Review Imac 17''

Status
Fechado a novas mensagens.

JPCarvalhinho

Power Member
by Arstechnica

E para aqueles que pensam que a Apple ainda cria os seus hardwares

Rumor has it that the iMac Core Duo uses a custom chipset designed by Intel. From looking at pictures of the chips, we were able to do some deduction from the chip numbers. The northbridge chip looks to be an 82945GM, which identifies it as the Mobile Intel 945GM Express chipset. According to the S-Spec number (SL8Z2), it's a standard Intel chipset and therefore not an Apple-specific variant.
 
Claro que não ia criar nada
Isso era um desperdicio de tempo e dinheiro. A intel já faz isso tão bem...
O valor acrescentado é o SO, o design, os pormenores. Todos os pontos para algumas pessoas, alguns para outras, nenhum para ainda outras.... E é isso que se paga
 
O timber disse tudo...

Acontece em todos os ramos da indústria. Acho que independentemente dos produtos, nenhuma empresa fabrica directamente os componentes dos produtos que vende.

Desde os pacotes de leite Tetra Brik até ao processador ***** existente nos modelos mais recentes da BMW, os chips de memória Samsung existentes nos produtos Transcend e por aí fora...

Talvez a Maybach e os fabricantes de sabão azul sejam excepçoes a isto...:D
 
Alguém viu a review!?

Os resultados no photoshop são uma porcaria!

Acho que terão de lançar software de propósito para este tipo de plataforma!
 
Apenas vi os graficos e li a conclusão.

Ainda há muito a fazer na parte de correr os programas nativamente. O impacto na performance é bem visivel. A pergunta do milhão de dolares é se em Março estará tudo pronto.
Mas como é dito mudar de plataforma é complicado e os sinais são no minimo promissores.

Com as ultimas threads tenho-me questionado o que as pessoas gostam no Mac. E para mim a unica coisa que me interessa é o Software. Os pcs podiam ser cor-de-rosa às pintas amarelas (vocês percebem onde quero chegar:)). O Mac OSX é uma perola e é o que faz a diferença. Se percebo que alguem queria ter a liberdade de instalar outos SO porque lhes apetece ou por necessidade o SO é o centro dos Macs. Se falharem na transição do software (e não há razões para pensar nisso) por mais bonito que seja o hardware penso que iriam perder.
 
tetsuo disse:
Alguém viu a review!?

Os resultados no photoshop são uma porcaria!

Acho que terão de lançar software de propósito para este tipo de plataforma!

O Steve na apresentação já tinha dito que não dava para usar profissionalmente. Aproveitou para mandar a farpa que o adobe demora muito tempo a carregar mas pronto nisso tem razão:)

Eles apontam para Março que tenham tudo a correr nativamente. Se assim for fizeram um trabalho extraordinário. Anteciparem em 3 meses a data inicial é no minimo brutal.
 
Se tiveres mais contacto com um Macintosh vais ver que também gostas do hardware...

Se a diferença fosse uns €100 eu não teria problema em por exemplo comprar um Mac Book Pro para correr apenas o Windows caso fosse essa a minha necessidade (como é profissionalmente por exemplo)
 
tetsuo disse:
Alguém viu a review!?

Os resultados no photoshop são uma porcaria!

Acho que terão de lançar software de propósito para este tipo de plataforma!

O photoshop só corre (por enquanto) emulado. Qual o espanto ? :rolleyes:
 
timber disse:
Se tiveres mais contacto com um Macintosh vais ver que também gostas do hardware...

Se a diferença fosse uns €100 eu não teria problema em por exemplo comprar um Mac Book Pro para correr apenas o Windows caso fosse essa a minha necessidade (como é profissionalmente por exemplo)

Sem duvida que se puder escolher entre dois pcs escolho o que é bonito.
O que queria dizer é que a vantagem da apple é mesmo o SO. É pelo menos esse o motivo que me levaria a comprar um Mac.
Se antes conseguia ser diferente muito à custa de ser uma plataforma diferente actualmente as cópias vão ser muito mais frequentes e iguais. Disso penso que não há duvidas.
 
kidloco disse:
Metro...o toque do aluminio é uma experiência fora do comum :) Give it a try :p


Tenho uma caixa em aluminio desde o celeron 400:D

Deixa sair os mini ou os portáteis de 12''. Ai poderemos conversar:)

Sorry pelo off-topic. Mas tinha que responder a este provocador:D
 
Claro que foi o que moveu a apple a ir para intel e nem equacionar a AMD que neste domínio é um pouco menos prolífica...

