HP Compaq 6720s

DPiLoH

Power Member
Review do HP Compaq 6720s


Boas pessoal.
Decidi criar este tópico de modo a fazer uma pequena review do novo portátil HP disponível no Programa e-escolas.


Entrega do portátil

A entrega do portátil realizou-se a 26 de Junho, depois de alguns atrasos por parte da logística da TMN, tanto no processamento do contrato como na altura da entrega.

Juntamente com o portátil veio também:
- Uma bolsa protectora preta, sem qualquer tipo de publicidade;
- Diversos manuais;
- O carregador;
- Dois DVDs virgens para a criação dos discos de recuperação.


Design e robustez

Em termos de design, este modelo tem linhas bastante simples e agradáveis, com poucas luzes nos chassis e um touch pad simplista mas funcional, sendo suficientemente grande para o trabalho diário. Gostei também da conjunção entre o cinzento e o preto utilizado nos chassis, acompanhado por um pequeno logo da HP na tampa.

O espaço de trabalho é bem organizado e limpo. Todas as teclas e botões estão claramente marcadas e localizadas de forma a tornar o uso deste o mais intuitivo possível.

Por outro lado, este portátil prima principalmente pela sua robustez, tanto nas dobradiças da tampa (zona problemática que sofre bastante com o desgaste), como nos apoios das mãos. Depois de 4 meses de utilização, não detectei zonas frágeis nos chassis ou algum tipo de desgaste.

Mas esta robustez não é constante em todo o chassis. Na tampa, o material utilizado é demasiado fino o que torna essa zona frágil a pressões excessivas, curvando com facilidade.


Características técnicas:

Geral

  • Processador Intel Pentium Dual Core T2390 1.86Ghz (compatível com a tecnologia Intel Centrino) - 1Mb cache L2 533Mhz
  • 250Gbs (5400RPM) SATA-II
  • 2Gb DDR2 667Mhz (Expansível até um máximo de 4GB)
  • DVD+\- RW LightScribe
  • Placa Gráfica Mobile Intel 965 Express Chipset Family (448MB) - 400Mhz - Shader Model 3.0
  • Ecrã WXGA BrightView de 15,4 pol
  • S.O. Windows Vista Home Premium
  • Altifalantes mono

Conectividade:

  • Placa de Rede 10\100 *****
  • Ligação WI-Fi
  • 3 portas USB
  • Saída para monitor externo
  • Leitor de Cartões SD\MMC
  • 1 slot PCMCIA Card
  • Áudio de Alta Definição, saída de auscultadores/linha stereo, entrada de microfone stereo

Outras Características

  • Autonomia: 5h em IDLE \ 3h15m em plano de energia HP Optimized
  • Peso: 2.6 Kg
  • Tamanho: altura x largura x profundidade (em mm): 40 x 368 x 267
  • Nível máximo de ruído: 42.1dB bastante alto, mas este valor só é atingido se o portátil estiver sob carga máxima por um longo período de tempo.
  • Número de altifalantes: 1



Processador

O processador que faz parte do modelo 6720s tem um desempenho bastante bom para aplicações do uso quotidiano (Windows Vista, MSN, Office 2007, Media Player, etc.) mas também em jogos menos recentes que não exijam elevados níveis de processamento.

Esta tecnologia Dual Core traz para os utilizadores o que há de moderno em termos de poder de processamento com redução no consumo de energia, aumentando as actividades em multi tarefa, a produtividade e segurança.

Para um user normal, em que as únicas coisas que façam sejam navegar na Internet, criar folhas de cálculo\textos\apresentações, jogar e codificar pequenos vídeos, este Dual Core é mais que suficiente para este tipo de utilização. Até hoje manteve-se bastante estável com a configuração de fábrica.


Gráficos e desempenho em jogos

Este portátil vem acompanhado com a última geração de placas onboard para portáteis, a GMA 965 (x3100). Esta permite um desempenho razoável a nível de jogos, tendo dificuldade em correr os jogos mais modernos que exijam tecnologias de Shader Model e outro tipo de processamento de texturas apenas presentes nas placas gráficas dedicadas.

A x3100 tem 448MB de memória partilhada, precisando assim de RAM disponível para atingir o seu máximo. Como é óbvio, este portáteis não foram projectados com o intuito de jogar ou para grandes exigências gráficas (com excepção do INSYS GAMEFORCE), mas dá para matar o vício de alguns jogos mais antigos.

