Tipo, não leves a mal estar a discordar contigo
mas há muitos pontos em que tu retornas em favor da Nintendo que eu penso serem muito mais vastos e generalizados do que isso..
E a nintendo sempre teve lucro nas consolas, mas acima disso tudo a maior parte do lucro sempre veio dos jogos e esses vendem sempre bem... és capaz de vender 20 milhões de consolas nintendo e 10 milhões de um jogo Nintendo a essa userbase, é grandes percentagens de malta a comprar.
Claro, mas isso é o mesmo que dizer que a Sony sempre teve lucro com as suas PlayStations, na história recente só mesmo a Sega e a Xbox é que foram exemplos de claro prejuizo continuado. Actualmente não vendes 10 milhões de um franchice para uma consola Nintendo no mercado caseiro, no máximo vendes isso no total de várias franchises. Em termos de software caseiro a Sony é a grande vencedora desde a PSone, um jogo bem cotado numa PS2 ultrapassa fácilmente a barreira dos vários milhões. Só o FFXII vendeu 1,720,000 de unidades na semana de lançamento no Japão, na segunda semana já tinha ultrapassado os 2,000,000. Um Winning Eleven no Japão e é um jogo que sai todos os anos, atinge facilmente a fasquia de 1 milhão só à pala da PS2, as vendas de uma versão do WE6 que saiu para a GC no Japão foram desastrosas o que levou à Konami não dar continuidade. Jogos como GT, GTA, etc..numa PS2 batem recordes históricos, que actualmente é impossivel em qualquer consola caseira Nintendo.
Não é uma questão "A Nintendo não pode fazer uma Xbox 360 ou uma PS3" eles podem, só que não querem, porque começou-lhes a cheirar a vendas em perda no que toca ao hardware... A Sony também está com medo, acabou de ver a Microsoft a engolir um prejuizo de 6 biliões de dólares com a Xbox e nem arrotar, ainda por cima dizem "awee, vamos fazer a Xbox 360 e perder $130 em cada unidade!". A Sony também não pode, aliás se calhar está em piores condições de fazer isso que a Nintendo estaria...
Contudo a diferença é que a Sony pode dar-se ao luxo de lançar uma PS3 a 500€ e bater recordes, algo impensável com uma consola Nintendo que mesmo a 99€ continua a ser uma máquina de elite. Dai o maior investimendo que a Sony faz em relação à Nintendo tem igualmente sempre retorno, ou seja, investimento sustentado. E indiscutivelmente a Sony lucrou muito mais com a PSone e PS2 do que a Nintendo com a N64 e GC. O mesmo não se pode dizer em relação à Sega e Microsoft.
Outra coisa é que podemos criticar muitas coisas a nivel de hardware na Nintendo, mas ninguém pode negar que sempre foi algo feito de raiz para o que interessa, os jogos... A Nintendo faz consolas para ela, para os seus jogos, uma PS2 ou uma Xbox não foram feitas por developers para developers... e não serviam para o que a nintendo fez esta geração.
Por exemplo... os cartuchos na N64, mas será que uma N64 com CD's podia fazer um jogo como o Zelda OoT sem loadings constantes? será que hyrule field e tantas outras coisas seriam possiveis? claro que não.
Qualquer consola é feita pelo propósito dos jogos, as opções e concepções de hardware são sempre discutiveis em virtude de vantagens e desvantagens. Não foi isso que levou os developers a abraçarem a GC, pelo contrário, irónicamente a consola mais explorada em termos desse propósito - os jogos - foi a mais conhecida publicamente como a mais dificil de trabalhar. A Nintendo não fez nada nesta geração que a concorrência não tenha feito melhor, pelo contrário, das 3 foi claramente a mais modesta de todas. Quanto aos loadings, não discuto a vantagem dos cartuchos em termos de loadings, mas com a N64 chegou-se ao impensável que foi ver jogos a 18 contos. Há muitos exemplos de jogos sem loadings em todos os tipos de media, na PS2 e na Xbox também houve alguns jogos esta geração concebidos de forma a evitar os loadings, assim como na GC.
