PC/Mac/Linux Rise of the Tomb Raider (Crystal Dynamics, Square Enix)

Quando chegares ao campo soviético depois diz qualquer coisa. Eu também não notei grandes diferenças no inicio do jogo até a esse nível e posterior, e até estava com o AA em SMAA. Coisa que neste momento é completamente impossível, e até já tenho o desligado mesmo não ter resolvido grande coisa.

Btw, estou a jogar com DX11, não com o 12.

Pantera, usa DX12.
Eu proprio sem DX12 nas areas open world como a soviet base ou o geothermal valley, para AMD é literalmente impossivel.
Usem DX12 sff!
 
Pois, mas eu não tenho o W10 para jogar com ele. Por isso estou limitado ao 11 e aquilo que ele me dá neste momento.

Já agora, nessas áreas a diferença do DX11 para o 12 era uma média de quantos fps?
 
O Windows 10 melhora um bocadinho o desempenho do CPU e se juntares as melhorias do DX12, deves ver uma boa melhoria.
Como ainda não cheguei ao geothermal, apenas posso referir o bench que fiz hoje.
 
Pois, mas eu não tenho o W10 para jogar com ele. Por isso estou limitado ao 11 e aquilo que ele me dá neste momento.

Já agora, nessas áreas a diferença do DX11 para o 12 era uma média de quantos fps?
A mim com o meu CPU a diferença era passar de 20FPS a DX11 para >30FPS nessas areas.
 
Realmente é uma diferença algo significativa e que podia valer a pena. Se calhar, e no meu caso, já não tinha tais drops para menos dos 25-30fps que por vezes estragam de certa forma a jogabilidade.

Mas também não tenciono meter o W10 tão cedo. Queria aguentar com o W7 o mais tempo possivel.
 
Quando chegares ao campo soviético depois diz qualquer coisa. Eu também não notei grandes diferenças no inicio do jogo até a esse nível e posterior, e até estava com o AA em SMAA. Coisa que neste momento é completamente impossível, e até já tenho o desligado mesmo não ter resolvido grande coisa.

Btw, estou a jogar com DX11, não com o 12.

Ora vê se é isto que querias.
30181306431_55b35684c7_o.jpg


Uma coisa que reparei é que a utilização do CPU é muito baixa. Na meia hora que joguei, estes 35% foram o máxmo que utilização do CPU que vi.
Nas cavernas de gelo onde estive antes, andava entre os 13% e 20%. Mas a utilização do GPU era sempre de 100%.
 
Mas presumo que esses ~44fps não sejam constantes, e na maior parte do tempo tenhas mais que isso. E a nível de drops, há algum puxado que te estrague a experiência?
 
Este é o valor mais baixo que vi até agora. Nas cavernas andava a rondar os 55-65 fps. Ainda não avancei mais no nível dos russos.
Também é preciso ter em conta que o riva tuner causa uma perda de fps jeitosa. Por isso adiciona ali uns 2 ou 3....talvez. Dava mesmo jeito ter um medidor interno de fps no jogo.
A nível de drops, só aquilo que disse há pouco. às vezes parece que o jogo está a carregar alguma coisa ou a salvar o jogo e há uma quebra notória.
Mas tirando isso é suave tal como se espera de um jogo a correr a 55-65 fps.

Mas pelo que vejo, este jogo pede muito pouco do CPU. A carga é quase toda no GPU.

EDIT: Corri em DX11 neste mesmo local e tive 42 fps. Medidos com o Fraps.
Medido com o Rivatuner deu 41. Ou seja uma diferença mínima.
 
Última edição pelo moderador:
Fiz load para essa parte do jogo, e por acaso não tinha experimentado o Riva in-game, andava sempre com o Fraps, e reparo que o gpu usage não é constante. Pode estar muito bem a 99/100%, como já pode estar nos 30 ou 40. Não sei se pode ser por aqui tais fps inconstantes.

Deixo aqui alguns prints:

14x156b.jpg


13z0kfm.jpg


mrs0w0.jpg


aw2d7p.jpg
 
Tas a bater em 2 barreiras.
  • Ram: Não é necessário encher a ram, para começar a ir tudo corrido de swap;
  • CPU: 80% de CPU já é começar a esfregar no limite.
Tens mesmo de fazer o sacrificio de ir para o W10 e ligares o DX12, especialmente porque tens AMD, e AMD em DX11 é miserável, e este jogo nota-se e de que maneira
 
Fui jogar um pouco esse nível e nas partes exteriores, os fps rondam os 40-50 fps. É uma quebra de desempenho muito grande de um nível para o outro.