De seguida, deixar uma pequena lista de jogos já testados por mim e o seu desempenho:

Alto Desempenho:
- Age of Mythology
- CS 1.6
- The Sims 2 + Expansões
- The Sims 1 + Expansões
- Simcity 4 + Expansão
- Colin McRae rally 2.0
- Brothers in Arms - Road to Hill 30
- WWII - Frontline Command
- Homeworld
- AoE II + Expansão
- Medal of Honour - Allied Assault
- Max Payne 1 e 2
- Prison Tycoon 4
- Toda a Saga Half-Life 1

Médio Desempenho:
- Half-life 2 e Episode One
- Need for Speed Underground 2
- Swat 4
- New World Order - Deluxe Edition
- GTA - San Andreas
- Splinter Cell
- Call of Duty
-Spore
- F.E.A.R.

Baixo Desempenho:

- Portal



Verde – Corre com bastante fluidez em High; não há problemas de lag.
Amarelo – Corre fluidamente mas apenas em Medium; podem existir algum lag
Vermelho – Dificuldade de jogar mesmo em Low; Lag constante.


Nota:
Estes jogos foram testados no Windows Vista Home Premium, com os drivers de origem.


Outras características

O monitor é de 15,4’’ e possui uma resolução máxima de 1280x800, tendo uma excelente qualidade de visualização, tanto ao nível do contraste\nitidez com também projecta cores vivas. O material em que este é construído é bastante bom, tendo apenas como ponto negativo a facilidade em reflectir a luz do meio envolvente (principalmente o Sol) dificultando a sua nitidez. Caso a luminosidade no monitor esteja a dificultar a sua visualização, existem duas teclas atalho para a sua regulação (fn + F7 ou F8).

Ao nível da memória RAM disponível, este modelo vem já com 2GB DDR2, expansível até ao 4GB, o que torna o uso do Windows Vista bastante mais fluido e estável.

O disco tem uma velocidade de acesso bastante rápida (5400 RPM) tendo 240GB de espaço. Este é composto por duas partições com funcionalidades distintas:


  • Uma de 220GB para a utilização normal do Windows, podendo ser instalado diversos jogos, programas e guardar milhares de musicas.

  • Outra de 20GB, onde o programa HP Recover está instalado. Este formata a partição do Windows e reinstala apenas o que vinha de origem, desde SO, drivers e programas.


Bateria e Temperaturas

A bateria tem uma óptima autonomia, chegando ás 3h e 15m de utilização continuada com antivírus, WMP, Firefox ligados e no plano de energia HP Optimizer. Estes tempos podem ser alargado ou encurtados dependendo do nível de utilização do sistema e do plano de energia escolhido.

Em termos de temperatura, o normal é entre os 45\55ºC, estando mais quente nas alturas em que o sistema está em sobrecarga (jogos ou aplicações pesadas). Estes valores aquece zonas especificas do portátil, especialmente o lado da Fan de refrigeração (lado esquerdo), podendo causar algum incomodo aos que utilização o portátil no colo.

Sendo assim, para manter estas temperaturas baixas, é aconselhável colocar o portátil sob materiais sólidos, planos e estáveis.


Imagens



classificaohpvh3.jpg



Classificação do Windows Vista

classificaovistaqp6.jpg


CPU-Z




HD Tach Long Bench




SisSoftware Sandra




Everest







Fotos do Portátil



Considerações finais


Depois desta análise às diversas características deste modelo da HP, podemos concluir que se trata de um portátil bastante estável, fiável e perfeito para utilizadores menos exigentes. O seu processador Intel Dual Core torna a tarefas diárias, como navegar na Internet, redigir texto ou outras tarefas de multimédia, mais simples e rápidas.

Para os utilizadores mais exigentes, este portátil pode sofrer upgrades tanto ao processador (a motherboard é compatível com a nova tecnologia Centrino), como na memória RAM (expansível até 4GB).

Por fim, foi possível identificar alguns pontos negativos no modelo HP Compaq 6720s tais como fragilidade dos materiais da tampa, falta de um microfone integrado e a coluna mono que acompanha o portátil.



Caso estejam interessados em mais informações sobre este modelo da HP:




Qualquer dúvida ou sugestão para melhorar a Review é bem vinda :x2:

Opinem
 
Última edição:
Boa noite a todos.

