Review - ColdZero 8800GTX WB [By Lord Paulus Cobris]

Boas a todos!

Como prometido aqui ficam as primeiras imagens da review deste bloco da ColdZero!

Sany0191.jpg


Ontem chegou-me pelo correio este mimo, veio devidamente protegido dentro de uma caixa cheia de tiras de papel.
O bloco em si vem protegido com um plastico de bolhas para não se riscar.

Colado vem um saco com os parafusos de fixação á gráfica.

Á parte vem dois conectores para montagem no circuito...

Sany0192.jpg


A primeira coisa que notei assim que peguei no bloco (mesmo embalado), foi o seu peso!!!
Meus amigos isto não é material de baixa qualidade mas sim um bloco totalmente em cobre!!! Destapei um pouco para se ver o que falo!!!...

Mas vamos lá ver isto em pormenor...

Sany0193.jpg


Retirando o bloco do plastico, ficamos com uma visão geral do mesmo! E que visão!!! O bloco é simplesmente dos mais bonitos que já me passou pela mão...
Com um acrilico de elevada espessura, mas completamente transparente... O
Próprio cobre foi todo polido e apresenta-se 100% brilhante sem marcas de corrosão...
De frisar que este bloco é pensado para cobrir todas as parte da gráfica de uma só vez... e com isto digo: GPU, NV I/O, Rams, Mosfets.

Sany0194.jpg


A aqui está a alma deste bloco!!! A zona central de dissipação do gpu!!
Vamos aqui a gravação no acrilico do logo da ColdZero, que se afirma com este primeiro produto oficialmente lançado para o mercado, como uma marca que quer ir para alêm da loja de venda de produtos de cooling, mas para um
construtor nacional de sucesso na área do cooling.
Vemos que o logo acompanha a área de dissipação do bloco...

Por baixo vemos então o processo de dissipação... Conhecendo já várias estruturas internas e como as mesmas reagem perante certas restricções, posso dizer que este padrão que foi implementado é bastante inteligente e permite usar tanto alto fluxo como baixo, sendo que a agua é obrigada a circular e a "bater" contra os pinos que estão com a grossura certa e posição correcta para criar um fluxo de média a baixa restrição... No entanto mais á frente na análise vamos então ver como é que realmente se porta em funcionamento...

Sany0195.jpg


Aqui vemos um plano dos canais de circulação que estão dispostos para passar por cima de todas as rams circundantes ao GPU.

Vemos que a largura + Profundidade são optimizadas para dar alem do baixo fluxo, no alto fluxo, oferecendo pouca restricção...
Vemos também os pormenores de criação dos mesmos canais, com pequenos circulos que são resultados do processo de maquinação.

Sany0196.jpg


Pormenor que eu gostei bastante... A gravação do nome e slogan directamente no cobre... Muito profissional e dá sempre aquele toque de qualidade ao produto.

Sany0198.jpg


Aqui fica um plano geral do circuito de circulação de agua! Vamos tambem que existem 2 tampões colocados de origem no acrilico! isso já vos mostro para que é que serve...

Sany0199.jpg


Ora bem!!!.... Virando o bloco ao contrário, vamos ver que a secção dos conectores tem uma dupla função... Permite a instalação dos conectores por cima ou por baixo do mesmo, ou mesmo um por cima e outro por baixo...
A ideia é inteligente e vem ajudar a quem tem o bloco em caixas de ATX e ATX invertido (Lian Li Vxxx users). Pelas roscas e pela construção do bloco permite levar desde 1/2 a 8/11, sendo que se torna mesmo no ultimate WB para estas maravilhosas placas gráficas.

SanySany0200.jpg


Outra prespectiva da zona dos conectores, onde se vê a elevada qualidade de construção e preparação destes blocos! Vemos o pormenor do acrilico e do vedante no interior!!! Sem dúvida excelente!

Sany0202.jpg


Aqui quero que vejam como eu vi, que a ColdZero não brincou na altura de construir estes blocos... e a grossura dos mesmos é a prova disso mesmo...
Vejam a grossura dos materiais usados e o investimento em material que está aqui feito.... Sem dúvida que o Sr. Patuga quis apenas o melhor para os seus
clientes!

Sany0203.jpg


Continuando a ver, podemos ver que esta secção foi das que deve ter dado mais trabalho, visto que implica em ambos os lados vedantes, acrilicos e parafusos... Mas tal como no resto do bloco o trabalho está exímio!
Nota positiva pela qualidade e quantidade de material ...
Não é como os novos blocos da alphacool que segundo eles conseguem performances elevadas... no entanto não é preciso ser um engenheiro para ver que 3 placas de tão pouca espessura, não reflectem a condução de calor necessária para uma placa deste gabarito... Para mim a Alphacool só tem, um objectivo com isto... Maximo lucro, minimo investimento... prejudicando no processo os seus proprios clientes...
Mas como se diz na minha terra... "Mal de uns .... sorte de outros!!" E felizmente que existem alternativas...

