1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Review LG P310-S.CP20P

Discussão em 'Novidades Portáteis' iniciada por aesgan, 27 de Novembro de 2008. (Respostas: 292; Visualizações: 38847)

1. aesgan

aesgan Power Member

Antes de mais nada, eu nunca fiz review nenhum a coisa nenhuma, por isso se quiserem me perguntar alguma coisa, tentarei responder.

Introdução
    Comprei no passado dia 26 de Novembro um Notebook LG P310-S.CP20P, por encomenda, na loja eXnet (Lisboa) por 1350€. O portatil ja tinha chegado na terça mas só pude levantá-lo na quarta xD.
    Eu queria um portatil pequeno, leve, com boa autonomia, com gráfica dedicada e um preço baixo.

Caracteristicas

Processador: Intel Core 2 Duo T9400 2.53GHz, 1066MHz FSB, 6MB Cache, TDP 35W
    Chipset: Intel PM45
    Ram: 4 GB DDR3-1066MHz
    Disco: 320 GB SATA 5400rpm
    Gráfica: Geforce 9600GT 512MB GDDR3
    Monitor: 13.3" WXGA 1280x800 Fine Bright LED
    Bateria: 6 celulas
    Peso: 1.3-1.6KG
    Drive Externa de DVDs

3x USB 2.0
    1x RJ45 (LAN)
    1x VGA
    1x HDMI
    1x Headphones
    1x Microphone
    1x 5-in-1 reader
    1x SmartLink
    1x ExpressCard/34

Bluetooth
    Wifi AGN
    24bit HD Audio, SRS WOW HD, SRS TruSurround XT

Fotos do bixo:
    Comparação com tamanho de uma NDS Lite (notar que ainda tem o plastico protector)
    Nova comparação mas aberto
    Detalhe do keyboard
    Detalhe da espessura do ecran (aprox 6mm)
    Detalhe da dobradiça do monitor, P310, ainda tem o plastico protector.
    Carregador, PC e Drive Externa de DVDs (dimensoes: 18x14,5x1,5cm) que tambem tem o plastico
    Lateral direita com: Controlo de volume, mic, headphones, s-link, USB, HDMI, VGA, LAN, Power
    Frontal com leitor de cartoes 5-in-1
    LEDs indicadoras de: On/off, Bateria, Disco, NumLock, Capslock, Wifi
    Lateral esquerda com: Kensington lock, Fan, 2x USB, Expresscard

Atras ele nao tem conector nenhum.

Minha opinião:
    1. Design e ergonomia

A primeira coisa que vemos é que este portatil apesar de pequeno apresenta linhas e cores sobrias que nao chamam demasiado à atenção com logotipos gigantescos estampados na parte de fora.
    O ecran é muito fino, o teclado é confortavel, prateado com letras a preto, o que facilita bastante.
    O touchpad parece aluminio e nao apresenta atrito praticamente nenhum. Existe apenas um botao de rato que pode ser premido de cada lado consoante o click de rato desejado.
    A posição das mãos a escrever é confortavel tambem e o portatil não aquece demasiado, logo nao sobreaquece as maos e os pulsos.
    O ecran é glossy logo em ambientes com muita luz é bastante espalhado, assim como a propria tampa que é preta atrai bastante facilmente dedadas.
    O pormenor de terem tirado a drive de CDs pra mim é espetacular. Hoje em dia raramente é preciso usar CDs e DVDs logo é mais uma coisa que so ca estava a ocupar espaço. Alem de que a drive é bastante leve, pequena e bonita, funciona perfeitamente em boot cds e pra instalar jogos e aplicações quando necessario (e obviamente ver dvds)
    O portatil tem 1.3kg sozinho, prai 1.6kg com bateria.

