Review - Panasonic 42PX80

nepice disse:
Fric, a ver jogos de futebol ou imagens rapidas, porta-se bem certo??
em ps3, tem uma qualidade soberba??

Fantastica nos dois casos :) Tempo de resposta de... 0,0001ms

nepice disse:
em relacao a ligacoes audio, ela tem 2*rca audio in e 2*rca audio out, ou só tem uma delas??
Por acaso nao liguei a essas configurações. Daqui a algum tempo vou comprar um aplificador (provavelmente o onkyo 605) e quando fizer essa review ponho aqui como se comporta a nível de ligações.

nepice disse:
tem leitor de cartoes sd apenas?? nao da para mmc?
Penso que tambem dê para mmc, mas experimentei somente com SD. Envia mail para a panasonic a perguntar e coloca aqui a resposta :)

nepice disse:
ja agr, nao querendo ser muito macador com tanta questa...
costumas usar divx?? ja experimentaste atraves da ps3, fica alguma coisa de jeito??
Fica muito melhor que no outro lcd que tenho. Posso dizer que fica "bom", mas nao "expetacular" pois o divx... deixa sempre um pouco a desejar.


bseixas disse:
espero q a retenção seja de facto minima e n incomode, embora me pareça q a qualidade de emissão em SD compensa largamente esse "defeito", ou será feitio?...
A retenção é minima e nao se nota, a menos que estejas a 20 cm do ecrã e com o ecrã totalmente negro. E tens razão, nao é defeito, é feitio do plasma :P


PedroSoaresSilva disse:
- a essa distância um 50" seria incomodativo para os lugares paralelos ao ecrã?
Diria que é capaz de ser aceitavel para o sofá que está mesmo em frente à tv, mas para os laterais talvez seja um pouco grande, isto para emissões em SD. Afinal de contas tamos a falar de mais 8'', ou seja, mais 20 cm de diagonal.
Caso seja para ver HD ou jogar ps3 ou xbox 360, entao ai diria que nao tem problema nenhum, quanto maior melhor :)



Agora quanto à problemática dos pretos, esses lcd's recorrem à tal plastificação, que melhora claramente os pretos mas, segundo aquilo que os meus olhos me transmitem, piora drasticamente os cinzas, pois deixa de haver tanta definição em cores com pouca luz. Outro problema é que satura as cores, ja de si bastante saturadas pela tecnologia lcd. Eu testei, comparei e nao achei melhor.

O teste dos pretos nao deve ser simplesmente testar os pretos, mas sim tambem os cinzas escuros e ver se existe definição nesta caso. Felizmente tive oportunidade de fazer esse teste... e o plasma vence.



Raines -> Es uma melga indecisa! Compra qq coisa! Mas compra! :)



Uma última nota, eu, e como podem comprovar pelos meus posts ao longo do tempo, tenho tendência para o LCD. Acho-o uma tecnologia com mais futuro, mais económica para o utilizador comum e com possibilidade de evoluir mais. O plasma tem problemas, alguns graves, mas por agora apresenta melhor qualidade.

Comprar um plasma foi algo... bastante ponderado, testado e um pouco contra vontade interna, mas se o comprei foi por alguma razão! Depois de inumeros testes conclui que o plasma é realmente melhor que o lcd principalmente para esta ordem de valores q queria gastar.


Fiquem bem
 
(...)


Uma última nota, eu, e como podem comprovar pelos meus posts ao longo do tempo, tenho tendência para o LCD. Acho-o uma tecnologia com mais futuro, mais económica para o utilizador comum e com possibilidade de evoluir mais. O plasma tem problemas, alguns graves, mas por agora apresenta melhor qualidade.

Comprar um plasma foi algo... bastante ponderado, testado e um pouco contra vontade interna, mas se o comprei foi por alguma razão! Depois de inumeros testes conclui que o plasma é realmente melhor que o lcd principalmente para esta ordem de valores q queria gastar.


