1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. Encontrem os preços mais baratos dos componentes no Comparador ZWAME. Partilhem o link nas sugestões que apresentam.
    Remover anúncio

Reutilização do PC

Discussão em 'Aquisições/Upgrades PC' iniciada por nuno_sousa70, 31 de Março de 2008. (Respostas: 8; Visualizações: 1089)

1. nuno_sousa70

nuno_sousa70 Power Member

Viva,

Tenho neste momento o seguinte pc:

- Monitor: Phillips 107 E4 CRT
    - Fonte : LC Power 550W
    - Motherboard: Asus P4S533-X
    - Processador: Intel Pentium IV 2.53Ghz
    - Memoria: 1GB de RAM
    - Placa Grafica: Nvidia Geforce 6800 XT 256Mb AGP 8x
    - Disco: Seagate 40GB IDE 3.5 7200 RPM
    - Unidade de DVD-ROM: LG DVD ROM
    - Caixa: Marca branca

É o seguinte, pretendia reutilizar este pc (dar-lhe um pouco mais de qualidade de vida e longevidade possivel! :-)) e torna-lo num pc de trabalho de escritório para média empresa (SO: Windows XP SP2, Word, Excel, eventual acesso internet(mail, etc..), aplicações de contabilidade, e mais um ou outro programa), gastando pouco dinheiro (entre 100-200€). Sendo um pouco nabo quanto as possíveis alterações/melhoramentos que possa ou deva fazer vou propor o que faria e gostaria que comentassem e dessem as vossas opiniões pessoais.

Mantinha:

- Monitor (em bom estado e suficiente)
    - Fonte
    - Motherboard (pois ao trocar tinha que trocar tudo)
    - Processador (eventualmente trocaria o dissipador, que acham? qual aconselhariam)
    - Placa gráfica
    - Unidade de DVD-ROM
    - Caixa

Mudava:

- Memoria - colocava 1GB PC3200 DDR 400(é compatível com a board certo?)
    - Disco - colocava um de 160GB IDE 3.5
    - Colocava um sistema de ventilação porreiro na caixa com talvez duas ventoinhas 92mm (julgo que dá) ou um Wind blower (que suga o ar quente e liberta-o pela parte traseira da caixa onde se colocam as placas
    - eventualmente mudava o cpu cooler

Que dizem? Aguardo sugestões

Abraço

2. nuno_sousa70

[​IMG][​IMG]
    [​IMG][​IMG]

Ok resolvi colocar umas fotos para ser mais perceptível o sistema que tenho. Agora sim.

Última edição: 31 de Março de 2008
  3. ThatsMe

ThatsMe [email protected] Member

Boas.

Eu nao sou muito sábio nisto de reutilizações de computadores, mas se queres o computador para utilizar com aplicações de escritório (Offices, etc) eu penso que nao precisas de mais 1GB. O meu pc é utilizado para de tudo um pouco, e so tenho 1GB+256MB. Não se arrasta nem deixa a desejar com photoshops. Ao não comprar a ram, são 40€ que poupas. Quanto ao cpu cooler, se a fan funcionar bem e nao estiver querer bater a bota, penso que podes continuar com ela. À partida não haverá problema. Quanto ao disco rígido penso que deves comprar um de 120 ou 160GB, actualmente 40GB nao chegam para nada. Finalmente, quanto à ventilação, penso que uma fan de 90mm na traseira chega. Por 5€ arranjas uma da cooler master. Caso aches que seja preciso, acrescenta-lhe mais uma fan de 90mm na parte da frente, junto aos discos.

Espero ter ajudado, Cumprimentos.

4. jcss

jcss Power Member

Se é mesmo so para office, net e alguns programas de contabilidade (parto do principio que vais ter uma base de dados no pc) mais um disco talvez seja apropriado, quanto mais nao seja para teres um disco so para a base de dados (para evitar riscos de perdas)

De resto para o uso que lhe queres dar, penso que se aguenta bem.

