Ricoh Caplio R6

a linha Caplio por norma possui uma excelente qualidade de construção, objectivas wide e uma qualidade de imagem bastante aceitável.
a R5 é uma boa máquina, já agora aqui ficam alguns reviews:

» http://www.trustedreviews.com/digital-cameras/review/2006/12/01/Ricoh-Caplio-R5/p1
» http://www.digicamreview.co.uk/ricoh_caplio_r5_review.htm
» http://www.photographyblog.com/reviews_ricoh_caplio_r5.php

a R6 é em quase tudo igual à R5, tirando o preço (-100€) e algumas características como o face detection, a diminuição da grossura da máquina em 3mm e novos modos automaticos. sinceramente acho que a R6 não vale a diferença de preço para a sua irmã mais velha.

se eu pude$$e teria como compacta uma Ricoh GR. :)
 
Vou trocar de máquina para o mês que vem, e esta aqui encheu-me os olhos! Era mesmo isto que andava à procura. Bastante compacta (mto importante para mim neste momento), bom zoom, wide angle, opções que vão para além do point and shoot, e pela review da R5 pareceu-me boa a nível geral. E insere-se dentro das minhas possibilidades.

Eu andava de olho na Canon G7 (desvantagem de ser mto grande, pesada e cara), Canon sd900 ou 800is e na Fuji f31fd (pela vantagem do ISO). Sabem-me dizer outras máquinas com as características da ricoh, para fazer comparativos? Ou se sabem de outras que sejam tão boas ou melhores que esta?
 
Última edição:
O que tem essa máquina de especial? É terrivelmente feia, cara e não possui zoom óptico.
é extremamente fofa. :'(

mesmo por não possuir zoom é que a qualidade da objectiva usada é tão boa, uma prime numa compacta. a objectiva tem vidro de baixa dispersão e dois elementos asféricos, o diafragma de 7 lâminas origina um bokeh fantástico.

não é a máquina perfeita.. tem muitos defeitos, como é o caso do ruído alto. mas até o ruído tem um aspecto muito parecido ao grão da fotografia analógica, que até se pode considerar muito agradável nalgumas fotos a p&b.

é uma máquina fetiche para mim.. esta e a G6. :)
 
Aqui fica uma review que encontrei. Não é grande coisa, mas dá para ter mais uma ideia da máquina.
Só é pena o ruído com ISO elevados (ai se tivesse a qualidade da F30...), senão era perfeita. E esta tem - para mim - a vantagem dos controlos manuais que - e infelizmente - a Panasonic TZ3 não tem.

Já agora, mais umas fotos tiradas com a R6
 
ia colocar agora essa review, a primeira que aparece da Caplio R6 e dão logo 9/10 à máquina. :)
a realidade é que parece mesmo muito boa.

Só é pena o ruído com ISO elevados (ai se tivesse a qualidade da F30...), senão era perfeita.
olha que o ruído não está assim tão mau, está bem melhor que a concorrência directa (Panasonic).
 
A minha dúvida é se compensa dar os 100€ extra pela R6. O Nabo já disse que não, mas há sempre aquele medo do arrependimento pós-compra: 'e se tivesse comprado a R6...'.

Quero reformar a minha S1 IS, embora ainda esteja perfeita. Se tivesse a função de macro ainda considerava ficar com ela mais uns tempos...
 
Tenta comparar as fotos que andam por aí da R6, com as da R5. A nível de funcionalidades, julgo que não traz assim nada de espetacularmente novo.
Mas pelo que me tenho apercebido no dpreview, alguns users ficaram muito surpreendidos com a qualidade das fotos da R6. Não sei se terá tido melhorias significativas, até porque ainda inspecionei muito a fundo a R5. Mas já vi por lá pessoal que tem R5 e que verificaram melhorias na qualidade das fotos.

Até agora, das escolhas que tenho em cima da mesa, a R6 é aquela que me salta mais à vista. Pela lente, pelas opções manuais, e ao que parece, pela qualidade geral das fotos e da própria máquina.
Mas como só vou trocar de máquina para o mês que vem, pode ser que saltem mais reviews entretanto.
 
A minha dúvida é se compensa dar os 100€ extra pela R6. O Nabo já disse que não, mas há sempre aquele medo do arrependimento pós-compra: 'e se tivesse comprado a R6...'.
o nabo disse que não em relação às specs, mas pela review o sensor também me parece diferente e melhorado.
este já é um ponto bem mais interessante que apenas a diminuição do tamanho ou a adição de face detection. ;)
 
Eu em principio vou comprá-la nos próximos tempos. Eu não conheço essa Canon, mas provavelmente escolheria a R6, principalmente pela lente que tras (28mm-200mm), e a qualidade de imagem, pelo que tenho visto, é óptima.
As Ixus são conhecidas pela sua qualidade, mas julgo que os modelo R da Ricoh vão à frente no número de funcionalidades.

É uma questão de perderes algum tempo no fórum da Ricoh no Dpreview. Tens lá muitas opiniões de pessoal que já tem a máquina, e muitas fotos tiradas com ela.
http://forums.dpreview.com/forums/forum.asp?forum=1013

Julgo que o único senão é não ser muito famosa em situações de pouca luz. Mas pelo que tenho visto da canon, dúvido que se porte melhor.
Perfeita perfeita, era a R6 ter o sensor da Fuji F30!:002:
 
alguém chegou a comprar/experimentar esta maquina ?

estou indeciso entre esta e a ixus 75 da canon :\

tou exactamento com a mesma duvida que tu, porem após ler varias revies , acho que a richo r6 é melhor opçao que a ixus 75. ja agora sabes onde se vende a ixus, sem ser na *****???

alguem tem a ricoh r6?

abraço
 
tou exactamento com a mesma duvida que tu, porem após ler varias revies , acho que a richo r6 é melhor opçao que a ixus 75. ja agora sabes onde se vende a ixus, sem ser na *****???

alguem tem a ricoh r6?

abraço

A ixus75 encontras na *****:
http://www.*****.de/index.php/cPath/85_99_282
 
já tinha reparado!
É muito grande para o que quero neste momento. Quero uma compacta para andar sempre comigo e para substituir a A95 que tenho. A sacana é pesada e grande demais para caber no bolso das calças.
Mais tarde aposto numa mais a sério. E aí devo passar para DSLR. As bridge nunca me fascinaram muito.


Já agora, aproveito aqui para fazer uma pergunta. Onde é que podemos encontrar máquinas da Ricoh à venda em Portugal? Gostava de ver a máquina ao vivo (e dar uma olhadela à GX100).
 
Back
Topo