[HDTV] [Tópico oficial] Philips PUS7503 (49", 55")

Wearht

Membro
Tenho visto bastante discussão acerca deste modelo da Philips no tópico do lado. Visto que adiquiri a mesma durante a Black Friday, venho deixar aqui algum feedback já que pode ser útil para alguém. Aviso desde já que não sou nenhum expert na matéria, mas vou tentar dar o meu melhor :007:

Para explicar a minha escolha, tinha uma Samsung UE32J5500 na sala e queria algo pelas 50" com um orçamento máximo de 500€. Tenho o sofá a pouco mais de 2 metros da TV, daí o tamanho escolhido.

Fiz bastante "trabalho de casa" aqui pelo fórum e fiquei com a idea das Hisense, mais inclinado para a A6500.
Depois de a ver ao vivo, notei que a imagem ao reproduzir conteudo SD (o que passam nas lojas) era má. Isto ao comparar, por exemplo, com Samsung. A fama do sistema operativo também não era a melhor. O mesmo para upscalling the conteudos SD/HD. Visto que 50% da utilização da TV é canais "normais", o upcalling era importante para mim. Começei então a explorar outras opções de marcas mais conhecidas.

Pouco antes da Black Friday a ***** passou a disponiblizar Philips. Após uma visita à loja, a PHILIPS 50PUS6753 entrou para o lugar de preferida. Isto porque depois de a ver ao vivo a imagem parecia-me honestamente melhor que as Hisense e o Ambilight era para mim uma vantagem.

No entanto continuava a gostar mais da imagem das Samsung na loja...

Vi depois uma sugestão aqui no forúm da Philips 49PUS7503. Após alguma pesquisa encontrei uma promoção porreira e decidi avançar. Fiz a compra online, numa loja do Porto, tendo assim a salvaguarda dos 15 dias para devolução, ainda reticente.

Vow64Ku.jpg


Vantagens, a meu ver da 49PUS7503 vs 50PUS6753:
  • Wide colour gamut - sem certezas o que isto é na realidade. Vi na review da AV Foruns.
  • Processador de imagem superior (P5).
  • Ligeiramente maior brilho.
  • Melhor som - Para alem da "sound bar" na zona inferior, a PUS7503 tem um woofer na traseira.
  • Android TV.
  • Bluetooth.
  • Melhor comando - BLE com suporte de voz.
  • À altura da compra, preço (473€ vs 450€).
Desvantagens:
  • Edge Led na PUS7503, enquanto que a PUS6753 é Direct Led.
  • *8Bits+FRC. A versão de 55" da PUS7503 é 10Bits.
Após instalar a TV e fazer o setup a primeira impressão foi o espanto com o Ambilight. Devo admitir que fiquei grande fã. No entanto notei logo uma "mancha" mais escura no ecrã, no canto superior esquerdo.
Notava também a mesma mancha com o ecrã escuro, era evidente o "light bleed". Novamente, já tendo aprendido o truque aqui no forum :001: desapertei (meia volta) o parafuso do canto da TV e passei um pano na zona afectada - problema resolvido :banjump: Mancha:
M0iQF5I.jpg

Ficam aqui algumas fotos da uniformidade dos pretos e cinzas. Digo desde já que, para mim, o preto é bastante uniforme a olho nú. Noto no entanto pequenas manchas no cinza.
As fotos, foram tiradas com o telemóvel, sem qualquer iluminação na sala.

Pretos (com e sem Ambilight):
bZKTPi1.jpg

bOwGC3c.jpg

Cinzas (com Ambilight):
YAwpgTz.jpg

Olhando para estas imagens, parece muito mau. Mas na realidade não é. O telemóvel capta muito mais do que o que vejo a olho nú. Como já disse os pretos são bastante bons tanto a nível de uniformidade como de serem mesmo pretos. No cinza é onde noto umas pequenas manchas mas que apenas me incomoda ao abrir o Youtube (fundo cinza). Ao reproduzir conteúdo é raro existir grandes areas cinzas que façam notar o problema.