2. Performance, aquecimento e autonomia
    Estou actualmente a mais de 2 horas ligado com o portatil a "navegar" e a fan é praticamente inaudivel e o calor que deita tambem é praticamente nulo, de vez em quando ele acelera um pouco a fan mas nada de especial. Há tambem um botao pra reduzir a velocidade da ventoinha.
    Tou ligado a corrente, logo automaticamente o PC muda para o maximo de brightness (nao sei se aumenta performance ou nao).
    O VISTA é bastante rapido e responsivo, apesar de eu continuar a preferir o XP e me estar a habituar ao vista...
    O som é obviamente pior que se estivesse ligado a colunas normais mas tem 3 modos de funcionamento (controlado por uma function key) SRS TruSurround XT, SRS WOW HD, SRS Off, sendo o meu preferido o TruSurround.

Corri o 3dMark06 e obtive um score de 5757 (nao tirei print)

O Vista Experience da-me isto:

E o welcome screen da-me isto:

Em termos de jogos não sei bem o que posso testar mas posso dizer que Warcraft 3 TFT funciona perfeitamente e que o Team Fortress 2 (source engine) tambem é fluido com tudo em HIGH. É tambem importante salientar que no TF2 a ventoinha começou a funcionar a full speed! Fazia um pouco mais barulho e lançava ca pra fora bastante mais calor (nada de anormal). No WC3 nao se nota diferença.

Quanto a autonomia, em POUPANÇA DE ENERGIA, posso-vos dizer que tenho uma bateria que dura prai 3:00-3:30 com wifi ligado, a navegar na net com brightness baixa. Se eu ligar o modo desempenho obviamente que isto baixa, vai pras 2h e qualquer coisa, mas tambem eu pergunto-vos, quantas vezes vao tar a jogar FPS's no vosso colo?

IMPORTANTE:
    Quando iniciei o PC pela primeira vez tive problemas a ligar o wireless e lan, fiz um fresh install a partir do cd da LG Smart Recovery. Instalei tambem os drivers a partir do CD da LG Smart Update e ficou tudo a funcionar bem.

Conclusão

+ Pros
    + Pequeno, leve, potente
    + A melhor grafica possivel de meter neste tamanho
    + Processador e ram de ultima geração (montevina)
    + Touchpad e teclado confortavel
    + Autonomia mediana, devido ao desempenho que tem
    + Ultra leve, apenas comparavel ao Macbook Air e Vaio Serie Z (13.3")
    + Saida HDMI
    + Preço mediano
    + Webcam 2 mega pixel
    + Boa qualidade de construção (parece aluminio)
    - Cons
    - Problemas a configurar o vista com a instalação de fabrica (tive de formatar e reinstalar tudo)
    - Ecran glossy e tampa com dedadas faceis
    - Dobradiças do monitor são em plastico preto (bem podiam ser em aluminio..)
    - Não está disponivel em muitos sitios (é novissimo)
    - Não tem Hybrid GPU (capacidade pra mudar pra grafica integrada) porque usa o chipset Intel PM45, que nao tem uma grafica integrada.​

Espero que tenham gostado e que tenha respondido a maioria das questoes!! Se quiserem saber mais digam :)

Cumps

Última edição: 27 de Novembro de 2008
  2. voodum

voodum Power Member

O teclado é retroiluminado? É possivel colocar uma bateria de maior capacidade? Para ja é isto xD

3. aesgan

aesgan Power Member

Não é retroiluminado não.

Quanto a bateria, nao te sei dizer porque o pc é tao recente que nem sequer na pagina da LG ta! LOL Vou pesquisar e depois digo-te se descobrir alguma coisa :)

4. voodum

voodum Power Member

Adorei o portatil pelo peso/specs. Uma coisa que nao gosto é o carregador, quando olho para o meu do meu macbook e para um desses fico triste :( A bateria 3h considero pouco(oriento-me sempre pelos valores mais baixos xD. Estou em duvida entre 2, largar ou nao largar o OS X :D

5. aesgan

aesgan Power Member

lool pois eu tb pensei comprar o macbook aluminio mas como tudo o que uso é de WINDOWS achei parvo tar a comprar o mac..