Caro DPiLoH,

Vejo que cometeste aí um erro na tua review quando fazes o comparativo entre os 2 Hp's:

Comparativo entre o HP 530 e o Hp 6720s


Citação:
Hp 530
Citação:
comparativo530nt2.jpg



Em termos de processador, mesmo que a velocidade do core do processador T2390 do HP 6720s seja inferior ao T2600 do Hp 530, este tira uma classificação ligeiramente superior no teste do Vista.

Atenção que esse teste foi feito por mim ainda com o T2400 que roda a 1.83Ghz. Alguém que tenha o T2600 que poste a classificação do Vista para que a comparação seja correcta.

De resto, boa review ;)

P.S. A todos os users que me mandaram PM's peço desculpa de não ter respondido, pois só as vi hoje. Respondo agora a todos: o programa para remover a publicidade do ecrã de logon é o LOGON STUDIO (http://www.stardock.com/products/logonstudio/)
 
Boa noite a todos.

Caro DPiLoH,

Vejo que cometeste aí um erro na tua review quando fazes o comparativo entre os 2 Hp's:



Atenção que esse teste foi feito por mim ainda com o T2400 que roda a 1.83Ghz. Alguém que tenha o T2600 que poste a classificação do Vista para que a comparação seja correcta.

De resto, boa review ;)

P.S. A todos os users que me mandaram PM's peço desculpa de não ter respondido, pois só as vi hoje. Respondo agora a todos: o programa para remover a publicidade do ecrã de logon é o LOGON STUDIO (http://www.stardock.com/products/logonstudio/)

Ainda bem que referiste esse ponto. :P Obrigado.
Assim, peço a quem tenha um hp 530 que deixe aqui a classificação do vista para podermos fazer comparações.
 
Última edição:
Ainda bem que referiste esse ponto. :P Obrigado.
Assim, peço a quem tenha um hp 530 que deixe aqui a classificação do vista para podermos fazer comparações.


my.php


Está aqui o meu: 2,33ghz
E como podes ver, o HP6720 perde, comparado com o HP530.

E podes crer que a diferença entre os processadores não é apenas de 0.1 pontos(classificação do vista), mas é muito mais.
CoreDuo 2.33 >>>>>>> Pentium Dual 1.86


my.php
 
Última edição:
não é T2600 é T2700 a 2,33 GHZ ^^

Ohh sou sincero... "esse novo" a única coisa de bom que tem é no desempenho para jogos pois aguenta com os mais recentes como NFS pro street e CoD 4... por exemplo... pois a gráfica e melhor nestes aspectos tem pixel shadow 3 ou 4, totalmente compatível com DirextX10... mas de resto . em termos de estabilidade de sistema.... essa pontuação mínima de 0.1 de processador na realidade e muito mais do que isso....
... São mais 600 Hz em cima... não esqucer que o HP 530 Suporta tecnologia centrino.... o processador aquece menos... mas basta isto Dual Core Vs Core Duo.. e nem se fala mais nisso....

O processador do HP 530 T2600 (ou T2700) num ranking de processadores no mercado no total de cento e poucos anda pelos vigésimos superando mesmo Alguns Core 2 Duo (Os grandes sucessores do Core Duo)... Fora isso... RAM pronto tens o Disco.... mas isso para mim é indiferente.... não é que eu não consiga encher um... mas pronto... de resto em termos de estabilidade de sistema e rapidez... huummm o HP 530 deita esse abaixo...

Desculpem mas não podia deixar de dizer isto...
 
Mesmo, q assim n fosse (não é o caso), mas para ter o HP6720s, que é igual ao gameforce, excepto na gráfica, é muito melhor o gameforce com placa gráfica dedicada, e por nao falar, nos 3GB de ram.


Conclusão: Portatil jogos -> Insys Gameforce
Portatil desempenho -> HP-530 (visto ter 1 processador bem melhor q o 1.83GHz dual core, do gameforce) :007:
 
boas pessoal! sou novo aqui no forum mas costumo andar por aqui a ver as coisas a nivel d software e tal. bem, hoje chegou o meu pc da e-escolas HP6720s mas tou com um pequeno grande problema. nao consigo jogar nenhum jogo. tentei o FM mas aparecia o ecra td preto, dp o trackmania mas nao arrancou, dizia q a placa nao tava instalada ou nao era encontrada. tentei ver drivers para a placa mas nao achei nada, isto porque a gráfica é a GMA 965 e so encontrava para as GM 965 e GME 965. mesmo assim tentei estas mas deu erro, diss q o meu pc nao suportava aquelas drivers.

obrigado
 
A mim também me está a fazer confusão uma coisa no portátil.
Já vi aqui neste forum na review do portatil hp 6720s que este portátil corre com o sims 2 no máximo.
Mas eu meto o Civilization IV neste portátil e o jogo arranha muito.
 
