Retrospectiva - O coleccionismo, hoje

Tenho alguns jogos selados, nao faço ideia de os vender, mas dá-me mais pica saber que estao ali nas prateleiras e que nunca foram abertos, tenho por ex, uns 23 jogos de n-gage todos selados, 3 jogos da turbografx selados e a consola também, o gt5 signature edition só abri para ver o conteúdo, o carrinho e o jogo nunca foram abertos, mas como tenho a collectors edition jogo o gt5 na mesma :).
Tenho alguns da dreamcast, e um muito especial o carmageddon II carpocalypse now e o starcraft em edicao big box selados, no geral estao também selados porque tenho oportunidade de testar o jogo de forma alterativa, ou porque tenho mais que uma cópia, ou até porque era um bom jogo, como caso do starcraft, que apenas custou 7.50€, já nao o vou jogar actualmente mas tinha que comprar :).

A minha próxima compra é uma neo geo cd, tem que estar em bom estado e completa, nao quero é gastar mais de 150€, coisa dificil....
Depois de comprar a neo geo x gold edition, voltou a dar-me a vontade de me virar para as arcadas. E como na aes os jogos custam fortunas, tive de optar pela neo geo cd.
 
Já tenho uma arcada com um pc, e também uma neo geo mvs, cartuchos mvs só mesmo o blazing star.
Mas gosto mais de consolas, e como os jogos da neo geo cd sao no geral baratinhos é mais uma consola para colecionar.
 
-Porque é que compram jogos maus só pela sua raridade se nunca os vão jogar ou dar apreço? É para venderem um dia mais tarde ou só para ficarem na preteleira?
-Porque deixam jogos selados durante anos sem os jogar? É para venderem um dia mais tarde ou deixar na prateleira?

Estamos a falar de coleccionismo. O coleccionismo, seja de jogos, latas, selos, canetas (o que quer que seja) ou coisas mais abstractas que vos passem pela cabeça não faz sentido a quem só consegue pensar em utilidade e custo. Os que não compreendem isso também não vão compreender as possíveis respostas às tuas questões. Há pessoas que compram jogos apenas para jogar e não compreendem. Eu também compro latas para beber e depois deito fora, selos para enviar cartas em vez de os conservar em dossiers, canetas para escrever quando se gastam as que tenho em vez de as guardar, mas não faço colecção de nenhum destes itens. Só posso dizer que compreendo quem os colecciona e o tipo de comportamentos que toma porque faço colecção de jogos e como tal sou capaz de ter certos comportamentos equiparáveis.

Depois de se perceber melhor o que disse em cima, respondo Às questões. Há muito a dizer sobre cada uma delas, mas digo só o que acho ser mais importante:

- Não é só pela sua raridade que se compra um jogo menos bom. Porque pode pertencer a um estilo que normalmente gostamos. Porque muitas vezes as críticas são subjectivas e como tal podem não corresponder ao nosso gosto. Só podemos dizer se gostamos ou não de um jogo depois de o experimentar - e a curiosidade também é um factor. Porque podem fazer parte de uma série/estlio que gostemos e decidimos comprar aquele título menos bom para completar a série/estilo. E há mais motivos até, mas são mais chatos de explicar. O factor raridade é apenas um dos motivos que levam uma pessoa a querer comprar um jogo mau e normalmente isso só acontece quando aparece a bom preço. Estamos a falar de quem faz colecção e na maioria das vezes não faz sentido um coleccionador deixar passar algum artigo de valor se o preço for bom. No fundo, depende dos objectivos e critérios que cada um encontra para coleccionar. Até posso acrescentar e dizer que quem compra um jogo mau sem motivo o faz por impulso e/ou por ignorância, porque também acontece, e na maioria das vezes é um erro.

- O estado de conservação é um critério fundamental para certos coleccionadores que se preocupam com a apresentação e com o tempo de vida do que compra, e não há melhor estado de conservação do que ter um jogo selado. Mas quem começa a comprar jogos selados não o faz logo de início. Uma pessoa que colecciona jogos ou séries de jogos, primeiro tem de realmente gostar deles e para gostar deles terá de os jogar. Caso contrário, vai estar a gastar dinheiro em algo que não lhe interessa ou não gosta, e isso sim, perde o sentido. Depois do gosto vem a preocupação. A maioria do pessoal que compra, pela primeira vez, um jogo selado e deixa-o ficar assim para colecção, é porque pelo menos já experimentou esse jogo ou outro da mesma série e gostou a sério. Quando comecei a deixar os jogos selados, os primeiros foram exactamente aqueles que joguei até ao tutano, que se encontravam usados e que mais tarde tentei recomprar para ter em melhor estado de conservação do que aqueles que usei. Embora sempre tenha estimado muito bem os jogos, chegou o momento em que realmente me preocupei com isso, e como esses jogos estavam a preços muito mais baixos do que paguei por eles no lançamento vários anos antes e alguns ainda disponíveis com o celofane oficial, comprei-os e mantive-os assim. E muito mais se poderia dizer sobre isso, mas fico por aqui.

