1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

REVIEW Asus N20

Discussão em 'Novidades Portáteis' iniciada por Lurtz, 10 de Fevereiro de 2009. (Respostas: 13; Visualizações: 2649)

1. Lurtz

Lurtz Power Member

Olá,

Conforme prometido vou fazer uma review ao novo portátil que adquiri, o ASUS N20.

Disclaimer

Antes de iniciar a review queria deixar bem claro a razão pela qual comprei o computador para depois não me pedirem aspectos não revistos ou criticarem o facto de eu incidir e focar certos pontos em detrimento de outros.
    O meu objectivo era adquirir um portátil de trabalho, essencialmente em ambiente de office e outras aplicações de baixo consumo, para navegar na internet e que permitisse a reprodução de conteúdos HD uma vez que tenho um LCD ao qual o pretendia ligar.
    Não tenho qualquer pretensão a correr jogos recentes neste portátil pois para esse efeito tenho o meu desktop potente (já foi mais!) no escritório.
    Também não o irei usar para correr aplicações pesadas como photoshop ou autocads, por exemplo.
    O último atributo que procurava era um portátil leve com um écran que permitisse algumas horas de trabalho sem pesar muito nos olhos (os de 10’’ ficaram automaticamente de fora).

Specs e infos prévias

Alguns dos specs do portátil (os outros abordarei durante a review)

Processador: Intel Core Duo P8400 @ 2,26 GHz (pelo que ouvi dizer as próximas versões terão um processador inferior a este que apenas foi utilizado por shortage no outro)
    GPU: Mobile Intel GM45 Express Chipset (uma merdunga!)
    Dimensões: 30.3 cm (comprimento) x 22.5 cm (largura) x 3.10–3.10 cm (altura)
    Peso: 2 kg com bateria (sensivelmente, pois não tenho balança)

A versão é N20A 20PO22C.
    Comprei-o na FNAC estando marcado com o preço de 949€ mas com o desconto de 6% de aderente mais 60€ de cheques ficou-me em 832,06 €.
    A garantia é de dois anos e deram-me os habituais 30 dias para devolução imediata sem perguntas.

Unpacking

O unpacking foi uma agradável surpresa. Já contei a estória neste forum, ou seja, disseram-me na Fnac que o portátil não trazia nada mas na verdade estranhei a embalagem externa que me parecia grande demais para um portátil tão pequeno. Ou seja, o package trazia uma série de acessórios para além do portátil de que falarei mais à frente.
    Estava tudo devidamente embalado com protecções de película plástica a envolver todo o portátil. Como não tenho muita paciência para estas coisas. Os primeiros 5 minutos foram passados a retirar estas protecções.
    Neste aspecto não tenho nada a apontar. Inclusivé, a embalagem do portátil (interna) tinha selos anti-abertura que aparentavam não ter sido violados.

Uma foto exemplo:

Acessórios

Como já disse esta foi a minha primeira grande surpresa pois o portátil veio com:
    - Rato óptico da Logitech personalizado com logo da ASUS;
    - Mala preta para transporte da Targus com logo da ASUS (tamanho de 12’’);
    - Skin preta da Targus com logo da ASUS (tamanho 12’’ + bateria);
    - Pano para limpeza de écran;
    - Fita para fios;
    - Manuais (garantia, express gate manual, manual geral de instruções)

Construção e Design

O portátil tem aparência sólida e quando o pegamos e manipulamos essa aparência transforma-se em realidade. Parece-me bem construido com materiais sólidos e discretos. Presumo que seja em plástico (enrijecido) ou talvez uma qualquer liga metálica. (lamento mas não sou entedido)
    É um portátil bastante discreto (parte debaixo cinzenta acastanhada) o tampo tem um padrão de pequenos pontos engraçado e que lhe retira monotonia.
    Uma pequena nota, o tampo tem alguma tendência para ganhar dedadas que não são invisíveis sem reflexão directa de luz.

Screen

O écran de 12 polegadas não desilude e se bem que eu preferiria um de 14’’ ou 15’’ sei que algo tem de ceder no binónimo portabilidade/funcionalidade.
    O máximo que tive até agora a trabalhar foram 2 horas seguidas e não senti qualquer cansaço ou necessidade de parar. Admito que se tivesse 7 / 8 horas seguidas a olhar para ele e para aquela resolução (1280x800) a visão se iria ressentir mas para o que pretendo, algum trabalho no final do dia ou durante o fim-de-semana, chega perfeitamente.
    Em termos de ângulo de visão estou medianamente satisfeito. É certo que uma pessoa sentada ao vosso lado consegue ver perfeitamente o que se passa no écran mas quanto menor o ângulo maior o esbatimento das cores. A título de exemplo, tenho uma foto a preto e branco a servir de fundo de écran e noto diferenças nas tonalidades conforme a inclinação que dou ao écran.
    Depois coloco fotos.

