[Review] VODAFONE ASUS V1210. UPDATE WM6 (Novo)

Zero_Cool_PT

What is folding?



Caracteristicas



Vodafone v1210 / SP 1210 (Asus Halley) Specs
Datasheet State: Final specifications
Datasheet Views: 11939 views since addition of datasheet (October 22, 2006)
Release Date: January, 2007
Project Codename: Asus Halley
Browse all devices under Asus Halley codename
Predecessor Model: Vodafone v1240
Dimensions: 46.9 x 109.5 x 18 millimetres
Mass: 103.3 grams (battery included)
Software Environment
Operating System: Microsoft Windows Mobile 5.0 for Smartphone AKU 2.6.1
Browse devices running this OS
Microprocessor, Chipset
CPU: 32bit Intel XScale PXA270
Browse devices based on this microprocessor
CPU Clock: 312 MHz
Memory, Storage capacity
ROM capacity: 128 MiB
RAM capacity: 64 MiB (accessible: 48 MiB)
Display
Display Type: color transflective TFT , 65536 scales
Display Diagonal: 2.2 "
Display Resolution: 240 x 320
Sound
Microphone(s): mono
Loadspeaker(s): mono
Audio Output: 2.5mm
Cellular Phone
Cellular Networks: GSM900, GSM1800, GSM1900, UMTS2100
Cellular Data Links: CSD, GPRS, EDGE, UMTS
Call Alert: 64 -chord melody
Vibrating Alert: Supported
Speakerphone : Supported
Control Peripherals
Positioning Device: Not supported
Primary Keyboard: Built-in numeric phone keyboard
Directional Pad: 5 -way
Scroll Wheel: Not supported
Interfaces
Expansion Slots: microSD, TransFlash
USB: USB 1.1 host/client, 12Mbit/s
mini-USB
Bluetooth: Bluetooth 1.2
Wireless LAN: Not supported
Infrared Gate: Not supported
Multimedia Telecommunication
Analog Radio Receiver: Not supported
Digital Media Broadcast Tuner: Not supported
Additional Details
Battery: removable
Battery Capacity: 1100 mAh





-Ecra

Transflectivo TFT de 2.2 polegadas é muito brilhante. Tem um bom contraste e não parece drenar muito a bateria. Quando em modo de standby, desliga-se para poupar bateria. Afirmo com segurança que é dos melhores display em que pus os olhos até hoje, pondo o ecra do N80 e N73 a um canto.



-Standby

Este é um modo conhecido no meio dos PDA's e smartphones em que aquando da sua activação, alguns elementos entram em modo de suspensão com o objectivo de reduzir o consumo da bateria. Para sabermos que o "bicho" está realmente vivo, a Vodafone dotou-o tal como em outros telefones (Nokia N80, N73, Tytn, etc) de led's para aviso do utilizador. Assim o botão de power do aparelho ilumina-se da cor verde quando o modulo de telemovel está ligado e de azul quando o modulo Bluetooth está ligado.




-Bateria

Não tive ainda muito tempo para a testar e posso adientar que é de 1100mha o que num telefone com tão baixo consumo deverá implicar uma elevada autonomia. De facto, desde que o telefone me caiu nas maos (às 13h) e até agora (19h) que ainda não desceu nada na bateria. Estou com ambos os modulos GSM e BT ligados. Mal saiu da caixa levou logo uma brincadeira de 2 horas para explorar o bicho^^.




-Construção

O chassis do Asus Jupiter, parece-me ser algo rijo e duro, durável portanto. Devido a esta rigidez estrutural, parece-me ser bastante capaz de aguentar a rotina do dia e algumas cacetadas mais fortes. O teclado, por seu lado por seu turno, tem duras e bem posicionadas teclas. Contudo isto tem um preço, quando escrevemos mensagens ou mails ou whatever, aquilo faz uma barulheira, não prima pela discrição. Parece-me ser bom para os SMS lovers. O único ponto negativo que encontro a este nível é o joystick. Este sim é o grande calcanhar de aquiles do V1210. Parece-me frágil e pouco preciso, damo-nos por vezes a seleccionar quando queriamos subir ou descer e vice-versa.




-Memória

Neste capitulo ainda não há muito a dizer. Ainda não encontrei o menu interno do telefone que me indica a sua memória. Esta é também expandida através de cartões microSD ou transflash. Aproveito para dizer que o micro SD de 2 Gigas do meu tytn não teve problemas em ser reconhecido. Contudo ainda não consegui apurar se suporta SDHC (4 gigas pa cima).




-Som

A nivel de som é aquilo que poderiamos esperar de um smarphone. Tem uma coluna mono que toca alto qb. Com os phones metidos, o caso já muda de figura, o som é bom (não excelente) mas ainda assim superior a muitos mp3's que me passaram pelas mãos. Como a ficha é um jack de 2.5mm esta situação poderá ser melhorada com um bom par de phones usando adaptador para 3.5mm.