Sany0204.jpg


Vamos então dar uma vista de olhos na parte de baixo do bloco e ver o que é
que ele tem de interessante para nos mostrar...
Primeiro que tudo quero dizer que toda a superficie que vai estar em contacto
com os componentes se apresenta polida e pelo que eu vi está quase ao ponto de espelhar...
Vemos nesta imagem a zona de contacto com os mosfets da gráfica!
Trabalho elaborado com muito cuidado e precisão.

Sany0205.jpg


Vemos uma prespectiva da parte de baixo do bloco... mais uma vez 100% cobre.
Visão de assombro! :)

Sany0206.jpg


Vemos aqui então a visão geral da parte de baixo, vemos que existem vários níveis de elevação dentro do bloco, isto porque o GPU tem uma altura diferente, das rams, e as rams diferentes do NV I/O e por ai fora...
Este bloco não usa ram pads ou afins, é optimizado para contacto directo.
Como tal é OBRIGATÓRIO, o uso de pasta térmica, como se faz com os dissipadores para os cpus!
Para este tipo de trabalho é bom não correr riscos, como tal a pasta de eleição, é a Artic Silver - Ceramique, que deve ser colocada em todos os componentes que vão tocar no bloco...

Visto que não é fornecido com o bloco, não se esqueçam de pedir no acto da compra deste bloco um tubo de AS - Ceramique!

Sany0207.jpg


Vemos aqui a zona mais importante deste bloco, a zona de contacto do GPU.
Para quem não sabe a GTX tal como a GTS, vem com um GPU protegido com um dissipador termico, que é relativamente grande, para ainda complicar a situação, eles colocaram um "shim" metalico á volta do GPU, portanto os calculos, para a criação de um bloco de agua, que seja para integrar no PCB é sempre tarefa meticulosa.
Mas como podemos ver, aqui tudo foi medido e re-medido com altissima precisão.

Sany0208.jpg


Aqui fica a prespectiva de toda a base do bloco, onde vemos ás diversas partes de contacto do bloco e a qualidade de acabamento das mesmas!!!
Grande trabalho, para a estreia da ColdZero no mercado de Blocos!!!

Avançando para os testes de superficie e reflectividade vemos então que...

Sany0209.jpg


Colocando um conector pneumático em cima da base, vemos então a reflectividade da mesma...
Vemos que não é reflectora, pois não foi polida ao ponto de espelhar, mas isto também não foi por mero acaso... Alguns testes realizados verificaram que em
certas pastas + certas superficies as irregularidades (minimas), ajudam a acamar, melhor a pasta entre ambas as superficies maximizando a transferencia de calor.

A superficie apresenta-se plana e lisa... :)

SANY0210.JPG


Outro plano do mesmo conector, e como se pode ver temos aqui bloco!!!!

Portanto e depois de vermos a nível fisico este bloco, posso dizer que a ColdZero, tem aqui um excelente produto, que me impressionou pela qualidade
de construção e de material, e também pelo seu baixo preço em relação á
concorrencia internacional.
Será que no entanto este bloco presta quando estiver em funcionamento?

Isso vai ser verificado já hoje á noite, assim que me chegar um conector em "L" que me falta...

Tudo me indica que este bloco vai ser killer, mas vamos aguardar pelos primeiros resultados aqui...

Na segunda parte desta review, vamos então ver o processo de montagem do bloco na gráfica, o mesmo montado na maquina (imagens conjuntas com as do projecto dos peltiers), e por fim um comparativo entre o cooling a ar de origem da gráfica e este novo cooling a agua...

Portanto e para já é isto que eu acho deste bloco...

Sany0211.jpg


Cumprimentos e obrigado a todos

Lord Paulus Cobris
 
Lord Paulus Cobris disse:
Portanto e depois de vermos a nível fisico este bloco, posso dizer que a ColdZero, tem aqui um excelente produto, que me impressionou pela qualidade
de construção e de material, e também pelo seu baixo preço em relação á
concorrencia internacional.

Qual é o seu preço mesmo?

---

EDIT: Fui ver ao site da coldzero. -> 80€
 
Última edição:
Tal como prometido aqui fica a segunda e final parte desta review ao primeiro bloco de WC, concebido inhouse pela ColdZero.

Depois de termos visto e falado sobre o bloco, vamos ver então onde é que ele vai ser colocado...

