1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. COVID-19 Mantenham-se seguros: Pratiquem distanciamento físico de 2 metros. Lavem as mãos. Fiquem em casa.
    Informação sobre COVID-19. Ajuda a combater o COVID-19 com o [email protected] e com o [email protected].
    Remover anúncio

Problemas Técnicos RJ11 out, RJ45 in. Problema

Discussão em 'Suporte e Artigos—Internet, Redes, Segurança' iniciada por Enjoy_&_Relax, 29 de Julho de 2020. (Respostas: 14; Visualizações: 559)

1. Enjoy_&_Relax

Enjoy_&_Relax Power Member

Viva,

Estou a fazer obras na minha futura casa e decidi substituir o cabo de telefone por cabo de rede de forma a poder ter pontos de rede em diferentes divisões da casa.
    Amarrei o rj45 no rj11 e puxei, passou impecável pelos tubos existentes.

Durante a passagem do cabo acabei por descobrir um terrível dissabor, as tubagens, por ser uma casa algo antiga preparada apenas para telefone, foram feitas em série/cascata.
    Esquema dos tubos: Quarto1-->Hall de Entrada-->Quarto2-->Quarto3-->Quarto4
    De momento tenho um rj45 único que vai do Quarto1 ao Quarto4 passando nas fichas de parede de todas as divisões anteriormente referidas.

Exemplo:
    Para colocar uma fixa no Quarto2, vou ter que cortar o cabo nesse mesmo quarto.
    Mas como faço para dar continuidade ao circuito?
    Vou ter que por um Switch sempre que cortar o cabo? Ou será que existe uma fixa de parede apropriada para estas situações?

A minha esperança é não ter que colocar em casa 5 switches, é impraticável.
    Como me faltam conhecimentos na área, vim aqui expor o cenário na esperança de alguém me poder dar uma alternativa.

Desde já obrigado

2. b-r-u-n-@

[email protected] Power Member

Se conseguires passar 3 cabos de UTP no tubo, metes um switch no quarto 2, e segue 2 cabos (1 para o quarto 3 e outro para o quarto 4). E segue mais 2 cabos (1 para o hall de entrada e outro para o quarto 1). No entanto no tubo que vai do quarto 1 ao 2, vais precisar de passar 3 cabos.

3. YoZ

YoZ Power Member

Ou passas 4 cabos de rede ou chapeu..
    Mas se estás a fazer obras, não podes mudar a tubagem para um diametro maior e passares 4 cabos? Depois punhas tudo a sair no hall ou num quarto/escritorio e ai ligavas um switch

4. MOUSETM

MOUSETM Power Member

Sim o fio de telefone pode ser ligado todo em paralelo, mas já o de rede não, tens de levar um cabo individual do switch ou router a cada divisão.

Simplesmente a instalação que tens não é viável para ethernet, a grosso modo tinhas de meter um switch como ponto de transição entre cada divisão para teres comunicações em todas desde o ponto de origem o router.

Por isso que nas casas novas existe o quadro ATI que é onde parte as comunicações ethernet para cada uma das divisões individualmente.

se estás a fazer obras, tratas de alterar isso e meter tubagem individual de um quadro comum para todos as divisões e problema resolvido, e quem diz ethernet, diz rede coaxial.

5. Illusion4u

Illusion4u Power Member

Powerline

6. kasmafan

kasmafan Power Member

Se 100mbps forem suficientes num cabo utp podes ligar 2 tomadas ou seja 2 pares para cada tomada.

7. NVRSystem

NVRSystem Power Member

Concordo com este amigo, uma vez que andas a fazer obras (ou já fizeste) seria muito mais simples colocar uma caixa tipo CATI (igual a ATI mas vazia) e colocar no Hall de entrada e daí passar tubos de 25mm para cada divisão pelo menos um, no melhor 2 (um para dados e outro para tv coaxial), agora se as obras já terminaram (presumo pelo passar de cabo) se não mudaste tubos deve ser tubo de 16mm que era o que se usava na altura do RITA, quase sorte passar um quanto mais dois cabos utp, isso possibilitava colocar um switch dentro da caixa para teres net em todo o lado.

A solução será powerline um "emissor" junto ao router e depois uns "receptores"/"satélites" em cada divisão onde queiras ter rede.

8. Enjoy_&_Relax

obrigado pelas dicas, as obras não são estruturais, não posso mudar tubos.
    Mas vou tentar passar mais que um cabo nos tubos.
    Caso não passe, será que consigo colocar uma tomada rj45 dupla para ficar bem a nível estético?
    Exemplo da ligação: Quarto1--->Quarto2 (tomada porta1)---> Switch--->Quarto2(tomada porta2)---> Quarto3

Não sei é há tomadas duplas com portas independentes

9. rjSampaio

rjSampaio Power Member

diria que só ha assim.

10. Enjoy_&_Relax

ok, por acaso pensava que por defeito essas tomadas eram feitas para irem dois pares para cada fixa

11. NVRSystem

NVRSystem Power Member

Por acaso a Efapel tem umas meio esquisitas, não sei se separa logo ou não, liga os 8 pares mas tem duas fichas, não sei se seriam para telefone ou rede porque nunca percebi muito bem a coisa, são a referência 21980.

No entanto o que se vê mais normal, são como dizes, tomadas duplas independentes.

Última edição: 31 de Julho de 2020 às 23:02
  12. rjSampaio

rjSampaio Power Member

estive a ver agora, pode ser para outras aplicações, tipo rs485, backnet, ou outro tipo de ligações, ethernet não me cheira, mas pode ser que faça o split de rede, e até esta marcado 5e.

13. NVRSystem

NVRSystem Power Member

Ainda vou comprar uma ou duas para ver o que é um dia destes

14. Enjoy_&_Relax

vou comprar tomadas rj45 duplas cat6 da efapel, e apenas meter 2, no máximo 3.
    As outras duas anulo.
    E mesmo assim 3 switches já é demais :)

obrigado pela ajuda

15. MinisterOfSound

MinisterOfSound Power Member

Boas,

Podes tentar usar apenas 2 Switches, passar dois cabos apenas do quarto 3 para quartos 2 e 4.

1 Switch no hall com cabos para Quarto 1 e 3.
    1 Switch no quarto 3 com cabos para quartos 2 e 4.

Cumps.