No entanto isto apenas vem confirmar que um computador de marca ACER com especificações semelhantes vai conseguir correr o MAcOSX sem grande complicação (após retirado do TPM)... já que as diferenças vão ser mínimas ou nulas... excepto no preço... e como já foi dito aqui... o Mac OSX vale 90% da diferenciação de um PC para um MAC...

Se assim for, a analisando matematicamente a coisa, a diferença de preço vai ser apenas pelo design da caixa que suporta o hardware!!!

Já pensaram nisto?!?! valerá assim tanto??!!
 
[PT]latrine disse:
Claro que foi o que moveu a apple a ir para intel e nem equacionar a AMD que neste domínio é um pouco menos prolífica...

No entanto isto apenas vem confirmar que um computador de marca ACER com especificações semelhantes vai conseguir correr o MAcOSX sem grande complicação (após retirado do TPM)... já que as diferenças vão ser mínimas ou nulas... excepto no preço... e como já foi dito aqui... o Mac OSX vale 90% da diferenciação de um PC para um MAC...

Se assim for, a analisando matematicamente a coisa, a diferença de preço vai ser apenas pelo design da caixa que suporta o hardware!!!

Já pensaram nisto?!?! valerá assim tanto??!!
Acho no mínimo interessante que elimines as questões legais da questão, mas pronto... Eu também posso atravessar a rua e assaltar o banco que fica em frente à minha casa e se me conseguir safar com a coisa não tenho que fazer nada o resto da vida...

De qualquer forma não é só o "desenho da caixa" porque o "desenho da caixa" tem implicações no desenho do PCB, arrumação dos componentes, soluções de cooling, etc que aparentemente te são completamente desconhecidas.

Também há a questão do suporte, quando tiveres eventuais problemas do arco da velha por utilizar uma versão pirateada e ilegal do Mac OS X, podes ir sempre ter com os gajos que piratearam o OS X... :P

O preço não é assim tão caro como todos gostam de alardear aos 4 ventos se não expliquem-me o preço dos VAIO, IBM (com o seu design exclusivo e idêntico há 10 anos) e de outros portáteis PC de topo que andam por aí sem um décimo da qualidade do design dos Macs.

E sim, o design e a imagem pagam-se em tudo. Não é ao acaso que as pessoas preferem um Passat a um Skoda por exemplo. Não é ao acaso que as marcas de carros de topo vendem carros com determinadas especificações a um preço muito mais alto que marcas consideradas inferiores. Bem vindo ao mundo neo-liberal.

E concluo com o que já aqui foi dito:

timber disse:
O valor acrescentado é o SO, o design, os pormenores. Todos os pontos para algumas pessoas, alguns para outras, nenhum para ainda outras.... E é isso que se paga

Basicamente, não gostas, não compres.
 
Última edição:
[PT]latrine disse:
Claro que foi o que moveu a apple a ir para intel e nem equacionar a AMD que neste domínio é um pouco menos prolífica...

No entanto isto apenas vem confirmar que um computador de marca ACER com especificações semelhantes vai conseguir correr o MAcOSX sem grande complicação (após retirado do TPM)... já que as diferenças vão ser mínimas ou nulas... excepto no preço... e como já foi dito aqui... o Mac OSX vale 90% da diferenciação de um PC para um MAC...

Se assim for, a analisando matematicamente a coisa, a diferença de preço vai ser apenas pelo design da caixa que suporta o hardware!!!

Já pensaram nisto?!?! valerá assim tanto??!!

Se a Apple tivesse escolhido AMD não estaria neste momento a lançar o iMac e o Macbook. Faltam os chip's mobile duais, faltam os chipset, faltam as boards, faltam os fabricantes das mesmas, falta o suporte de hardware de coisas como WiFI, compiladores, etc, faltariam CPU's porque nem a Intel, ao que parece, consegue fabricá-los em quantidade suficiente para Apple's, Dell, etc. Epá, falta tanta, tanta coisa que só consigo largar umas gargalhadas quando oiço falar da AMD a fornecer a Apple. Quiça no futuro quando lançarem os Powermac's ou servidores. Para já não. Qualquer um vê que o caminho é só um... Intel.