Será que os jogos que usem o potencial da Revolution vão ser possiveis nas outras consolas de proxima geração? da mesma maneira? claro que não... não por ser mais potente, mas pela forma como ela foi desenhada de raiz.
Tipo, a Revolution como consola é completamente convencional. A diferença vai partir do controlador que não deixa de ser um periférico. Não podes fazer um port directo de um jogo que explore o comando da Revolution para uma PS3 pq esta não tem esse controlador, assim como não podes fazer nenhum port de um jogo Eye-Toy PS2 para uma Xbox ou GC pq elas não têm esse periférico. Estamos a falar de periféricos exclusivos, mas que qualquer uma da concorrência pode decidir adoptar. Se a Microsoft ou Nintendo decidirem lançar um Eye-Toy alike os ports directos passam a ser possiveis se houver empresas a lançarem-se em multi-plataformas desse periférico, assim como se a Sony e a Microsoft decidirem lançar um controlador Revolution alike os ports directos passam a ser possíveis, com o possivel acréscimo da alta-definição lol.
A PSP não vende tanto como a DS, aliás vende bastante menos nas contas finais de cada ano... e a DS dá mais lucro por unidade.
Mas depois tens a distinção, de lucros e percentagem de mercado... ok a Nintendo desceu dos 99% do mercado movel que tinha... A sony vendia 0 consolas portáteis e agora vende-as... Mas os lucros aumentaram bem como as vendas, sendo a DS o sistema que consola que vendeu mais rapido de sempre a seguir ào GBA e PS2... a PSP nem chega perto, se achas que isso é um empate e que para a Nintendo significa uma perda de mercado... vou ali e já venho... A Nintendo está a vender mais que antes da PSP...
Tipo só podes saber que a DS dá mais lucro por unidade se souberes o custo de produção de uma DS e de uma PSP. Se não sabes não podes especular. Decerteza que a PSP tem um custo de fabrico mais alto que uma DS, mas uma PSP também é vendida por um preço final mais alto que uma DS, pelo que não podes afirmar uma coisa dessas assim sem dados concretos.
Em relação às vendas DS e PSP, a DS vende muito bem com enorme destaque no Japão, qualquer portátil Nintendo sempre vendeu bem e o grande forte da Nintendo é o mercado portátil. Em todo o caso a userbase mundial DS vs PSP é muito próxima - existe um empate técnico entre a DS/PSP nos EUA, existe uma vantagem da DS de cerca 2 milhões no Japão e existe uma vantagem da DS de cerca de 900 mil na Europa. Resumindo, no Japão a DS tem-se destacado muito bem, nos EUA empate técnico e na Europa a avaliar pelas boas vendas e recuperação da PSP o desiquilibrio deve-se em grande parte ao delay de 6 meses entre a DS e PSP na Europa. Em todo o caso a PSP é a Playstation com maior taxa de penetração no mercado, superior à PSone e PS2, pelo que o facto de não vender tanto como a DS não implica que não seja igualmente mais uma plataforma de sucesso da Sony.
Pá enfim, a história da Nintendo tanto a nível de Hardware como de Software demonstra que o grande mercado da Nintendo é o mercado portátil, pois no mercado caseiro ficou sempre mais aquém. Na verdade a Sony com apenas duas gerações recentes vendeu mais que todas as quatro gerações Nintendo juntas, tanto a nível de Hardware como de Software. No mercado caseiro a Nintendo entrou em decliniu com a N64 e a GameCube tanto a nivel de hardware como de software. Mas é fácil de ver que a Nintendo consegue encontrar um equilibrio sustentado porque mesmo estando longe de ser lider no mercado caseiro consegue compensar com uma liderança no mercado portátil.
Contudo eu concordo em absoluto contigo quanto ao facto da Nintendo fazer muito dinheiro porque em termos de ratio de hardware e software vai buscar muito mesmo.
Bem mas também não tenho grande interesse em discutir isto, era mais pela curiosidade de debater os pontos, vou passar à frente, eu acima de tudo gosto de video-jogos e não consigo imaginar isto sem a Nintendo que é o pai delas todas
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