[Review] Vector Linux 6.0 Standard

Tiago.Pereira

Power Member
Descobri que o Virtualbox consegue fazer muito bem máquinas virtuais, sem me estragar o wireless, e portanto já o tenho a funcionar.
E apeteceu-me fazer uma review a uma distro.

Depois de ter pesquisado muito, a escolha recaiu no Vector Linux 6.0 . A nova versão vem pela primeira vez com instalador gráfico. É baseado em Slackware Linux, e tem o kernel todo optimizado. Está disponível em várias versões: SOHO para pequenas e médias empresas, Standard que é a versão gratuita, Light que é a versão mais leve (ainda em Beta 3, promete ocupar apenas 300 MB de disco e ser muito leve), e Deluxe que traz todos os pacotes disponíveis em Standard, mais os opocionais e os multimédia todos, 14 dias de suporte gratuito e custa uns meros 24.99$.

Esta distro captou-me a atenção precisamente pelo sistema modular (que eu adoro), pelo kernel optimizado e por ser baseado em Slackware, tudo numa distro que tem instalador gráfico.

Peço-vos algum tempo na medida em que vou precisar de fazer download da ISO do Vector Linux e configurar as máquinas virtuais. Mais tarde edito este post para disponibilizar os detalhes. Stay tuned! :)
 
Última edição:
Parte 1

A máquina virtual utilizada no Virtual Box foi uma máquina com 8 GB de disco, um processador a 2 GHz (tenho dois cores a esta velocidade) e 1024 MB de memória (tenho 3 GB disponíveis).

O início da instalação foi terrivelmente simples. Aparece a indicação em texto de que para instalarmos o Vector Linux (daqui em diante denominado Vector) apenas temos de carregar no Enter. Quem preferir o modo texto pode fazê-lo bastando para tal digitar "linux" na linha de comandos que aparece abaixo.

Imediatamente após clicar no Enter começa a carregar os componentes necessários para iniciar a instalação. Primeiro aparece a mensagem de que o ecrã pode piscar, depois de que está a ser feita a configuração do X. A primeira pergunta feita é em modo "semi-gráfico" e pede-nos para indicar a resolução do nosso monitor. Aparecem modos de 4:3 (800x600, 1024x768, 1280x1024, 1600x1200) e de 16:9 (800x480, 1280x800, e mais um que não me recordo). Depois de seleccionarmos a nossa resolução aparece um gestor de janelas com o instalador aberto e maximizado, tal como se fosse uma aplicação. O gestor de janelas (sim, há gestor de janelas) usado é o JWM, e dá-nos a hipótese de podermos alternar entre duas janelas, e inclusivamente de jogar jogos enquanto o sistema operativo instala. Os gráficos deste gestor são bem simples, um pouco á Windows 98 mas para o efeito serve.

No início da instalação, é pedida para escolher a língua. Estão disponíveis cinco línguas, incluindo o inglês e o espanhol, e para muita surpresa minha, o português de Portugal. Obviamente foi este que seleccionei na instalação. Parece ser um "work in progress" porque há partes em que o instalador não está traduzido em Português, aparecendo em Inglês. Falo de alguns menus do gpartd, e da selecção de pacotes, onde apenas as mensagens de aviso estão traduzidas.

Depois, há que seleccionar o disco inserido na drive (aparece automaticamente) e é só clicar Seguinte. Após seleccionar o disco inserido, há que particionar a drive. No ecrã anterior, uma indicação dos mínimos necessários para o root, swap e afins é dado: 3.85 GB para root, 500 MB pelo menos para swap. Dividi a minha drive em cerca de 6 GB para root e 1 GB para swap, ficando livres pouco mais de 1 GB não particionados. Tive de clicar com o botão direito do rato na área que refere "unallocated" e seleccionar New. Aqui, o default eram os 8 GB, seleccionei 6. Com o que sobrava fiz exactamente o mesmo passo: "New", seleccionei 1 GB, fiz "ok". Ao clicar em "Aplicar todas as alterações" ele particionou-me o disco sem mais espinhas. No menu seguinte, aparecia-me "Ponto de Montagem" onde no segundo disco (por ter seleccionado linux swap) já estava posto swap. No primeiro tive de seleccionar o "/" e como sistema de ficheiros escolhi o reiserfs. Cliquei em seguinte, e é me dado duas opções: ou uma instalação "completa" com todos os componentes, ou uma instalação "personalizada" com só os componentes que seleccionar. Fui pela completa e seleccionei "Seguinte". Começa a instalação. E está a decorrer. Neste momento vai nos 30%.
 
Parte 2

Levou cerca de 40 minutos a instalar. Quando acabou apareceu uma caixa de diálogo que dizia "Vector Linux installation is complete. Click next to begin system configuration" (A instalação de Vector Linux foi completada. Clique em Seguinte para iniciar a configuração do sistema). Aqui aparece uma janela já com tudo pré-preenchido, de nome "Configuração do gestor de arranque". Nada há a preencher, excepto se não quisermos o LILO como gestor de arranque: ai teremos de activar a caixa correspondente. Temos também a opção de um boot splash de tamanho médio, grande ou máximo (a resolução mais alta para o nosso ecrã). Ao clicarmos em "Seguinte" recebemos a mensagem "O gestor de arranque foi configurado com sucesso".