Fiquem bem


Nem mais. :)

Obrigado pelo detalhe do feedback, é muito útil e positivo obter este tipo de análise lúcida e racional, de quem fez o seu trabalho de casa antes de comprar.

Cumps!
 
Fantastica nos dois casos :) Tempo de resposta de... 0,0001ms


Por acaso nao liguei a essas configurações. Daqui a algum tempo vou comprar um aplificador (provavelmente o onkyo 605) e quando fizer essa review ponho aqui como se comporta a nível de ligações.


Penso que tambem dê para mmc, mas experimentei somente com SD. Envia mail para a panasonic a perguntar e coloca aqui a resposta :)


Fica muito melhor que no outro lcd que tenho. Posso dizer que fica "bom", mas nao "expetacular" pois o divx... deixa sempre um pouco a desejar.



A retenção é minima e nao se nota, a menos que estejas a 20 cm do ecrã e com o ecrã totalmente negro. E tens razão, nao é defeito, é feitio do plasma :P



Diria que é capaz de ser aceitavel para o sofá que está mesmo em frente à tv, mas para os laterais talvez seja um pouco grande, isto para emissões em SD. Afinal de contas tamos a falar de mais 8'', ou seja, mais 20 cm de diagonal.
Caso seja para ver HD ou jogar ps3 ou xbox 360, entao ai diria que nao tem problema nenhum, quanto maior melhor :)



Agora quanto à problemática dos pretos, esses lcd's recorrem à tal plastificação, que melhora claramente os pretos mas, segundo aquilo que os meus olhos me transmitem, piora drasticamente os cinzas, pois deixa de haver tanta definição em cores com pouca luz. Outro problema é que satura as cores, ja de si bastante saturadas pela tecnologia lcd. Eu testei, comparei e nao achei melhor.

O teste dos pretos nao deve ser simplesmente testar os pretos, mas sim tambem os cinzas escuros e ver se existe definição nesta caso. Felizmente tive oportunidade de fazer esse teste... e o plasma vence.



Raines -> Es uma melga indecisa! Compra qq coisa! Mas compra! :)



Uma última nota, eu, e como podem comprovar pelos meus posts ao longo do tempo, tenho tendência para o LCD. Acho-o uma tecnologia com mais futuro, mais económica para o utilizador comum e com possibilidade de evoluir mais. O plasma tem problemas, alguns graves, mas por agora apresenta melhor qualidade.

Comprar um plasma foi algo... bastante ponderado, testado e um pouco contra vontade interna, mas se o comprei foi por alguma razão! Depois de inumeros testes conclui que o plasma é realmente melhor que o lcd principalmente para esta ordem de valores q queria gastar.


Fiquem bem

:D

o seu desejo e uma ordem... sera mesmo o pz85 de 42:D e a diferenca para o 46 vai para um popcorn...:D

agora so queria ver se baixava um pouco o preco porque ainda falta 1 semana para vir o sofa:D:D:D
 
Concordo com a review, foi também esta a impressão geral com que fiquei.

Aqui vão alguns comentários aos pontos negativos:
Mudar de canal: Que eu saiba não ha forma de mudar directamente e rapidamente para canais so com um digito, é preciso clicar no botão 0 e a seguir no 1 se quiser mudar para o 1 instantaneamente. Em alternativa pode-se clicar somente no botão 1, mas tem que se aguardar uma data de tempo até que ele assuma que é so um digito.​

Pois, acho que é mesmo assim. Por outro lado, acho que a mudança de canal até nem é muito lenta quando comparado com vários LCDs que experimentei.
Tem também algo que me dá imenso jeito, uma vez que estou habituado a usar principalmente os botões de "canal para cima" e "canal para baixo": para subir 3 canais, por exemplo, pode-se carregar logo 3 vezes, e não é preciso estar à espera que o canal mude para voltar a carregar.

