[Review] MSi GP62MVR 7RF (Leopard Pro)

MasterDarkSide

Power Member

Review (Análise) - Portátil MSi GP62MVR 7RF / Leopard Pro



· Caixa
A caixa original do equipamento vem de dentro de outra caixa, mais simples e de proteção da caixa original. A mesma foi reportada de ter tido alguns problemas com a viagem, nomeadamente ecrãs rachados e outros problemas.

20170514_031716_-_Cópia.jpg


A caixa é relativamente leve, portanto, leva também o modelo e o nº de série que identifica o modelo em causa. Por norma vêm da Holanda e Alemanha, armazém da Europa da MSi. Neste caso especifico veio da Holanda diretamente para Portugal.

20170514_031723_-_Cópia.jpg


20170514_031733_-_Cópia.jpg


20170514_031814_-_Cópia.jpg


Dentro da caixa, podem ver a caixa oficial do portátil, vermelho e com o design do Dragão da MSi. Ele especifica as tecnologias presentes no portátil e no verso da caixa também salienta alguns pontos fortes como podem ver.

20170514_032030_-_Cópia.jpg


20170514_031945_-_Cópia.jpg


Neste review, ainda houve direito a uma oferta da Mochila, oficial da MSi no valor de 80€.

20170514_032052.jpg



· Acessórios
O portátil vem devidamente embalado, com plástico em volta e protetor no ecrã. Contudo, os acessórios vêm divididos em três partes. A primeira, traz o powerbank, ou seja, o tijolo que consideramos transformador de 180W. No meio, levam os acessórios tradicionais como DVD com drivers (nota, o portátil não tem leitor de DVD), manuais e afins. No lado direito, leva o adaptador da luz que liga ao transformador, europeu.

20170514_032302.jpg


20170514_032400.jpg


20170514_032112.jpg


20170514_032437.jpg



· Portátil
Agora é tempo de mostrar a máquina. Visualmente, o portátil é bonito. Leve, design relativamente fino e atractivo. Tendo em conta o Hardware presente, o portátil aparenta ser muito bem construído com um tipo de plástico resistente. Atrás podem ver as saídas de ar tal como as duas saídas de ventilação garantida com o sistema Turbo Boost 4 da MSi. Conta também com várias entradas que podem ler abaixo nas características dele.

20170514_032548.jpg


20170514_032656.jpg


20170514_032721.jpg


20170514_032854.jpg


20170514_032903.jpg



Características:

  • Processador: Intel® Core™ i5-7300HQ Quad-Core, 2.50 GHz com Turbo até 3.50 GHz, 6 MB Cache
  • Sistema Operativo:
    • Windows 10 Pro 64 Bits
  • Chipset: Intel® HM175
  • Memória RAM:
    • 8GB (1x8GB) DDR4-2400 MHz
    • 2x Slots SO-DIMM (1x livre / 1x ocupado) para expansibilidade total até 32GB
  • Ecrã: 15.6" Full HD, 1920x1080, Anti-Glare, eDP
  • Placas Gráficas:
  • - Intel® HD Graphics 630 (integrado no CPU)
  • - Nvidia GeForce GTX 1060 3GB GDDR5
  • Armazenamento: SSD 256GB (mSATA3 Toshiba) + HDD 1TB (SATA Seagate) 7200rpm
  • Áudio: 4x 2W
  • Webcam: Tipo HD (30fps@720p)
  • Leitor de Cartões: SD (XC/HC)
  • Comunicações: Intel 3160 Wilkins Peak 1 (1x1 802.11ac) + BT4.0
  • Interface:
    • 1x Type-C USB3.1 Gen2
    • 2x Type-A USB3.0
    • 1x Type-A USB2.0
    • 1x RJ45
    • 1x SD (XI/HC)
    • 1x (4K @ 30Hz) HDMI
    • 1x Mini-DisplayPort
    • 1x Mic-in
    • 1x Headphone-out (SPDIF)
  • Teclado: Teclado by SteelSeries (retro-iluminado de cor branca)
  • Bateria: 6 Células
  • Dimensões: 383x260x22~29 mm
  • Peso: 2.2Kg

O teclado é da steelseries e devo dizer que é maravilhoso de se usar. A cor de iluminação tem três níveis de intensidade e de cor azul claro ou azul de gelo claro. A resposta e o layout do teclado ao inicio faz confusão sobretudo a tecla de atalho para usar acentos que esta posicionada mais a direita, contudo depressa se ganha o habito e vicio deste teclado maravilhoso.

20170514_032926.jpg


20170514_033004.jpg


O Ecrã, devo dizer que é suficientemente bom. Com bons ângulos e boa cor e contraste, contudo, o brilho e intensidade do mesmo poderia ser ligeiramente melhor. O rato ou trackpad também podia ter mais velocidade, algo que é ajustável mas que dá trabalho.