E como tal temos aqui a nossa cobaia de serviço! :)

Sany0004.jpg


Aqui está ela com o seu bloco de origem :)

Sany0005.jpg


Aqui está outro plano da bicha!!! Imponente!

Sany0006.jpg


Para mim a escolha da BFG para a cobaia de serviço, foi tarefa simples, visto que esta marca é para mim das melhores marcas a nível de gráficas, portanto é só juntar o util ao agradável....

Antes de a retirar do pc, corri um dos testes que mais stressa as temperaturas das gráficas, que é o cubo da aplicação ATI TOOL! :)

Apesar de dizer que é para ATI, este software permite controlar na mesma a 8800GTX e criar processamentos intensivos na mesma...

Os testes foram realizados em modo idle, e depois usando o comando "scan for artifact", para promover o aquecimento... Deixamos então depois 10 minutos a placa aquecer e depois vemos as temperaturas que estão a ser lidas...

Aqui fica as temperaturas em IDLE para o dissipador a AR:

8800GTX_AR_IDLE.png


Vemos então aqui que temos de temperatura IDLE: 60 Cº !
Outch! um pouco quente, no entanto a placa permanece silenciosa no funcionamento...

No entanto onde se vê se o cooling a ar é bom é no teste seguinte!!!
E o que fiz foi elevar ao maximo o processamento gráfico e o aquecimento da mesma.... E ao fim de quase 10 minutos temos estas temperaturas de full Load....

8800GTX_AR_FULL.png


Outch!!! temos uns escaldantes 84 graus!, e a ventoinha já é audível a rodar, para arrefecer o intenso calor que fazia...

Vamos então retirar a menina já do pc e upa para a mesa....

Aqui está ela!!! :)

Sany0007.jpg


Linda!!!! A placa é linda! :) vamos então lá começar a desmanchar a "miuda"

Sany0008.jpg


Ora bem!!! aqui está ela deitada de costas!!! Primeira coisa que se começa a ver é que isto tem parafusos que nunca mais acaba...
E é verdade! são 11 parafusos por baixo e mais 2 na parte da exaustão do calor...

Ao fim de 13 parafusos fora temos então esta visão...

Sany0009.jpg


Vemos então a complexidade do bloco, com N pontos de contacto para o arrefecimento... E vemos também como é grande o dissipador de calor do GPU.
Vemos que foi usado material termico dos mais rascofs possíveis... Pads termicos que mais parecem esponjas, e uma pasta que ainda estou para saber o que afinal é isto...

Sany0010.jpg


Um plano aproximado mostra-nos como estava a placa!!!....
Vamos mas é dar uma boa limpeza nesta gráfica....

Para limpeza usei arctic clean, mas pode ser usado também alcool para remoção dos resíduos...

Sany0011.jpg


Aqui temos a placa já toda limpinha, realmente é uma bela visão!

Sany0012.jpg


Vemos aqui o coração desta placa o GPU G80 em toda a sua glória!!! O primeiro GPU, DX9 e DX10 :)

Sany0013.jpg


Temos aqui outro componente que teve que "saltar" cá para fora, o Chip NV I/O :)

Sany0016.jpg


Aqui vemos outra zona crucial, os mosfets e reguladores de voltagem! :)
Aqui estão os responsáveis pela alimentação correcta e certinha de voltagem para a gráfica! :) Todas estas quatro filas tem que ser arrefecidas! :)

Sany0018.jpg


Por fim aqui ficam as rams! :) Powered by... Samsung claro está! Memórias topo de gama para este bichinho!! :)

Agora que já está tudo apresentado vamos avançar com a montagem do bloco nesta gráfica...

Sany0022.jpg


Para a instalação desta gráfica usei Artic Silver - Ceramique, e foi colocada desta forma:

Apliquei uma camada com a espessura de uma folha A4 no gpu, e no NV I/O, nas memórias coloquei um pequeno monte de pasta ao centro, em todos os chips, por fim para os mosfets, barrei directamente no bloco 4 tiras de pasta, com a espessura de 1 folha A4.
Recomendo o uso desta pasta ou de outras pastas mais macias, visto que assim permite que a pasta se adapte melhor ao bloco com o aperto.
Importantíssimo é também o aspecto da condutividade das pastas, NÃO USAR PASTAS CONDUTORAS. Recomendo esta pasta, visto que tem provas dadas e não conduz electricidade.

A montagem deste bloco é deveras simples...

É fornecido com ele alguns parafusos sextavados, que vão servir para aparfusar o bloco á gráfica, no entanto os 4 parafusos á volta do GPU são os que o dissipador a ar usa, portanto atenção ao pormenor, usar 4 parafusos de origem para apertar á volta do GPU e depois os sextavados para tudo o resto...