O que acontece é que o pessoal acha que estes comportamentos surgem do nada, ou só têm em conta aquilo que vêm quando uma colecção já vai grande. Tentei explicar com a minha própria opinião, mas sei que não funciona com muita gente.
 
Última edição:
Só aqui na margem sul é que as Wortens até metem nojo... aqui na Quinta do Conde so para terem uma noção tem cerca de 15 jogos de PS3...

x2. Aqui para a minha zona nem é pela pouca variedade mas sim pelos preços ridiculos. Já agora pergunto que mal tem as capas de platinun e essentials ? Do ponto de vista do colecionador, é menos valiosa, é isso ?
 
A sério que a malta se pica por os jogos serem platinum ou essentials ? Então quer dizer passam mais tempo a olhar para a capa que a jogar o jogo ! Ahahah

Minha ultima aquisição foi o Tomb Raider 2013 para PC , ainda não o acabei .
 
A sério que a malta se pica por os jogos serem platinum ou essentials ? Então quer dizer passam mais tempo a olhar para a capa que a jogar o jogo ! Ahahah

Minha ultima aquisição foi o Tomb Raider 2013 para PC , ainda não o acabei .

Tb não percebo, a mim o que me interessa mesmo é o jogo em si, a capa é me indiferente.
Ainda pra mais nunca tenho os jogos nas capas, já que tenho de andar sempre a mudar a PS duma casa pa outra, por isso para não andar com as caixas todas, mete os BR numa capinha. Mais práctico.
 
Mas esse tipo de capas serve por um lado para destacar os jogos correcto ? A partir de x nº de vendas passa a ser platinum e agora esta linha essentials destaca aqueles jogos que foram os melhores que sairam para a consola e aqueles que tal como nome indica são essenciais. Se o jogo em si é igual, não entendo bem, por vezes até acaba por ser melhor, por exemplo acho que o Heavy Rain com a capa essentials tem os mesmos dlc que tinha a collectors edition.
 
Mas esse tipo de capas serve por um lado para destacar os jogos correcto ? A partir de x nº de vendas passa a ser platinum e agora esta linha essentials destaca aqueles jogos que foram os melhores que sairam para a consola e aqueles que tal como nome indica são essenciais. Se o jogo em si é igual, não entendo bem, por vezes até acaba por ser melhor, por exemplo acho que o Heavy Rain com a capa essentials tem os mesmos dlc que tinha a collectors edition.

A questão é que para um coleccionador que pode ponderar mais tarde vender o jogo, as versões normais valem mais. Já para não falar da parte estética. Há pessoas que acham essas linhas mais feias, eu por exemplo não gosto nada de Platinum mas Essential vá que não vá. Mas por exemplo, se vir um jogo Essential ou Platinum a um preço baixo, compro o jogo, isto se vir que vale a pena e que não consigo arranjar a lombada original ao mesmo preço.
Outra das situações em que compro essas versões é se forem jogos que digamos, não vou coleccionar a saga ou não dou muito valor. O meu Batman AA é Platinum e sinceramente não me faz diferença, mas a série Ratchet and Clank eu quero as versões normais porque quero fazer a coleccção de todos os jogos.

Agora andava atrás de uma Hd Collection do GoW. Cheguei a ver as que tinham a lombada normal mas infelizmente não comprei. Agora tenho de comprar a versão Essential.
 
Ok, é preciso respeitar o pessoal hardcore do coleccionismo, eu compreendo o porquê de muitos não gostarem dos títulos budget e afins, o que nunca devem esquecer é que embora supostamente os jogos passem a ter maior valor monetário, os jogos não deixam de ser os mesmos (Mr. Obvious :p ) - sinceramente o Cerne do videojogo encontra-se no jogador, ou seja, para mim é preciso jogar para dar valor a um jogo e não "enfaixá-los" como a múmia do Faraó, para daqui a 2000 anos o pessoal achar fascinante. Acho que comprar jogos para pô-los a apanhar pó numa prateleira durante anos e esperar que os 20 euros que foram dados por ele se tornem em 200 euros é por vezes tempo perdido. Pior é quando compram jogos selados e nunca compram uma cópia respectiva para jogar. Eu por exemplo colecciono Rpg's para a Ps1 e Ps2, não me importa se são selados/platinum ou não, eu quero é divertir-me a jogar.
Acho que tem que existir uma barreira entre quem quer jogar, quem quer coleccionar e já jogou ou tem outra versão do jogo, e quem é pura e simplesmente maniento a gastar por vezes fortunas em jogos selados (e depois queixam-se que existem idiotas a fazer "resell", mas no fim são os primeiros a lhes dar dinheiro).
 
Não critico quem evita as linhas Essentials, Platinum e afins, mas às vezes faz-me pensar.

Eu considero-me coleccionador, e felizmente tenho uma colecção que me confere esse "título", mas essas linhas não me fazem grande confusão. Obviamente que podendo optar escolho a normal, mas também não vou deixar passar um bom negócio por causa disso. Quando compro é para mais tarde ou mais cedo jogar (embora saber que não vou ter tempo para jogar metade do que vou reunir até ao fim da minha vida) e nem coloco sequer a hipótese de alguma vez vender um título que tenha comprado.