Som: Nao sei se é por estar habituado ao som onde tenho a samsung, que tem um media center com uma audigy e umas colunas da creative, mas acho que o som desta tv e' mt fraquinho. Tem pouca definição e não cria envolvencia quase nenhuma...
Eu por acaso gostei quando comparado com o CRT que tinha e com LCDs como o Samsung F86. Tem baixos suficientes e não abusa de efeitos como outros TVs, nos quais por vezes é até difícil perceber o discurso sem aumentar bastante o volume.

Já agora aqui vão os settings que mais gostei para o som:
Mode: Music
Surround: On
Speaker distance to Wall: Over 30cm (mesmo estando a menos de 30 cm)

Sleep time: Pelo que vi... nao se pode definir x minutos para desligar a tv!
Menu->Setup->Off Timer​
 
Viva strikereg,

Obrigado pelos teus comentários.

Já agora aqui vão os settings que mais gostei para o som:
Mode: Music
Surround: On
Speaker distance to Wall: Over 30cm (mesmo estando a menos de 30 cm)

Sobre este por acaso nao o referi na review, mas curiosamente estou a usar as mm settings que tu, também foram as que me soaram... "menos mal" :)
 
e claro os consumos energeticos q pelo q consome o plasma e pelos ultimos lcds q sairam no mercado deve consumir uns 100% menos q os plasmas fullhd panasonic.

Consumos energéticos? Epá Who cares? 100% menos é zero se souberes fazer contas.

Mas mesmo assim, deixa-me fazer este exercício. Se um plasma consumir 250W, que é o caso do meu, e o usar por 4 horas diárias, ao preço q está a energia de +/-0.11€ por kW, isto dá por mês 3.3€. Mesmo que o LCD gaste por exemplo 50%, o que é muito exagerado, pagas 1.65€, ou seja poupas 1.65€ por mês! Fantástico! LOL
 
Tb para mim o consumo energético não é decisivo apenas é mais uma questao a ter em conta como outras...

Concordo plenamente, mas tal como o capitaomorsa referiu os valores sao reduzidos, embora se calhar nao tanto quanto pareça.

No final do ano sempre são perto de 20€, e durante o tempo útil de vida da tv, uns 8 anos, talvez se chegue aos 200€, tendo em conta o incremento do custo da energia. Já é algum valor, mas mesmo assim baixo. Há que ter em conta também o custo inicial do equipamento, que num plasma, para o mesmo tamanho é inferior.

O que pode ser argumentado é se existem várias pessoas a pensar da mesma forma, ai sim ja se notam diferenças significativas. Se comprares 5 tv's destas face a 5 lcd's notam-se grandes diferenças, por exemplo num bar ou café.


Fiquem bem
 
Uma ultima nota, por mim este modelo de tv é claramenta recomendada desde que seja um uso semelhante ao que lhe dou. Se for para ligar a um media center, navegar na web, imagens estáticas por muito tempo, entao LCD all the way.

Tenho 1 LCD de 32 no quarto e ando a pensar à alguns meses neste plasma para a sala, para ter melhor qualidade em SD (apesar do LCD Toshiba ser excelente) e para ligar um mediacenter. Existe algum problema em ligar o mediacenter - além das imagens estáticas - nomeadamente a questão da resolução e um eventual problema com o pixel mapping 1:1?

Thanks pela review, está excelente.
 
Tenho 1 LCD de 32 no quarto e ando a pensar à alguns meses neste plasma para a sala, para ter melhor qualidade em SD (apesar do LCD Toshiba ser excelente) e para ligar um mediacenter. Existe algum problema em ligar o mediacenter - além das imagens estáticas - nomeadamente a questão da resolução e um eventual problema com o pixel mapping 1:1?


Viva,

O unico problema que vejo é mesmo as imagens estáticas que pode prejudicar o plasma, de resto e que eu saiba, não existem problemas.

É possivel por a resolução nativa do plasma pela porta vga, ou seja neste caso 1024*768. Nesta situação a imagem fica achatada, mas em alguns filmes/jogos é possivel corrigir o aspect ratio. O media player classic, por exemplo, permite colocar filmes à resolução 1024*768 mas com um aspecto 16:9.