Reprodução de conteúdo normal (SD e HD) - Meo box:
Diria que 50% da utilização desta TV é para assistir canais regulares e por isso o upscalling era importante para mim. Como termo de comparação tenho uma Sony 55" XD70, comprada pelos meus pais à cerca de 2 anos. À partida posso dizer que o upscalling da Sony é superior ao da Philips. Em conteúdos SD dou larga vitória à Sony enquanto que em conteudos HD a Philips não fica muito atrás.
Visto que a grande maioria dos canais que costumo ver estão disponiveis em HD estou satisfeito.

Uma nota quanto a STB da MEO:
No meu caso, noto melhorias ao colocar a STB da MEO a 1080i (maximo que suporta) vs 720p.
Tenho quase a certeza que os canais HD da MEO são a 1080i, dai que ao utilizar 720p como output a STB é obrigada a fazer downscalling.

Imagens de referência HD
XsvXana.jpg

7dWBm7X.jpg

Imagens de referência SD
xIeoYoe.jpg

3uv3fEa.jpg

Ambilight:
Como já disse, gosto bastante do efeito. Peca apenas por não ser possivel reduzir a intensidade de forma dinâmica, sei lá 0-100% era o ideal, por exemplo. É no entanto possível escolher entre diferentes modos, alguns dos quais mais "calmos" e com menos intensidade. Tenho o Ambilight ligado desde que a comprei. Já experimentei desligar algumas vezes mas acabo sempre por voltar a ligar! :001:

Imagens Ambilight:
6SZOwbj.jpg

85P2ViW.jpg

Conteudo 4K e HDR:
Para testar este tipo de conteúdo, utilizei Youtube, Netflix e alguns videos HDR numa pen.
Não tenho nada a apontar, tudo impecável. Não é obviamente OLED mas não notei nenhuma falha óbvia.
Pretos bastante bons, fluidez muito boa e HDR decente. Para HDR não tenho melhores TV's para comparar, por isso nem sei bem o que é HDR excelente (nunca vi).
Comparando com a Sony referida acima (XD70) a Philips tem melhor qualidade de imagem, fruto talvez do ecrã VA na Philips vs IPS na Sony.

Conclusão:
Estou bastante satisfeito com a TV. Não encontrei nenhum ponto que me deixasse desapontado e por isso só tenho a recomendar.
Houve no entanto um ponto que me deixou "zangado". A TV é anunciada com Android 8 mas vem com o 7. Já lí que deverá receber o upgrade durante o ínicio deste ano, vamos ver. Enviei email à Philips acerca disto, sem resposta.

E é isto que me lembro, qualquer dúvida, digam :beerchug:
 
Última edição:
E quanto a reflexos, o que podes dizer?

Ao ver videos em 4k na app do youtube, notaste algum tipo de bloqueio na imagem ou mesmo stutter?
 
E quanto a reflexos, o que podes dizer?

Ao ver videos em 4k na app do youtube, notaste algum tipo de bloqueio na imagem ou mesmo stutter?

Quanto aos reflexos, a TV tem um acabamento meio brilhante, mas mesmo durante o dia e com o brilho no maximo, não notei (ainda) nenhum reflexo que me impedisse de ver a imagem. Não digo que no verão com o sol a bater quase direto não possa sofrer com isso.
*Tenho uma porta envidraçada com quase 3 metros de largura por 2 de altura, perpendicular à TV (de lado). Caso a porta/janela seja atrás da TV, ai acho que já terás problemas.

Quanto ao Youtube, vi que alguém tinha referido dropped frames em 4K60p HDR. Testei ontem mesmo o mesmo video (Costa Rica 4K 60FPS) na minha e apesar do Youtube Stats mostrar dropped frames, o playback não mostra freezes nem artefactos.
 
boa! obrigado pelo review.

tenho uma 55pus6503 inferior a essa, tb tenho uma mancha no canto superior direito, tentei o pano mas não resultou.. essa do parafuso não tentei.. vou tentar afrouxar um pouco e ver se ajuda, obrigado!

a minha tem o saphi e e já vi muito video no youtube sem problemas
 
Quanto ao ambilight pela app da philips podes regular a luminusidade de 0 a 10..

