1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Review - Compal HGL30

Discussão em 'Novidades Portáteis' iniciada por Anamuh, 26 de Dezembro de 2006. (Respostas: 31; Visualizações: 3174)

1. Anamuh

Anamuh Power Member

Composição:
    Processador – Core 2 Duo T7200
    Memória – 2Gb Corsair 677mhz
    P. Gráfica – Nvidia Go 7600 256 Mb (underclocked segundo dizem, não testado)
    Disco – 100Gb Sata 7200 rpm
    Wireless + Bluetooth
    DVDRW Supermulti
    Windows XP Professional
    Bateria extra 9 Células
    Oferta Mala e rato (Mais sobre isto mais tarde)
    Preço 1585€ (já com iva e transporte do Porto para Lisboa)

Vou ter que contar a história da aquisição deste portátil pois é no mínimo, hilariante. Para quem não esteja interessado numa novela Mexicana com contornos de filme Indiano, pode saltar directamente para o ponto 2.

1 – Telenovela - Encomendei este bicho na segunda-feira dia 11 de Dezembro na websevinfor.
    Paguei adiantado por transferência bancária (como é normal nos casos em que não se levanta na loja) e acordou-se que a ***** (na pessoa do sr. Luis Oliveira) iria tentar tudo para me entregar o portátil na sexta-feira dia 15. Caso isso não fosse possível, havia a garantia que a entrega seria feita no sábado de manhã.
    Na quinta-feira dia 14 telefonei para a ***** para saber se sempre iria ter o portátil na sexta-feira e foi-me informado que a máquina ainda não estava lá e por isso só no sábado como já tinhamos falado.
    No sábado não recebi nada.
    Telefonei para lá e o sr. Luis Oliveira informou-me que nas encomendas que recebeu do fornecedor da *****, faltavam dois pacotes, um deles o que continha o meu computador e por isso só me podia adiantar o que se tinha passado na segunda-feira seguinte, visto os escritórios da Intel e da DHL estarem fechados ao fim de semana.
    Segunda-feira não recebi qualquer telefonema.
    Na terça-feira telefonei eu para a ***** e foi-me informado que tinha havido um problema nas entregas, mas o meu computador estava a 20 minutos de chegar á loja e portanto podia contar com a entrega para o dia seguinte, quarta-feira dia 20 de dezembro, em minha casa por EMS12 o que significa que seria entregue até ás 12 horas.
    Quarta-feira não saí de casa á espera da entrega. Esperei até ás 13 horas e nada. Coloque-me a mim mesmo a hipótese de ter havido um engano e a encomenda ter sido despachada em EMS18 o que significaria que entrega seria feita até ás 18 horas. Decidi esperar até ás 19h, para controlar qualquer atraso, e depois telefonaria para a ***** a pedir explicações.
    Ás 19h em ponto estava eu a ligar para lá, pois nada tinha chegado. O sr. Luis Oliveira explicou-me que tinha havido um problema e que a transportadora tinha entornado vinho (no natal entregam-se muitas garrafas de vinho como presentes entre empresas) nas caixas dos computadores e portanto a ***** estava a testar as máquinas todas antes das enviar para que tudo estivesse bem. Foi-me dito que no dia seguinte poderia levantar a encomenda no balcão da Renex a partir das 7h da manhã e que já tudo estava em ordem. Fui lá levantar o portátil e qual não é o meu espanto quando ao abrir a caixa da máquina não vinha lá o cd do sistema operativo. Vltei a telefonar para a ***** e sr. Luis Oliveira já nem queria acreditar no que estava a acontecer. Aparentemente foi um erro da técnica que enpacotou a encomenda que não percebeu que o cd era para enviar, pensando que tinha sido só para testar a máquina por causa do acidente com o vinho. Recebi hoje de manhã, sexta-feira dia 22 de Dezembro a encomenda que devia ter chegado a 16.
    Quero no entanto realçar a honestidade e disposição do sr. Luis Oliveira que desde o início se prontificou a enviar-me um portátil de substituição para eu usar até tudo estar resolvido ou mesmo para a devolução imediata do dinheiro que eu já tinha pago, gesto que eu considero digno de registo. No fim por todos os problemas, teve a gentileza de me oferecer uma mala muito melhor que a prevista inicialmente, como gesto de desculpa pelo sucedido.

