1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. Consulta o Portal de Jogos da ZWAME. Notícias, Artwork, Vídeos, Análises e muito mais.

Remover anúncio

Reviewers menos exigentes?

Discussão em 'Jogos - Discussão Geral' iniciada por Anoni Mus, 12 de Maio de 2008. (Respostas: 28; Visualizações: 1900)

1. Anoni Mus

Anoni Mus I'm cool cuz I Fold

Pois é, tenho notado que cada vez as reviewers atiram um 9 ou 10 com uma facilidade total, será que estão menos exigentes ou os jogos estão mesmo muito bons? Reparei que no top 10 do GR, 7 são jogos de consolas de 128 bits ou actuais, enquanto não existe nenhum da primeira até quarta geração e somente 3 da quinta geração. Será que a qualidade e a quantidade de jogos é tão grande que é normal haver maioria de jogos com notas altas, ou as reviewers estão, de facto, menos exigentes? Ou será um pouco de ambos.

Um caso na minha opinião é o Gta IV e Super Mario Galaxy que entraram no top 10 e sejamos sinceros poucos os que acham que merecem esse lugar. A OB compreendo porque são 5 jogos, mas mesmo assim deviam ser avaliados separadamente.

(Gamerankings é um site baseado na média de várias reviews)

2. lohka_86

lohka_86 Banido

GTA IV nunca levava 10 na vida, uma vez que é mais pobre do que o anterior, considerando a "liberdade", factor importantíssimo e fulcral num GTA, por exemplo...

Depois, parece que os reviewers são mesmo menos exigentes, mas também depois do que aconteceu ao gajo do gamespot andam todos com medo de perder o emprego :D

Quem tem cu, tem medo...!

3. JoaoFMS

JoaoFMS Power Member

Isso cá para mim as produtoras andam é a pagar aos reviewers para dar boas classificações aos jogos...:joker:

4. Bio Shadow

Bio Shadow Banido

O Mario Galaxy merece sem dúvida os 10 que recebeu, é um marco, revolucionou o seu género, os 10 apenas deveriam ser dados a estes jogos que revolucionam e redefinem o género a que pertencem.

Já o GTA4 não revolucionou nada, é mais do mesmo, teve as notas que teve graças ao excessivo hype em torno dele, é um bom jogo mas não merece 10.

De qualquer maneira, as reviews valem o que valem, dou mais importância às reviews dos jogadores que a dos reviewers.

5. thendless

thendless Power Member

As notas são o menos importante numa review.

6. Korben_Dallas

Korben_Dallas Zwame Advisor

Mas alguém liga às notas? Não concordo com muitas notas mas... who cares?!

No entanto percebo o que dizes, já que por vezes a classificação é incoerente. Lembra-te é que mesmo sendo o mesmo site / revista são pessoas diferentes. Cada um dá o que quer.

Gosto de ler user reviews no gamefaqs, mas mesmo aí há os fanboys a dar 10 e os haters a dar 3 e 4 :-D

Lê várias fontes e faz uma média... sempre deve ser mais realista.

7. Anoni Mus

Esqueci-me dum aspecto.
    Com o passar do tempo o numero de reviewers aumentou consideravelmente. Ou seja, antes havia 10 reviewers, pouco burlosas, mais honestas, menos editoras de jogos (corrigam-me se tiver enganado, eu sou do tempo de 32/64 bits, n sei muito lá para trás), agora o números de jogos e de editoras é muito grande, e existe sempre influencias e burlas lá pelo meio...

Eu também prefiro basear-me em videos, ver opiniões de pessoas que conheço e já jogaram e ver uma ou outra review em que confie, porém sinto-me indignado com estas reviewers.

8. AJDias

AJDias 1st Folding then Sex

O problema é encontrar fontes credíveis.... já nem na GameTrailers confio.
    Quanto ao tópico, sim acho que as reviewers amoleceram, talvez tenha sido porque tivemos tantos anos a jogar joguitos de caca que era o que havia na altura que tivemos de descer os padrões para os considerar bons, e agora como os jogos melhoraram acho que os padrões não voltaram a subir:\ esta é a minha teoria.

9. JoaoFMS

JoaoFMS Power Member

Desculpem o meu off-topic mas até se adequa a este post, eu para me decidir a comprar umas das consolas next-gen falei com o pessoal da Xbox, e da ps3, pus tudo numa balança e decidi-me...:007:

10. lohka_86

lohka_86 Banido

E qual compraste?

11. greven

greven Folding Artist

Usa isto: http://www.metacritic.com/

Por acaso concordo contigo. Antigamente parecia mais díficil atingir certos patamares de votação, hoje em dia parece demasiado fácil.