Comparar um Acer com um Macbook é, como já alguém disse, comparar um Wolkswagem com um Skoda. Claro que há mercado para ambos.

Correr Mac OS X noutros PC's que não Mac é um contra senso. A "real" vantagem do Mac OS X é a "relativa" estabilidade, pouca vulnerabilidade a vírus (actualmente), boa usabilidade, assistência, serviços e software disponibilizados pela Apple, etc. Mesmo actualmente só CPU's com SSE3 (Pentium 4?, AMD64?) correm o Mac OS X a 100%. Tudo o resto é aldrabado e os efeitos dos bugs ao se emular (mal) a SSE3 ou simples cortar instruções com fé que não farão muito mal é ridícula. Para "brincar" é fixe, para trabalhar é simplesmente inaceitável.

Quando se "rouba" o OS X para correr noutras máquinas acabamos por ficar muito mal servidos. Bugs, fruto do cracking que é necessário fazer, medo de fazer "updates" pois em qualquer altura a Apple pode bloquear as versões ilegais (e olhem que a Apple gosta de andar sempre a fazer upgrades, também pq o OSX é de facto um SO inacabado), alguma incompatibilidade com o hardware (gráficas, BIOS vs EFI, webcam iSight, ExpressCard 34) etc. Já que sugeres que se roube o OSX pq não fazer o serviço completo e "roubar" um portátil de uma das *****'s seja com OS for? E já agora, se estamos a comparar um produto legal com algo roubado, pq não ir logo para um Macbook roubado? Assim é que não há dúvidas. São produtos iguais com diferença apenas no preço. Um custa ZERO o outro mais de 2000 Euros.
 
ajax disse:
Se a Apple tivesse escolhido AMD não estaria neste momento a lançar o iMac e o Macbook. Faltam os chip's mobile duais, (...). Quiça no futuro quando lançarem os Powermac's ou servidores. Para já não. Qualquer um vê que o caminho é só um... Intel.

Concordo, por isso é que o comentei aqui... de forma simplificada

Comparar um Acer com um Macbook é, como já alguém disse, comparar um Wolkswagem com um Skoda. Claro que há mercado para ambos.

mmm aqui discordo... se estamos a falar de um acer exactamente com as mesmas capacidades de um Apple e.g:

Acer 8204 WLMi

caixa em fibra de carbono
Processador core duo a 2 ghz (melhor)
2 Gb RAM (melhor)
ATI 1600 (igual)
MOBO identica (excepto no desenho da dita cuja que se adapta à caixa/desenho do portátil, e sim ,sei que um pcb é e não muda em nada as características de um computador, apenas a arrumação das coisas, aumentando ou diminuindo a capacidade de alterar os componentes por overclocking ou mesmo substituição - imac cd só dá para mexer na memória, quando antes (G5) podias tirar o disco)
Gravador de DVD dual layer (oops... a apple não tem)
Monitor Tft (com maior definição do que o MAcbook)
Disco SATA com maior velocidade de rotação... (melhor)
camara 1.3 mega píxeis (creio - 2X melhor que a isight incorporada)
preço 2.499 USD (igual ao Macbook de topo)

O que é que torna este ACER num Skoda? o aspecto exterior? e indica-me um dos componentes que te chame à vista como sendo totalmente impeditivos de instalar o MacosX.. é que antes havia o processador/arquitectura, e motherboard, que por momentos ainda se pensou proprietária e exclusiva da Apple por encomenda à Intel... e neste momento estas duas diferenças desapareceram (Excepto na arrumação)... ou seja... o Macbook tem tudo para ser um "centrino" como outro qualquer, só que vem com o MAcosX e é muito mais bonito!!!

Correr Mac OS X noutros PC's que não Mac é um contra senso. A "real" vantagem do Mac OS X é a "relativa" estabilidade, pouca vulnerabilidade a vírus (actualmente), boa usabilidade, assistência, serviços e software disponibilizados pela Apple, etc.

Aqui concordo contigo e sei bem o valor que isso pode ter... se bem que estamos a falar nun cenário de ser possível instalar o mesmo MAc OSX numa caixa de conteúdos identicos mas melhores ;) ou seja a instabilidade induzida por hardware não suportada deixou de existir desde que tenhas atenção Às especificações do computador que vais comprar...

