Review Acer Extensa 5630ZG, e-escolas Kanguru

Cubic

Power Member
Então cá vai a prometida review ao Acer Extensa 5630ZG da Optimus.


- Fotos -

ATgAAADDxk-FzFcbB7TM_boctLThUiQ91CDcP3FDuhV8jrNuSEX6YaiK3MRLfEY06vUnLWYMtnD_Acp9vxXFoUId34-hAJtU9VB0X9q9z-E7LkoRzAkZAKl-gE17MQ.jpg


ATgAAACRfnUlzOdT8ZWBCfTde6pdieT4UKm078UKMrUkG3XPGKD_MXEEefe6B1YSabJ8qZfJ34yZwRQULfYHww04WqgnAJtU9VCkjBdxSoVy6us-pR-rxw23-2BHXQ.jpg


ATgAAADoh7vD2s7PucAWTEDR172PCFIowB9BlWa_PzHlm_bqW6TONMU0UEUGY3p5kPD69L1Tu4VJjdNfzg7pH5l5J_ccAJtU9VAMut2q5oAOvng76GXPgd5R7rBS-Q.jpg


ATgAAACOa8d0ekmACILoeJefJNa5BMxbq7MUI6oMa_a15jTWvdKndDoigobsNW69c7YpeBZBryTZSXMWxRC8XnhnxyGqAJtU9VAbKVwFHO4lXxr6G4d3VC_OEKcqYA.jpg


ATgAAACR4j8c23bN-R9mEQGDH66AULwd-KbAEdL4MG6jET4jcT0OlJLttntLHHLOfwjHEVL1dyGBI2GFEmp80LI5o93pAJtU9VDWISGMa6CTfH8nvz18SddLPhvJXQ.jpg


ATgAAAD7jqKyRfKD7NTquoxmhesbAixazPEZ7qbzl1DzSyCEvh0sUNzpufRK1pNRtXGL4uU5GntGQdfpPaAVSXYuQnJCAJtU9VCkvHFlGp77W2h9m1QRdmXx5dtJdg.jpg


Nota: fotos cedidas pelo user
rukopsp...
Aqui estão as fotos que eu tirei, que não têm grande qualidade - link


Características de Hardware


Processador: Intel(R) Pentium(R) Dual Core CPU T3400 @ 2.16GHz, 667 MHz FSB, 1MB Cache L2

Memória RAM
: Micron Technology 2x2GB DDR2

Placa Gráfica
: Nvidia GeForce 9300M GS 256 MB dedicada, até 1535MB memória partilhada

Disco Rígido
: Western Digital 320GB, 5400rpm, SATA-II, 8Mb buffer

Ecrã
: LCD 15,4”, 16:10, 1280x800, 8ms

Unidade Óptica
: Optiarc DVD-Super Multi de dupla camada

Placa de rede
: Broadcom 10/100/1000Mb

Wi-Fi
: Atheros 802.11 b/g

Colunas
: Acer 3DSonic Stereo

Microfone
: Stereo

Webcam
: Acer Crystal Eye 1.3 MPix

Teclado
: 88/89 teclas, 12 atalhos Fn

Teclas de atalho
: 9 (4 programáveis)

Touchpad
: Scroll vertical+horizontal, 2 botões

Portas I/O:

Lado esquerdo:
- Conector Acer EasyPort IV
- Ranhura ExpressCard/54
- Ranhura PC Card (Tipo II)
- Duas Portas USB
- VGA Externo
- HDMI
- Ethernet (RJ-45)
Lado direito:
- Drive Óptica
Frente:
- Leitor de cartões 5 em 1 (SD, MMC, MS, MS PRO, xD)
- Tomada auscultador/altifalante/saída, entrada microfone, entrada
- Duas teclas de atalho - Bluetooth (quem não serve para nada) e Wi-Fi
Traseira:
- Porta USB
- Porta USB/ eSATA
- Modem (RJ-11)
- Entrada CC para adaptador CA

Bateria
: Sanyo Li-ion, 47.5 Wh, 4400 mAh

Peso
: 2.88Kg

Dimensões
: 360 (L) x 267 (P) x 30,3/43 (A) mm

Outras características relevantes
: Acer DASP (protecção anti-colisão do disco)


Pareceres


Ecrã
:
A única comparação que fiz foi entre o ecrã do Acer e o meu monitor externo da PHILIPS de 19”. Claramente o PHILIPS ganha em todos os aspectos mas acho que não é uma comparação justa.