Após a montagem o resultado final é este:

Sany0023.jpg


Aqui está o bloco já montado na gráfica!! :) Muito bonito!

Sany0024.jpg


Uma prespectiva da zona dos mosfets, onde vemos que o bloco encaixa na perfeição nas 4 filas :)

Sany0025.jpg


Outra prespectiva, onde vemos o NV I/O também a ser arrefecido pelo bloco :)

Sany0027.jpg


Temos então o pormenor da instalação dos conectores no bloco, foi escolhido a parte debaixo devido á posição invertida da minha caixa, que permite que o bloco fiquei para cima :)
 
E pronto vamos então passar para a montagem do mesmo na caixa... :)

De frisar que esta caixa é a mesma que tem um projecto a decorrer actualmente, e que tem 2 circuitos um apoiado por peltiers para arrefecer a frio o processador (QUAD-CORE), e um circuito secundário que arrefece um bloco dos Peltiers, o bloco do Chipset e também agora o bloco da gráfica.
Este circuito é apoiado por um radiador de 240mm em aluminio e um radiador de 120mm de cobre :)

Sany0048.jpg


Ora aqui temos finalmente o bloco já montado na maquina e já com toda a montagem feita:

Sany0049.jpg


Temos aqui uma vista geral dos circuitos e componentes montados, vemos aqui os 2 circuitos de agua, e como está tudo montado. Instalei para controle , também um fluxometro que alem de permitir um controlo do fluxo tem també um um filtro para ir filtrando o liquido. :)
Muito útil e pratico.

Tendo em conta que algumas imagens vão ser integradas no projecto do cooling, que está a ser feito em parceria com o Patuga, não serão aqui apresentadas, sendo apenas focado a parte relativa ao bloco...

Sany0050.jpg


Vemos aqui o bloco em todo o seu explendor, já colocado e a funcionar, já com liquido no seu circuito. Optei (devido ao projecto em questão) por usar baixo fluxo, usando também conectores pneumáticos para o efeito.
A bomba foi uma Station 600 com reservatório incluido que faz 600L por hora.

Não é das mais rápidas a circular, mas faz bem o seu trabalho tendo em conta que faz a circulação em vários pontos :).

Sany0051.jpg


Vemos aqui o pormenor da gravação na zona de arrefecimento dos mosfets :)

Sany0052.jpg


Pormenor dos conectores, e a posição dos mesmos, que neste caso ficaram por baixo, dando um aspecto elegante á placa gráfica.

Sany0055.jpg


Aqui fica uma imagem do fluxómetro, para os mais curiosos...

Sany0056.jpg


Por fim aqui fica uma imagem do topo da caixa onde vemos os 2 radiadores, que vão ajudar á dissipação do calor gerado pelos blocos que compõem este sistema...

Agora que já vimos o sistema montado e pronto para acção, vamos então para os testes! :)

Para os testes usei as minhas ventoinhas S-Flex 1600rpms da Scythe.
Para quem não sabe ou as conhece, informo que são as melhores ventoinhas do mercado, tendo um motor fora de série e um silencio extraordinário.
Não são as ventoinhas com mais fluxo, mas são as que melhor qualidade oferecem, tendo 150.000 horas continuas sem problemas e ruidos.

As mesmas foram controladas para as 1200 rpms.

O processo foi o mesmo que utilizei para o teste no dissipador a ar
Usei a aplicação ATI TOOL para medir o valor em idle e depois procedi ao aquecimento para obter o valor máximo. O sistema manteve-se no maximo por um periodo minimo de 10 minutos para estabilizar a temperatura...

Portanto e sem mais demoras aqui estão os resultados...

Primeiro com a gráfica em idle:

8800GTX_WC_IDLE.png


Uma primeira análise aos valores, indica-nos que temos 44 graus de idle!!
Nada mau e é uma redução de 16 graus face ao valor que estavamos a obter em IDLE quando estavamos a ar.

Nesta situação tanto a ar como a agua estão igualmente silenciosas.

No entanto não é para andar com a placa em Idle que se coloca um bloco de agua numa placa topo de gama! :)
E vamos então ver como se portam as temperaturas em full LOAD...

Aqui temos então os resultados em full load....

8800GTX_WC_FULL.png


É verdade!!! Estão a ver bem! 50 Graus!!! Ou seja aumentou 6 graus face ao idle, mas no entanto reduziu 34 graus!!!! face ao dissipador a AR, e isto mantendo o silencio!!! :)

Fiquei agradávelmente surpreeendido pela boa performance que este bloco obteu.