A mim também me está a fazer confusão uma coisa no portátil.
Ali em cima está escrito na review do portatil hp 6720s que este portátil corre com o sims 2 no máximo.
Mas eu meto o Civilization IV neste portátil e o jogo arranha muito.
 
A mim também me está a fazer confusão uma coisa no portátil.
Ali em cima está escrito na review do portatil hp 6720s que este portátil corre com o sims 2 no máximo.
Mas eu meto o Civilization IV neste portátil e o jogo arranha muito.

Costumo jogar Sims 2 com várias expansões instaladas, no Windows Vista que vinha de origem, e até agora não tenho tido problemas de lag (neste caso especifico).

Civilization IV
Requisitos mínimos de sistema:
Processador Pentium 4 de 1,8 GHz ou AMD Athlon ou superior;
1,7 GB de espaço livre;
512 MB de memória RAM ;
placa de vídeo de 128 MB compatível com DirectX 8 (Shaders Pixel e Vertex);
placa de som compatível com DirectX 7;
DVD ROM ;
DirectX 9.0 (incluído)
Windows 2000/XP.

Sims 2
Requisitos Mínimos de sistema:
Processador 800 MHz.
256 MB de RAM.
Sistema Operacional Windows® XP, Windows ME, Windows 98 ou Windows 2000.
Mínimo de 3,5 GB de espaço livre no disco rígido.
Uma placa de vídeo com capacidade T&L (Transform & Lighting) com pelo menos 32 MB de RAM de vídeo.

Como vês, os requisitos mínimos do Sims 2 são inferiores aos do Civilization IV.
Mesmo assim, com estes requisitos, teoricamente, não deverias ter grandes problemas a correr o jogo.
Tens o Vista ou formataste e instalaste o XP!?
 
Descobri um problema no hp 6720s, os jogos neste portatil nao detectam a placa gráfica se alguem souber como resolver este problema.
outra coisa a unica forma que descobri para actualizar as drives da placa é no gestor de dispositivos.
nao encontro as drives em lado nenhum se alguem me conseguir descobrir este problema agradecia.

obrigado
 
Descobri um problema no hp 6720s, os jogos neste portatil nao detectam a placa gráfica se alguem souber como resolver este problema.
outra coisa a unica forma que descobri para actualizar as drives da placa é no gestor de dispositivos.
nao encontro as drives em lado nenhum se alguem me conseguir descobrir este problema agradecia.

obrigado

Eu encontrar os drivers para a gráfica encontro e já os instalei uma vez... mas foi pior a emenda que o soneto... o sistema ficou instável, problemas enquanto jogava (o monitor piscava esporadicamente)...

Conclui então que os drivers de origem eram a melhor opção...

Quanto à questão dos jogos não reconhecerem a gráfica... Bem até agora não tenho reparado se isso me acontecia... Não tenho tido grandes problemas em relação aos jogos instalados.
 
Estive aqui a ver os posts deste forum e conclui que mesmo assim, mesmo se ainda fosse a tempo de escolher um dos dois, escolheria sempre o 530...
Quanto à grafica correm os jogos que eu quero, o processedor é uma beldade, quanto ao disco, cmo tenho um disco externo de 250Gb nao me preocupo :P, RAM pa mim tá bom assim, entradas USB, ha extençoes baratas....



cumps
 
Última edição:
Estive aqui a ver os posts deste forum e conclui que mesmo assim, mesmo se ainda fosse a tempo de escolher um dos dois, escolheria sempre o 530...
Quanto à grafica correm os jogos que eu quero, o processedor é uma beldade, quanto ao disco, cmo tenho um disco externo de 250Gb nao me preocupo :P, RAM pa mim tá bom assim, entradas USB, ha extençoes baratas....



cumps

De facto, este portátil perde claramente em processador (componente fundamental num pc), mas penso que quem receber este modelo não se irá sentir defraudado.
É um portátil bastante estável, que cumpre sem grande problemas maior parte das tarefas impostas e até agora não me deixou ficar mal. :P
 
Back
Topo