Keyboard e Touchpad

O keyboard é amplo o suficiente para escrever rapida e confortavelmente.
    90% das coisas que faço é processamento de texto e adaptei-me bastante bem a este teclado. Apenas tem uma tecla mal posicionada, o Delete, que está no canto superior direito e bastante fora da posição natural dos dedos. No entanto, é errar algumas vezes até lhe apanhar o jeito.
    As teclas fazem algum barulho mas nada do outro mundo. Naturalmente, que preferiria um teclado silencioso mas posso desde já dizer que fazem menos barulho que o meu logitech do desktop.
    O Touchpad é bom e mau. Bom porque responde bastante bem aos nossos movimentos e é agradável ao toque. Mau porque as teclas de selecção, essas sim, são bastante ruidosas. Fazem um clec bastante alto que, por exemplo, incomoda a minha namorada quando está a estudar ao meu lado. No entanto, pode-se sempre optar pelo duplo toque no touchpad para selecionar, que como é óbvio, é totalmente silencioso.

Performance e Benchmarks

Ainda não testei. Quando o fizer colocarei [Actualização] no título do post.
    Algumas pequenas notas:

- Leva 59 segundos a iniciar;
    - Tem um índice de desempenho do Vista de 3,4 que revela a grande fraqueza deste portátil, a sua capacidade gráfica:

No entanto, como podem ver pela imagem em termos de processador está mais do que altura dos desafios.

Ports

Apesar de não serem surpreendentes (por exemplo apenas tem 3 usb) penso que servem para a função. Para além dos 3 USB 2.0 tem:

- Port HDMI (essencial para a reprodução HD);
    - Port e-Sata (ideal para quem tem discos externos);
    - Express Card de 26 pinos;
    - Entrada de microfone mono;
    - Saida de SPDIF e Auscultador combinada;
    - Porta para cadeado Kensigton;
    - Ranhura de memória flash (mmc, sd, ms/pro);
    - Saída de monitor VGA;
    - Porta RJ-45 LAN (para cabo ethernet padrão);

Reprodução de DVDs

Wireless

No entanto, posso dizer que fiz um search no meu prédio e apanhei à vontade 15 redes (pelo menos três ou quarto com bom sinal). Escusado será dizer que estavam todas protegidas! 

Audio

O Audio não é um ponto forte deste portátil. Esta análise é sempre subjectiva pois depende de quem ouve mas quanto a mim não é nada de especial. Felizmente que não necessito de o usar. Quando trabalho uso phones, quando vejo conteúdo HD o HDMI transporta-me o som para o LCD.
    Um ponto negativo é que não há controlo do volume externo.

Aquecimento e Barulho

Estes dois pontos, até ao momento, são bastante positivos.
    Barulho é inexistente. É um portátil extremamente silencioso.
    Quanto ao calor, a parte debaixo e canto inferior esquerdo do teclado aquece um pouco, mas na minha opinião, é um aquecimento natural e expectável. Aliás quando o fui ver (várias vezes) à FNAC nunca o achei especialmente quente e deveria estar mais de 8 horas ligado.
    No entanto, a bem da objectividade, ainda não testei nenhum programa ou aplicação que o puxasse ao máximo. (a não ser reprodução HD que não o aqueceu em demasia)

Bateria

A Bateria não me desiludiu mas também não me surpreendeu.
    É algo que tenho de explorar com maior profundidade pois o portátil tem um software para gestão da bateria com várias e diversas opções. Em modo, entertainment, que supostamente é o segundo mais potente, consegui sensivelmente 3 horas de uso (com um desligar pelo meio) a trabalhar em word e a ouvir mp3 no winamp.
    Acredito que com uma gestão mais eficiente de energia (o modo poupança por exemplo, faz desaparecer o desktop ficando apenas aquilo em que trabalha) se consiga alcançar as 4horas que a ASUS publicitava.
    No entanto, neste aspecto admito que não sou a melhor pessoa para o testar. Serve perfeitamente para os meus objectivos, por exemplo, uma manhã de trabalho ou uma viagem para o Porto de Comboio sempre a trabalhar. Com paciência e dedicação, a bateria pode revelar-se uma agradável surpresa.
    A título de exemplo, os consumos que me dá com bateria a 100% são:

- Power4Gear Battery Saving = 6 horas e 5 minutos
    - Power4Gear Entertainement = 4 horas e 21 minutos
    - Power4Gear High Performance = 3 horas e 12 minutos

Um ponto positivo é o diminuto tamanho do carregador, como podem ver na foto:

Sistema Operativo e Software acessório

O portátil traz o windows vista Home premium e uma série de software da ASUS que ainda não tive a oportunidade de testar.
    Quando a outras ofertas, traz 90 dias grátis de Norton AV e 60 dias de Office 2007.

Reprodução HD

Até agora foi um dos pontos que mais me desiludiu.
    Talvez por não me ter dedicado a ele mas a verdade é a primeira coisa que fiz com o computador foi ligá-lo a um monitor LCD FullHD de 42 polegadas e correr um filme a 720p.
    Qual não foi o meu espanto quando a imagem que me surgiu no ecran do LCD foi um pequeno rectângulo no centro do mesmo. Presumo que recorrendo à gráfica/configurações do software seja possível expandir a imagem para todo o ecran do LCD. (?)
    Utilizei a última versão do VLC para a reproduçao que no ecran do portátil decorreu sem qualquer soluço ou atraso. Já no LCD notei algumas linhas transversais que, contudo, não impedem um visionamente bastante satisfatório. Isto pode dever-se à qualidade do cabo HDMI, já que comprei o mais barato da FNAC.

Outros

Tem alguns extras como a webcam de 1.3 megapixels que ainda não tive oportunidade de testar ou o sensor para leitura da impressão digital que também ainda não testei.
    O bluetooth ainda não foi testado.

Jogos

Instalei apenas o World of Goo que me correu perfeitamente bem! (também era melhor!!!)
    Para a semana conto instalar o Civilization IV e talvez o Steam com o CS 1.6.
    Depois digo como correu.

Conclusão

Provavelmente, alguns de vocês estão desiludidos com esta review pois esperavam que só iriam sair daqui maravilhas. Isto talvez se possa dever às expectativas que tinham para esta máquina. Não estamos perante um topo de gama. Não estamos perante uma máquina para jogos. Estamos perante um ultra-portátil de trabalho que aposta sem dúvida na portabilidade e numa boa capacidade de processamento para garantir uma eficiente experiência no uso quotidiano.

Prós

- Portabilidade
    - Processador
    - Bateria
    - Silencioso e baixo aquecimento

Contras

- Capacidade Gráfica
    - Teclas de selecção do touchpad
    - Audio
    - Reprodução HD se não conseguir expandir a resolução

NOTA FINAL:
    Desculpem se a review ainda está bastante incompleta. O meu objectivo é ir completando-a à medida que for testando os diversos parametros. No entanto, se tiverem alguma dúvida em particular façam favor de a colocar que eu terei todo o prazer de responder ou testar.

Última edição: 11 de Fevereiro de 2009
  2. Lurtz

Lurtz Power Member

Reservado para efeitos da review!

3. Lurtz

Lurtz Power Member

O número de série da minha bateria é:

U6SL761
    07G016S31865M-00A1B-834-003B

4. Como suspeitava a bateria do U6S deve servir para o Asus N20! Uma boa noticia visto haver hipotese de se comprar uma bateria de 9 células...

- 3 células - 90-ND81B1000T
    - 6 células - 90-ND81B2000T
    - 9 células - 90-ND81B3000T

Obrigado pela prometida review!!

Eu não fiquei decepcionado pois pretendo dar uma utilização semelhante à tua e algumas das falhas que apontas não me incomodam, por exemplo, quem está habituado à Asus sabe que o controlo do som é fn + f(qq coisa) :-D os botoes do touchpad tb não me incomodam pois prefiro, sempre que possivel, utilizar um rato sem fios.

De resto acho que é aquilo que procuro e não deve passar deste fim de semana :009:

Mais uma vez agradeço-te pela primeira review nacional deste portátil!!

Um abraço

5. Lurtz

Lurtz Power Member

Atenção que a minha bateria não tem esses 90-ND81B em lado nenhum.

Talvez seja uma versão mais recente.

6. Sim eu sei que não diz, mas diz U6SL761, o que segundo várias informações que tenho cruzado corresponde às versões 90-ND81B....

Por exemplo, aqui

h**p://cgi.ebay.com/6600mAh-Batterr-for-ASUS-A33-U6,90-ND81B3000T,-U6E_W0QQitemZ380098836289QQcmdZViewItemQQimsxZ20090122?IMSfp=TL090122173004r19262

é referido que esta bateria serve para o Asus N20 e várias versões do U6...
    Já agora, se não fosse pedir muito, podias comparar a imagem que lá está com a tua bateria?! Assim por alto...

Mas, de qualquer forma quando for investir na bateria de 9 células, não há nada como ir a uma casa que venda Asus e (com pessoas conhecidas) tratar do assunto.
    Pois para mim a duração desta é muito importante, passo longas horas sem poder carregar.

Mais uma vez agradeço toda a informação!