No entanto e já que temos boas temperaturas, vamos ver do que esta gráfica é capaz...

Usando as funções de OC do software subi ambas as frequencias (GPU e RAMS), e meti a placa no máximo OC que consegui sem lhe mexer nas voltagens.

Resolvi então testar na mesma em full load a ver como ser comporta este bloco sobre elevada tensão térmica...

Aqui ficam os resultados:

8800GTX_WC_OC_FULL.png


Incrivel! :) consegui 655mhz para o Core e 2030mhz para as Rams, e isto com 52 Graus! apenas mais 2 graus que as temperaturas em default!!!

Avançando para a conclusão....

Para terminar esta já longa análise a este bloco, posso dizer que foi com uma agradável surpresa quando recebi a informação á alguns meses atrás que a ColdZero estava a preparar o seu primeiro bloco para comercialização. Na altura achei que seria um feito, conseguir mandar cá para fora o primeiro produto nacional que iria competir com as grandes empresas do sector.
No entanto passados alguns meses eis que o que estava no papel passou para a realidade! :)
E o que mais me agradou foi que o fez se por isso envergonhar o seu criador!
Este bloco apresentou uma estupenda performance, e alem disso está optimizado para utilização em circuitos de alto fluxo. Alias tenho a ligeira impressão que se o meu sistema fosse de alto fluxo teria ainda melhor performance e menores temperaturas.

Em relação á embalagem, os meus 2 samples, não tinham qualquer caixa expecífica, ou manual para a montagem, no entanto sei que a ColdZero está a preparar umas caixas para embalar de forma profissional os seus blocos.
O manual está também em elaboração e será disponibilizado em formato digital (PDF) e em formato impresso.

A qualidade de construção do mesmo é fabulosa e apresenta-se como um produto que não é mais aquele produto amador, mas sim um produto que pode
ser vendido em qualquer parte do mundo, como um produto de produção sequencial.
Tem possibilidade de colocação de conectores no topo e por baixo, e é compativel com todos os tamanhos de conectores.

Com um preço anunciado de 80 euros por unidade, este bloco afirma-se como
o bloco de agua para a 8800GTX mais barato do mercado, sendo mais barato que outras marcas de maiores dimensões como DangerDen, EK, Alphacool, etc...

É razão para dizer que efectivamente ... "O que é nacional é BOM!"

Portanto o que eu acho sobre este bloco?...

A resposta é muito simples... Quem tenha um sistema a agua e uma 8800GTX, e queira meter a mesma no silencio e aumentar ainda mais os seus clocks, deve adquirir um destes blocos sem hesitações!!

Vale todos os tostões que custa!

Aqui fica a sua avaliação:

A Favor:

- Alta qualidade de Construção
- Material utilizado (cobre e Acrilicos de alta resistência)
- Circuito optimizado para ambos os sistemas (alto e baixo Fluxo)
- Bloco completo que dissipa todas as zonas da placa
- Produto Nacional (Primeiro bloco comercialmente acessível)
- Bom Preço (abaixo de todos os concorrentes)

Contra:

- Não tem ainda caixa "retail"
- Não tem ainda manual de Instruções (se é que é preciso um...)
- Pouca Divulgação (Só a ColdZero é que ainda o vende)
- Não traz de origem um tubo de pasta térmica


Para rematar, quero agradecer desde já á ColdZero pelo envio de vários samples para teste, e também agradecer ao Patuga pelos exclarecimentos que
me deu, quando eu lhe coloquei algumas questões sobre o bloco.

Espero que tenham gostado desta review e informo que este produto sai da mesa de testes do InforTech United, com a nota:

NOTA FINAL: 19 em 20

E vai receber o prémio de EXTREMAMENTE RECOMENDADO pelo InforTech United.

recomendado_5.jpg


Copyright – 2007 InforTech United
Todos os Direitos Reservados
:: Proibida a cópia, sem autorização ou referência da sua origem ::


Rev. #1.0
 
Boa review! Esse bloco de facto parece excelente :)
A diferença da temp de idle para full com o bloco está brutel! :D
Coldzero em grande :D

Abraço
 
Boas!!!

Obrigado pelo vosso feedback...

Infelizmente a Review foi movida para um dos cantos mais escondidos do forum...

Ela originalmente estava na parte das novidades de hardware...

Mas a gestão deste forum acho que seria melhor a colocar aqui...
Infelizmente não posso fazer nada quanto a isso, mas penso que assim só os utilizadores deste forum é que perdem, pois não tem conhecimento do produto...

Cumprimentos

LPC
 
Back
Topo