jotoa
Aminoácido
Review: JVC HA-M750
A procura de uns headphones de jeito começou nem há um mês, quando experimentei uns Sennheiser HD202.
Sendo fã de earphones 'normais' e nunca ter ligado a phones grande, fiquei bastante surpreendido com a qualidade que se conseguia.
Farto também de no metropolitano ter que colocar o volume no máximo para conseguir ouvir a música, ao mesmo tempo que depois parecia um atrasado mental com o som a fugir por tudo quanto era lado, decidi perder amor ao dinheiro e comprar algo de jeito.
Uns headphones que tapassem a orelha toda, fossem agradáveis esteticamente(nada desses da 'çena' que agora aí se vêem todos "yo, olhem para mim, tenho uma caveira e cores da jamaica na cabeça") e principalmente confortáveis.
Um dos primeiros modelos que vi foram os HD205, mas verificava-se que eram algo desconfortáveis.
Depois surgiu a opção AKG K512, mas o design não me convenceu.
Mais umas voltas e umas reviews lidas, escolhi este modelo, visto terem boas críticas no Head-Fi e o visual intermédio que eu queria.
Especificações:
[Segundo o site oficial]
Estrutura interna de carbono e diafragma.
Aramação em metal.
Espuma com memória, para melhor adaptação à orelha de cada um.
Cabo de 1,2m de cobre puro e jack banhado a ouro(fino, para caber melhor em aparelhos com capa de protecção).
Driver Unit 1.57"(40mm)
Magnet type Neodymium
Frequency Response 6-26,000Hz
Nominal Impedance 32ohms
Sensitivity 115dB/1mW
Max. Input Capability 1000mW(IEC)
Cord Length 3.94ft (1.2m)
Weight (without cord) 8.54oz (242g)
Plug iPhone compatible, Gold Plated
Accessory 6.3mm plug adaptor, 6.56ft (2m) extension cord
Estrutura: 15/20
A armação é em metal e no topo forrada com uma almofada coberta com uma espécie de napele, o que os torna bastante confortáveis, mesmo para quem tem pouco cabelo.
As almofadas são feitas de espuma com memória, ou seja, adapta-se ao formato da orelha.
As 'colunas' são cobertas com um pano fino de feltro, que protegem do contacto.
Podem ser dobrados para dentro, o que os torna mais compactos para transporte.
Outro ponto positivo é poder virar um dos auscultadores para fora, quer seja para outra pessoa ouvir ou não.
O material parece ser resistente, apesar de leves, embora tenha alguns plásticos que com uma queda podem vir a ceder.
Som: 17/20
Eu oiço muito, sendo literal, 'puntz puntz'. House, Techno, Trance e afins, pelo que gosto de sentir o bass.
Com o equalizador do ipod touch desligado, pegando numa música exemplo "Level One" dos Scooter, consegui obter uma limpeza do som fantástica.
Mesmo no volume máximo, conseguem dar uma clareza no climax da música.
Numa música mais pesada a outro nível, tomemos como exemplo a "Sad but true" dos Metallica, temos um fantástico som nas partes de bateria e a guitarra a sobressaír bastante bem, ao mesmo tempo que se distingue a voz.
Noutra com guitarra, mas não com uma sonoridade tão 'violenta' desde o início, "Fade to black", também dos Metallica, na [genial] introdução progressiva de guitarra, mais uma vez a ter o som bastante límpido, sendo que à medida que sobe, mantém esse nível.
Na parte final da música, volume máximo, não tem distorção nenhuma e uma separação bastante boa dos instrumentos.
AC-DC com "Thunderstruck" também soam bastante bem, com o crescendo do 'coro' no começo a dar mesmo uma sensação de aproximação.
"The sound of silence" de Simon & Garfunkel, música que dá ênfase à voz numa fase inicial, tem um comportamento bastante bom, dá a sensação que estão mesmo 'aqui' a cantar ao ouvido.
Pegando agora numa vertente jazz, "Seven comes eleven" de Lionel Hampton, piano, saxofone e vibraphone, temos para este último uma limpidez bastante boa, tendo em conta que o som é bastante agudo, não 'magoa' o ouvido.
Na conhecida "Upsrising" dos Muse, para tomar em conta uma música mais geral, temos o som do baixo bastante satisfatório na introdução, também com a voz no refrão a ficar com bom aspecto.
Com Daft Punk também têm um comportamento brutal.
Ligando o equalizador para amplificar graves, torna o som um bocado mais fechado. Eu costumava usar no earphones da apple pois 'enganava' um bocadinho e fazia pensar que tinha mais bass, mas com estes vou deixar de usar.
Em comparação com os outros headphones que tenho, Sennheiser PX100(embora de uma gama diferente), estes têm o som mais apurado, talvez também note isso porque são fechados.
Conforto: 18/20
Depois de cerca de 3h de uso, continuam bastante confortáveis.
Não magoam as orelhas, pois a esponja é molinha, nem fazem muito calor(hoje o dia também não está especialmente quente).
A armação com a almofada no topo é uma mais valia, para cabeças rapadas, assenta bastante bem.
Prós:
- confortáveis
- bom bass
- bonitos
- cobrem bens os vários estilos de música
Contras:
- poderiam ter apenas um fio a sair dos headphones
- o isolamento sonoro pode ser um contra para andar na rua
Conclusão: 17/20
Estou bastante contente com a compra.
É um modelo que acho que cobre bem várias exigências, quer a nível de qualidade sonora, quer a nível estético. Não tive grandes termos de comparação, mas pelo que já testei de HD202, PX100, in-ear, acho que estes batem qualquer uma das anteriores opções.
Ainda não têm o chamado 'burn in' feito, mas para uma análise inicial, foram satisfatórios.
Por fim, tenho a dizer que escrevi esta review ao mesmo tempo que usava os headphones e não ouvi nem uma tecla enquanto escrevia, e o meu teclado é bastante sonoro.
PS: Peço desculpa se não fiz uma boa análise técnica ou dei erros em designações, mas não estou dentro do assunto, descrevi a minha opinião, como leigo que sou na matéria.