[review] iWeb

Edgar_

What is folding?
Bem, tive hoje o meu primeiro contacto com o iWeb, que faz parte do pacote iLife'06!

iweb7iw.png

Esta app esta dentro do estilo de software da Apple, simples e bonito, o esquema de trabalho é muito semelhante ao Keynote [uma especia de powerpoint]
Nao existe limitaçao de apenas poder publicar a página numa conta .mac, é possivel exportar para uma pasta no computador e depois com por ftp fazer upload, contudo para fazer actualizaçoes da página é preciso exportar tudo de novo, n sendo possível fazer update com o simples carregar de um botão.
O iWeb destina-se a quem quer ter uma simples página de internet com as suas fotos, os seus textos, podcasts, you name it! É facil começar a fazer um site graças aos templates que já vêm incluidos, espero no futuro que sejam desenvolvidos mais, estes sao bonitos e tal, mas nada do outro mundo.

Vou Postar imagens relativas ao site que fiz em 10 minutos:

http://www.liborio.co.pt

Menu onde se pode escolher o template e o formato da página (
Blog, Podcast, etc)

17tf.jpg


pagina principal, de lado pode-se acrescentar mais paginas, dentro do estilo do mesmo template ou de outro.
Acrescentar texto é facil, basta clickar em Text e deposi abrir o Fonts e Insepctor para controlar tudo.

picture18tk.jpg


Fonts:

picture14gg.png


Inspector:

picture27px.png


Adicionei um About, alguns dos campos ja lá estavam, eliminei e acrescentei conforme as minhas necessidades:

picture46ff.jpg


Ao adicionar imagens é possivel por exemplo controlar valores como o brilho, tonalidade, saturação entre outros:

picture43cx.png


O efeito de reflexo também é possivel adicinar facilmente, bastando activar essa opçao através dos vários menus do Inspetctor:

picture58ww.png


Do pouco tempo que estive de volta desta nova app, tudo correu "porreiramente" nc se fechou repentinamente, facto que acontece por vezes no MacBook Pro e Imac com Core Duo, sendo esta aplicaçao Universal Binary, corre nas duas plataformas, e ate agora aqui [powermac G5 1,8] sem sobressaltos.

Bem, por agora é tudo, acaba esta espécie de "review" do iWeb.
Alguma duvida e tal, é so dizer :001:


Ed_
 
Tem excelente aspecto.
Dei um salto ao site e gostei muito.
As fotos são mesmo pequenas? É uma pena. Ten várias que davam excelentes wallpapers:)
Parabéns.
 
Ta mt bom o teu site, parabens. E regressando ao tópico, a interface do iWeb parece-me excelente... até agora o unico cheirinho de iLife que tive foi com o iPhoto do OS X 10.3.9! Quero o meu mac :(
 
Eu também pensei em fazer uma coisa deste género uma vez que já experimentei o iWeb há uns dias e sinceramente não gostei muito. É simples e rápido mas ao mesmo tempo demasiado limitado e simplista. Costumo fazer os meus sites em CSS e por isso já me habituei a um certo standard de qualidade e complexidade. Mas não é mau, embora ache que podia ser melhor...
 
O interface parece excelente e o look, como sempre. Mas o resultado parece demasiado com o Frontpage, o que não é lá muito bom! :p
 
greven disse:
O interface parece excelente e o look, como sempre. Mas o resultado parece demasiado com o Frontpage, o que não é lá muito bom! :p

Nem compares com o frontpage, para ja as paginas feitas pelo iWeb passam à primeira no W3C validator, xhtml stric 1.0. O que é muito bom. O frontpage tasse a ralar completamente para as regras e standards da web e despeja codigo html à toa... resultado...sites que so aparecem decentemente (e mesmo assim...) no IE (wonder why?:007:).
 
vi um colega meu a trabalhar com o iWEb (não tenho Mac :( ) e pareceu-me espetacular...... drag & dropdas imagens... tudo muito simples.... muito bom :D
 
Microsoft? FrontPage? Bah! :(

Usei-o algumas vezes (ainda tenho alguns sites online que são "Made with FrontPage"), e carradas de scripts, coisinhas, montes de tags inúteis... tive de fazer umas paginas mesmo muito simples, para testar um server antigo... com o frontpage, quando acedia àquilo... é melhor nem falar :(

Mas, para o server do Sapo, que creio ser ASP-based, as coisas com o FrontPage funcionam às mil maravilhas... Mas tou a fazer o switch para DreamWeaver e é muito melhor... pena é que corra sloooowww no meu pc... mas quando tiver Mac isso vai mudar :)
 
bsod disse:
Microsoft? FrontPage? Bah! :(

Usei-o algumas vezes (ainda tenho alguns sites online que são "Made with FrontPage"), e carradas de scripts, coisinhas, montes de tags inúteis... tive de fazer umas paginas mesmo muito simples, para testar um server antigo... com o frontpage, quando acedia àquilo... é melhor nem falar :(

Mas, para o server do Sapo, que creio ser ASP-based, as coisas com o FrontPage funcionam às mil maravilhas... Mas tou a fazer o switch para DreamWeaver e é muito melhor... pena é que corra sloooowww no meu pc... mas quando tiver Mac isso vai mudar :)

Experimenta NVU, um dreamweaver clone versao opensource. Está melhor preparado para respeitar os standards da web do que o dreamweaver e corre mais rapido. Actualmente é o que uso no meu iBook e linux pc.

www.nvu.com
 
ya. já tinha ouvido falar dele e estava a considerar instalá-lo no Mac quando fizesse o switch... vou ver como é :) thanks
 
ui que eu tenho de arranjar este brinkedo....

parece muito simples de fazr algumas coisas relativamente complicadas com programas do género.....

num comparem isto a frontpage, pk se bem conheço o frontpage, iriam tar horas a fazer o kele fêz.....
 
Back
Topo