1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

RheoBus LM317

Discussão em 'Electrónica' iniciada por Sork, 2 de Julho de 2002. (Respostas: 27; Visualizações: 16630)

1. Sork

Sork Power Member

para quem estiver interessado ...;)

é um esquema que eu fiz com ajuda do EXTRAMAN

1000=resistencia de 1000 OHM
    240=resistencia de 240 OHM
    1 uf=capacitor
    0,1 uf=capacitor
    1K=potenciometro de 1 KOHM

Última edição: 10 de Novembro de 2002
  2. Peterwolf

Peterwolf Power Member

Ta mt fixe :)
    os meus parabens e ke venham mais e melhores!

3. The_Z

The_Z Since the Beginning

Tá bonito, mas traduzam mais em pormenor. Pq há mta gente, na qual eu não me incluo, cof, cof (ironia) q não vê a ponta dum chavelho qdo olha para isso. :D

4. Sork

Sork Power Member

Diz aí o que não percebes que eu ou alguém tentamos explicar;)

5. EXTRAMAN

EXTRAMAN Power Member

Mandem as duvidas pessoal ;) Estamos aqui para ajudar

6. jfbbms

jfbbms Power Member

" as coisas verdes rectangulares/azuis rectangulares " -> resistencias

" as coisas ovais laranjas " -> condensadores ceramicos

" aquela coisa preta-branca-preta " -> condensadores electrolitido

so nao sei é o que é aquilo la em cima azul redondo....

7. EXTRAMAN

EXTRAMAN Power Member

Leds. Podem ser opcionais bem como a resistencia em série com o mesmo.

8. vcore

vcore Power Member

Não percebo nada da figura visto ser um analfabeto da electronica,mas como sou autodidacta...respondam-me:

Se eu for a uma loja de electrónica com esse esquema os tipos conseguem saber o material que é necessário???

Podiam fazer tipo uma lista dos componentes necessários e que estão descritos na figura...

E já agora...quanto fica comprar esses componentes todos ?

Obrigado
    aalves

9. EXTRAMAN

EXTRAMAN Power Member

Por baixo do esquema está uma lista. Tens ke lhe somar o LM317T, e o led e a resistencia se os quiseres pôr. Qualquer loja sabe do que se trata se apresentares essa lista ;)
    Quanto aos preços, pode variar de loja para loja, mas um valor previsível dificilmente será superior a 2€-2,50€ senão inferior...

10. jcab

jcab 1st Folding then Sex

11. EXTRAMAN

EXTRAMAN Power Member

Boa sorte com isso. É bastante completo e o efeito visual proporcionado pelas barras de leds é muito fixe ;)

12. [BIOHAZARD]

[BIOHAZARD] Power Member

Jcab mt bonito, mas ocupa-te 3 bays 5/2 !!!

8o

13. jcab

Agora que eu vou começar a fazer o meu Rheobus gostaria de perguntar ao SORK e EXTRAMAN o seguinte:

para que servem os condensadores de 0.1uF e 1uF ?
    pergunto isto, porque já vi um outro esquema parecido a este e não tinha condensadores:

vou também sacar a datasheet a ver se tira alguma conclusão...

14. jcab

Acabei de ver a datasheet do LM317T.
    Na Datasheet mostram efectivamente, que na entrada e saída se deve colocar condensadores
    de 0.1uF e 1uF, respectivamente.

O condensador de saída de 1uF não tem uma grande utilidade. Somente melhora a resposta
    transitória, que no caso do Rheobus não é muito importante.

O condensador de entrada de 0.1uF, por outro lado, será preciso quando o LM317 estiver muito
    distante da alimentação. Ou seja, este condensador também não será preciso no Rheobus, já que
    a alimentação não está muito longe.

Agora em relação às resistências de 240 Ohm e 1 MOhm usadas:

como é que chegaram a esses valores de resistências ?

Usando a fórmula que vem na datasheet que nos dá a tensão de saída: Vo=1.25(1+R2/R1)+I*R2
    (com R1=240Ohm e R2=1MOhm) obtêm-se (admitindo conforme a datasheet que I=100uA): V0=6.55Volt
    Por outro lado, quando o potenciometro estiver a 1kOhm: Vo=11,87 Volt.