Fica bem
 
Com um utilitário como o Powerstrip é possível corrigir o aspect ratio geral, sem ter que estar a alterar em cada aplicação.

Nos Mac (com o OSX) existe essa opção por defeito.
 
Com um utilitário como o Powerstrip é possível corrigir o aspect ratio geral, sem ter que estar a alterar em cada aplicação.

Nos Mac (com o OSX) existe essa opção por defeito.


Hum... Podes definir a resolução 1024*768 e dizeres q queres um aspect ratio de 16:9 no windows inteiro (ambiente de trabalho/icons/browsers/jogos/filmes)?

Fica bem
 
É isso mesmo que faço no Macbook.
Pelo que li no Windows com o Powerstrip faz-se o mesmo.

Parece-me algo complicado, isto se o SO nao estiver preparado de raiz.

Basta imaginar o motor gráfico de um jogo a 3 dimensões. Vai ter q renderizar as coisas de uma forma totalmente diferente, a matriz dos pixeis gerados nao será linear com a resolução e terá que haver algum tipo de interpolação para novos pixeis ou redução para pixeis que deixarão de ser mostrados. Isto é software.

Pode ser que seja a propria gráfica a tratar disso imediatamente antes de enviar a pic para o monitor, algum tratamento especial, mas ai provavelmente nem todas as graficas o farão.

Nao sei, so experimentando, e estou bastante curioso para o ver :)
 
Hoje tive o previlégio de vêr um PX80 42" a funcionar nas condições "aparentemente" óptimas, com Blu-Ray.

Fantástico e pelo preço que está, melhor ainda.
 
Última edição:
Pois, eu também estou meio indeciso em relação ao PX80 à custa da resolução "esquisita" para 16:9. Imagens esticadas é que não dá com nada! Mas também ficar com a imagem tipo "desfocada" não é lá grande coisa. Essa cena do powerstrip funciona então em todo o lado?

(bem que podiam fazer paineis 1280*720, se conseguem 1920*1080, não se percebe a cena dos 1024*768)
 
(bem que podiam fazer paineis 1280*720, se conseguem 1920*1080, não se percebe a cena dos 1024*768)


É exactamente o que me faz torcer o nariz. Parece incompreensível mas eles devem ter uma explicaçõa (i)lógica sobre custos, dificuldades técnicas,bla bla bla.
 
a minha escolha verteu sempre mais para LCD do q para plasma muito pelo factor reflexo que sempre achei determinante...acabei por comprar uma LCD Sanyo de 37" pela promoção e orçamento da altura, e agora que tive opurtunidade de ver canais HD pelo MEO estou muito satisfeito... mas as plasmas tb evoluiram muito e ja temos de pensar bem antes de fazer uma escolha..

Cumps...
 
tenho o 42px80 á uma semana e fui convencido a comprá-la por aquilo que li neste forum.
estou muito satisfeito com a televisão (880€- Makros) apesar do sinal de televisão que tenho seja fraco e ainda tenho os settoings a 30% para fazer a rodagem por isso é dificil avaliar completamente a tv.

Apesar disso tenho melhor imagem do que com o antigo cRT.

Só tenho um problema que ainda não consegui resolver, espero que alguem me possa ajudar.
Liguei o PC á TV por VGA (o portatil nao tem HDMI ou DVI) e tudo bem até achei a imagem do windows melhor do que o esperado, mas quando ponho um video pelo VLC (programa que nunca falhou e que pretendo fazer dele o meu media center)o ecrã fica todo preto.

Alguém tem uma explicação..POR FAVOR.
 
Viva,

Tens definido o plasma como unico monitor? Se não experimenta fazer , desligares o pc, voltares a ligar so com o plasma ligado ao pc e reproduzires a imagem.

Ja experimentaste com outros players, tipo media player classic, ou windows media player?



Fica bem
Fica bem
 
Back
Topo