Dá-me prazer reunir certas pérolas e poder dizer que elas moram aqui independentemente das versões. Adquiri a PSP em fim de vida (há coisa de 1 ano) e 80% da colecção é PSP Essentials e é algo que não me incomoda muito, o mais importante é que reuni as grandes pérolas da consola.

No entanto compreendo e respeito quem é o oposto de mim, mas não deixem escapar alguns jogos por causa da capa ... uma pessoa nunca sabe o dia de amanha ;)

Há alguns anos um amigo meu deixou escapar uma versão Platinum de um jogo da PlayStation por esse motivo, e nunca mais arranjou o jogo - acho que foi uma situação clara de Lose-Lose.
 
Eu tenho centenas de jogos e acho que não tenho nenhuma platinum/versão budget...já cheguei ao cumulo de vender um bom jogo plantinum só para não destoar da coleção...mas isso é panca minha...todos os jogos são versões originais e quando pesquiso nem procuro outras versões...é como estar completo ou não...se não está nem considero mas enfim, cada um tem a sua panca esta é a minha. As versões originais muitas vezes saem ao mesmo preço das budget nem é uma questão de se perder a cabeça...

Agora compro os jogos para os jogar e não para estarem na prateleira. Não tenho tempo para tudo mas vou jogando. Já manter cópias seladas, isso já é harcore para mim...tenho ali um typing of the dead para a dreamcast selado mas está assim porque ainda não me apeteceu pegar nele, só isso.
 
Última edição:
Ok, é preciso respeitar o pessoal hardcore do coleccionismo, eu compreendo o porquê de muitos não gostarem dos títulos budget e afins, o que nunca devem esquecer é que embora supostamente os jogos passem a ter maior valor monetário, os jogos não deixam de ser os mesmos (Mr. Obvious :p ) - sinceramente o Cerne do videojogo encontra-se no jogador, ou seja, para mim é preciso jogar para dar valor a um jogo e não "enfaixá-los" como a múmia do Faraó, para daqui a 2000 anos o pessoal achar fascinante. Acho que comprar jogos para pô-los a apanhar pó numa prateleira durante anos e esperar que os 20 euros que foram dados por ele se tornem em 200 euros é por vezes tempo perdido. Pior é quando compram jogos selados e nunca compram uma cópia respectiva para jogar. Eu por exemplo colecciono Rpg's para a Ps1 e Ps2, não me importa se são selados/platinum ou não, eu quero é divertir-me a jogar.
Acho que tem que existir uma barreira entre quem quer jogar, quem quer coleccionar e já jogou ou tem outra versão do jogo, e quem é pura e simplesmente maniento a gastar por vezes fortunas em jogos selados (e depois queixam-se que existem idiotas a fazer "resell", mas no fim são os primeiros a lhes dar dinheiro).

A mim também me faz uma certa "comichão" os colecionadores que compram os jogos selados e não pegam neles, faz-me mais impressão aqueles que compram uma edição para jogar e outra para ficar selada, mas pronto são gostos, tem que ser respeitados e compraram o jogo com o dinheiros deles portanto tudo ok. Eu deixei a pergunta sobre as capas neste topico, para compreender o ponto de vista dos colecionadores, não para os criticar nem nada que se pareça. Eu próprio tenho neste momento 6 edições especiais/limitadas/collector/goty de alguns jogos, mas não me considero como colecionador, apenas se estas edições tiverem um preço semelhante ou mesmo que sendo ligeiramente mais caro que o jogo normal e por vezes até mais baratas ( comparando os preços entre o uk e cá) compro-as. A barreira que tu falas no fim do teu post acho que existe depende de pessoa para pessoa, cada uma insere-se em diferentes espaços da barreira.
 
Última edição:
lol eu tambem tenho pensado nisso , ando a fazer a coleçao gran turismo e para a semana vou receber o GT psp ediçao colecionador ainda com plastico , e quero comprar depois a ediçao normal que tambem já encontrei com o plastico .
mas acho que nao vou abrir , tenho o jogo na versao digital...

agora ainda vou ter de me decidir se abro ou nao abro

EDIT ,quanto ás capas ....nos jogos que compro para jogar o que me interessa é principalmente o jogo e o preço .
mas no gran turismo nao quero versoes platina, a unica que tenho é do GT4 mas vou comprar a versao normal ...ainda por cima a do GT4 que é das mais bonitas , com a caixa em branco =)
 
Última edição:
Acho uma graça aos moços que têm comichão porque existe pessoal que só compra versões normais e têm jogos selados e que iram ficar selados... isso é perfeitamente normal no pessoal que gosta de colecionar, mas claro para mim a comichão não é mais nem menos do que uma certa enveja por existir gente que compra já o jogo a pensar que o vai deixar selado, nem toda a gente tem essa sorte!
 
Back
Topo