Reviews X1950XTX

DJ_PAPA

Power Member
Aqui fica a tread com reviews da X1950XT limpa de rumores, etc etc etc

- O preço anunciado é de 399 dolars.
- Tem um novo cooler em relaçao á X1900XTX.

2.jpg


Benchmarks:
37.jpg


38.jpg


Even with 4xAA turned on, the X1950XTX is still the winner in all 6 games, but the margin between the X1950XTX and the 7950GX2 seems to have shrunk a bit. The X1950XTX is overall 15% faster than the 7950GX2 on average, and 19% faster than a X1900XTX on average. It also does seem to me that the Catalyst 6.7 drivers seems to have boost gaming performance quite a bit.


Conclusao:

Our testing shows that the X1950XTX is significantly faster than NVIDIA's 7950GX2 at rather common enthusiast in-game setting. This is definitely very appealing for the gamers, especially when you factor in the ability of the card to run true HDR with Anti-Aliasing compared to the 7950GX2 which can't do that, and the fact that the X1950XTX offers dual display without compromising performance while the 7950GX2 has to sacrifice dual GPU performance for dual display. Add the best performing and best looking default cooler found in the market and it really seems ATi has come up with quite a winner this time. It is rather shocking however, to discover that the card actually draws more power than a multi-GPU 7950GX2. Other than that this card seems to have almost everything going for it, even though 3D Mark performance boost is not catching up to the 7950GX2 at 650MHz Core clock. Now it's much of a question of the availability of the cards at launch, and this may be partly affected by the production quantity of the rather new GDDR4 Memory. For gaming enthusiasts, if this card really retails at the USD$399 it is slated to, this is THE loveboat as you won't be able to get the performance for that price looking at any other card than this. It seems that ATi has delivered quite an uppercut to NVIDIA with this!
http://www.vr-zone.com/?i=3885

Reviews do anadtech e tomshardware:
http://www.tomshardware.com/2006/08/23/ati_radeon_x1950xtx/
http://www.anandtech.com/video/showdoc.aspx?i=2821&p=1

http://www.hexus.net/content/item.php?item=6538&page=1
 
Última edição:
Granda treta de benchmarks! Desde quando e que uma ati a1900xtx ganha a geforce 7950gx2? E tb duvido que a x1950xtx va ganhar :lol:
 
Pois é verdade a Nvidia com 2 placas coladas perde para uma da ATI, já para n falar k na GTX2 usa drivers SLi k n funcionam em tds os jogos.
Outro problema é k a memoria é dividida pelos 2 GPU's a grandes rel. e AA/AF perde performance.
 
Granda treta de benchmarks! Desde quando e que uma ati a1900xtx ganha a geforce 7950gx2? E tb duvido que a x1950xtx va ganhar :lol:

Shamino é o autor da review e um overclocker mundialmente conhecido que tanto usou Nvidia como ATI nos seus benches. Alias ele ate usou bem mais vezes Nvidia e ninguem na extremesys ou na Vr-zone forum nunca duvidou dos seus scores ou reviews ;)

Estao a falar no extremesys que as defeniçoes de qualidade nos drivers foram colocadas ao maximo em ambas as placas (ao contrario das outras reviews que nem mencionam este ponto muito importante e deixam a qualidade no medio/baixo).

Se se baixar a qualidade nos drivers (o que é um pouco estupido visto serem as placas que sao) a 7950GX2 ja passa mais para a frente.

Alias a review da Hardware Zone foi retirada. O Shamino disse que a ATI parecia tar a correr com 16xAF activado.

Podem seguir aqui:
http://www.xtremesystems.org/forums/showthread.php?t=110977

Coment do LardArse sobre a placa que tb ja teve oportunidade de a testar:
Thanks... this card surprised me in some areas, first when i expected it to draw lesser power it goes the other way around, then when i just expected alightly better numbers from 19xtx it made me rerun the tests again cos quite frankly i was quite skpetical the difference was like this. I know how it may look, bought review, but i wish it was bought cos if so now i'd have a x1950 cross-fire to play with
the card was passed back already, was like some rare gem i had only a short time with
i also woulda wished to test for cold bug, thats the whole world of importance for guys like me and maybe u
http://www.xtremesystems.org/forums/showpost.php?p=1645315&postcount=19

Ficou surpreendido por gastar mais que a X1900XTX, mas isso axo que advem da utilizaçao do GDDR4 e ficou depois novamente surpreendido com a performance que lhe tava a dar. Voltou a correr os testes e tudo pq nao tava a acreditar haver uma diferença tao grande. lol
 
Última edição:
DJ_PAPA permite-me so dizer uma coisa:
Shamino aka LardArse (sao a mm pessoa) para kem n sabe no teu post n fica com essa precepção.

Em relação a grafica acho k a ATI respondeu e bem a nvidia e n me venham dizer k os testes tao mal feitos sff.
Esta x1950xtx promete XD



fiquem bem
 
sera que este avanco e devido quase tudo da GdDR4?
e que de resto a grafica e mt parecida a 1900 ne? sem ser o cooler que e lindo...
 
DJ_PAPA permite-me so dizer uma coisa:
Shamino aka LardArse (sao a mm pessoa) para kem n sabe no teu post n fica com essa precepção.

Em relação a grafica acho k a ATI respondeu e bem a nvidia e n me venham dizer k os testes tao mal feitos sff.
Esta x1950xtx promete XD



fiquem bem


Sim claro, expressei-me mal.
Aqui fica novamente um coment dele:

I knew I'll be putting my credibility on the line if I published the review with the figures I got, and I went on to rerun some of the tests 3 times. Settings were checked, multi-gpu on, image best quality, 4xaa 16xaf, no aa 16xaf, rest I left at stock settings.