20170514_033157.jpg


O único contra do sistema em si foi mesmo a instalação do sistema operativo pois esta versão não traz Windows. Contudo a instalação de drivers, no site oficial da MSi deu dores de cabeça na placa gráfica Nvidia que teimava em não aceitar instalar as drivers mais recentes tal como o MSi Dragon Center teimava em não querer funcionar! É escusado dizer que o Dragon Center é algo muito útil que premite controlar as a ventoinhas.


· Temperaturas
O portátil vem equipado com duas ventoinhas muito potentes que são capaz de atingir velocidades de 7000RPM em casos extremos. Em termos de som, em modo IDLE o portátil faz algum barulho se as mesmas tiverem em modo automático, contudo podem mudar a intensidade do sistema de ventilação manualmente usado o Dragon Center conforme podem ver na imagem abaixo.

1.jpg


2.jpg


O calor é o elemento mais natural na terra. É física pura que mais energia vai gerar mais calor. A refrigeração é portanto uma tarefa dura de enfrentar. A exclusiva tecnologia Cooler Boost 4 da MSI cria módulos térmicos duplos internamente através da atribuição de tubos de calor dedicados para o GPU e CPU, tornando o design de arrefecimento do mais alto nível do seu tipo.

3.jpg


Eu apliquei um overclock ao GPU de forma segura sem alterações nas temperaturas ou danos ao equipamento. Relembro que sou profissional nesta área. O que recomendo a usar neste sistema seriam 200MHz + no GPU Clock e aproximadamente entre 280 a 320MHz + na velocidade das memórias. Se houvesse vBios para esta GPU era de louvar, pois iria premitir dar lhe mais sumo em termos de energia, visto que acima de 240MHz no GPU Core ele vai crashar nos testes. Contudo e volto a dizer, o portátil está estável com estes valores. Talvez no futuro, consigamos ter um desempenho ainda melhor se a MSi lançar algum tool que permita alterar a voltagem ligeiramente mais! Existe aqui uma boa margem para aumentar o GPU Clock para 350MHz e ainda mais nas memórias. Mas devido as limitações das voltagens não se consegue melhor.

As temperaturas sem o Turbo Boost, rondam os 65º a 75º em uso intensivo, não passa dos 75º se as ventoinhas tiverem em automático. Se ligarem o Turbo Boost que fará imenso barulho, o mesmo irá ter temperaturas de 65ºC e isto com Overclock ao GPU.

Ou seja, até atingirem os 85ºC terão sempre margem para um sistema estável, contudo não creio que chegue aos 80ºC excepto se tiverem 1 ano sem manutenção. O throttle geralmente começa aos 88 ou até mesmo aos 91ºC o que devemos evitar atingir estas temperaturas.


Vamos agora aos BENCHMARKS.
Eu comecei por usar os programas 3DMark contudo deixei de fora 2 testes do 3DMark mais recente devido a anormalidades no score. Deve ser devido ao processador, que em Benchmarks fica aquém dos Intel i7 contudo nos Jogos não se nota minimamente esse peso.


3DMark 11

20170514_033253.jpg


O score aqui como podem ver é de 11579 Pontos no geral, em desempenho e claro o score da GPU é de quase 17000P. O que aqui conta nem é o score geral, dado que o CPU limita e perde perante os Desktop mas sim o GPU que supera em grande o score da GTX 970 (Desktop). Em termos de score da GPU, podemos dizer que está a par de uma AMD R9 Fury (desktop) ou ligeiramente atrás de uma versão desktop da GTX 1060 de 6GB. A versão desktop faz uma média de 17040P em score de GPU o que aqui se vê relevante o ligeiro overclock imposto. Se a versão da GPU no portátil fosse de 6GB em vez de 3GB de VRam, poderiam ter a certeza que iria ultrapassar o score do Desktop e até mesmo valores gerais com um Processador melhor.



3DMark

20170514_033326.jpg


Mais uma vez, o score aqui superou as minhas expectativas. O score geral foi de 9695 Pontos em Fire Strike (normal). Em termos comparativos, está entre uma GTX 970 e uma GTX 1060 sendo que está apenas ligeiramente atrás de uma GTX 1060 de um Desktop. Mais uma vez, um resultado muito positivo para um portátil de 1200€.


Unigine Heaven

20170514_033408.jpg


O Score do Unigine Heaven foi satisfatório. A média do score foi de 1640 (aqui está ligeiramente inferior) que equivale a um desempenho superior a GTX 970 do Desktop mais uma vez.