Alem disso a grafica deste é MT melhor que a do macbook! A do macbook 13.3" é uma 9400 integrada... Pra jogos notas uma diferença enorme! Na minha opiniao, se nao quiseres jogar.... compra o mac

6. voodum

voodum Power Member

Eu no mac estava a referir-me ao novo pro :P mas a bateria do LG é o que esta a colocar-me de pé atras, bateria e carregador xD

7. aesgan

aesgan Power Member

1800€, blhe :o

O macbook pro custa 500€ mais que este LG.... são 100 contos! :| eu acho que 1800€ por um portatil é MUITA FRUTA lol

Com os 500€ compras um itouch :P (ou 2)

8. voodum

voodum Power Member

Sabes se é possivel trocar um disco por ssd? Ganhava velocidade no disco e maior autonomia :P

9. aesgan

aesgan Power Member

nao sei, mas sei que a parte de baixo so tem a slot da bateria, o resto acho que so se pode aceder por cima, tirando o teclado.

10. 2_Fast_4_U

2_Fast_4_U Banido

Olha o irmao mais novo do S510 hehe... Gostei da review! parabens pela compra, excelente portatil.

Tanto falas do portatil... isso nao é nada! o meu ja tem 2 meses na minha mao e ainda anda com ele e andará ate comecar a sair e incomodar! :P

Na FEUP toda a gente me goza que ando com os plasticos todos e o portatil todo protegido, mas é o meu menino :D...

11. aesgan

aesgan Power Member

Sim eu vou continuar com os plasticos ate se estragarem lool!

Bem tive a jogar team fortress 2 e a temperatura da grafica subiu aos 55ºC (em idle anda nos 45ºC). Não subiu mais que isto mesmo tando a jogar num servidor com 32 pessoas e mta acção :).

Resumindo, tou muito satisfeito com o meu menino xD, agora tenho de comprar 1 bolsinha pra não se estragar ihihi

12. sportingdan

sportingdan I'm cool cuz I Fold

o meu chega amanhã :cool:

espero ter feito a opção acertada na relação portabilidade/performance/autonomia :D

13. icepik

icepik Power Member

ontem tive no colombo, peguei no p300, e muito leve, mas o gajo tava a a ferver..

tava mesmo muito quente comparado com os outros... que la tavam... covnem ter em conta esse pormenor....

14. aesgan

aesgan Power Member

sim mas este é o P310, um upgrade massivo em relação ao P300 :)

Pela minha experiencia tb vi uns Lg's de 12" a ferver e tava de pe atras, arrisquei. Até agora não tenho razao de queixa, mesmo a jogar continua bem fresco (sobe 5-10º em jogos com altos graficos) e silencioso.

15. icepik, não sei até que ponto isso pode ser influente.
    Não estou a por em causa o teu julgamento, e quanto a isto de sobreaquecimentos e portáteis percebo pouco mas eu também estive lá e tive com todos os portáteis 13 na mão a sentir tudo por baixo.

O lg p300 estava muito quente, mas por exemplo, creio que era o sony vaio sr19vn, o antigo, estava a ferver também, o que é bastante estranho tendo em conta que o sr29vn estava apenas morno. o hp estava excelente, quase não sentia o calor, mas também tava naquela posição de destaque em cima de um suporte.

Não sei se é de estarem ligados à muito, ou da posição... enfim, não sei se é para confiar muito.
    Mas tens razão, o p300 estava consideravelmente quente, quaisquer que sejam as circunstâncias.

Não significa, no entanto, que o p310 seja pior...

16. Lerros

Lerros Power Member

aesgan sabes-me dizer se o portátil tem saída de som digital (SPDIF)?

17. aesgan

aesgan Power Member

Boas Lerros, que eu veja não. Não existe nenhuma saida de audio digital como fibra optica ou cabo coaxial. Apenas tem os jacks normais de headphones e micro.

cumps

18. Lerros

Lerros Power Member

Obrigado pela resposta.

19. Sephiroth

Sephiroth Power Member

a qualidade do monitor é semelhante ao s510?

cumps

20. aesgan

aesgan Power Member

desculpa mas nunca vi o S510 ao vivo por isso nao posso fazer 1 comparaçao :|

O ecran é mt brilhante... com mt bom contraste!

Partilhar esta Página