Review: A64 3500+ e 3800+ (socket 939)

SilveRRIng

Power Member
Os franciús do X86-secret (já traduzido), fizeram uma review a estes novos CPU's, já nas novas plataformas nForce3 250 e K8T800Pro, socket 939. Fizeram testes ao Oc destes meninos :D. Achei q isto merecia um tópico novo.
 
Última edição:
:eek: :eek: :eek: :eek: :eek: :eek: :eek:
Holy momma! Socket 939 RULA!! Nca pensei q o boost fosse tao significativo ......definitivamente vai compensar comprar um bixo desses :D

EDIT: so reparei agora q este 3800+ dissipa tanto calor como um prescott....mm assim overclockou 200mhz com o stock cooler da AMD.....anyways espero q isso n seja um problema :P
 
Última edição:
Nemesis11 disse:
mmmmm..........mixed feelings.......

same here...


Quanto às thermal design specifications: É estranho, não percebo bem o porquê. A verdade é que as temps que tenho agora (a ~2400Mhz) são idênticas às do 3800+ em default, ambos com stock cooler. Os 60ºC com stock cooler também são relativamente normais, porque tinham o vCore a 1,8V, que já é qq coisa. Quererá aquilo dizer que ele "suportará" ir mais além no "Thermal Envelope" mas que actualmente consumirá o mesmo? Quem puder lançar umas luzes mais elucidadas nisto, i'd aprecciate. :)
 
Em alguns benchs esperava melhor. Especialmente alguns na parte de aplicações.
Vou esperar por mais reviews. Devem estar a aparecer.
Só mais uma coisa, pq é que o dual channel se nota tanto nos PIV e não nos A64?
 
Nemesis11 disse:
Em alguns benchs esperava melhor. Especialmente alguns na parte de aplicações.
Vou esperar por mais reviews. Devem estar a aparecer.
Só mais uma coisa, pq é que o dual channel se nota tanto nos PIV e não nos A64?

Porque é que nos P4 se nota tanto a performance com o aumento de cache e nos Athlons não? :D
 
Nemesis11 disse:
Só mais uma coisa, pq é que o dual channel se nota tanto nos PIV e não nos A64?

Concretamente não faço ideia.

A arquitectura netburst foi toda pensada em tirar proveito da bandwith da RDRAM, nos Willys, enquanto q a dos A64 ainda tem bases nos K7 em que ainda nem se sonhava com Dual channel's. Agora o que é o q Netburst tem q permite o aproveitamento, "beat's me"... (melhores prefetchs e afins??)
 
Nemesis...penso q seja uma mistura do QDR do fsb com o HT..., os resultados dos P4 sem o HT n sao a mesma coisa
:D
 
Especulando parece-me natural que um processador de pipelines longos a alta frequencia beneficie mais comparativamente em ser bem alimentado ou com cache ou com FSB ou com dual channel que um processador com um IPC mais alto. A penalização por paragem no P4 e muito maior.
Mas isto e especulando.
 
Punkas disse:
Nemesis...penso q seja uma mistura do QDR do fsb com o HT..., os resultados dos P4 sem o HT n sao a mesma coisa
:D

Não pode ser só disso, penso eu. Os Willys não tinham HT e já "gostavam" muito de bandwidth. Além disso o "handicap" dos AMD XP (DDR bus) em relação ao P4 (QDR bus) foi "corrigido" com o HyperTransport nos A64, por isso acho que também já não será por aí.

Zealot disse:
,
Sinto-me desiludido.
O 3500+ ou está atrás do 3400+ ou do P4 3.4. Não percebo...

Apesar de tudo os 512Kb de cache fazem mossa nos A64. Confesso que já esperava um pouco isso. O Dual channel n chega para compensar a cache. O PR rating fica uma beca acima da realidade nestes S939.
 
Até k gostei dos resultados, mas espero por mais testes...

Menos cache = CPU mais barato

CPU mais barato = Zar0n compra :D
 
SilveRRIng disse:
Quanto às thermal design specifications: É estranho,Quererá aquilo dizer que ele "suportará" ir mais além no "Thermal Envelope" mas que actualmente consumirá o mesmo?

Estranho é alguém fazer uma review e não saber do que está a falar...
O valor que dão para o A64 é o "total dissipation" enquanto que a intel apenas revela ao público o "typical dissipation power". Vejam de descobrem as diferenças.

Quanto ao desempenho, sobre um aumento de desempenho linear com os restantes processadores A64, bastante melhor que aquilo que os P4s fazem. o que estavam à espera? de um aumento quadrático com a frequencia?
 
Aqueles 104W não são TDP, são sim o valor absoluto. Que borreguice. Tens razão Tafinho.

Mesmo assim parece-me estranho tal aumento, de resto a comparação é estranha, porque estamos a comparar alhos com bogalhos, que tal fazerem uma review só com A64's de 512K?

Estes Francius, complicados do cacete, parecem umas amélias.
 
ptzs disse:
Mesmo assim parece-me estranho tal aumento,

Nunca ninguém estranhou que o TDP dado para os A64 tenha sido de 89W para todos os processadores desde o 2800+ até ao 3400+, passando por todos os opterons e AFX independentemente da velocidade ...?
Isso tem a haver com o TDP do core, e até onde ele pode ir em condições limites, ao contrário do do prescott, que é o valor que a intel espera que nunca aconteça, mas que pode chegar a atingir valores superiores.
 
Tafinho disse:
Estranho é alguém fazer uma review e não saber do que está a falar...
O valor que dão para o A64 é o "total dissipation" enquanto que a intel apenas revela ao público o "typical dissipation power". Vejam de descobrem as diferenças.

Pois, era o que eu pensava. Estava a achar estranho.

Também não acho nada anormal os valores q eles obtiveram. Se eu puser este A64 3000+ q aki tenho a 1.70V, a 2500Mhz, com o stock cooler também chego perto dos 60ºC em load, e isto no Inverno. Eles fizeram o mesmo, mas com a 1,8V e se calhar com temps ambientes mais quentes que as minhas, portanto não me parece nada de extraordinário.

Quanto ao desempenho, sobre um aumento de desempenho linear com os restantes processadores A64, bastante melhor que aquilo que os P4s fazem. o que estavam à espera? de um aumento quadrático com a frequencia?

Talvez se esperasse mais do Dual Channel, mas a verdade é q já se sabia com o q contar porque já o FX no s940 n tinha grande vantagens sobre o A64 por causa disso. A unica coisa a apontar é o "exagero" no rating do 3500+. Talvez fosse confuso chamá-lo 3400+ também (se calhar nem tanto), mas o ppl já está habituado a estas confusões mesmo.
 
Nemesis11 disse:
Em alguns benchs esperava melhor. Especialmente alguns na parte de aplicações.
Vou esperar por mais reviews. Devem estar a aparecer.
Só mais uma coisa, pq é que o dual channel se nota tanto nos PIV e não nos A64?


será que é porque comparas dual channel com 512kbs de l2 contra single channel com 1mb de l2 ??? ....

e não te esqueças em SC as latencias sao menores e o ganho do DC (largura de banda ) depende da aplicação

quanto ao piv e capaz de se notar bastante pela simples razão que passou de um bom chipset SC pra um MUITO BOM chipset DC , o canterwood é brutal ...
 
Se assim for é esperar pelas reviews do Fx 939 (que devem ter 1MB) e comparar com o 3400 single channel. Aí dá para ver que % se ganha com o Dual channel.
 
Back
Topo