[Review] ASUS S405CM - WX117H (S46CM com i3)

MrAwesomePT

Power Member
Boas malta,

Andei muito tempo aqui pelo forum à procura de um portátil para substituir o meu antigo Compaq CQ-60 e, umas semanas antes do Natal, lá chegou este menino a casa :)
Embora não seja uma máquina muito potente, acho que tem specs médios para as dimensões e preço dele. Para quem tiver dúvidas, deixo a minha review para tentar ajudar alguém ;)

Asus S405CM-WX117H Specs:
Ecrã: 14" Glossy 1366*768
CPU: Intel Core i3 - 3217U (1.8 GHz) + Intel HD4000
GPU: Nvidia GeForce GT635M (2GB GDDR3)
RAM: 4GB DDR3 1600 (uma slot livre e acessível)
ROM: 500GB Hdd 5400rpm + 24GB iSSD para cache
Bateria: 4 Células 2950mAh
Conectividade: Bluetooth 4.0, Wifi, Ethernet, 1xUSB 3.0, 2xUSB 2.0, Leitor de Cartões, HDMI, VGA, Leitor e gravador de DVD/CD
OS: Windows 8
Preço: 700€ (*****)

Este portátil está dentro da categoria de Ultrabook tendo memória ROM híbrida (HDD + iSSD) e tem 21mm de grossura e 2Kg de peso. No entanto conseguiram cá meter uma drive de DVD, que, embora não ache que lhe vá dar grande uso, é sempre bom de ter à mão e talvez venha a meter-lhe outro disco no lugar desta.
A construção é feita com alumínio e plástico, estando o alumínio na parte de trás do ecrã e na base no local onde se tem as mãos e teclado. Nos outros sítios é plástico.
O processador é de baixa tensão, fazendo com que o portátil gaste menos energia, por isso o carregador (de 45W) é pequeno e prático de transportar bem como o portátil.

Ficam aqui algumas fotos então para verem o bicho ;)

IMG_2025.jpg

Portátil com Bateria

IMG_2034.jpg

Portátil fechado e Carregador

IMG_2033.jpg

Comparação de Altura com uma Moeda de 20cent (mesmo altura)

IMG_2035.jpg

Portátil Sem Bateria

IMG_2045.jpg

Fundo do Portátil Sem Bateria

Prós:
Mais leve e transportável que o portátil que tinha antes de 15.6"
Boa gráfica dedicada para a gama do portátil
Alumínio para manter o portátil fresco em uso normal
Drive óptica (embora não lhe vá dar grande uso)

Contras:
Qualidade da construção. Eu sei que este não é um portátil de gama alta nem premium como os zenbooks, mas podiam ter um bocado mais de atenção... O touchpad não está bem centrado (embora sejam pormenores, a verdade é que não está) e na passagem de alumínio para plástico, o plástico é mais saído.
Grossura do rebordo do ecrã. Podia ser o portátil todo ligeiramente mais pequeno ou, meterem um ecrã um bocado maior, tipo 14.2" ou coisa assim, e já agora de resolução maior.
Colunas na parte de baixo do portátil. Conseguem dar som bem alto sem notar grande ruído, mas ficavam melhores voltadas para cima...
Bateria de 4 Celulas. Eu sei que o objectivo era manter o aparelho pequeno para ser ultrabook, mas mais valia meter uma materia interna no lugar da Drive. Consigo tirar cerca de 1h e 30m a puxar por ele, e 3/4h com tudo no mínimo só com Wifi ligado e a navegar na net sem nada pesado

Misto (nem sei se é bom nem se é mau...):
Entrada de ar para ventilação. Não há entrada de ar por baixo do pc, por isso posso deixar em cima de um sofá, cama, qualquer coisa, que não lhe estou a tapar a entrada de ar. A questão é "por onde é que o ar entra então?". Pois. Não tenho bem a certeza xD Mas quando puxo mais por ele, sinto um fresquinho na mão esquerda, e parece que sinto ar a passar pelas teclas, provavelmente a entrar para o PC.

Já puxei por ele graficamente e as temperaturas não passaram dos 82ºC de GPU e 78ºC de CPU. Acho no entanto acho que ele está limitado para não causar danos. Em condições normais está por volta dos 45ºC de CPU e 40ºC de GPU

Opinião Final

Estou muito satisfeito pela máquina que tenho. Sei que não é de topo nem nada disso, mas eu andava mesmo a procurar algo mais pequeno, e este consegue ser leve e ao mesmo tempo ter um desempenho aceitável e versátil em todas as condições. Acho que 700€ é capaz de ser um pouco a mais para o que é (600 ou 650€ acho que era mais aceitável), mas isto acontece em todos os portáteis de 14" e ultrabooks, por isso não tinha grande opção.
Quanto ao processador, bem que podiam dar a opção do i5 por mais uns trocos ou i5 a este preço e i3 mais barato... Mas estou satisfeito. Já o usei também para trabalhos que puxem por ele (Treinos de Redes Neuronais no Matlab) e também gostei do desempenho.

Acho que é uma boa máquina se bem que podia ter mais alguns detalhes.

Se tiverem mais dúvidas é só perguntar ;)
 
Última edição:
Eu tenho o S46CM e até agora estou a adorar. Mas também o meu pc (torradeira) anterior era um HP. Este nem tem comparação. Vamos lá ver se continua sem problemas.
E comprei-o por 800€ com processador i7 e 6gb de ram. Pelo preço que dei, acho que está um pc muito bom para os fins que eu queria.
 
Eu a versão com i7 só encontrei a 900€, e mesmo este já esticou o orçamento um bocado por isso, la tive de ir com o i3. Mas continuo satisfeito com ele. O meu antigo também era bom para torradeira sim. Por isso é que não quis mais HP/Compaq xD
 
Boas!
Tb ando de olho neste Asus. Mas na versão com o i7 e 6GB de RAM. Tenho uma dúvida relativa ao disco híbrido. Percebo pouco destas coisas como irão reparar pelo teor da minha dúvida eheh. Mas cá vai: tendo um disco rígido híbrido com discos magnéticos + SSD (como cache) é possível passar a usar o SSD como se de uma partição normal se tratasse (C: por ex.) instalando aí o sistema operativo e programas? Ou é algo que não temos controlo e no fundo o SSD só pode ser usado como cache?
Obrigado.
 
Desculpa a resposta ser tardia, mas não tenho andado muito por aqui.
É possível aceder ao SSD sim, bastando para isso formatar o disco.
No meu caso, tenho instalado o Windows no HDD normal, e no SSD tenho instalado o Ubuntu. Por estar a usar o Ubuntu nesse disco, não consigo aceder a este pelo Windows, mas caso estivesse com formatação normal podes ter acesso a ele como se fosse outro disco normal.
Instalar o Windows no SSD é que se torna complicado, porque 24GB é "pouco" espaço, mas depende do uso que lhe deres. No meu caso, que preciso de usar o Visual Studio para programar, o qual ocupa 8GB na mesma drive onde está o Windows instalado, fica "apertado" para as duas coisas, se não era essa a minha opção. Nos poucos dias que tive o Windows no SSD, notava bem que pelo menos no arranque o pc estava muito rapido

Cumprimentos
 
Back
Topo