1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Review Dell Inspiron 9400\E1705

Discussão em 'Novidades Portáteis' iniciada por GLH-Ronin, 15 de Janeiro de 2007. (Respostas: 11; Visualizações: 1749)

1. Boas

Sei que não é normal a compra desta marca de portáteis (pelo menos por clientes residenciais) nem a discussão dos mesmos no fórum, e por isso mesmo e para manter a variedade neste fórum decidi postar uma review do meu recentemente adquirido portátil apesar do mesmo nem ser vendido em Portugal. Se acharam que fiz mal em postar, peço desde já a minhas desculpas.

Algum tempo atrás decidi adquirir um novo portátil, após pesquisar tanto aqui por opiniões e reviews e de pesquisar pela net pelas varias marcas deparei-me com a Dell, e como tinha um amigo que tinha família na Alemanha e até lá ia passar o natal decidir fazer a encomenda.

O biTcho é um Dell Inspiron 9400 ( ou Dell inspiron E1705 dependendo do país)

Índice:

1)Encomenda e compra:

2)Características:
    a)Componentes
    b)PORTAS I/O
    c)Dimensões

3)Exterior:
    a)Ecrã
    b)Som
    c)Chassis

4)Performance Geral:
    a)Testes
    b)Aquecimento

5)Autonomia

6)Software incluído

7)Acessórios

8)Conclusões finais

1)Encomenda e compra:

O portátil foi encomendado no site da Dell alemã dia 16 de Dezembro sensivelmente pelo valor de 1690 euros, a encomenda foi efectuada criando um cartão virtual na MBNet. A entrega foi impecável, foi feita a dia 20 de Dezembro, o meu colega por essa altura verificou se tudo estava de acordo com as especificações por mim pedidas, após verificar tudo foi só mete-lo na mala e regressar a dia 3 de Janeiro.

2)Características:

2.a)Componentes:
    - Intel Core 2 Duo Processor T7200 (2GHz, 4MB L2 Cache, 667MHz FSB)
    - RAM - 2Gb a 667Mhz
    - Disco – 200Gb a 4200rpm SATA da Toshiba
    - Gráfica – 256MB NVIDIA GeForce Go7900 GS
    - 17 inch UltraSharp Wide Screen UXGA with TrueLife (1920 x 1200)
    - Drive Óptica – Combo Drive: 24x/10x/24x CD-RW and DVD+RW: 8x DVD+/-RW2
    - IntelPro Wireless 802.11abg (antena dual-hexa band) + Bluetoth
    - Bateria de 9 cells (80 WHr)

2.b)PORTAS I/O:
    - IEEE 1394 integrated port
    - 6-USB 2.0
    - 5-in-1 integrated memory card reader
    - Video: 15-pin monitor connector
    - Digital Video Interface (DVI)
    - S-Video: 7-pin mini-DIN connector
    - Audio jacks

2.c)Dimensões:
    peso from 3.59 kg
    largura: 394 mm
    comprimento: 288 mm
    altura: 41.5 mm

3)Exterior:

3.a)Ecrã:
    Ao vê-lo fiquei mais que satisfeito, grande qualidade especialmente satisfeito mesmo com a qualidade de imagem, eu já tive o famoso LW65 p4xp que tinha um ecrã muito bom, este tem a mesma qualidade mas é simplesmente MAIOR, estou mesmo

surpreendido tanto pela resolução (1920 x 1200). Como pela clareza de imagem.

ABERTO

3.b)Som:
    A qualidade do som é mais que suficiente para ouvir musica e a ocasional joga, tem 2 colunas na frente e um subwoffer em baixo pequeno mas desempenha a função que lhe é destinada, o som é alto mas muito alto mesmo (em comparação a outros

portateis que já ouvi claro) e apesar de o colocar no máximo não oiço ruídos fora de normal, o som continua cristalino.

Colunas frente

SUBWOFFER

3.c)Chassis:
    Bem assente nada abana (também era melhor), aspecto e toque rígidos, nota-se perfeitamenteque foram usados bons materiais na sua construção, eu coloco-o ao nivel de construção da ASUS/LG. Possui 2 ventoinhas, uma que refrigera o CPU e a

grafioca e a outra que refrigera só e apenas a gráfica. Teclado alemão sem o bloco numérico (infelizmente) para o qual preparo a troca de algumas teclas, todo o teclado é completamente rigido, as teclas nao afundam quando pressionadas

com alguma força.(algo que ja vi acontecer em outros portateis)

SEMI-ABERTO

TECLADO

na frente:
    Power
    MediaDirect
    Multimedia ( volume Up, volume down, mute, forward, backward, play/pause, stop)
    2 colunas

FOTO FRENTE

Direita:
    Saida da 1ª das 2 ventoinhas
    5-in-1 Card reader
    Microphone
    Audio out\in
    Firewire
    Slot ExpressCard

FOTO DIREITA

Esquerda:
    Saída da 2ª das 2 ventoinhas
    Leitor 24x/10x/24x CD-RW and DVD+RW: 8x DVD+/-RW2
    Duas USB 2.0
    Lock Kensington

FOTO ESQUERDA

Trás:
    saídas de ar
    S-Video out
    Modem
    Ethernet
    Quatro USB 2.0
    VGA out
    DVI out
    AC in

FOTO TRAS

4)Performance Geral:

GRANDE biTcho, (sim bitcho com T, e grande mesmo), o processador tem todos e mais alguns recursos para correr tanto uma aplicação exigente como varias em simultâneo e os 2gb de ram a 667mhz fazem este Core 2 Duo mesmo brilhar, já na joga

a 7900Gs é mais que suficiente para me correr o que bem me apeteça.

