Xbox Rise of the Tomb Raider (Crystal Dynamics, Square Enix)

@Silver-Eye Terminei agora o DLC e apesar de ter alguns momentos interessantes (e um puzzle bem tramado para resolver), penso que, para as cerca de 3 horas e pouco que demorei a passar (sem apanhar ainda todos os collectibles, que ficam para amanhã), o valor seja elevado. Como partilho conta, o valor fica pela metade, que é o preço mais adequado ao que oferece (eu sou muito resistente a DLC´s, mas não resisti a este).

No aspeto positivo, destaca-se a oportunidade de "viver" mais Tomb Raider, com a Lara em situações diferentes (que não vou spoilar), mas fica aquela sensação de "saber a pouco".

Nota final: como joguei com o meu save dos 100% e armas com todos os upgrades, a dificuldade foi reduzida, o que ajudou a passar mais rapidamente o DLC e a alucinogénica Baba Yaga

Diria que este DLC valerá uns 7/10, e que não será totalmente indispensável a full price (comparando por exemplo a um Left Behind ou à Expansão do Witcher 3, que possuem um enorme "value for the money")
 
Bom comecei a jogar isto depois de ter acabado o Witcher 3 e tá alto vício. Simplesmente não consigo passar em andar a vasculhar tudo, não me importo nada de andar pelos mesmos sítios só mesmo para descobrir as relíquias todas.

Ainda estou na parte do acampamento soviético, mas o ambiente está incrível em termos da neve e frio, muito bom mesmo.
 
Depois de ter comprado e acabado o primeiro no Verão de 2013,fiquei à espera da sequela.E com a promo do Natal lá aproveitei,embora só o tenha jogado agora em fins de Fevereiro/inicios de Março(numa maratona reboot+RoTTR). E ter jogado o primeiro em conjunto com este deu mesmo para ver a evolução.


Começando pela historia,foi bom ver que não se perdeu tempo e começou-se logo desde o inicio por tornar-la naquilo que o titulo indica.Nada de "I hate tombs" neste. A dissonância entre narrativa e gameplay é menor que no primeiro.
Foi também interessante ver as repercussões da experiencia na ilha e algumas ligações entre os vilões deste jogo e o primeiro jogo.As repercussões nas amizades e a maneira como os solarii foram silenciados providenciaram uns momentos em que a malta que jogou o primeiro é recompensada.
Uma coisa que não morri de amores foi a motivação da Lara.Não tanto pelo facto de ela estar a fazer aquilo pelo pai dela,mas por estar a fazer aquilo por um pai que a deixou sozinha no mundo por razões estupidas.Dito isso foi interessante ver as ligações/ analogias entre os dois vilões principais(e se um tipo quiser ir mais longe os dois aliados mais importantes,para lá do Jonah).A palavra chave é mesmo família.
Quanto à demanda em si da Lara,gostei da simetria com o primeiro jogo,no sentido em que estamos a falar de tipos de imortalidade. Uma mais sobrenatural(TR2013),outra mais sci-fi(ou pelo menos foi a leitura que fiz de algumas revelações mais para o final deste jogo).


No que toca à gameplay, é a base do TR2013,mas mais refinada. Há mais mobilidade avançada(andar nas arvores,por exemplo),há umas adições em termos de sub-gêneros de armas/equipamento, alguns gadgets novos.Diferente mas familiar.Quem gostou do deel do primeiro jogo vai gostar ainda mais deste.
Dito isso, se não há uma mudança na base da gameplay, a forma como podemos afectar a nossa gameplay mudou. E por isto entenda-se, o modelo à rpg de melhorar o nosso equipamento e armas decidiu dar numa de rpg mais agressivo. Decidiram sacar um Far Cry 3/4 e obrigar uma pessoa a caçar/apanhar mais plantas/mais materiais para poder acesso aos upgrades/munição feita por nós. Foi assim uma surpresa semi-desagradável,mas a qual me habituei rapidamente.Dito isso gostava de saber quem é que foi o tipo que fez upgrades como os silenciadores não serem de remoção on the fly.wtf?
No que toca às tombs, há uma clara melhoria,mas ainda podiam melhorar mais.Para mim o ideal seria talvez umas 4/5 tombs que fossem do tamanho de 2/3 das deste jogo.


Quanto aos gráficos e som,ambos bons,uns mais que outros.Alturas há em que o jogo é lindo,mas ao mesmo pergunto-me como é que seria se fosse One/PC/PS4 only.Já o som, os efeitos estão bons e a musica também ajuda à festa.


Quanto à longevidade, tenho um dia e 16 horas de jogo,isto sem ter ido para 100%.Neste caso alguma caça de upgrades inflacionou as minhas horas de jogo.Ainda deixei uns achievements da campanha e challenge mode para outras playthroughs.



Em suma, foram 30 euros bem gastos no Natal.Apostei no cavalo certo quando prioritizei este face ao Fallout 4.
 
Completei hoje o jogo e tal como previa, excedeu as minhas expectativas. Mas que jogaço...

Não fui além dos 64%, uma vez que só tive interesse em completar o modo história sem andar a vasculhar todos os cantos do mapa.

Ansioso pelo próximo capítulo!
 
Completei hoje o jogo e tal como previa, excedeu as minhas expectativas. Mas que jogaço...

Não fui além dos 64%, uma vez que só tive interesse em completar o modo história sem andar a vasculhar todos os cantos do mapa.

Ansioso pelo próximo capítulo!
Muito bom. Excelentes gráficos, história e jogabilidade. Apenas nota menos positiva para a quebra de frames em alturas mais intensas. Mas até é possível que já tenham corrido em algum update.

Espero que saiam mais jogos destes e como o Witcher. Embora diferentes, são jogos que nos prendem não só pela jogabilidade, mas também pela história.
 
Novo conteúdo também confirmado para a versão da Xbox One e PC (agora, também com a confirmação desse conteúdo com o lançamento do jogo a 11 de Outubro na PS4):

You may have seen we’ve announced new content is coming for Rise of the Tomb Raider. We’re celebrating 20 years of the iconic Lara Croft, and as part of this we’re excited to bring new gameplay to our Xbox One and PC fans.

First, we’re adding “Blood Ties,” a completely new story chapter in which you’ll explore Croft Manor to reclaim Lara’s legacy. Then, you must defend the Manor against a zombie invasion in “Lara’s Nightmare.” We’ve also added the new “Extreme Survivor” difficulty setting, a 20 Year Celebration outfit and weapon, the ability to play as classic Lara models in the Expedition modes, and more.

One of the biggest new additions is all-new Co-op play for Endurance mode. We released Endurance mode for Rise of the Tomb Raider in December 2015. Since then, we’ve been thrilled to watch as you have hunted, foraged, and raided your way through over 600,000 game days of survival. You’ve embraced the open nature of our Siberian Wilderness and the challenge of a constantly changing forest landscape.

https://news.xbox.com/2016/07/19/rise-tomb-raider-20-year-celebration/
 

The add-on, which is included on the disc with Rise of the Tomb Raider: 20 Year Celebration for PlayStation 4, and with the Season Pass for Rise of the Tomb Raider for Xbox One and PC, will let players explore Lara’s childhood home and unlock the secrets of the Croft Manor, and then defend it against a zombie invasion in “Lara’s Nightmare.”
 
Acabei agora (so agora) este jogo maravilhoso.. faltando.me apenas os dlcs...
so tenho coisas boas a dizer do jogo, e este é daqueles que gostaria de ver na scorpio futuramente....
 
Última edição:
Back
Topo