Em termos de desempenho podemos dizer que nos 3 benchmarks está acima do esperado para um portátil deste preço! Em termos de preço comparativo, podemos dizer que um desktop também custa com todos acessórios perto de 1200€ com uma GTX 1060 e um Intel i5. Portanto dizer que um portátil sai mais caro, na minha experiência é mentira.

Dá ela por ela.

Agora em termos de Jogos, irei depois deixar aqui o video a medida que faço UPLOAD para o meu canal youtube.

Jogos - Benchmark (Gameplay)
Nota: Em constante adição de video/matéria, caso queiram algum jogo, solicitem!


Battlefield 1 - 1080p a Ultra com TXAA
Link:


Grand Theft Auto V - 1080p a Ultra com MXAA 2x (No AA)
Link: https://youtu.be/pwRZfyP3o2k


Battlefield 4 - 1080p a Ultra com MXAA 2x
Link: https://youtu.be/yzwGm-i5iYs


Call of Duty
4 Remastered - 1080p a Ultra
Link: https://youtu.be/yJ-4LVuT1gs


Crysis 3 - 1080p a Ultra com FXAA 2x
Link: https://youtu.be/_fLsD8EEK-U


Far Cry 4 - 1080p a Ultra com MSAA 2x
Link: https://youtu.be/yChq80upqgo


Hitman 2016 - 1080p a High/Ultra
Link: https://youtu.be/EUd8jhN30-U


Need for Speed 2015 - 1080p a Ultra/ TXAA
Link: https://youtu.be/jzaoT7ymIfk


Rise of the Tomb Raider - 1080p a Ultra com FXAA 2x
Link: https://youtu.be/boAV6fHIBao


Ghost Recon: Future Soldier - 1080p a Ultra com MSAA 2x

Link: https://youtu.be/rB3-0GFWhGI


Mafia 3 - 1080p a Ultra com FXAA 2x
Link: Brevemente


The Witcher 3: Wild Run - 1080p a High/Ultra com FXAA 2x
Link: Brevemente


CS: Go - 1080p a Ultra com MSAA 4x
Link: Brevemente


Mass Effect: Adromeda - 1080p a Ultra com FXAA 2x
Link: Brevemente


Prey 2017 - 1080p a Ultra com MSAA 2x
Link: Brevemente


Watchdogs 2 - 1080p a Ultra com FXAA 2x

Link: Brevemente


Ghost Recon Wildlands - 1080p a Ultra com FXAA 2x
Link: Brevemente


Forza 6 - 1080p a Ultra com FXAA 2x
Link: Brevemente


Forza Horizon 3 - 1080p a High/Ultra com FXAA 2x
Link: Brevemente


Acho que tenho perda de desempenho neste jogo ou pelo menos dá me a entender face ao que vejo de outros reviews com Frames mais altos! Quem puder confirmar, agradeço!
 
Última edição:
É igual como fizeste aqui.

Abres um tópico lá e faz copy paste do teu post.

P.S

Parabéns pela aquisição, disfruta!

Vamos a ver se fiz uma boa compra.
Até agora, pelo menos bati os valores normais do 3DMark 11.
No Battlefield 4 é que estou achar poucos FPS em Ultra com apenas 60 a 80 FPS... na Internet vejo 1xx e tal FPS...
 
Eu estou a pensar ir buscar um, mas após ter ido a uma loja e o ver em exposição parecia-me um bocado barulhento..
 
É silencioso?

É assim, se controlares as a ventoinhas manualmente e meteres a 2800RPM sim é.
Senão, ele automaticamente vai te para 4000RPM e claro, ao o MunieZ viu um video que lhe mandei pelo WPP e parece um Jato F16 a levantar se ligares o Turbo que vai ate 6800RPM...

Mas a vantagem é que as temperaturas nunca passam dos 80ºC isto com OC no GPU e CPU!
 
Pessoal, mais um exemplo do mistério:

Grand Theft Auto V - Resultados Benchmark

- 8GB de RAM e no ecrã do Portátil = 61 FPS / 69 FPS / 72 FPS / 72 FPS / 62 FPS

- 8GB de RAM e no ecrã da TV (HDMI) = 80 FPS / 83 FPS / 85 FPS / 98 FPS / 84 FPS

- 16GB de RAM e no ecrã do Portátil = 82 FPS / 90 FPS / 90 FPS / 100 FPS / 93 FPS

- 16GB de RAM e no ecrã da TV (HDMI) = 96 FPS / 98 FPS / 98 FPS / 114 FPS / 104 FPS



Ok, a RAM aqui ajuda sem dúvida mas a diferença de um ecrã do monitor para a TV?
 
Eu tenho o 6RF (processador i7 Skylake) e desde que fiz um window update há uns tempos o MSI Dragon Center deixou de funcionar e nunca mais resolvi isso. Sabes-me dizer alguma dica?