A janela que se segue nesta instalação é a da zona horária, onde deixamos "Hora Local" e temos de seleccionar a capital do nosso país para o fuso horário e hora actuais. No caso de Portugal é algo como "Europe/Lisbon". Quando clicamos em Seguinte, aparece-nos a zona "Criar contas de utilizador" onde devemos introduzir o nome desejado (minúsculas e números permitidos), o nosso nome real, palavra-passe e confimação da mesma, isto no topo. Para criarmos a conta de utilizador vamos á parte de baixo e clicamos em "Criar utilizador". De seguida vem a janela "Configuração da Rede". Se só tiverem activo o Ethernet, ou o wireless, deixem o que vos aparecer por defeito que ele fará a configuração automática (o wireless é gerido pelo wicd). Para administradores ou aqueles users que gostam de meter tudo á pata, podem configurar aqui com os detalhes que forem precisos.

Ao clicarmos em Seguinte, somos brindados com a mensagem "Vector Linux is performing final system configuration. Please wait a moment" (O Vector Linux está a terminar as configurações necessárias, por favor aguarde). Passado algum tempo (no meu caso foram mais de 15 minutos, mas isso não é relevante e explicarei porquê mais à frente), aparecer-vos-á a mensagem "Vector Linux foi instalado no seu sistema. (...) É necessário reiniciar o computador para utilizar o seu novo sistema operativo. (...)" Aqui, cliquem em Reiniciar.

No início, vai-vos aparecer a entrada VectorLinux e um prazo de 10 segundos para aceitar; é só dar um Enter. Devo dizer que este gestor de arranque tem um excelente design. Depois do reinício irá aparecer a mensagem (semi-gráfica, não em JWM como anteriormente) "Vector Linux has been installed. We will finalize video settings on the next few screens. Any other system tuning can be done by YaSM. Enjoy AND Happy vectoring..." (Vector Linux foi instalado com sucesso. Terminaremos as configurações de vídeo nos próximos ecrãs. Qualquer outro tipo de configuração pode ser feito através do YaSM. Aprecie e boas vectorizações...)

O ecrã seguinte vai mostrar o "Configure X Server" e a não ser que queiram afinar isto á pata, é melhor deixarem na opção "VXConf". Dêem um enter. Nas opções seguintes irão seleccionar o tipo de teclado de que dispõem; é só seleccionar a versão de 102 teclas (intl) e o Portuguese (Portugal) nos ecrãs respectivos. Depois destas configurações, somos brindados com o ecrã de log-in (com muito design e do melhor que já vi até agora), onde seleccionam o vosso user ou escrevem o nome de utilizador e password. Existe a hipótese de fazerem logins remotos, e de configurar o sistema para o ambiente que desejarem. Por defeito, existem Gnome, LXDE e XFCE (por defeito). Seleccionem igualmente a língua que pretendem que o sistema tenha. Depois de fazerem log-in, são brindados com o logo Vector Linux e uma barra parecida ao que costuma haver no XFCE. Mas não se iludam: continua a ser tal como noutras distros, em que um clique direito do rato dá as mesmas opções do que clicando no menu.

Activar o Window compositing na área respectiva resultou num sistema bonito, e sempre rápido apesar da vicissitude que falarei abaixo. Existem mais de 95 composições de janela diferentes para escolher (!) - desde coisas parecidas ao Mac OSX a coisas para o Windows XP, está tudo lá.

Houve, no entanto, um problema sério com a velocidade do sistema. Pelos vistos, o Vector não gosta de máquinas virtuais (sem ser com aquela imagem que podem descarregar dos repositórios deles, para Virtual Box), e não tem Live CDs. O resultado foi um sistema em que os tempos de arranque são totalmente irrealistas e bem longe do que o Vector é capaz. A velocidade de encerramento foram 20 segundos, mas na prática, deve andar entre os 5 e os 10 segundos, mas não mais que isso. A velocidade de início (descontado a parte do login com user e pass), é de 2 minutos e 10 segundos quando deve andar por bem menos, entre os 20 e os 35 segundos. E estou a ser bastante simpático com as velocidades esperadas, já que afinal de contas isto é Slackware optimized, com XFCE...

A conclusão é a de que é um sistema bastante bonito, e muito, muito rápido (esperemos).

Imagens virão aí dentro de um bocadinho.

Pedia a quem instalasse o Vector Linux nos seus sistemas para me dizer a velocidade de início e encerramento, e a fluidez com que o fazem, para ficarmos com uma ideia da velocidade de que este SO é capaz; é que infelizmente não tenho CDs graváveis nem possilbilidade de arranjá-los, e muito menos posso instalar no único computador que tenho (coisas importantes aqui).

Opiniões são bem vindas :)
 
Última edição:
Back
Topo