Mesmo actualmente só CPU's com SSE3 (Pentium 4?, AMD64?) correm o Mac OS X a 100%. Tudo o resto é aldrabado e os efeitos dos bugs ao se emular (mal) a SSE3 ou simples cortar instruções com fé que não farão muito mal é ridícula. Para "brincar" é fixe, para trabalhar é simplesmente inaceitável.

Até agora não havia core duos... que são iguais para apple e para acer como tal este problema não se coloca

Quando se "rouba" o OS X para correr noutras máquinas acabamos por ficar muito mal servidos. ... . Um custa ZERO o outro mais de 2000 Euros.

Dead on!!...mas não deixa de ser um cenário possível... (é melhor não perguntares por aqui quem tem uma cópia de windows legal bem como todo o outro software instalado...)


Atenção... não estou a dizer mal da Apple, nem quero que isto seja uma flame pois não estou a dizer nada do tipo o meu é melhor que o teu... apenas estou a dizer que:
Num cenário em
1- que já não há diferenciação do hardware (processador, gráfica, memória, bus, coms, som, chipsets da mobo - com uma arrumação diferente) face a outra marca, neste caso ACER
2- Mais tarde ou mais cedo será possível instalar windows no macbook ou macosx num Acer (independentemente da legalidade)

o que é que os vai diferenciar?
Assitência - 90 dias na Apple, 1 ano na ACER
Upgrades de software - identico MAc OSX/windows -> vem com o acer
e aspecto visual...

A ideia que eu pretendo passar aqui para as hostes é que a Apple VAI mudar... vai deixar de ser uma "fábrica de PCs" e vai passar a ver o PC como mais um IPOD... mais tarrde ou mais cedo... A escolha do nome Macbook PRO não deve ter sido em vão... a partir de agora a Apple vai apostar mais nos fins, empacotando o meio da melhor forma que sabe e que a diferencia... o design industrial... certamente vão aparecer Media centers, pdas, Ipods boombox, ferramentas pro e ferramentas Light, tudo empacotado com o MacOSX... deixará de vender (comunicar, enfocar) a ferramenta para apostar na experiência...
 
Última edição:
Latrine percebo o teu ponto de vista e acredito bem que o faça. Aliás, penso que a Apple só tem a ganhar com isso, porque se realmente não o fizer é capaz de ficar em maus lençois. É que se até aqui tinha um nicho de mercado não penso que seja com esta mudança para Intel que vai aumentar a cota no mesmo. Mas se realmente inveredar por uma estratégia agressiva como foi o caso dos ipods, lançar mais produtos com o design simplista mas ao mesmo tempo brilhante que só eles sabem fazer, acho que poderá ter muito sucesso mesmo.
 
A Apple não escolheu bem a intel. Escolheu a arquitectura x86 com a intel como fornecedor. Não o devem fazer nos tempos mais próximos nem me parece que tenham grande necessidade disso mas a Apple excluindo qualquer vínculo contractual esquisito que possa haver pode perfeitamente comprar processadores à AMD.
Isso é uma das melhores coisas desta transição. Não estão dependentes de ninguém, da vontade de nenhuma empresa de processadores nem do ritmo de desenvolvimento de nenhuma arquitectura mais estranha. Estão com todos no mesmo barco e com isso tem um futuro mais calmo
O desafio é manter a diferença no meio de tanta igualdade.

Vendo esses preços eu diria que o MacBook Pro de topo até está bastante competitivo com uma das marcas de portáteis mais baratas do mercado (e das mais odiadas por inúmeros problemas de qualidade)
 
Vejo muita discussão genérica e pouca substância no que toca à review da Arstechnica, que é o tema da thread.

Sejamos mais ontopic sff.


PT
 
Só queria clarificar duas coisas, utilizei o exemplo da Skoda e da Volkswagen porque a Skoda é um rebranding da VW. Os modelos de uma têm paralelo na outra. No entanto há uma série de detalhes, de design, conforto que são previstos nos VW e nos Skoda não são tanto especialmente nos modelos de topo de ambas as marcas. E no entanto quem é que vende mais?

E queria sublinhar aqui: NÃO É ILEGAL INSTALAR O WINDOWS NUMA MÁQUINA APPLE. O Schiller, vice-presidente da Apple disse em entrevista que não vão mexer um dedo para impedir o Windows nas novas máquinas Apple...
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo