo para aprender inglês que era para ser comercializado mas acabou por ser distribuido gratuitamente em algumas escolas para os putos meterem no magalhães, passado pouco tempo vejo na worten um jogo do mesmo género a ser vendido num pen de 64mb (isto à 1 ano talvez) com um grafismo muito mau, interacção horrível e conteúdos que não correspondiam ao plano de estudo para aquela faixa etária a ser vendido por 20€.
Eu nem 5€ dava por aquilo, mas um pai que olha para aquilo e pensa "20€ para o puto estar ali entretido uma beca e ainda aprende inglês... que pechincha"
 
isto daqui a nada vai um off topic tramado! :P e vem alguem fechar a thread... ja faltou mais :p

Concordo e nao concordo com a tua "review" sobre o coleccionismo, mas aqui tb parte é culpa minha pois apenas colecciono PC, e nas outras plataformas o RESELL é mais "bruto" digamos assim, eu tinha uma mega drive imaculada com montes de jogos e vendi por 25 euros a consola e mais os comandos, eh pah nada de mais, mas vejo com cada cena...até mete dó :S

Alex e johny concordo em tudo o que disseram, subscrevo.

Penso que para o vazinho, a unica "ajuda" que posso dar é : deixa de "consultar" os "habituais" sitios onde compravas... procura outros "mundos", foi a unica forma que encontrei para "retomar" a minha paixao pelas big box para PC, e até agora esta a correr bem.

cumps e boa thread btw.
 
Para começar, convem ver que um oportunista é alguém que sabe tirar proveito de uma situação em beneficio do seu interesse. Até aqui, podemos considerar os 2 lados como oportunistas. AMBAS deixam o vendedor lesado. Por isso escusam de atacar os que compram material barato (sem intençao de revender), dizendo que deixam o vendedor lesado. Os que compram para revender, também o fazem.
Alguém que compre X item para revender, está a privar alguém de o comprar a um bom preço. So much for the fellowship.. Provavelmente é aqui que o user quer chegar e, sinceramente, partilho a mesma opinião.

Antigamente haviam excelentes negócios (escusam-me de atacar acerca dos preços, pois foram estabelecidos e eram iguais para quem queria comprar para o proprio, ou para revenda), e isso diminuiu bastante. Agora das duas uma, ou a malta partilha e alguém rata tudo para revenda, ou são mantidos em circulos fechados de gente de confiança para que, com ou sem ajuda, se possa aumentar, quanti e qualitivamente, as colecções.

O vazinho foca um ponto muito importante. Acho que o companheirismo é essencial e deve ser fomentado. Tenho gente de norte a sul que, de vez em quando, me safa nalgumas compras. Eu tento retribuir o favor. Ao fim ao cabo, conseguimos conciliar a expansão da nossa colecção com novas amizades e boas conversas.

Just my 2 cents
 
Última edição:
Uma vez que o meu comentário não foi bem recebido vou tentar fazer uma critica construtiva sobre o tópico em questão sem querer ofender ou "picar" alguém.

Como alguém disse o texto está bem redigido, porém falta-lhe conteúdo.

Pensava que vi ler uma história de vida, como te interessaste pelo coleccionismo, os prós e os contras actuais, e até referiste a economia, algumas dicas para quem se quer iniciar na coisa, dicas de conservação e por aí em diante.

Mas mais de metade do teu texto é a falares dos oportunistas, o que me leva a querer que não és coleccionador à muito tempo, porque esse tipo de pessoas existem em todo o lado. Eu lido com coleccionadores diariamente, pois vendo discos de vinil, e nunca, em 10 anos nenhum coleccionador me chamou a atenção para algo que eu estava a vender demasiado barato. Por isso os oportunistas surgem dos 2 lados, ou como o Reddevil mencionou "teve sorte".

Pessoalmente gostava que existisse uma site sobre isto tipo o Discogs, assim era mais fácil saber o quanto pagar por determinado material devido à existência de um histórico de vendas. E com a possibilidade de criacção de grupos, os coleccionadores aqui do fórum ou do país, podiam trocar informações sobre oportunidades em loja mais protegidos de olhadores "vultiferos"

É só uma sugestão.

E novamente não quis faltar ao respeito a ninguém.

Cumprimentos e bom ano novo.
 
Hoje em dia está na moda o colecionismo. Posso estar errado, mas não me lembro de no tempo 16bit/32bit haver edições de colecionador aos pontapés...agora o que não faltam ai são jogos não com uma edição mas 2 ou 3 ou até mais (assassins creed, já lhes perdi a conta às edições especiais...), portanto isto é como uma praga, espalhou-se e veio para ficar.


Mais, com a globalização, a internet etc, a oferta aumenta mas também aumenta a procura e os vendedores sabem o que têm em mão, basta 10min de net para se saber o valor de mercado de certo item portanto, as pechinchas existem, mas rareiam cada vez mais, principalmente se o pessoal se singir à net (invés de procurarem outros mercados como lojas de rua ou feiras).


Já a internet, os preços são muito mais elevados e alguns inflacionados completamente (estou-me agora a lembrar de uma vga box para a dreamcast a 100 euros, só rir...), portanto cabe ao colecionador ter mais trabalho e mais paciência que no passado e é como tudo, só se compra o que se quer e quem estiver disposto a dar x, força...
 
Última edição:
Há aqui alguns comentários a fazer uma interpretação errada do que o criador do tópico tentou dizer.

A começar pela questão dos oportunismos. Ora bem, um colecionador adquire um artigo a preço baixo para interesse próprio, e há quem, pelos vistos, censure o facto dessas mesmas pessoas que querem as coisas baratas se queixarem quando tem de pagar caro pelos artigos. O problema em grande parte dos casos não é pagar muito ou pagar pouco. É pagar o valor justo, ou simplesmente não perder uma oportunidade para algum interesseiro que apenas quer saber de dinheiro com revendas. E no caso dessa Mega Drive de 180 euros e tantos outros negócios disparatados que aparecem na net, é quase o mesmo que alguém ir tentar vender 1kg de fruta por 10 euros sabendo que em todas as outras fontes essa fruta custa 3 euros o kg. Os preços que o Vaz está a referir de mega drives a 180 euros não são os valores reais das coisas, nem tao pouco sequer se referem a qualquer tipo de raridade. A maioria das coisas tem um preço médio ou indicado que é determinado pelos valores a que habitualmente se vendem. O problema é que, actualmente, já não são os coleccionadores a definir esses valores, seja cá ou no ebay: em mais de 75% dos casos, são os resellers, utilizando muitas vezes estratégias sujas para tentar subir os preços dos negócios alheios como se tornou moda no ebay há uns 4 anos atrás, que tentam especular o mercado com uma falsa procura que mais tarde ou mais cedo acaba por se tornar verdadeira, porque isso afecta de forma brutal o verdadeiro mercado da procura.

Depois há a questão dos resellers. Há aqui gente que não acha mal que alguém compre um artigo barato para o revender. Então não? Se o vendedor vender a preço muito baixo um artigo a um colecionador, está a passar por ignorante. Mas se esse mesmo vendedor vender o mesmo artigo a um reseller, então passa por otário a dobrar: não só continua a vendê-lo ao mesmo preço baixo, como ainda está a "oferecer" dinheiro a um interesseiro. E acreditem que eu conheço histórias de vendedores que já se sentiram assim, e que lamentaram não ver os seus jogos vendidos a alguém que realmente gostasse de os ter.

Aliás, o colecionismo dos videojogos em Portugal não podia ser mais podre do que é. Em Portugal há mais resellers do que colecionadores sérios. Muitos desses resellers dizem que também fazem colecção. Uma grande parte das pessoas e desses resellers pseudo-entendidos na matéria, sem conhecimento quase nenhum sobre este ou aquele título até ao momento que lhes passa pelas mãos, vai precisamente basear os valores nos preços que estão no ebay em Buy it Now. Simplesmente chegam ao ebay, vêm uns quantos negócios à venda e inspiram-se exactamente nos valores mais altos que lá encontram para pensar: "eish este jogo vale isto, vou meter ainda mais caro em euros no miau ou no oxl". Esses dois sites não têm a projecção internacional do ebay, o público alvo é muito mais reduzido, os visitantes nâo têm nem de perto nem de longe o mesmo poder de compra, e mesmo no ebay muitos desses buy it now são tão estupidamente caros face ao valor a que os leilões legítimos acabam, que ficam por lá a apodrecer durante meses e sem a maioria ter sequer um comprador à primeira tentativa.

E depois há o reverso da medalha. Por exemplo: um jogo vale 150 euros, em média. Algum comprador dá 5 euros: "o vendedor foi um estúpido, podia ter lucrado imenso com isso, é daqueles compradores que quer tudo ao desbarato". Agora imaginemos que um comprador dá o valor real, ou seja, os 150 euros: " eish granda maluco deu 150 euros por um jogo da super nintendo, ca estupidez por um jogo desses, há gente a passar fome e tudo". Existem preços indicados para todos os artigos que se vendem, e que oscilam geralmente entre intervalos de amplitude variada. Tudo tem um valor estimado.