Um abraço

7. Koncaman

Koncaman Utilizador Saloio

esse problema que estas a ter com a reprodução de filmes em HD, pode ser das configurações do teu televisor, e não necessariamente do portatil.
    é o televisor que tem que esticar a imagem, adaptando-a ào tamanho da tela. o que ele esta a fazer, é trabalhar na resolução nativa do painel, usando apenas os pixeis centrais até à reoslução do portatil - isto é o que me parece, pelo que dizes.
    também podes configurar o portil para usar a resolução nativa da TV, e aí ja deves ter a questão resolvida.

isto é so o que me pareceu.. n digo que sja a solução.

8. Em primeiro lugar, obrigado e muitos parabéns pela review que, além de ser a primeira em Portugal do Asus N20, é bastante completa e, sobretudo, honesta e equilibrada, sublinhando bem os pontos fortes e fracos que encontraste até agora, sem a preocupação de exaltar as maravilhas do aparelho que acabaste de comprar, como às vezes acontece.

Também não fiquei desiludido com os pontos fracos. A utilização que tenciono dar ao portátil é muito idêntica à tua e os contras não me desencorajaram (alguns até podem ter fácil solução, como outros foristas já disseram).

De entre as hipótese actualmente existentes no mercado português, parece-me uma solução muito aceitável para quem, como eu, procura um aparelho com, simultaneamente, bastante performance (excepto para gráficos complexos, mas isso não me preocupa) e portabilidade.

Os 59 segundos de arranque podem ter a ver com o Norton que, se não me engano, vem de origem e que, pela experiência que tive dele, é muitíssimo pesado.

9. Julgo que faz sentido indicar neste tópico os links para outras reviews do Asus N20.
    Quanto a mim, o que tem mais interesse é este: http://forum.notebookreview.com/showthread.php?t=329666
    Também existe isto, mas a review do Lurtz é muito melhor e mais fiável (nem se compara): http://www.techradar.com/reviews/computing/laptops-portable-pcs/laptops/asus-n20a-491654/review
    Finalmente, há ainda isto: http://www.mobilecomputermag.co.uk/20080925937/hands-on-with-the-asus-n20-an-n10-netbook-teaser.html
    Quem souber de outras que diga.

10. Boa review.. acho que posso agradecer em nome de todos os portugas que procuram informações deste portatil pela net...

começo a estar mais inclinado para a compra de um desktop e um netbook, pois penso que o 12.1" será muito agressivo para a vista, para alguém como eu que passa horas e horas seguidas em frente ao bicho...

no entanto, esta review voltou a colocar-me dúvidas na cabeça!!! quando vir um a menos de 700€, roubo-o!!! :P

11. Outra alternativa é um 12" ou 13" ligado a um monitor externo quando se está em casa ou no escritório. Faz as vezes de um netbook (com vantagem em certos aspectos) quando se está em mobilidade e (dependendo dos modelos) pode sair mais barato do que a solução desktop+netbook. Claro que para jogos não será tão bom como um desktop, mas para outro tipo de utilizações penso que é uma hipótese a ponderar.

12. Essa solução não é má...

Acho que um desktop mediano mais um netbook de 10" ficariam pelo mesmo preço do que um notebook de 12.1".... ficaria melhor servido em termos de autonomia (tenciono usar apenas o word, por isso o netbook serve) e de desempenho. Não deixa de ter aspectos negativos, pois sou estudante deslocado(íssimo), e o desktop ficaria inactivo durante 3 meses por ano. Tb fico com o quarto com menos espaço =p...

enfim... ainda não me decidi! vou esperar um mês ou dois para ver a evolução dos preços. Penso que os core 2 duo Exxxx poderão baixar muito o preço nesse tempo, e os netbooks vão ter de baixar, pelo menos os desta geração, devido à concorrência gigantesca.

Se no mesmo período, os notebooks de 12 e 13 polegadas tb baixarem consideravelmente, continuarei na dúvida!!! :lol:

desculpem pelo offtopic...

13. Placa 3g?!

Depois de vasculhar todos os pontos deste portátil encontrei a seguinte porta: (no encaixe da bateria)

Depois de pesquisar no gestor de dispositivos não encontrei nenhuma referência a hardware deste tipo.

Lembro-me que a placa 3G era seleccionada para alguns territórios, mas sempre pensei que nos territórios onde não estaria disponível nem sequer teria esta entrada.

Será que o hardware existe mas está desactivado?! Haverá forma de o activar?!

Já inseri um cartão SIM, mas nada aconteceu...

14. BountyNunes

BountyNunes Power Member

Entra em contacto com a Asus, e pergunta o que podes ou eles podem fazer para isso ficar direito!

Força

Partilhar esta Página