Então procurei um sitio onde puxasse muito (39 fps)e comecei a mexer nos settings. Após andar a experimentar um bom bocado comecei a estranhar bastante, pois mudando a maioria dos settings para high ou medio dava aumentos relativamente pequenos. Coloquei tudo em very low e tive 98 fps. Subi as texturas e devo ter perdido meia dúzia de fps. Mas quando mudo o Tri-linear para Anisotropic de 16 samples, perdi 20 e poucos fps de uma só vez.
Há aqui qualquer problema, pois em gráficas modernas usar AF16X não causa perdas de desempenho deste nível.

No mesmo sitio dos 39 fps, voltei a colocar tudo como estava dantes, mas meti a filtragem em tri-linear e o resultado foi 52 fps. Uma perda de 33% apenas por causa do anisotropic filtering?
Será problema das drivers ou do jogo?
@ObscureAngel e @PanterA será que podiam fazer o mesmo teste nas vossas máquinas?
 
@Torak Não tenho o jogo instalado, completei o jogo e desinstalei na altura, mas diria que certos efeitos ou detalhes podem estar associados ao AF.
Ainda à uns anos atrás o tesslation detail começou a ser associado ao AF, aliás o ultimo pior caso que vi de um jogo puxar por causa do AF foi o assetto corsa, que à minima implementação era logo 2/3fps a menos por cada bump.

Eu por mim 4xAF na generalidade está bom o suficiente, mas a menos que isso simplesmente recuso-me a ir.
 
@ObscureAngel agora também não vale a pena porque já estou mesmo na ultima missão, e formatar isto por meia dúzia de jogos, acho que não tinha paciência. E como o meu próximo jogo a passar deve ser o Doom, com o vulkan power, ainda se aguenta bem. Mas ainda em relação a esses últimos níveis, foi jogado a uma média de 25-30fps. Deve ter sido mesmo o nível com mais drops e uma média pior. Já agora, que querias dizer com a RAM e o swap file?
(pode conter spoilers)

1zmml4m.jpg


2ljpydt.jpg

24c75f6.jpg

@Torak, daqui a nada já faço o teste.

EDIT: Nope. Não melhorou quase nada ou diria mesmo nada. No campo soviético continuo com a mesma média de frames e com os mesmo tipo de drops. Mas se calhar tem mesmo haver por o meu CPU estar acima dos 70/80% como disseram.
 
Última edição:
@ObscureAngel Já tentei andar ligar e desligar o AF em conjunto com tesselation e o resultado é o mesmo. Desligar o tesselation dá uma melhoria de fps pequena, mas ir para Tri linear filtering dá sempre um boost enorme.
Já tentei em DX11 e 12 e o resultado é sempre o mesmo. Já tentei desligar o AF no jogo, forçando pelo painel de controlo da AMD e o resultado é igual.

Estranhamente, ao ver a análise da nVidia ao jogo, a perda de desempenho nas Maxwell é quase inexistente ao ligar o AF16X.

EDIT: Tentei as Catalyst 16.7.3, as primeiras drivers que trouxeram as optimizações para o jogo e ficou igual.
 
Última edição:
Todos os DLCs, novas skins para a Lara (Laras de jogos antigos), um novo modo coop e uma aventura na mansão dela com zombies (esta última informação pode estar incorreta, estou a falar de cabeça).

EDIT:

 
de qualquer maneira vou esperar para ver um preco abaixo de 20 euros, e ja estou a ser amigo, no anterior TR dei 45 euros e passado 2 ou 3 meses tava a 5 euros em qualquer loja versao fisica
 
E com isto também já o acabei. Graficamente não deixa qualquer margem de dúvidas que é um portentoso jogo, com detalhes simplesmente soberbos e cutscenes ainda melhores. Talvez peca numa melhor optimização com foi discutido para trás, mas a nível visual é realmente top notch. E imagino que acima do 1080p ainda fique melhor.

Quanto ao resto, ok, não foi tão brutal como o inicio da Syria e posterior a isso, mas continua divertido, interessante e com uma vertente de aventura porreira. Talvez não tanto como um Tomb Raider devia oferecer, mas tendo em conta o seu antecessor já se sabia ao que se ia. Agarrou-me q.b, levei o jogo a 80% e ainda pensei leva-lo a 100% ou perto disso antes de entrar na última missão, mas já não tinha aquela pica.

Venha o próximo!
 
Mas também não tenciono meter o W10 tão cedo. Queria aguentar com o W7 o mais tempo possivel.

Estou curioso, alguma razão em especial? Tendo em conta a afinidade das AMD por DX12, é uma decisão que me deixa com uma certa curiosidade.

De resto, bom saber que conseguiste passá-lo, mas estou bem curioso de entender o porquê desses drops, tendo em conta que também tenho a mesma RX 480 que tu (mas não o jogo, o preço ainda não me convida).
 
Back
Topo