2 – Review - Quando comecei a abrir o pacote com a encomenda tive uma agradável surpresa, o HGL30 que me tinham enviado não tinha aquela côr verde azulada ou azul esverdeada que eu já tinha visto em muitas reviews e da qual todos se queixavam. O meu é cinzento escuro antracite com os plásticos interiores em cinzento mais claro. O design não é de espantar, mas eu também não comprei o computador para enfeitar. Mesmo assim não é tão feio como o que tenho visto por aí como o HEL80 ou os Clevos.
    Para quem ainda não sabe vou fazer uma breve descrição das entradas do computador. Lado direito: Entradas para microfone e altifalantes, duas portas usb, drive de dvd e saida para ligar a um monitor.
    Atrás: Saida para ligar a video ou televisão, bateria (ao comprido) ligação de modem e ventilador.
    Lado esquerdo: Lock, ventilador, porta usb, porta de rede e duas portas pcmcia (uma das novas outra das antigas).
    Frente: Leitor de cartões e botão de ligar/desligar conexões wireless e bluetooth.
    O ecrâ tem uma imagem excelente e por cima deste tem a câmara e um microfone incorporado.

Quanto teclado, como todos já sabem tem um ligeiro abaixamento, mas nada que seja desconfortavel. Embora todos falem mais relativamente á dos cursores, eu acho que o meu tem um maior abaixamento do lado esquerdo. (junto ás teclas a,s,d,w, etc...)

Tem efectivamente a tecla fn por fora do crtl, mas o meu compaq antigo tb já tinham, por isso já estava habituado.

Tal como já descrito a ventoinha tem ciclos de on/off, mas não se notam a não ser em completo silencio. Mesmo o disco a 7200 rpm é completamente silencioso.

Relativamente a aquecimentos, existe um ligeiro “amornar” da zona do pulso esquerdo e da zona debaixo do computador imediatamente por baixo do touchpad.

3 – Stats –
    Aquamark 03 – 52103 (GFX-7209 e CPU-9399)
    3Dmark2001 – 14547
    3Dmark2005 – 3099
    3DMark2006 - 1875
    Battery Eater05 – 6 Células-2:03:51 9 Células-3:17:23
    SuperPi 1M – 49s

p.s - As fotos ficam para um post mais tarde.

2. malcriado

malcriado Power Member

és grande mas falta as fotos :x

3. Raschmaninov

Raschmaninov Power Member

Esse super PI está mt mt lento... os core 2 duo que eu vejo é tudo abaixo dos 30s.. esse faz 49 :o

Nao tinhas programa nenhum a correr por tras quando fizeste o teste?? tinhas isso a funcionar ao maximo (aquela opção na bios que te faz poupar bateria)?

é que eu estava a ponderar esse portatil, mas esses resultados ficam um pouco aquem dos que eu pensava..

cumps

4. zzz

zzz Power Member

Pois tb acho que esse superPi tem algum problema
    o meu T5600 faz
    SuperPi (1MB): 34,264 s
    3Dmark06 - 2191 (go7600)

Isto é com as drivers 91.31 originais da Zepto

Última edição: 26 de Dezembro de 2006
  5. balute

balute Power Member

T5600 a 1968mhz? Veio com overclock de fábrica? :P

Btw, não te esqueças que os clocks da gráfica do HGL30 são 350/350, enquanto a tua é 450/350. Isso explica a diferença de resultado, mas não significa que ele não consiga atingir esse resultado com overclock.

6. slowdive

slowdive Power Member

Realmente esses resultados do superpi são "miseráveis". Algo não está bem...