Abraço
 
Viva!
Antes de mais parabéns pela aquisição!
Ando a ver a versão 421XPT (Intel i7), mas sabem-me dizer mais ou menos a nível de bateria quanto dura? Por exemplo a ver um filme e a trabalhar (editor de texto, excel, internet...)?
Obrigado!
 
Boas malta
desculpem lá chatear-vos. mas eu tou super atento a este laptop. o meu grande problema com os pcs é ruído/preço. Será que fazendo underclock a esta gpu, e pondo a velocidade das ventoinhas no minimo possivel, com bom espaço em baixo do pc, será possivel jogar jogos não intensivos (como java/macromedia, LoL, CS baixa qualidade) e ver filmes no youtube / player a 1080. SEM RUIDO NENHUM e sem grandes temperaturas?

desde já obrigado
 
Sem ruido nenhum duvido, especialmente num laptop gaming "barato". Se queres mesmo sem ruido nennum penso que terás que ir para um desktop, que com este orçamento deve dar bem para arranjar.
 
Acabei por comprar uma máquina destas =)

Opinião geral:

Construção boa e materiais de qualidade;
Specs muito boas na gama de preços em que se insere;
A bateria dura 3h em modo ECO;
É barulhento, mesmo sem estar em "carga" ... com base de refrigeração o CPU anda nos 50º;
Aquece demasiado no lado esquerdo do teclado, mesmo com a base de refrigeração;
A qualidade do ecrã deixa algo a desejar, comparei com o do Y520 da Lenovo e o IPS é muito mais "agradável" ao olho;
O peso é aceitável ... 2.2Kg é mais cómodo do que a maioria dos portáteis nesta gama.

Veredito:
Estou satisfeito com a compra, permite ter um desempenho semelhante ao desktop.
A bateria dura o suficiente para as minhas necessidades.

Aquecimento e barulho são os pontos negativos =\

[[]]
 
Já tive este portátil durante uns 4 ou 5 dias (instalação OS etc) e fiz uns testes também.

A qualidade do ecrã achei péssima, os ângulos de visão muito reduzidos e sofria bastante backlight bleed ao ponto de parecer sempre tudo com "nevoeiro" mesmo olhando de frente. Pode ter sido da sample em questão, mas não fiquei muito agradado.

O CPU com undervolt (-100mv conseguem garantidamente) era fresco. Estes 7700hq vêm de fábrica com demasiada voltagem, aconselho vivamente a fazerem undervolt e ficam com menos 10 graus em full load.

Não achei barulhento comparado com outros modelos gaming, e gostei imenso do teclado. É um portátil gaming com um peso bastante bom e fiquei admirado com o tamanho, não é de todo bulky.
 
Já tive este portátil durante uns 4 ou 5 dias (instalação OS etc) e fiz uns testes também.

A qualidade do ecrã achei péssima, os ângulos de visão muito reduzidos e sofria bastante backlight bleed ao ponto de parecer sempre tudo com "nevoeiro" mesmo olhando de frente. Pode ter sido da sample em questão, mas não fiquei muito agradado.

O CPU com undervolt (-100mv conseguem garantidamente) era fresco. Estes 7700hq vêm de fábrica com demasiada voltagem, aconselho vivamente a fazerem undervolt e ficam com menos 10 graus em full load.

Não achei barulhento comparado com outros modelos gaming, e gostei imenso do teclado. É um portátil gaming com um peso bastante bom e fiquei admirado com o tamanho, não é de todo bulky.

Este da review é o i5 7300
 
Ola, adequiri recentemente um destes PCs por 1049€.

Estou maioritariamente satisfeito com ele. O teclado da SteelSeries e muito bom, A build e decente (Nao sei se e por estar habituado a um dell XPS 15 9560, mas a frame do ecra parece-me muito fragil, ao nivel de ao ajustar o ecra, algo que temos de fazer muito ja que o ecra TN e horrivel no que se trata a angulos de visao, nota-se um artifact no canto superior direito do ecra). O som do cooling nem me parece assim tao mau, em idle nao faz muito barulho e em gaming load, com uma 1060 num form factor assim percebe-se.

Algo que eu noto e que a GPU (que ja agora faz boost para 1860Mhz) ao ser usada numa gaming load (p. exemplo CS:GO) nao passa dos 25-30% de load. Isto tambem vos acontece?

Concluindo, nao sei se vou ficar com este portatil ou se volto para o meu Dell, simplesmente devido ao ecra pessimo (estou habituado ao ecra IPS do Dell) e da build quality da screen assembly parecer um acer de 400€.

Cumps
 
Back
Topo