-Rede

Ainda não consegui ficar sem rede mas parece-me que ele por vezes tem dificuldade em se registar na rede 3G. Na rede GSM funciona bastante bem e a qualidade de chamadas é boa.

-Contras

Este smartphone peca pela falta duma câmara fotográfica e duma câmara VGA na frente para podermos usufruir de videochamadas. Sendo assim o 3G só fará sentido estar ligado se usarmos comunicações de dados. Mas, a falta de câmaras contribui mais uma vez para a sua rigidez visto que são menos elementos passivos de avariar.Outra lacuna deste smartphone é a falta de um modulo Wifi. Assim as unicas conexões com o exterior que possuimos são o cabo de dados USB, Bluetooth 1.2 e GSM.

-Conclusão

Para quem pretende começar a explorar o mundo do Windows Mobile (ainda que na vertente Smartphone) este é um aparelho bastante competente. Conta com as principais tecnologias de que dispoem irmãos mais caros mas cortando nos custos. É resistente, bom leitor de MP3, parece ter uma excelente autonomia e é até bonito. Por 69,90€ acho que não podiamos pedir mais, e é uma bargain em comparação com outros modelos do mercado que não nos permitem tantas opções como o Vodafone Asus V1210.


Nota: Ao longo deste tuturial encontrararam algumas fotos do telemóvel e comparações com outros.


Espero que tenham gostado, quaisquer dúvidas disponham ;)


Video aqui feito por mim aqui: http://www.zippyvideos.com/8573350947676686/filme/


Instalação do Windows Mobile 6 Standard Edition

-Antes de instalar

Tenham a certeza que fazem um backup dos dados do telefone.
Não usem o windows Vista, só o XP visto que o programa tem incompatibilidades com este SO podendo resultar num belo novo pisa-papeis da Asus.
Tenham pelo menos 50% de carga no telefone visto que a operação vai demorar e não queremos ficar sem bateria a meio brickando o telefone.
Removam as parcerias de sincronização do Active Sync para que o dispositivo fique em modo de convidado (ou seja que não sincronize, esteja apenas ligado ao active sync).

-A instalação

Façam o download do novo sistema operativo Windows Mobile 6 neste link da vodafone: http://www.vodafone.co.nz/help/device-support/vodafone/1210/index.jsp e cliquem cá em baixo onde diz "Download Software - Windows Mobile 6".
Liguem o telefone ao PC, e corram o ficheiro.
Next next next...
A operação vai demorar um pouco visto que para além do sistema operativo também irá ser feito o update à Radio ROM e se parecer que está parado não interrompam de maneira nenhuma o processo.
Quando o processo estiver terminado, o telefone irá reinicializar-se sozinho.
Após a instalação o sistema estará em inglês, mas após entrarem pela primeira vez no SO e ele fizer a custumização e um restart ficará em lingua lusitana.

-A conclusão

Se tudo correu bem, deverão ter dados semelhantes aos da foto em baixo no menu "Acerca de".
De referir que este update é totalmente LEGAL apesar de não ser oferecido pela vodafone nacional.



 
Última edição:
Boa review, estive a pensar em comprar este smartphone, mas pela falta de camera e talvez de touchscreen não comprei, mas claro por este preço não á melhor...
 
será que o X-sim funciona nele?

Não sei porque não uso, mas este tipo de equipamentos facilmente se contorna o bloqueio do SIM. Mas isso é outro assunto que não pode ser abordado aqui. Mas a nivel de personalizaçao e brincadeiras com software os PDA's e SmartPhones Windows Mobile é do Best^^
 
Caramba se eu soube-se deste tlm tinha-o comprado para segundo tlm em vez do Motorola Mpx220 q tenho pois acho q é nojento detesto o tlm está cheio de falhas... enfim é motorola.
Qt a este V1210 n ter camera n tinha sido problema pois acho q desde q tenho o mpx220 nunca lhe usei a camera... (a resolução q aquilo tem mais vale n ter nenhuma mm)
Boa review ;)
 
Já tenho um... hehe... muito bom mesmo estou surpreendido. nunca pensei que fosse assim tao bom. Mandei um tiro no escuro ao compra-lo porque nao havia nenhuma reviews, mas olha correu bem :002:

Agora quer e uso e saber usar visto ser o primeiro WM que tenho. :wow:

ainda tenho algumas duvidas mas tenho-me desenrascado.

se quiserem saber opiniao sobre alguma coisa estao a vontade, apesar de pensar que a review esta muito completa e compreensivel.

abraço:004:
 
Aproveito para informar que vou tentar arranjar maneira de instalar o WM6 neste equipamento de maneira legal obviamente. Se alguém já souber, pode-se pronunciar }>
 
Em termos de funcionalidades de e-mail, como se comporta? E navegação web, e integração com o Outlook? Ponderava comprar um bicho destes, o meu Motorola v360 está já bastante escamocado e começa a fazer uns resets assim do nada. Podia ser um bom meio de entrar no mundo dos Smartphones...

(Pena que já não esteja disponível no Clube Viva...)
 
Back
Topo