Prós
: Tem um brilho satisfatório, cores razoáveis e não reflecte muito apesar do ecrã glossy.

Contras
: Pretos fraquinhos e as cores variam bastante conforme o ângulo de visão.


Construção
:
Bastante satisfatória. Plásticos robustos, bons acabamentos no geral. Ao colocar o portátil na mochila, tenho que lhe pegar só com uma mão e não se sente qualquer tipo de fraqueza nos plásticos.
É também muito bonitinho! Os plásticos são de um cinza escuro metalizado que lhe confere uma estética muito boa sem deixar de ser discreto. Não é uma peça de design, mas está longe de ser um trambolho.


Teclado
:
Uma das características mais distintas neste portátil (em relação à restante oferta). Esteticamente é irrepreensível: apresenta uma ligeira curvatura, todo preto, com as teclas de atalho do lado esquerdo. E parece-me um bom exemplo de “form follows function”, aquela curvatura muito bonita é também muito ergonómica. O tacto das teclas é excelente. Muito robustas, certeiras, boa textura. Ideal para quem escreve muito no portátil.


Touchpad
:
Muito discreto e simples. A textura do touchpad é razoável, tipo mate, mas há momentos em que os dedos podem travar um bocadinho. Possui scroll vertical e horizontal, apesar de não estar marcado. Quanto aos botões, considero-os muito fraquinhos. Não apresentam a robustez do teclado e perdem responsividade nas extremidades.


Som
:
Muito fraco. Pouca amplitude sonora e volume. Apresenta alguma distorção e nem é preciso aumentar muito o volume. Se gostam de divulgar os vossos gostos musicais em público perturbando a paz dos outros
, estas colunas só conferam alguma irritação auditiva :cwm27:. Se a qualidade das colunas for importante na escolha do portátil, escolham outro.


Ruído
:
Em idle é muito silencioso, o disco só se ouve se quiserem, praticamente inaudível. Dentro de casa, sem som ambiente e se sai de idle já se ouve um bocadinho, mas nada de mais.
A ler cd’s/ dvd’s é quando o portátil se ouve mais, faz de facto algum barulho, mas se for a ver filmes, desde que não estejam a ver um filme do Chaplin (filme mudo) não se ouve muito. Ouve-se mais a instalar programas, jogos, etc.


Autonomia
:
Não fiz nenhum teste rigoroso, mas depois de devidamente calibrada (nunca se esqueçam de calibrar baterias novas), dura próximo de 3 horas em modo de poupança energética.


Temperaturas
:
Porta-se muito bem! Saído de longas horas de jogatanas, a gráfica insiste em não passar dos 60ºC, tal como o CPU. Se o portátil faz algum ruído quando se puxa mais por ele, está justificado. Noto porém, que o vista x64 aquece mais o portátil. Enquanto escrevo estas linhas o CPU está a 48ºC, com o vista x86 não passava muito dos 40ºC.
Tenham sempre em atenção que portáteis não são desktop’s e se o deixarem muito tempo ligado, o portátil sofre. Já não é a primeira vez que me acontece estar a jogar o dia todo e depois deixar o portáil ligado a noite toda a "absorver conteúdos da internet" para o disco rígido e de manhã ele simplesmente não responde. O facto de estar ligado à corrente julgo que também contribui para o aquecimento.


Performance

Saí do um Pentium4 2.54Ghz com 512 Mb de ram e uma Nvidia Riva tnt 32 mb, como não haveria de notar a performance deste…:lol:
É bastante rápido, tanto no boot como a desligar, mas não esperem milagres se tiverem montes de programas no startup e se não cuidarem da manutenção do pc. Mas isto aplica-se a todos os sistemas…
Uso o Aero e gosto de qualidade gráfica. Já experimentei desativar tudo o que fosse eye candy de forma a dar um aspecto windows 98 ao pc, mas nada de diferenças na performance, nem em jogos, nada, igual. Ok, aumentei a performance em 0.31631%...
Notei ainda mais rapidez com o vista x64 e instalando apenas os programas que quero, não os que me impõem com o OS de fábrica. De quando em vez lá se nota que demora um pouco mais a abrir um programa, ou a acessar o HD, mas por algum motivo existem C2Q’s e memórias mais rápidas...

Fica um print do Índice de experiência do windows:




my.php

Jogos testados

Todos os jogos foram testados usando um monitor externo, daí a resolução extra e com o vista x86, excepto o GTA IV, em que usei o vista ultimate x64.