4.a)Testes

PCmark05

HDTech

3dmark03

3dmark05

3dmark06

4.b)Aquecimento:

Um bom ponto onde este portatil demonstra a a sua qualidade, 2 ventoinhas, 1 (da esquerda) refrigera CPU e GPU, 2 (da direita) que refrigera o GPU, posso controla-las em modo automatico, OU manual, (off , mid(2500 rpm), high(4000

rpm))... o que gera um arrefecimento bem controlado dos componentes.

Sem a base de arrefecimento:
    Idle CPU 25 GPU 35 (medidas tomadas após 45 mins de utilização neste modo)
    Load CPU 45 GPU 54 (medidas tomadas após 45 mins de utilização a jogar Oblivion) (com ambas as ventoinhas em medio)

Com a base de arrefecimento (vou comprar e depois coloco):
    Idle CPU ??? GPU ??? (medidas tomadas após 45 mins de utilização neste modo)
    Load CPU ??? GPU ??? (medidas tomadas após 45 mins de utilização neste modo)

Ruído em geral é mesmo inexistente quando trabalho nele (modo off ou mid dependendo), porem um jogo (modo high) já faz com o portátil se oiça a trabalhar mas é algo baixo o suficiente de forma a passar-se despercebido.

5)Autonomia:

Desde já posso referir que a bateria normal é de 6 cells e dá 53 WHr, porem por apenas mais 23,20 euros decidi adquirir a bateria mais Heavy Duty que tem 9 cells e dá 80 WHr, comprei-a por dar uso a este portátil na faculdade e dá sempre

jeito a autonomia extra.

Já os tempos utilizando o portátil sempre com a luminosidade do ecrã no máximo são:
    A utilizar aplicações normalmente (word, excel, net) tiro umas 4 horas.
    A ver um filme em DVD a bateria dura sensivelmente 3 horas.
    A jogar a bateria dura sensivelmente 2 horas.

6)Software incluído:
    Original Windows® XP Media Center Edition 2005
    Keine Audio-Software
    Resource CD - de diagnostico e drivers
    Adobe Reader 7.0.8
    Microsoft® Works 8.5
    Network Assist 1.2
    ...
    ...
    ...
    ...
    ... bem..... foi format c:\ ....... e instalei o Windows XP PRO SP2 (por enquanto)...

7)Acessórios:
    Bateria de 9 cells
    Adaptador AC
    Manuais
    Impressora Dell Color Ink Jet Printer 725 (Oferta DELL)

8)Conclusões finais:

Um grande portátil a um pequeno preço considerando o que nos é proporcionado, é como se diz na feira "é 1650 euros a cigana hoje tá maluuuuuca". Se houver possibilidade e vontade de o adquiri, eu, recomendo. A Bottom line é simples,

estou muito feliz é um portátil que me vai servir perfeitamente tanto como desktop replacement, como um portátil de trabalho, bem como para a eventual e necessária joga. sintetizando em prós e contras IMHO temos:

Prós:
    Bom desempenho.
    Aprazível ao olhar.
    Boa autonomia.
    Grande ecrã com alta definição.

Contras:
    Não foi de borla, nem dado por ninguém =P.
    Teclado Alemão sem Numpad.
    Documentação em alemão.
    A garantia vai ter que ser "exportada" para Portugal (o que interessa é que a tenho).
    Portátil cheio de bloatware (foi só format e ficou novo =D)

Espero que toda a review esteja +/-, se houver algum erro ou faltar algo sintam-se a vontade de pedir, seja algum bench ou algo que me esqueci ou simplesmente fazer uma questão =).

GLH-Ronin

2. Goncalo Silva

Goncalo Silva Power Member

Excelente review! Parabens! É pena é estar na secção errada... Isto é mais uma Análise :p

Curti o portátil. Estava à espera do G1 mas ouvi dizer que vai custar entre 1700 e 1900€ e por 1765€ (é quanto custa configurado em Espanha), compro uma máquina muito, mas muito, superior. É pena ser mais pesada, mas enfim ;)

Explica lá melhor como funciona isso da garantia... se tiveres algum problema, quem te dá suporte? Como tens de proceder?

E já agora, como vais "mudar as teclas"?

