Revista PROGRAMAR - Tópico oficial

Boa dica,
como estou pensando em me iniciar em nesta área,
apesar de ser tão noob ao ponto de não conhecer nem ao menos a lógica da programação,
estou baixando as 07 edições.


Não estão necessariamente por ordem em termos de crescimento do nível de programação. São artigos soltos, alguns deles com seguimento em edições seguintes.
 
Revista PROGRAMAR - 8ª edição Maio 2007

Revista PROGRAMAR
Edição 8 - Maio



(clica para download)​



Nesta Edição:
  • Windows Vista Tour;
  • Estatísticas em PHP - Parte II;
  • Java Native Interface (JNI);
  • Apresentação da linguagem de programação LUA;
  • Introdução ao CSS
  • Segurança em Sistemas Distribuídos;
  • Introdução ao C - Parte II;
  • Protocolo SPI: Pics e periféricos ;
  • Ubuntu 7.04 - Feisty Fawn
Mais dois meses de trabalho e mais uma edição que eu considero excelente. Apesar desta edição saír mais tarde do que o que é costume, a qualidade da mesma fala por si. A organização da equipa da revista está também mais apurada: o sistema de organização imposto anteriormente começa finalmente a dar bons frutos na medida em que permite que se cumpram prazos a nível de entrega de artigos e tudo o mais.

Site oficial: http://www.revista-programar.info
 
Mais uma excelente edição. Obrigado a toda a equipa do Portugal-a-Programar.

E já tem uma "review" do Feisty Fawn...:)

cump's
 
Parece-me estar muito porreirinha!!

Só dei uma vista de olhos, amanha vejo melhor (ja tou cheio de sono)... :009:

Só tenho a dizer, PARABÉNS por mais uma edição com qualidade em português.

Cumps
 
Revista PROGRAMAR - 9ª Edição - Julho 2007

Revista PROGRAMAR
Edição 9 - Julho



(clica para download)​



Nesta Edição:


  • AJAX + PHP;
    Framework CakePHP;
    Sistema Básico de Templates em PHP;
    Criar um RSS Feed em PHP + MySQL;
    Programação em Ambiente Gráfico: Circular GT;
    Compilar, testar e detectar erros em C em Linux;
    Olimpíadas Nacionais da Informática 2007;
    Web 2.0;
    Tecnologia de Identificação por Frequências Rádio ;



Boas,

Sinto-me feliz por termos realizado mais uma edição. Acho que é até a edição em que mais feliz me sinto por termos conseguido. Julgo que nesta edição enfrentamos algumas dificuldades que nem na fase de formação da revista PROGRAMAR tínhamos enfrentado: até duas semanas antes do lançamento da revista, havia falta de artigos e quase tivemos de recorrer a artigos de reserva, ;)
Mas felizmente isso não aconteceu, tudo acabou por se resolver da melhor forma e conseguimos reunir um bom leque de artigos que certamente espicaçarão a curiosidade do leitor. Um agradecimento especial ao Miguel Pais aka vbmaster e ao Joel Ramos aka _JR_ pela energia com que enfrentaram os problemas que surgiram e pelo trabalho que têm estado a desenvolver no projecto da revista PROGRAMAR.

Os artigos são de qualidade e certamente estarão do agrado dos utilizadores. Todos esperamos que sim. Se tiverem alguma sugestão a dar sobre qualquer pormenor que queiram reportar relativamente a todas as edições da revista, assim como ideias para a melhorar, etc, devem fazê-lo nesta thread: http://www.portugal-a-programar.org/forum/index.php?topic=13472.0 ou, alternativamente, mandando uma mensagem de mail com a sugestão para [email protected].

Um último apelo: leiam e divulguem a revista. Só com a vossa ajuda é que conseguiremos expandir a nossa lista de leitores. Imprimam, enviem por e-mail, enfim, façam o que estiver ao vosso alcance para divulgar este projecto. :thumbsup:

Até à próxima edição.

Ruia Maia aka deathseeker_25
Administrador do Portugal-a-Programar

Site oficial: http://www.revista-programar.info
 
Mais uma vez os artigos têm uma qualidade imensa.

Parabéns a todos os envolvidos e obrigado por escreverem "de graça" conteúdo desse. :)
 
Revista Programar - 10ª Edição Setembro 2007

Revista PROGRAMAR
Edição 10 - Setembro



(clica para download)​



Nesta Edição:


  • Iniciação ao Assembly x86
    Grafos
    Serialização de Objectos em JAVA
    SmartFox Server
    Aplicações .NET em Linux com o Mono
    Preço do Código
    Segurança
    IPSec
    Programação em ambiente gráfico CircularGT (2ª parte)



A décima edição desta revista é mais do que um número redondo a ser festejado, representa um passo em frente na experiência de leitura desta vossa revista. Portanto, nesta edição, para além de conteúdo com a qualidade que vos temos habituado, procedemos também a alterações de estrutura e aparência que decerto irão reparar.

Muitas outras páginas têm alterações a nível de conteúdo que, em nossa opinião, tornam esta revista mais profissional e apelativa.

Até daqui a dois meses, então.

Site Oficial: www.revista-programar.info
 
Já estive a ler a revista, está mesmo muito boa, e em termos de aspecto melhorou muito. :007:
Recomendo. :)

Parabéns a todos os envolvidos, fizeram um trabalho mesmo excelente.:x2:
 
Revista PROGRAMAR - 11ª Edição Novembro 2007

Revista PROGRAMAR
Edição 11 - Novembro de 2007



(clica para download)​



Nesta Edição:
  • Programação concorrente em ambientes UNIX
  • Object Factories
  • Introdução ao Haskell
  • Interfaces Web com JavaHttpServer
  • Introdução ao XSLT
  • Vulnerabilidades em Aplicações Web
  • Introdução à Bioinformática
  • Entrevista a Graham Glass

Dois meses depois, e apesar do pequeno atraso, aqui está a décima-primeira edição da Revista PROGRAMAR. Mais uma edição, mais um produto do trabalho da grande equipa que continua a sacrificar algum tempo pessoal em prol da divulgação da programação, da equipa que a cada dois meses se esforça por trazer à comunidade lusófona um leque de artigos de qualidade.

Lamentamos desde já a impossibilidade de continuação dos artigos de Grafos e Programação em Assembly. Em contrapartida, nesta edição poderão ler sobre o desenvolvimento de aplicações concorrentes através de system calls em UNIX, utilização e potencialidades do XSLT, vulnerabilidades comuns em aplicações web, entre muitos outros.

Até à próxima edição.

Site Oficial: www.revista-programar.info
 
Última edição:
Omg como fiz o teste de Sistemas Distribuídos esta quarta feira e só agora reparo que esta revista tem bastante bem explicado os forks e a concorrência :(
 
Estes tipos podiam-se é aventurar numa edição impressa. Não tinha de se vender na rua, mas acho que um número considerável de pessoas estariam interessadas em receber a revista todos os meses no correio.
 
Back
Topo