No outro esquema que eu meti aqui, os tipos usaram R1=240 Ohm (como tu) e R2= 0Ohm (curto
    circuito) e usando a fórmula para calcular Vo obtem-se o valor mínimo: Vo=1,25 Volt.
    E quando o potenciometro estiver a 5kOhm: Vo=27,79V

Agora digam-me uma coisa: quais valores é que se deve usar ?
    Os vossos valores para Vo parecem bem mais lógicos que os da figura que eu meti....

espero que me possam esclareçer estas dúvidas :)

Última edição: 2 de Agosto de 2002
  15. simaor

simaor Power Member

Muito bom, eu tava para fazer isso. Agora já vai ser mais fácil.

16. EXTRAMAN

EXTRAMAN Power Member

JCAB, pelo que vi leste mal os valores do esquema. tenho neste link, http://pwp.netcabo.pt/0310204302/bblm317.jpg os meus cálculos por onde o sork se guiou. Nesse esquema o valor de R1, vai variar entre 1k e 2k com o potenciómetros e R2 vale 240 ohm.
    Se fizeres o cálculo, com vref=1,25 e iadj=100uA vais chegar aos valores de Vo entre mais ou menos 5,3V e 11,7 . Estes valores foram calculados porque muitas fans só arrancam a 5V. No esquema da minha página a fórmula que lá está é uma redução da forma geral em que considerei a ultima parte (iadj*R2)=0.1-0,2V desprezível, para termos de cálculo pois 0.1V não vai alterar nada em termos de tensão á saída. Uma consideração: no meu esquema a nomenclatura de r1 e r2 estão trocadas em relação ao datasheet. Quanto aos condensadores, a datasheet recomenda pelo menos o condensador á entrada do lm317 enquanto o de saída pus pois é quase regra por um condensador á saída de uma fonte regulada e isto não é mais do que uma :)

Quanto ao outro esquema que regula até aos 27 volts, isso até que é pouco importante, pois se o circuito é alimentado a 12V não pode passar disso. Parece-me que esse esquema que viste terá sido copiado por alguém que não percebe muito bem o que fez, simplesmente adaptou-o ás necessidades e não teve problemas. Agora axo que dá mais gozo calcular e montar :))))

Última edição: 2 de Agosto de 2002
  17. SamR

SamR Power Member

O condensador de entrada Cin (numa maneira muito resumida) serve para cortar as altas frequências, impedindo que estas entrem no LM317. Porque este componente contém 29 transístores internos, e sabendo que cada transístores contêm capacidades parasitas muito baixas o LM317 é inevitavelmente sensível ás altas frequências. A presença do condensador de entrada garante um funcionamento previsível do LM317 actuando do seguinte modo: " Hei! Calma aí eu tenho uma capacidade maior logo vocês não se podem queixar porque as altas frequências passam todas por mim!". Deste modo o comportamento do circuito torna-se o desejado eliminando-se possíveis aberrações no comportamento do LM317.
    Claro que o que normalmente introduz altas frequências nas linhas de alimentação são as cargas, tal como os CDRs, Discos Rigidos, ventoinhas e afins. Se o LM317 é a única carga ligada á fonte de alimentação e esta fosse fiável o condensador Cin pode ser eliminado.

O condensador Co é mais complicado de explicar na medida em que a sua utilidade se insere no tema das topologias da realimentação, que é como funciona o LM317. Digamos apenas que para certos caso de capacidades da carga o LM317 começa com oscilações parasitas. O condensador Co impõe-se e diminui essas oscilações, diminui mas não as elimina!
    Atenção também que o condensador Co Electrolítico recomendado é de 25uF e não 1uF que era se fosse um de tantalo que são mais caros.

Atenção tb que o valor destes condensadores são calculados utilizando métodos bem complicados, nada disto cai do céu!

Última edição: 7 de Agosto de 2002
  18. GrYfInNdOr

GrYfInNdOr Power Member

Sork, esse reobus aguenta com kuantos watts ?

PS, o LM317 nao eh quele que aquece de carai ? :D

19. Rasputin

Rasputin Power Member

Porque não tentam fazer um controlador de fans, mas usando PWM em vez de ser um Rheobus. Tem as suas vantagens. Li uma vez um artigo (não me lembro aonda, mas vou procurar) que tava porreiro, com esquemas e tudo. Daqui a uns tempos (leia-se assim que tiver tempo e me dispuser) vou fazer um para controlar talvez aí até umas 4 fans com controle de temperatura e sleep mode.

20. EXTRAMAN

EXTRAMAN Power Member

Estou a fazer uma modificação ao circuito de modo que o controle seja feito por botões (up/down) em vez do potenciómetro. :)

Partilhar esta Página