Abraço

Última edição: 15 de Janeiro de 2007
  3. Funciona mundialmente, desde que eu tenha aquele numero que tapei na parte de baixo do portatil a vermelho, posso usar a garantia em qualquer pais coberto pela dell, assim que tiver problema ligo para um numero (que varia com o pais) que esta num livro que vinha com o portatil, e ai eles dão todo o apoio necessario.

Já vi o G1 tem muito bom aspecto, se nao tivesse arranjado este teria esperado pelo G1 sem duvida... so nao gosto do "tunning" que lhe meteram com as luzes.

Quanto ao peso o inspiron 9400 é mesmo muito leve para 17 polgadas( 3.59 kg com portatil bateria e adaptador AC), eu tinha um LW65 ([SIZE=-1]2,8 KG com bateria e sem adaptador AC[/SIZE]) e este parece-me tao leve quanto o LW65.

Cumprimentos.

Última edição: 15 de Janeiro de 2007
  4. Goncalo Silva

E como vais proceder em relação ao teclado?

Estou a considerar comprar um em Espanha. É que o G1 vem por +- 1700€ com o T7200. Com o T7400 nunca custará menos de 1850€, que é um absurdo.

:) Mais uma vez, parabens pela compra.

PS. Quando está em standby lê cds? (tipo aparelhagem, como a maioria dos Asus faz)

5. psychoLEMONADE

psychoLEMONADE Power Member

Acho que fizeste uma compra ultra-espectacular!! DELL é das minhas marcas favoritas embora cá em PT ñ'haja nada disso pa utilizador doméstico! =´(

Esse portátil é dos mais famosos lá fora! ...e é extraordinariamente versátil! É também dos portáteis com mais MODs disponíveis pela NET fora, sendo talvez o mais famoso ESTE

6. O teclado tenciono OU arranjar teclas PT e meter ou falar mesmo na dell e mandar vir um teclado USA ou algo assim..

Oh yeah o mod da GSX... ja tenho a BIOS e a documentação....é so ganhar coragem e ainda sou capaz de fazer este mod este mes tenciono mete-la a core 600mhz\ mem 800mhz.....

7. Goncalo Silva

Como tencionas arranjar teclas em PT? :)

Alguem sabe alguma maneira de encomendar uma máquina dessas sem conhecer ninguem no estrangeiro? Sei lá, falando com a DELL Portugal ou assim.

Outra coisa... tenho um amigo que tem uma empresa. Ele consegue encomendar essa máquina? (Só por ser empresa). É que ela nem aparece no site PT da DELL...

Sugestões?

Cumps

8. Warllach

Warllach Power Member

quando alguem sair do pais k avize !! :-D basta atravessar a fronteira i ja se encontram makinas com uma relação preço mt mlhor k em portugal...
    Gonsalo estas a pensar em k maquina??

Última edição: 16 de Janeiro de 2007
  9. Goncalo Silva

Eu estou inclinado para o Asus G1, mas se ele custar muito mais que 1700€ devo optar pela mesma máquina que foi descrita acima mas com um disco de 160Gb (5400RPM).

Queria era arranjar um estratagema de a receber em PT sem ter conhecidos em Espanha... (que não tenho), usando uma empresa qualquer ou outra coisa qualquer (tipo a DELL Espanhola enviar para a DELL Portuguesa e a DELL Portuguesa reenviar para a empresa de um amigo meu). Mas não sei até que ponto isto é possível... precisava de ajuda de alguem que soubesse como se pode fazer (alternativamente), já que nem a DELL consigo contactar, já que o número que eles têm no site está desactalizado...

Cumps :)

PS. Gonçalo :x2:

10. Warllach

Warllach Power Member

tive hoj exame de programação n m contraries!! :002: se eu escrevo gonsalo e pk keria escrever gonsalo !!:x2: eu tb tou a considerar os inspiron espanhois... temos de marcar viagem a madrid! Inspirons spanhois >> G1 ....

11. Goncalo Silva

Acho que por um preço semelhante levas uma máquina muito superior :D

Acho que sim, temos de organizar uma DELL on tour... hehe.

Pedia a quem percebe deste assunto (portáteis DELL) para ler o meu último post (e o ante-penúltimo também).

Obrigado :)

12. psychoLEMONADE

psychoLEMONADE Power Member

A DELL de cada país vende única e exclusivamente para esse próprio país e apenas via online. Ñ podes mandar vir um portátil de Espanha nem podes pedir à DELL Portugal para te vender um portátil igual ao k s vende no Caralhistão. A Dell de Espanha pede-te por exemplo uma factura de água ou luz de forma a confirmar a tua morada em Espanha.
    Sendo assim, a única forma d s'adquirir o portátil é através de amizades com residência no país pretendido e dispostos a serem maçados com os pormenores da venda.

É de facto uma chatice! =\
    ...e é uma pena ñ existirem cá esses portáteis, pois s'existissem, pa mim deixava d'haver cá ASUS e LGs e HPs e TOSHIBAS... pelo menos na situação actual...

Partilhar esta Página