Tens mais opçoes de regulaçao do ambilight que as que tens diretamente na tv. Da uma vista de olhos no Philips Remote
 
Como será que fica o Ambilight nos filmes que tem baixas pretas? Na parte superior a luz do Ambilight fica da cor da imagem?
Obrigado pelo review tão detalhado
 
Como será que fica o Ambilight nos filmes que tem baixas pretas? Na parte superior a luz do Ambilight fica da cor da imagem?
Obrigado pelo review tão detalhado

Acho que ainda só vi um filme com as barras pretas em cima e baixo, não notei problemas no Ambilight. Tenho idea que essas barras são ignoradas, mas quando tiver oportunidade tiro uma foto para demonstrar.
 
Quanto ao ambilight pela app da philips podes regular a luminusidade de 0 a 10..

Tens mais opçoes de regulaçao do ambilight que as que tens diretamente na tv. Da uma vista de olhos no Philips Remote

Funcionou! Muito obrigado, era isto mesmo que me faltava :001: Podiam era dar as mesma opções de regulação na TV que dão na APP...
 
Acho que ainda só vi um filme com as barras pretas em cima e baixo, não notei problemas no Ambilight. Tenho idea que essas barras são ignoradas, mas quando tiver oportunidade tiro uma foto para demonstrar.
Sim as barras sao ignoradas
Funcionou! Muito obrigado, era isto mesmo que me faltava :001: Podiam era dar as mesma opções de regulação na TV que dão na APP...
Top !
Sim è verdade mas uma pessoa tambèm nao costuma andar sempre a mecher nos parametros do ambilight..
 
O ambilight é sempre com um arco-iris dinâmico ou dá para regular aquilo para estar parado só com luz branca?

Eu em minha casa tenho uns leds por trás do plasma, e gosto muito desta solução - aumenta o contraste percepcionado e não distrai. Sempre que vejo tvs com ambilight a "mexer", aquilo irrita-me solenemente. Distrai imenso... mais alguém sente o mesmo?
 
O ambilight é sempre com um arco-iris dinâmico ou dá para regular aquilo para estar parado só com luz branca?

Eu em minha casa tenho uns leds por trás do plasma, e gosto muito desta solução - aumenta o contraste percepcionado e não distrai. Sempre que vejo tvs com ambilight a "mexer", aquilo irrita-me solenemente. Distrai imenso... mais alguém sente o mesmo?
Nao sinto qualquer efeito de distraçao.. mas sim pela app podes configurar uma cor estatica a teu gosto
 
O ambilight é sempre com um arco-iris dinâmico ou dá para regular aquilo para estar parado só com luz branca?

Eu em minha casa tenho uns leds por trás do plasma, e gosto muito desta solução - aumenta o contraste percepcionado e não distrai. Sempre que vejo tvs com ambilight a "mexer", aquilo irrita-me solenemente. Distrai imenso... mais alguém sente o mesmo?

O ambilight tem uns modos mais "dinâmicos" que de facto mostram bastante cor e movimento - é porreiro para filmes de ação ou futebol, por exemplo.
No entanto tem modos mais suaves. Para ver canais genéricos, utilizo bastante o modo a que eles chamam "descontração" em que as cores são mais suaves e sem tanto movimento.

Como já foi dito, podes também escolher uma cor sólida.
 
Boa review e penso que poderá ser útil para muitos. :D

Só uma observação em relação à uniformidade do painel, pode não ser tão má como aparece nas fotos mas também está longe de ser boa mesmo para a realidade LED.
 
Boa review e penso que poderá ser útil para muitos. :D

Só uma observação em relação à uniformidade do painel, pode não ser tão má como aparece nas fotos mas também está longe de ser boa mesmo para a realidade LED.

Concordo. Até pelo que li acaba por ser uma "lotaria".
No meu caso, apenas tenho para comparação uma Sony XD70, que neste aspecto é melhor talvez por ser Direct Led - no entanto também foi mais cara.

Na altura da compra tinha também na lista de preferência a Samsung UE50NU7455 - Fazes idea de como se comportam estas TVs em relação à uniformidade do painel?
 
Back
Topo