Half-life 2 e respectivos episódios:
1440x900
Settings máximas
Sem AA
~25fps

Mirrors Edge:
1440x900
Settings low
Sem AA
~20fps

Spore (modo criatura):
1440x900
Settings med/high
Sem AA
~20 fps

Grid:
1024x768
Settings mínimas
AA 2x (no grid não se chama AA é outra coisa, mas penso que o efeito seja o mesmo)
~20-24 fps

GTA IV:
800x600
Settings mínimas
~15-20fps
Tanto com o OS em x86 e x64 os fps são parecidos, mas notei em x64 uma maior fluidez do jogo.


Veredicto

Foi uma excelente aquisição. Comporta-se muito bem a quase todos os níveis, naqueles que não se porta bem, não me fazem falta. Considero que este portátil se adequa especialmente a dois perfis de utilizador: o jogador e o trabalhador. O jogador devido às características de hardware que se traduzem numa excelente performance. O trabalhador porque as características de hardware são também uma mais valia para trabalhos gráficos e que exijam maior poder computacional e também pelo excelente teclado, óptimo para quem escreve horas a fio.
Sem dúvida uma excelente máquina, muito equilibrada! ACER FTW!:004:

________

Foi a primeira vez que fiz uma review, não contém pormenores muito técnicos, mas já dá para ter uma ideia do portátil. Alguma questão apitem!
Pretendo ainda adicionar dados relativos à net da kanguru.
 
Última edição:
BOA!! :x2:

Assim que receber o meu posso também ajudar-te em alguma informação que esteja a faltar :002:
E até com fotos noutras perspectivas... :x2:
 
Última edição:
Parabéns por a review, muito boa. Umas fotos das partes laterais e da traseira iriam ainda tornar a review mais completa.
Podias explicar melhor o pormenor do USB/eSATA?
 
Vê aqui - link
Tem das laterais mas não tirei da traseira, talvez ainda tire.
O USB/eSATA é uma porta mista, tanto dá para ligar USB como eSATA. Se não ligares nenhum dispositivo eSATA ficas com 4 USB's disponíveis.
Cumps
 
Boas!!!

Alguem me podia esclarecer se essa gráfica é igual à do Inys da TMN?????

Em caso afirmativo, isso quer dizer que é superior á do Compaq da optimus certo????

cumps
 
Boas!!!

Alguem me podia esclarecer se essa gráfica é igual à do Inys da TMN?????

Em caso afirmativo, isso quer dizer que é superior á do Compaq da optimus certo????

cumps


isso já mais que respondido, dezenas de vezes, sim é igual, como podes ver em cima nas specs.. 9300GS com 256MB dedicados, a unica diferença em termos graficos é no ecrã.. maior resolução no gameforce que no Acer.. com as suas vantagens e desvantagens, lol

abraço
 
isso já mais que respondido, dezenas de vezes, sim é igual, como podes ver em cima nas specs.. 9300GS com 256MB dedicados, a unica diferença em termos graficos é no ecrã.. maior resolução no gameforce que no Acer.. com as suas vantagens e desvantagens, lol

abraço

Eu acredito que sim, mas acredita que eu já corri isto tudo e não tinha encontrado nada, é que encontrar qualquer informação no topico dos portáteis das novas oportunidades é quase impossivel.
Isto deve-se ao facto de que muita gente vai para lá para fazer perguntas quase absurdas e também para "conversar" no tópico.
Enfim....... adiante!!!
Então devo deduzir que o Acer da optimus é superior ao Compaq em termos gráficos, certo????.
Já agora, o que queres dizer com as vantagens e desvantagens da maior resolução no insys do que no Acer???
Mais uma vez obrigado
 
Eu acredito que sim, mas acredita que eu já corri isto tudo e não tinha encontrado nada, é que encontrar qualquer informação no topico dos portáteis das novas oportunidades é quase impossivel.
Isto deve-se ao facto de que muita gente vai para lá para fazer perguntas quase absurdas e também para "conversar" no tópico.
Enfim....... adiante!!!
Então devo deduzir que o Acer da optimus é superior ao Compaq em termos gráficos, certo????.
Já agora, o que queres dizer com as vantagens e desvantagens da maior resolução no insys do que no Acer???
Mais uma vez obrigado


sem querer desvalorizar o insys, que até é uma marca que simpatizo e tenho grandes amigos lá, os ecrãs pelo menos à uns tempos davam problemas de deadpixel o que é chato. E outra coisa é que se vais jogar com um portatil media gama ou menos, e usando a resolução nativa (senão ficam sem piada), um ecrã com mais resolução claramente que vai puxar mais pelo jogo.