Os resellers estragam e muito os negócios retro em Portugal. Se um jogo vale cerca de 150 euros e algum coleccionador encontra esse jogo nos classificados por 50 euros, facilmente vem um revendedor por trás e oferece 60. É que o comprador original fica com menos 50 euros na carteira e nem sempre é facil dar 50 euros por um jogo antigo e usado. Não é qualquer pessoa que ganhando um ordenado razoável para o nivel de Portugal vai pagar valores desses. Mas o revendedor sabe que fica a ganhar mais 90. Ao fazer isso, vai também disponibilizar o jogo para o estrangeiro, eliminando do nosso país mais uma cópia de um jogo raro e que por cá é quase inexistente ou impossível de encontrar, secando ainda mais o nosso mercado, que por norma já é mesmo muito seco. Mas ninguém quer saber disso. Era o mesmo que pegarem numa data de selos, moedas e vinis raros que existem cá e venderem tudo para fora, para o estrangeiro, e nós ficavamos sem nada. É que no caso de moedas, selos, vinis e outros itens coleccionáveis, a maioria das pessoas já sabe dar importância histórica e reconhece que é importante conservar exemplares disso no país. No caso dos jogos, para a maioria isso é só coisa de criança que não interessa para ninguém.

Por último, o coleccionismo retro nunca vai deixar de existir. Se pensam que isto é apenas uma moda temporária, enganem-se redondamente. Isto ganhou moda apenas recentemente porque as gerações anteriores dos nossos pais e avós não experenciaram os videojogos, mas a geração que cresceu e aprendeu a viver com eles vai saber dar-lhes uma importância completamente diferente. As crianças da altura hoje tornaram-se adultos que ganham ordenado e obtiveram poder de compra que antigamente não tinham. A tendência vai ser para se manter durante muito tempo. Quem quiser coleccionar jogos antigos hoje em dia, já vem deveras tarde e já vai apanhar um mercado radicalmente diferente de há 5 ou 10 anos atrás, e daqui para a frente a tendência vai ser mesmo para ainda piorar mais.
 
Penso que está praticamente tudo dito. Parafraseando o Saturn, enganem-se os que pensam que o retrogaming em Portugal é uma moda temporária. O mercado interno de retrogaming,esse sim irá sofrer mudanças ao longo do tempo,até porque numa situação limite o mercado nacional vai se esgotar definitivamente e vamos todos ficar sujeitos à lei da oferta e procura baseada não só mas principalmente no ebay.

Para terminar gostaria de dar ênfase ao que já foi dito e bem pelo TiagoPedro,cabe a todos os que encaram o coleccionismo com seriedade, contribuir da melhor forma que conseguirem para ajudar o próximo nesta cada vez mais díficil demanda. É com muita satisfação que vejo que ao longos dos últimos anos isso tem vindo a acontecer cada vez mais.
 
Precisamente e nem tudo é negativo. Como já pudemos constatar a comunidade de coleccionadores tem vindo a aumentar substancialmente nestes últimos anos. É esperar que o crescimento se mantenha, sempre com altos padrões de companheirismo, deixando de lado rivalidades e picardias!
 
completamente de accordo com o que o rea saturn diss.

especialmente nesta parte

Aliás, o colecionismo dos videojogos em Portugal não podia ser mais podre do que é. Em Portugal há mais resellers do que colecionadores sérios. Muitos desses resellers dizem que também fazem colecção. Uma grande parte das pessoas e desses resellers pseudo-entendidos na matéria, sem conhecimento quase nenhum sobre este ou aquele título até ao momento que lhes passa pelas mãos, vai precisamente basear os valores nos preços que estão no ebay em Buy it Now. Simplesmente chegam ao ebay, vêm uns quantos negócios à venda e inspiram-se exactamente nos valores mais altos que lá encontram para pensar: "eish este jogo vale isto, vou meter ainda mais caro em euros no miau ou no oxl". Esses dois sites não têm a projecção internacional do ebay, o público alvo é muito mais reduzido, os visitantes nâo têm nem de perto nem de longe o mesmo poder de compra, e mesmo no ebay muitos desses buy it now são tão estupidamente caros face ao valor a que os leilões legítimos acabam, que ficam por lá a apodrecer durante meses e sem a maioria ter sequer um comprador à primeira tentativa.

experiencia própria de um vendedor onde eu vivia antes, que queria fazer passar a ideia que era um colleccionador e tinha sempre o ebay como ponto de referencia no seu computador ( nunca encontrei nada de jeito na loja deste senhor)
 
Última edição:
Back
Topo