Numa escala de 0 a 5 é mais fácil dar um cinco, mas não aceito muitos 90-100 que dão a muito jogo que não o merecem, 100 certamente que não. Não joguei GTA-IV ainda mas pelo que li e vi acho que não merecia um 100 em muito sitio que o levou (a título de exemplo).

Penso que se deve no fundo a manobras publicitárias (um 100 tem muito impacto em sites como IGN, Gamespot, etc...) e também aos criticos de hoje que se impressionam demasiado com os gráficos... parece que o look é de facto o mais importante hoje em dia para vender jogos e os reviews não lhe escapam também.

12. Morais

Morais Power Member

Acho que a filosofia de reviews é feita conforme uma certa media de jogos que saem no mercado.
    O GTA 4, sobre uma certa luz, mereceu as notas que recebeu pois, nestes últimos tempos, para as consolas em questão, não saiu grande coisa.

Se as reviews fossem "intemporais" nunca mais se veriam FPS a superar os 8 valores quando postos ao lado de "gigantes" com o Deus Ex, Half-Life, No One Lives Forever, até o grande BioShock levaria um 8.0 quando posto ao lado do System Shock.

E os RTS? Pobrezinhos nunca passariam dos 7 valores ao lado do Starcraft, Total Annihilation, Age of Empries 2 e afins.

É tudo uma questão de avaliar o jogo em relação à oferta correspondente.

A razão de tanto jogo a levar grandes pontuações é simples, nenhum reviewer é estúpido o suficiente para dizer o que muitos já têm vindo a dizer, esta nova geração de jogos, tirando os graficos, são uma autentica maravilha! No que é inovaram? Nada! Só mesmo a Nintendo Wii é que se safa...

Os jogos até parecem estar mais curtos, acabam-se todos num fim-de-semana!

13. greven

greven Folding Artist

Isso é algo que odeio... jogos curtos. Eu gosto de re-playability, por isso é que prefiro jogar jogos da Blizzard, Valve... :) Um jogo da Blizzard rende sempre muito... Hoje em dia um jogo tem de ser muito bom para eu o comprar ou perder tempo com ele. Já estou farto de mindless FPS em que a campanha é uma treta, ou a história é interessante ou nem me dou ao trabalho, para matar por matar vou jogar online.

Inovação é algo raro hoje em dia. Sei que o espaço de manobra é cada vez menor, há muitas software houses e muito jogo a ser produzido anualmente, mas também não se procurar inovar. São poucos os jogos que realmente me despertam o interesse por serem diferentes. A maioria são sequelas ou clones com melhor gráficos, armas diferentes, histórias enfadonhas estilo filme de classe B onde o argumento é só uma desculpa para se ver sangue.

Jogos que espero por diferentes razões hoje são...

- A Expansão do WoW para ver se vale a pena voltar a jogar. :D Porque tem a tal longevidade e tem o toque da Blizzard. :)
    - Starcraft 2 porque ainda hoje jogo o 1 e apesar de o 2 não ser uma mega inovação é mais do mesmo mas com muito mais detalhe e diferentes tacticas possibilitadas por muitos elementos novos no gameplay assim como um grande número de novas unidades. Depois lá está, as campanhas single player da Blizzard são sempre muito boas!!
    - Spore, da EA. Este parece-me de facto um jogo com inovação, com uma nova lógica, parece bastante interessante o conceito e estou desejoso que sai de facto algo muito bom. :)

- Não tenho PS3 mas se tivesse Little Big Planet (acho que é este o nome) é um dos jogos que fariam comprar uma. Os pormenores do jogo são deliciosos e é também inovador. O gameplay é mais importante que os gráficos, apesar destes não serem maus são bem menos importantes no jogo que toda a interactividade possível.

Isto vem dos reviews... Não vejo a lógica dos reviewers mudar. Até porque vocês conhecem aquele episódio do tipo que foi despedido do gamespot só porque não deu a nota que se esperava que desse a um determinado jogo, que por sinal merecia mesmo a nota que ele lhe deu. Mas fica mal quando o gamespot nessa semana estava vestido com as cores e banners do jogo. :)

14. Anoni Mus

Pois é um facto que os jogos são mais curtos. E muitas reviews dão notas altas mesmo que o jogo seja muito bom, mas curto. Um jogo de menos 10 horas é desperdício desculpem lá, pagar 60 euros, para jogares um jogo num fim se semana é estúpido, por isso de hoje em dia exige-se online, e, em certos jogos que um online é impossível ou pouco desejado pede-se uma longevidade grande, como o caso dos Zeldas. E mesmo jogos online como cod4, teve um 9,5 na MC e nas outras teve tambem 9/9,5 por mais que goste do jogo e que seja o meu mais jogado e que ache a historia do SP excelente, não deixo de discordar, porque 4 horas de SP é mínimo.

