Ricoh R6 ou Pentax A30 ou Canon Ixus75 ou Fuji s6500fd

Qual a melhor compacta?


  • Total voters
    7

MMC

Colaborador Editorial
Dentro da gama das máquinas digitais compactas, estou interessado em uma destas:

Ricoh Caplio R6
Pentax A30
Canon IXUS 75

Gostaria de obter algum feedback sobre a melhor opção.

Também gostava de saber que os resultados obtidos pela Fuji f6500fd compensam o seu volume e peso no transporte.

Sei que há bastante material no fórum sobre estas máquinas, mas gostaria de criar pontos de comparação, com as respectivas vantagens e desvantagens de cada.

Com os melhores cumprimentos.
 
Pois, também é a ideia que tenho. No entanto esta máquina, ao contrário da Ricoh e da Pentax não possui estabilizador de imagem efectivo. O facto de a máquina funcionar a pilhas (implica desde já comprar recarregador de pilhas) e ter as dimensões visíveis são pontos menos bons nesta máquina para a possível utilização que lhe vou dar.
No entanto destaco a capacidade desta máquina poder criar ficheiros Raw.
Das imagens que tenho visto, parece ser uma óptima máquina. No entanto estou bastante inclinado para a Ricoh. Será que com esta máquina obterei resultados que se poderão dizer "equivalentes"?
 
A S6500fd não é grande, tem o tamanho ideal para uma bridge.. Agora, se tu queres uma compacta é óbvio que não podes esperar ter uma máquina com as caracteristicas da S6500fd..



Quanto à Ricoh se calhar seria melhor esperar mais umas semanitas e ver a R7.

A R5 e a R6 apesar de excelentes produtos em algumas áreas foram um pouco falhadas em outras, uma dessas áreas é o processador de imagem que a R5 estreou e que a R6 tb usa. A partir de ISO 200 é para esquecer..

A R7 além de ter mais 1 megapixel, tem um novo processador. E a Ricoh promete imensas melhorias ao nível do processamento das imagens e especialmente ao nível do ruído.


De resto as Rx são máquinas com um Zoom espetacular de 7X, embora isso por vezes se pague com alguma falta de qualidade especialmente no lado mais wide, e uma performance de topo, sem qualquer tipo de lag... A R6 por exemplo conseguia captar vários frames por segundo de forma consistente até encher o cartão.. Este tipo de performance normalmente é o que se espera de uma dSLR e não de uma compacta..
 
Estou mesmo mais inclinado para uma compacta... Das três soluções a Ricoh e a Pentax parecem ser as melhores.

Concordo contigo mundano, mas daqui a umas semanas o preço da Ricoh deverá ser mais elevado e ficará de parte nas opções.
 
Última edição:
No http://www.*****.de a Ricoh R7 já aparece a 298€.. É o preço a que a R6 estava há 2 ou 3 semanas (Agora aparece a 270€ na *****).


A A30 também é uma excelente câmara, com boas lentes e óptima qualidade de imagem desde que tenhas boas luz... O problema da A30 é o mesmo de quase todas as máquinas recentes com muitos Megapixels.. A partir de ISO 200 os sistemas de noise reduction limpam tanto as imagens que acabam por tirar grande parte do detalhe..

Mas a Ricoh sofre do mesmo mal, pelo que não é por ai que vais conseguir decidir.
 
se queres uma compacta podes optar tb pela fuji f31 ou a nova f50
tem prestações ao nivel da s6500, mas ficas com 1 terço do zoom

a s6500 é uma excelente máquina para aprender fotografia, em parte devido aos controlos manuais "slr-like", que é como quem diz é o mais parecido com uma reflex a nivel de funcionamento

nas compactas as máquinas sofrem quase tds dos mm defeitos e caracteristicas.

as fuji são do melhor que tá no mercado a nivel geral
as ricoh tem o famoso zoom 10x, mas desapontam na qualidade. as fotos saem mt deslavadas e cores pouco fieis
as canon, nomeadamente a A570 e A630 são a meu ver as melhores escolhas da gama
 
Desde agradeço toda a ajuda prestada pelos membros deste fórum. Desde o ínicio da semana que tenho a Ricoh Caplio R6 e estou contente com a aquisição. É a máquina que respeita as especificações que queria. Com muitos modos pré- definidos, um bom modo automático e um modo manual para além do que esperava neste tipo de máquinas.
Sendo esta uma máquina que se enquadra na gama dos 250€ -> 300€, espero que sirva de apoio a futuros interessados.
No entanto a Ricoh Caplio R7, está para breve.
 
Tive oportunidade de brincar com uma pentax A20 e fiquei realmente surpreendido!

Gostei bastante dos resultados e de trabalhar com a máquina! Por mim ia para A30 ou a fuji f50.

Cumps.
 
A Pentax também teria sido uma boa opção, no entanto a A30 tem as seguintes desvantagens em relação à R6: zoom óptico inferior, modo wide inferior, modo macro inferior, visor lcd de dimensão inferior, menor autonomia, e os 10MP não se justificam devido ao ruído excessivo e uma distorção evidente quando está no seu tamanho real (comum a todas as máquinas compactas de 10MP). No entanto a pentax parece ser a que tem melhor relação qualidade/preço dentro das 10MP.

Ex: Acerca da distorção reparar, na foto das arcadas. Vendo a foto no tamanho real, não gostei..
fonte: http://www.trustedreviews.com/digital-cameras/review/2007/06/19/Pentax-Optio-A30/p6

Se alguém tem alguma coisa a dizer sobre as virtudes da A30 é bem vindo.

Cumprimentos
 
Aposto que dizes isso tudo sem teres tido a máquina na mão!

Quanto ao lcd é do tamanho da máquina! Não dava para por um maior pq simplesmente não caberia!

Mas tu é que sabes, eu ia entre a pentax e a fuji!
 
Estive com as duas na mão, e sei que a pentax é mais pequena que a Ricoh, logo é normal que o lcd seja mais pequeno, tetsuo.

Quanto à Fuji, acredito que seja a melhor máquina do comparativo, mas pretendia algo de dimensões reduzidas.

Para mim a autonomia da pentax é um ponto mau, visto que só posso encher menos de meio cartão sd de 1Gb com uma carga, ao contrário da Ricoh. São opções... Não podemos comprar todos o mesmo, apesar que cada um pretender o melhor para si.

Mas se disseres o que gostas na pentax é bom.

Cumps
 
Back
Topo