RGPD e sites

Tom_Joad

Power Member
Como sabem, o Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD) vai entrar em vigor a 25 de Maio e é necessário que os sites das empresas estejam preparados para a recolha e armazenamento de contactos de acordo com o novo regulamento.

Há aqui alguém que esteja a trabalhar na criação/modificação de sites para que estejam preparados para esta nova realidade? A minha dúvida é se o melhor seria haver um formulário no site para que as pessoas colocassem os seus dados e depois seriam guardados numa base de dados do site ou se esse formulário serviria para recolher esses dados que depois seriam enviados automaticamente (ao fazer submit) para o ERP da empresa (ou outro meio de armazenamento de contactos)?

Cumprimentos
 
Olá,
estou actualmente a trabalhar num novo site para a empresa e estou a ter cuidados com a questão do RGPD.
Tudo o que seja formulários terão de aceitar as normas e serão guardadas numa BD do site.
 
Após ler algumas coisas do RGPD, fiquei sem conseguir a resposta a minha dúvida.
Um formulário de contacto, em que basicamente não é mais que um email, que a pessoa esta a enviar através do site. Nao existe qualquer registo de dados. E o unico processamento desse "email" é no Outlook.
E os dados não utilizados para marketing de futuro. Questiono se isto tem algum coisa de criar base dados. ( sei que cookies tem de ter a notificação ) agora o resto ...fiquei literalmente na mesma, porque nao se enquadra no ambito de Marketing ou criação de qualquer base dados com essas informações.
Alguem consegue dar umas luzes disso ?
 
Se não vais armazenar dados, e não vais utilizar em campanhas de marketing, ou distribuir para outros os dados do cliente, então não há nada para esquecer, e portanto não se aplica o Regulamento Geral de Proteção de Dados.
 
Boas, sou novo por aqui, tenho algumas dúvidas ainda em relação a esta lei, nos sites que eu crio, em todos os formulários tem que se inserir as "checkbox"?
E ainda há quem diga que segundo a lei, tem que se pedir permissão das cookies e dos dados (ip por exemplo) logo na entrada do site... é abusado não? os ips na maioria mudam constantemente...
As checkbox nos formulários não chegam? temos que guardar na base de dados os dados ? no meu caso um dos formulários é para fazer inscrição de sócios ... ou seja a associação vai guardar os dados...
 
Boas, sou novo por aqui, tenho algumas dúvidas ainda em relação a esta lei, nos sites que eu crio, em todos os formulários tem que se inserir as "checkbox"?
E ainda há quem diga que segundo a lei, tem que se pedir permissão das cookies e dos dados (ip por exemplo) logo na entrada do site... é abusado não? os ips na maioria mudam constantemente...
As checkbox nos formulários não chegam? temos que guardar na base de dados os dados ? no meu caso um dos formulários é para fazer inscrição de sócios ... ou seja a associação vai guardar os dados...

Boas,

Relativamente aos cookies, eles são guardados automaticamente no browser da pessoa que o está a abrir independentemente do IP, mas o site tem de ter essa informação.

Se o site é apenas informativo não há que se preocupar coma nova lei,

Se existem formulários, deve de existir a informação de que se autoriza o armazenamento dos dados para isto ou aquilo,

Espero ter ajudado,

Cumps.
 
Só para completar, para os cookies não é preciso pedir autorização, só mesmo avisar que o site usa cookies, pode usar uma mensagem padrão do tipo "This site uses cookies. By continuing to browse the site you are agreeing to our use of cookies."

Para criar o aviso, o ideal é usar javascript, podes guardar uma variável no localstorage do browser da pessoa para que fique registado que ela leu o aviso (após clicar para fechar) e assim só aparece uma vez.

Podes ler mais sobre o localstorage aqui: https://developer.mozilla.org/en-US/docs/Web/API/Window/localStorage

Sobre os dados que guardas na base de dados, esses sim precisas de pedir permissão para os guardar e tens que indicar porque precisas dos dados e que utilização vais dar aos dados, podes ainda dar opções (se as pessoas dão autorização para fazer algo com os dados), e o consentimento tem que ser dado pela pessoa, não pode ser algo do tipo dos cookies.
 
Muito obrigado a todos, sim, já tenho as caixas para o pessoal aceitar :) ainda com uma dúvida, em alguns formulários que não tenham dados a ser utilizados em base de dados é necessário? Vai parar ao e-mail e apenas para resposta, penso que não seja, certo? Em relação ao que vai ser usado os dados na base de dados dos sócios é preciso referir no e-mail recebido que a pessoa aceitou as politicas suponho? Tipo só dá para enviar o "e-mail" pelo contact form se aceitarem a "check box" no entanto ainda assim o e-mail terá que ter essa informação que a pessoa aceitou a check box certo?
 
Back
Topo