1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Reutilizar velhos comandos.

Discussão em 'Electrónica' iniciada por eX Radikal, 24 de Janeiro de 2013. (Respostas: 15; Visualizações: 2235)

  1. eX Radikal

    eX Radikal I quit my job for Folding

    Boas pessoal,
    Há bocado olhei para um velho comando de um leitor de CDs portátil e pensei (também só penso nestas ideias fixes a esta hora) "será que consigo, por exemplo, pegar neste comando, reconfigurar os circuitos ou de alguma forma a programação de forma a ele funcionar como comando de outra coisa qualquer, tipo a minha antiga aparelhagem?"
    Fui então perguntar ao meu amigo google o que é que ele sabia deste assunto, pelos vistos não sabia grande coisa, ele apenas percebe sobre reprogramar comandos de televisão, códigos para funcionar e tal.. Ora, o que queria era algo um bocado mais profundo do que isso, seria por exemplo, pegar em comandos antigos e de alguma forma, saber qual a frequência de IR que cada botão emite e transformar isso de forma a que eu consiga transmitir na mesma frequência para outros aparelhos e configurar os botões como quiser.

    Será que alguém percebe alguma coisa disto que me possa ilucidar um bocadinho?
    Muito obrigado desde já!

    Cumpsz
     
  2. eyeliner

    eyeliner Power Member

    Usa uma placa arduino e ligas-lhe o comando e um emissor de infra-vermelhos. Um pouco de fita-cola, insultos e umas catotas em cima deverão dar resultado. Possivelmente terás que programar alguma coisa, mas o site oficial deverá servir para ajudar, e há imensos fóruns dedicados a projetos com a arduino, que rima com suíno e caprino.

    O gordo do Preço Certo quer encontrar-se contigo daqui a bocado.
     
  3. Astronauta16

    Astronauta16 Power Member

    Maneira que eu estou a ver é como o eyeliner disse, pegas numa placa arduino, um emissor e um receptor IR, e programas para quando o receptor receber o sinal de X tecla do comando, enviar por o emissor o comando correspondente para a aparelhagem.
     
  4. eX Radikal

    eX Radikal I quit my job for Folding

    Pois mas o problema é: como é que sei qual a frequência correcta a enviar de cada botão da aparelhagem ou de outra coisa qualquer? É esse o problema.
     
  5. Mach4_PT

    Mach4_PT Power Member

    Se o comando antigo estiver a funcionar, com um receptor de IR ligado a um arduino consegues ver o que é enviado e depois tratar convenientemente.
    Se não estiver, talvez procurando na interwebs pelo protocolo que é usado nos comandos e ver se te safas. Se os comandos universais conseguem, tu também hás-de conseguir.
     
  6. Astronauta16

    Astronauta16 Power Member

    Do comando é facil basta fazeres como disse o Mach4_PT, para saber da aparelhagem não tens um comando dela para ires buscar os valores?
     
  7. eX Radikal

    eX Radikal I quit my job for Folding

    Sim, tenho um comando da aparelhagem, então se ligar um receptor IR ao serial do arduino, supostamente cada botão daria um valor diferente, mas será que é detectado? Vou experimentar.
     
  8. Astronauta16

    Astronauta16 Power Member

    Pelo o que percebi tu queres pegar num comando que ai tens e substituir o comando da aparelhagem certo? Dá para fazeres isso com o arduino! Arranjas um receptor e emissor IR, lês os comandos que o comando da aparelhagem usa no arduino e guardas, depois les os valores do comando que queres usar e depois é so programares no arduino que quando carregar X tecla enviar pelo emissor X comando (correspondente ao comando lido da aparelhagem).
     
  9. eX Radikal

    eX Radikal I quit my job for Folding

    Não, não quero substituir nenhum comando, a aparelhagem foi apenas um exemplo. O que gostava de saber é se existe alguma forma de pegar num comando antigo e facilmente reprogramá-lo para funcionar no aparelho que quiser, no entanto estou a ver que é um bocado dificil pois teria que andar com um arduino atrás..
     
  10. Astronauta16

    Astronauta16 Power Member

    Exacto reprograma-lo não é fácil, podes é ter algo como o arduino que receba os dados do comando e os envies de outra forma.
     
  11. coss

    coss Power Member

    Isso não é viavel, os comandos usam uma frequencia fixa e cada tecla um sinal diferentes. Não podes alterar garnde coisa porque esses sinais são gerados por um ic (normalmente) não programavel.
    Se quiseres investigar abre o comando para ver a referencia do IC, depois procura o datasheet. Talvez seja possivel alterar a freq de ocscilação para coincidir com a da aparelhagem (seguindo o teu exemplo), mas o sinal enviado por cada tecla nao me parece que possa ser alterado.
     
  12. faizca

    faizca I folded Myself

    Cada comando usa uma codificaçao e tambem uma frequencia diferente ,apesar de haver marcas compativeis,é assim um bocado como
    pegares numa chave e ires abrir a porta do vizinho.
    Claro que existem aqueles que se programam atraves do PC por exemplo mas isso já é outra historia.
     
  13. cyberadelino

    cyberadelino Power Member

    Ainda me lembro de ter um velhinho palm com um programa de IR REmote que tinha as definições de muitas marcas e as que n tinha dava para replicar apontando o comando original para o receptor IR do palm para ele ficar com areferência
     
  14. eX Radikal

    eX Radikal I quit my job for Folding

    Sendo assim isso parece-me bastante difícil, vou esquecer a ideia já que era para uma simples brincadeira.
    Obrigado a todos pela ajuda!

    Cumpsz
     
  15. eyeliner

    eyeliner Power Member

    Levanta-te e faz: exemplo. Como podes ver, é relativamente fácil.
    Upa!
     
  16. eX Radikal

    eX Radikal I quit my job for Folding

    Bem, não era exactamente o que queria fazer mas após ver isso, acho que posso brincar mais um bocado para controlar não só LEDs mas também outras coisas através de um comando!
    Obrigado.

    Cumpsz
     

Partilhar esta Página