I will rerun the GX2 now, in particular FEAR again. And if I still get the same numbers I'll reformat it.

For the X1950XTX I can only rerun it again when I get the card since I've had to return it to my contact for the time being.
http://www.xtremesystems.org/forums/showpost.php?p=1645980&postcount=68

Os avanços sao do GDDR4 e no ring-bus. Certamente houve mais alguns avanços no GPU.

destr0yer: So gasta mais 11w que a 7950GX2. O aumento de gasto deve ter advindo do uso da GDDR4, mas felizmente o novo cooler dissipa muito bem o power a mais.
 
Os avanços sao do GDDR4 e no ring-bus. Certamente houve mais alguns avanços no GPU.

destr0yer: So gasta mais 11w que a 7950GX2. O aumento de gasto deve ter advindo do uso da GDDR4, mas felizmente o novo cooler dissipa muito bem o power a mais.

Qual avanço no Ring-Bus, qual carapuça... ?

O Ring-Bus, tal como a GPU, são exactamente iguais aos da X1900 XTX (que já suportava GDDR4, remember...?).
A única diferença está na regulação de voltagem, que exigiu um novo PCB.
As memórias GDDR4 precisam de uma voltagem menor, logo, esta tem de ser rigorosamente controlada.
Também por isso, a latência é maior, e a consequência é que, para a mesma velocidade em MHz, as GDDR4 são mais lentas do que as GDDR3.
Não há milagres...


Uma situação análoga à dos Intel Core 2 Duo, que precisam de revisões de motherboards com o novo módulo VRM11.


Muitos sites já criticam a "review" do VR-Zone, pois o próprio Shamino tinha apresentado nºs para a 7950 GX2 bem superiores aquando do seu lançamento (e que eram consistentes com a maioria das publicações na altura), o que indica que esta review não foi a mais imparcial.
Então com drivers antigos e manifestamente lentos a placa era mais rápida do que com os drivers lançados apenas ontem ?

That's bull.




edit
A review do Shamino no VR-Zone.com também já desapareceu do site (ficaram só as pics iniciais, muito suspeito...).
 
Última edição:
destr0yer: So gasta mais 11w que a 7950GX2. O aumento de gasto deve ter advindo do uso da GDDR4, mas felizmente o novo cooler dissipa muito bem o power a mais.

fdz... Deve chupar todo o power do PCI-E e da ficha de 6 pinos...

Logo logo devem vir graficas com 2 fichas PCI-e
 
E reviews com resoluções mt altas? para vermos a 7950GX2 a jogar em casa?

A review foi retirada por imparcialidade(talvez)? então quem suspeitou dela sempre tinha razão...

Fikem bem!
 
Compararem 2gpu's vs 1gpu? O chip da ATI pode ser o mais quente do mercado mas que é o mais rápido isso n há qualquer duvidas tanto nas x1900xtx com agora nesta x1950xtx. Só espero que a nvidia n vá na cantiga do sli e que aposte mais em soluções single gpu, quero que o G80 seja um excelente GPU.

Para quem compra gráfica de topo acho que se está um pouco nas tintas pelo consumo digo isto por mim, ou querem ter um Ferrari a consumir como um clio 1.5dci? Era bom mas n se pode ter tudo.:P
 
]cool[;1110798 disse:
E reviews com resoluções mt altas? para vermos a 7950GX2 a jogar em casa?

A review foi retirada por imparcialidade(talvez)? então quem suspeitou dela sempre tinha razão...

Fikem bem!

Todas as reviews foram retiradas. Quebra de NDA ;)
23 de Agosto é o dia de lançamento.

Quanto ao ring-bus:

ATI's R580+ uses the same 90 nanometre marchitecture as the cutrrent generation, but it will be modified to accommodate GDDR 4. According to ATI, the R520, Radeon 10K generation can also support GDDR4 but the company will have to tweak a thing or two to make it possible.
http://www.theinquirer.net/default.aspx?article=31864

The new Radeon X1000 generation memory controller has the support but obviously R580+ will have even better and more polished support.
http://www.theinquirer.net/default.aspx?article=30649

E visto que o Ring-bus foi um investimento a longo termo é natural que todas as evoluçoes que tenham descoberto ate agora as tenham posto em pratica.

Ansatsu: Mas se tiver mais performance que as outras duas juntas ta-se bem.....
Tou como o schmusli, dual GPU nao é o caminho.... ate basta olhar para o preço de 550 para a 7950GX2 e 400/450 para a X1950XTX e de 330 para a X1900XT (este em PT e em stock).
 
Última edição:
Ansatsu: Mas se tiver mais performance que as outras duas juntas ta-se bem.....
Tou como o schmusli, dual GPU nao é o caminho.... ate basta olhar para o preço de 550 para a 7950GX2 e 400/450 para a X1950XTX e de 330 para a X1900XT (este em PT e em stock).

o preço final da x1950xtx pode mt bem ñ ser esse, ñ seria a primeira vez...

dual gpu ñ é o caminho? ok, então ñ concordas com os dual core, certo? é que ñ interessa se tem 1, 2, 4, 8, ... XX cores, desde que o preço seja aceitável á sua gama, e desde que a perfomance seja a melhor...

Para todos os efeitos, a 7950GX2 compete com a x1900xtx neste momento e o preço é praticamente o mesmo, e a 7950GX2 leva vantagem.

Fikem bem!
 
Back
Topo