7. Raschmaninov

pois mas segundo sei o super pi rola à volta da ram e do processador... os clocks do hgl sao underlock na grafica...o que vai influenciar apenas o desempenho grafico/3d mark...

eu ponderava este em opçao ao asus a8js... mas pelos vistos vou mesmo ter que gastar mais uns trocos e esperar mais uns tempinhos..

de ***** forma quero agradecer desde ja ao Anamuh pela review.. agora as fotozinhas eram bem-vindas ;)

cumps

8. Anamuh

Anamuh Power Member

OK! Pessoal, peço desculpa mas ainda sou um pouco nabo a utilizar as bench tools.
    De facto havia alguns programas a correr em background e (estupidez das estupidezes) fiz o teste a funcionar com a bateria (daaaahhh). Olvidei-me foi o que foi.

Aqui ficam os testes realizados com a EDP a fornecer energia:

SuperPi 1M - 25s (iá, quase metade)
    Aquamark - 52729 (GFX - 6966 ; CPU - 10838) estranho, o CPU aumentou mas a gráfica baixou! Ideias? Hipóteses?
    3DMark2001 - 18825
    3DMark2005 - 3122

E também algumas fotos:

O ecrâ, como podem ver, mesmo com o flash da máquina tem uma boa imagem.

E por fim a agradável surpresa de ter um computador sem aquelas cores manhosas que eu via por aí.

9. Raschmaninov

ahhhhhhhhhhhh

assim já me parece muiiito melhor... assim ja me agrada bem mais :)

só tiveste menos pontuação no aquamark (nc usei..) pk no 3dmark 2001 tiveste muito mais... tiveste tt como a minha 6600gt faz de origem.. já a diferença no 3dmark 2005 nao a axei tao significativa...

bem mas assim ja me parece melhor :)

agr tenho mesmo é que o ir ver ao vivo... espero que a poweron o tenha em exposiçao :)

tirando isso continuo com duas reticencias:

- como será a assistencia
    - Nao tem entrada dvi... Queria ligar isso ao meu lcd por entrada hdmi nao sei se com a entrada vga nao perderá demasiada qualidade...

se pudesses dizer era excelente :)
    cumps

10. Anamuh

Anamuh Power Member

O meu LCD é um pouco velhinho. Tem menos qualidade que o do portátil, por isso será difícil ter uma opinião certa.

Quanto á assistência, já li por aqui tantas opiniões negativas acerca das marcas de topo, que acho que neste momento não sei se fará muita diferença.

Mas, mesmo assim, penso que compensa a diferença de preço, e o facto de poderes escolher o que lá metes dentro.

11. zzz

zzz Power Member

VGA ou DVI vai dar ao mesmo
    É preciso é saber se o LCD suporta correctamente a resolução, tirando isso dá tudo bem

12. Raschmaninov

sendo assim fixe ;)

o meu lcd suporta de certeza a resolução tipo é um samsung daqueles hd ready :)

menos uma coisa com que me preocupar :)

13. Raschmaninov

Ps ja agora nao te importas de me dizer kts cms é que o portatil tem de espessura?

ou as medidas tds se n for pedir d+ :D

cumps

14. Anamuh

Anamuh Power Member

Comprimento - 34cm
    Largura - 26cm com bat 6 células e 27,5 com bat 9 células
    Espessura - 4 cm com pés e 3,5 sem contar com os pés (não que eles possam ser tirados, só para efeitos de o ter na mão).

Já agora, offtopic, alguém me ensina a colocar na assinatura essas cenas de hattrick player, google user, etc...?

15. Raschmaninov

se ja tivers a imagem feita vais editar o perfil e poes o seguinte codigo

Código:
    [img]aqui poes o link da imagem.jpg[/img]
    cumps e obrigado ;)

16. sLiNk

sLiNk Power Member

DVI tem melhor qualidade de imagem.

17. Anamuh

Anamuh Power Member

Mas onde é que se arranjam essas imagens?
    É que eu já vi montes de gente com as imagens iguais, mas não sei onde ir buscar.

Mas obrigado na mesma!

18. sLiNk

sLiNk Power Member

19. Raschmaninov

ja agr podias postar mais umas fotos?

tem webcam?

Partilhar esta Página