Agora definitivamente tens de lhe dar uma limpeza :-D pelas imagens parece ter la bastante pó^^
    Se souberes como o fazer, tira-lhe o cooler do cpu, muda-lhe a massa termica, tira todo o pó do dissipador e da fan e volta a montar td. Se nao conseguires, nao arrisques:003: pede a alguem que saiba, ou vais a uma loja para te fazerem isso.

Cumps

5. nuno_sousa70

Viva,

Sim ta o verdadeiro caos, não referi esse pormenor, mas ao colocar as fotos já estava à espera do impacto :-), para alem do pó que vou com total certeza limpar (obrigatoriamente!), vou ver se também dou um jeito (arrumo) os cabos da fonte (maior parte inúteis no meu caso). Agora coloco uma questão que me tem feito pensar (ainda por cima tendo em conta que este computador vai estar num escritório, com tendências a aquecer, eventualmente pó, etc...) em apostar num sistema de arrefecimento/cooling simples e económico apenas para garantir a estabilidade do sistema. Não sei se vocês conseguem notar pelas fotos, mas à partida tenho dois lugares para colocar ventoinhas na caixa (um frontal (Fig.2 em baixo) e outro na traseira (Fig.1 em cima)), não tenho a certeza mas da-me a impressão que ambas são de encaixe 80mm. Que tipo de sistema de arrefecimento vocês me aconselham no meu caso? Com ventoinhas, wind blowers (julgo ser um sistema que suga o ar quente e expele-o pelas portas traseiras onde se encaixam as placas), etc...? Realmente nunca mudei a pasta térmica, no entanto não parece haver problema em muda-la, que marca aconselham e quantidade de pasta a aplicar (aprox.)?

Ok vamos tentar então reformular:

- Limpeza geral
    - Pasta térmica para o CPU (aplicar)
    - Dois discos (um para SO e outro para base de dados?), talvez um de 80GB e outro de 160GB ou dois de 80GB IDE 3.5
    - Sistema de arrefecimento simples e económico
    - Tinha pensado em colocar um modulo de memoria Kingston 1GB DDR 333MHZ (pois julgo e não tenho exacta certeza, mas poderei ter um dos modulos danificado, por vezes da-me uma menssagem de erro ao fechar o Windows, que penso ter a ver com a memoria)

Será aproximadamente isto?

6. stradale

stradale [email protected] Member

Se calhar a limpeza, por si só, baixa logo meia dúzia de graus à temperatura da máquina.

Quanto ao disco, podias aproveitar esse (SO+programas) e juntar-lhe outro (storage).

Sobre a memória, existem vários utilitários que verificam se a memória está em condições (ex: cd do Ubuntu), vale a pena perder um tempito a testar antes de gastar dinheiro desnecessariamente.

Sobre a ventilação... a Artic Cooling Freezer 7 Pro existe para socket 478? Se sim era a que eu comprava. Muito barata (20 euros) muito boa e bastante silenciosa. Para a caixa, ainda mais baratas são, por 5 euros fazes a festa, com sorte até compras 2 :p

7. nuno_sousa70

Viva,

Como me foi aconselhado resolvi fazer um teste a memoria, utilizei o memtest86 v3.4 , o que acontece é uma situação estranha (se é que é estranho!?) que é o facto de o programa ficar eternamente a correr, só para terem uma ideia entre ontem à noite e hoje de manha deixei-o a correr durante 13 Horas e se deixasse mais ele continuaria (e apenas chegou aos 18% do total do teste, teste n.º5, e apenas testou os erros da memory slot n.º0 e não a 1) , provavelmente eternamente. poderá isto querer dizer alguma coisa?

Abraço

8. stradale

stradale [email protected] Member

Podes parar o teste a qualquer altura, até porque normalmente os erros são encontrados logo de início (durante as primeiras passagens).

Não sei ao certo a duração de um teste completo, tinha ideia que eram ~12 horas.

9. ThatsMe

ThatsMe [email protected] Member

Também deve variar consoante a quantidade de Ram, não? Eu lembro-me que numa altura que tinha apenas 256MB, fiz esse teste e desisti quando ao fim de 2 horas ainda nao tinha acabado!

E concordo contigo quando dizes que os erros costumam aparecer no inicio. Normalmente é assim!

Partilhar esta Página