Os DVD's +/-R ou DL +/- nunca leram nem lêm á mesma velocidade de um original nem que estejam gravados com bitsetting, por norma geral as drives de pc e conserteza a da xbox360, têm lock na velocidade.
Uma drive de DVD para ler DVD's backup a 16x precisa de ter firmware diferente e não o original, a minha drive da LiteOn 16x faz esse teste até 16x e por vezes a sai fora das 16x (algumas até 17x se o DVD for mesmo cheio) com qualquer DVD e de qualquer marca.
Outra cena é que a drive lê de maneira diferente da que estão para ai a interpretar, nem sempre arranca a 8mb, tanto vai abaixo como acima, depende da posição em que está o DVD, é tal como a gravação, lê/grava lento no inicio mas a meio do disco já lê/grava ao dobro, o arranque do jogo e loadings iniciais são feitos no inicio, apartir dai temos melhores loadings uma vez que o game já está a ir buscar a informação mais á frente.
Tudo isto continua a não mudar o facto do Blue Ray de 25GB demorar uma eternidade a ler, o Sony confirmou que a drive da PS3 lê a 2x 6meses depois de ter confirmado que lia a 1x, e se estão na sh_t porque nem vão lançar os Blue Ray de sala tão depressa(foram adiados á pala da Ps3), nunca na vida vão meter a drive a mais de 2x na PS3, o que significa que vamos ter toneladas de loadings nos games e bem demorados tal como na Xbox360 (ex:Top Spin2), o problema é mesmo o facto de os Blue Ray serem maiores e lentos = mais loadings e mais demorados.
E se um Game tem 24GB, quanto cache não fará (3GB) e se for obrigatório fazer cache e não opcional? E não tiveres espaço no disco?
Quanto maior o Game em Gb maior a cache se não não vai ajudar grande coisa nos loadings mais avançados, sendo assim o disco da PS3 vai ter uma utilização 10x pior e mais abusada do que a sua concorrencia, ainda quero ver pessoal ao fim de um anoou dois de jogar intencivamente ter discos mortos na consola, já para não falar nas fantasticas drives Blue Ray da Sony que se forem tão boas como as da PS2 ai é que vão dar que falar.