Em termos visuais, sendo o tamanho o mesmo, 15.4", tens o inconveniente de as letras serem mais pequenas, o que será uma dificuldade para muitos. E em termos de bateria isso tambem pesará.. mesmo que um pouco apenas.

em relação ao do Acer, é um dos ecrãs mais usados, ou seja, o mais normal, mais difundido no mundo de portateis, pelo que pela logica já estarão bem mais "maduros" e o fabrico sairá mais eficiente. Pelo menos é raro ouvir falar de deadpixeis nos actuais portateis de 15" e mesmo os de 14" de 1280x800..

Mas isto é a minha humilde opinião.. Se ainda fosse FullHD, era porreiro nesse caso.. fica quase, mas falta o quase.. penso que é 1440x1050 o do insys..

E sim, a grafica é superior ao da Compaq, pouso, mas é.. E eu por acaso não apercio os novos ecrãs, muito "deitados", parecem uma aberração e ainda não encaixo, apesar de ser amante da marca HP, lol, e o compaq ser muito bom.. Mas eu escolhi o acer (talvez por ter um 5051 ja com 2,5 anos, sem problemas, de 14", 2.4Kg, excelente ptt, resistente, bateria 2h ou mais, etc e muito uso tenho lhe dado) pois considero uma marca simples, mas "honesta" em termos de qualidade/preços/caraterisitcas, e segundo dizem, melhorou bastante o problema, a assistencia..

abraço
 
so uma correçaozita... a resoluçao do monitor e de 1680x1050. ah e ja agora um ecra para ser full hd tem de ter a resoluçao base de 1920 x 1080
abraços pessoal
 
so uma correçaozita... a resoluçao do monitor e de 1680x1050. ah e ja agora um ecra para ser full hd tem de ter a resoluçao base de 1920 x 1080
abraços pessoal


isso mesmo os 1680x1050, dai eu ter dito que não era full HD.. que se fosse, ai seria mais interessante
 
Boa REVIEW!!! Era o que eu estava à espera... Porém... Faltou uma coisa...

Esqueceste-te de utilizar esta frase: "o ACER é "rabeta"!!!" :lol:

Leva com USB, HDMI e cabo telefonico nas "partes de trás"... :lol:

Boa REVIEW!!!

Cumps
 
Boa REVIEW!!! Era o que eu estava à espera... Porém... Faltou uma coisa...

Esqueceste-te de utilizar esta frase: "o ACER é "rabeta"!!!" :lol:

Leva com USB, HDMI e cabo telefonico nas "partes de trás"... :lol:

Boa REVIEW!!!

Cumps

correção: o hdmi e umas portas usb são de lado xD

o insys n é full hd, mas é hd ready, visto que hd é 1378x720 e ele bate isso ( corrijam-me se estiver errado )

acer é a melhor marca... tenho o extensa 5620 e mandei vir esse... apenas n noto grandes diferenças no indice de experiencia do windows...
 
Boa REVIEW!!! Era o que eu estava à espera... Porém... Faltou uma coisa...

Esqueceste-te de utilizar esta frase: "o ACER é "rabeta"!!!" :lol:

Leva com USB, HDMI e cabo telefonico nas "partes de trás"... :lol:

Boa REVIEW!!!

Cumps

Tks :D
Acrescentei a informação do que se situa em cada borda do portátil :002:
Se achares que deva acrescentar mais alguma coisa é só dizer!
Cumps
 
correção: o hdmi e umas portas usb são de lado xD

o insys n é full hd, mas é hd ready, visto que hd é 1378x720 e ele bate isso ( corrijam-me se estiver errado )

acer é a melhor marca... tenho o extensa 5620 e mandei vir esse... apenas n noto grandes diferenças no indice de experiencia do windows...

Para mim a melhor marca é a HP, mas gostos não se discutem... :headsh:

O ecrã do COMPAQ é HD ready e tem 1366x768... :hehehmn:

Tenho de comprar uns óculos... é que aquilo parecia o HDMI... Pronto... Obrigado pelo esclarecimento... :x2:

Cubic
, onde sacaste o patch do GTA IV? Aquele para o jogo ficar mais fluído... :coolshad:


:banana: RABETAAA!!!! :banana:
 
Última edição:
Boa Review. Para mim já deixou de ser o portatil mais feio do e.escolas para ser o 3º mais bonito, a seguir ao asus e, claro, ao compaq.

Cumps'
 
Back
Topo