Eu acho que com a subida de importancia no mercado dos videojogos, os negócios obscuros começaram a aumentar e haver cada vez mais influencias, diminuindo assim a credibilidade das reviews.

15. HunterPT

HunterPT Power Member

Isso é porque estás a ver o MP como secundário no COD 4 quando este é a parte principal do COD, porque raio é que um jogo sem MP pode ter um 9,5 merecido e oferecer 30 horas e um jogo com um MP brutal e um SP bom mas curto não pode ter um 9,5. Acho que é uma ideia errada das pessoas ainda pensarem nos jogos como SP e não como MP, quando hoje em dia já se tem um bom numero de jogos a se focar principalmente no MP.

16. .:SP:.

.:SP:. What is folding?

Bem concordo plenamente eu sou um leitor assiduo da revista MaxiConsolas antigamente MultiConsolas e noto muito isso.
    Sinceramente não me faz muita diferença porque se gostar de um jogo compro independentemente de ter 1 ou 2.
    Mas o que mais me confusão causou foi as seguitnes reviews:

Super Mario Galaxy

Gráficos: 10
    -Animacões e texturas excelentes mostram o potencial da Wii;

Jogabilidade: 9,5
    -Mecanica em 3D irreprensivel, nem camara oferece problemas

Som:9,5
    -Musica para os nossos ouvidos, finalmente orquestrada

Longevidade: 9,5
    -Apanhar as 120 estrelas reverte longas horas de jogo

Call of Duty 4

Gráficos: 9,0
    -Uma excelente combinação entre detalhe e velocidade

Jogabilidade: 9,0
    Intuitiva

Som: 9,5
    -O clima dos campos de batalha nunca pareceu tão real

Longevidade: 10
    -A vertente mutiplayer vai continuar a sporar vida no jogo

Adorei ambos os jogos mas a nota dada ao Call e ao Super Mario penso que foi um pouco, bem não sei explicar.
    Por um lado sabemos que a Wii não consegue mais em termos gráficos por isso o 10 é uma boa nota mas por outro olhando para o Call 4 e o Super Mario pode-mos notar todas as diferenças nos gráficos.

É apenas um exemplo que secalhar só a mim é que me faz confusão.

CumpS

17. AJDias

AJDias 1st Folding then Sex

Ai discordo, Super Mario Galaxy é apenas uma borda acima dos limites da GameCube, agora imaginemos o que a Wii consegue fazer.
    O problema reside nas developers que prendem a evolução da wii aos seus ports manhosos:(

18. Anoni Mus

O principal é MP eu sei, mas que raio de SP só tem 4 horas de jogo? E ainda por cima teve 10/10 longevidade!!

19. .:SP:.

.:SP:. What is folding?

Sim isso é verdade a Wii é capaz de mais mas não ao nivel de Call 4.
    O que no meu ver faz a Wii cair muitos lugares é que leva com jogos de tudo e mais algum coisa..

Ainda hoje vinha uma review na revista de um jogo para a Nintendo DS onde tens de cuidar de um bebé, face à grande venda das consolas da Nintendo as produtoras querem incentivar os mais velhos a jogar e isso para nos que gostamos de jogos decentes acho que é mau.

CumpS

20. HunterPT

HunterPT Power Member

A industria dos vídeo jogos quanto mais main stream fica mais parecido fica com as outras formas de arte basicamente muita maravilha com o simples intuito de fazer dinheiro e depois lá no meio uma pérola ou outra.

Isso é porque o MP dá para horas de jogo bem mais que qualquer simples SP, aliás mesmo só jogando cod uma vez de vez em quando posso dizer que já joguei bem mais do que por exemplo o bioshock que passei 2 vezes, o oblivion, o GTA IV etc... e no entanto só jogo de vez em quando e quando jogo ainda me divirto montes agora se fosse voltar a jogar bioshock provavelmente já não me divertiria tanto uma vez que este jogo se baseia bastante na historia o que é bom mas torna o fraco em termos de longevidade, o mesmo acontece com o oblivion é um jogo engraçado mas depois de passar muitas das side missions e main quests e tudo mais perde um pouco a sua piada. É simplesmente uma maneira de ver o jogo os reviewers penso que viram o COD 4 como eu vi que é basicamente o SP está lá como "um bónus" como muitas vezes acontece com o MP de muitos jogos.

Última edição: 13 de Maio de 2008

Partilhar esta Página