[Review] Samsung Z170

Rúben T.

Power Member
samsung-z170-00.jpg


1. Nota inicial

Bem, andava “desesperado” para arranjar um telemóvel para substituir o meu velhinho Nokia 1100, foi então que me deparei com este Samsung Z170 na Worten Mobile a 34.90€, cumpria os requisitos mínimos, que eram: câmara, leitor de MP3, 3G e slot para cartões de memória.

2. Pacote

- Cartão Optimus
- Telemóvel Samsung Z170
- Auriculares Samsung
- Cabo de Dados(permite carregar por USB) e CD com drivers e software
- Carregador
- 1 Capa traseira extra, cor vermelha
- Manual, “papelada”.


3. Design

Tem um design simples, mas giro. É fininho, mal se sente no bolso (inclusive na vibração, é um “pequeno defeito”, mas o barulho que faz a vibrar compensa(não é exagerado, mas sobressai), é um pouco comprido demais, e notasse logo quando se pega nele pela primeira vez. É bastante leve, ainda assim, aparenta ser robusto. Um “defeito” é ter o ecrã e a câmara “rectas” com o corpo, ou seja, ao assentar o telemóvel, assenta sobre o ecrã directamente, ou sobre a câmara.

Tem as teclas de volume do lado esquerdo, onde também está o encaixe para auriculares/carregador, do lado direito tem apenas o botão para a câmara. Em cima e em baixo, é liso.

4. Ecrã & Som

É um ecrã um pouco “pequeno”, apenas de 1.8”(tal como o W880i), um TFT de 256 mil cores, mas a qualidade até é satisfatória(embora nada quando comparado com os ecrãs de Nseries, Cyber-shots, etc)
O som de música provém do auscultador de chamada, tem qualidade razoável, os fones mantêm essa qualidade, não a melhoram, não tem equalizador.

5. Teclas

Teclas bastante práticas, eu estou habituado a um Nokia N80 e as teclas deste Samsung não me dificultam em nada a escrita, escrevo com a mesma rapidez que no Nokia.
Do lado esquerdo tem uma tecla para os contactos, outra para vídeo-chamada(carregamos lá, activa automaticamente a câmara frontal, pede para introduzir o nº a ligar) e tem o botão de chamar/atender, do lado direito tem o atalho “Optimus zone”, por debaixo tem o botão de “atalhos” para chamada, mensagens, internet e “finalizar tudo”, tem também por baixo, o botão de desligar/rejeitar. Tem D-Pad.

6. Câmara

1.3Mpx.

Modos de disparo:
- Disparo único
- Rajada
- Disparo em mosaico

Resoluções:
- 1280x1024 (não permite zoom)
- 800x600
- 640x480
- 320x240
- 240x180

Temporizador:
- Não
- 3s
- 5s
- 10s

Efeitos:
- Sem efeito
- Preto e Branco
- Sépia
- Negativo

Molduras:
- Sem moldura
- Seleccionar moldura(tem várias)

Equilíbrio de brancos:
- Luz do dia
- Incandescente
- Fluorescente
- Enevoado

Modo de visor:
- Vista de ecrã inteiro
- Vista e indicador de ecrã inteiro
- Vista e directrizes de ecrã inteiro
- Vista de relação padrão

7. Software

É rápido (bem mais que o N80).
No menu tem (da esquerda para a direita e de cima para baixo):
Registos de chamadas – Contactos – Leitor multimédia
Internet – Mensagens – Os meus ficheiros
Calendário – Câmara – Google
Aplicações – Alarmes – Definições

Tem o tema animado da “Torre de Belém” em que muda o céu de dia para noite consoante as horas e vê-se as gaivotas e as estrelas a passarem.
Não tem rádio.

8. Conectividade & Internet

O 3G é rápido (vivo em Abrantes, sinal máximo), vejo MobileTV e navego bem através do browser “NetFront” que vem com o telemóvel. Mas já instalei o Opera mini pelo getjar.com, e é melhor.
Tem bluetooth, 1.1 salvo erro, é um pouco lento. Tem conexão USB com o PC.

9. Autonomia

Bateria Li-Po 880 mAh.
230h em stand-by e 3h em chamada.
A primeira carga durou-me dois dias, com uso intensivo de 3G(navegar na net, sacar apps e jogos do getjar.com, ver MobileTV), ouvir musica, reprodução de vídeos, cerca de 100 SMS e 10 minutos de chamadas.

10. Notas finais e classificação


Estou bastante satisfeito com o telemóvel. Mal o sinto no bolso, tem boas características para 2º telemóvel, tem o essencial (leitor de MP3, slot para cartões, câmara para o desenrasque e 3G, é rápido. É “bom” e barato, sem dúvida que recomendo para 2º telemóvel (ou até como 1º, para pessoas menos exigentes).

Classificação: 8

P.S: "Estilo" de review copiado de um tópico do nunyx, espero que não te importes ;)
 
Última edição:
Back
Topo