Roadmap AMD 04/05

Zealot

I quit My Job for Folding
Socket-939 Roadmap for 2004
Clock Speed Cache Size Release Date
AMD Athlon 64 FX-55 2.6GHz 1MB May '04
AMD Athlon 64 FX-53 2.4GHz 1MB Mar '04
AMD Athlon 64 4200+ 2.8GHz ??? H1 '05
AMD Athlon 64 4000+ 2.6GHz ??? Q1 '05
AMD Athlon 64 3800+ 2.4GHz 512KB May '04
AMD Athlon 64 3500+ 2.2GHz 512KB May '04


According to the roadmaps, the Athlon 64 3700+ on Socket 939 has been renamed to Athlon 64 3800+. Athlon 64 3400+ has been renamed to Athlon 64 3500+. Notice these changes are effective on the Socket 939 platform only. "The innuendo is that equivalently clocked Athlon 64s will perform better on Socket 939".

Socket-754 Roadmap for 2004
Clock Speed Cache Size Release Date
AMD Athlon 64 3700+ 2.4GHz 1MB Apr '04
AMD Athlon 64 3400+ 2.2GHz 1MB Already Available
AMD Athlon 64 3200+ 2.0GHz 1MB Already Available
AMD Athlon 64 3000+ 2.0GHz 512KB Already Available
AMD Athlon 64 2800+ 1.8GHz 512KB Q1 '04
AMD Athlon XP 3200+ TBD 256KB Q1 '05
AMD Athlon XP 3000+ TBD 256KB Q4 '04
AMD Athlon XP 2800+ TBD 256KB Q3 '04


However, the updated roadmap has a few surprises in store for Socket 754 as well. First of all, there has been the addition of Athlon XP 3200+ for socket 754. Athlon 64 2800+ will begin showing up very soon as the roadmap simply states Q1 for the release date. Since AMD has planned more Socket 754 processors (albeit budget oriented) the architecture is beginning to look much more forward looking than many originally expected. As we pointed out in the previous roadmap, the Athlon XP chips on the Socket 754 interface have a reduced cache and only run in 32-bit mode.

Of course the largest issue here is why the changes in the Socket 939 processors were made. It seems plausible that a new instruction set addition or optimization may give the Newcastle processors better performance than originally anticipated. Or perhaps the real answer is more mundane; AMD may have just renamed the processors to avoid confusion between Socket 939 and Socket 754.

Regrettably even though we know SSE3 instructions are set to start showing up on Athlon 64, AMD officials could not confirm upcoming release schedules for the technology.


Fonte: http://www.anandtech.com/cpu/showdoc.html?i=1985


Com os A64 3000+ a bater um P4 3.2 GHz em várias coisas, é normal ver a AMD a aproveitar-se e rotular um possível 3400+ num 3500+. O chato é que é só uma mudança de socket. :P
 
Com os A64 3000+ a bater um P4 3.2 GHz em várias coisas, é normal ver a AMD a aproveitar-se e rotular um possível 3400+ num 3500+. O chato é que é só uma mudança de socket. :P

Não é só mudança de socket. O 939 já implica Dual Channel para as memórias. Não se pode dizer que traga beneficios enormes por si só, como quando se compara um FX com um no-FX, mas se juntarmos o facto de se poder "encaixar" lá umas mems not-registered, com bons timings e bem OCáveis (a preços porreiros) :P talvez já se justifique melhor o aumento do "Rating".

O IPC teórico mais baixo do Prescott também ajuda, penso eu. :004:




ps - ou estou enganado e só o FX é que terá Dual Channel???

EDIT: Pois, realmente é só mesmo o socket que muda. Dua channel só mesmo os Fx, senão não fazia sentido estes existirem. Só não sei é se o socket 939 "tráz" consigo o processo de 90nm...
 
Última edição:
Os A64 tambem vão ter Dual Channel, tal com os FX. A diferença vai ser na cache, onde os A64 vão ter 512KB de cache e os FX vão ter 1MB. Isto apenas no socket 939. No socket 754 as coisas não devem passar do 3700+.

Pelo que percebi, os A64-FX vão ser os CPU's desktop (substituição dos AXP) e os A64 vão ser os cpus de baixo custo (Substituição dos Duron).

Cumps!
 
Originally posted by BonJouR
Os A64 tambem vão ter Dual Channel, tal com os FX. A diferença vai ser na cache, onde os A64 vão ter 512KB de cache e os FX vão ter 1MB. Isto apenas no socket 939. No socket 754 as coisas não devem passar do 3700+.

Pelo que percebi, os A64-FX vão ser os CPU's desktop (substituição dos AXP) e os A64 vão ser os cpus de baixo custo (Substituição dos Duron).

Cumps!

Exastamente, correcto.
 
Exactamente.

Quando comecei a escrever o post tinha essa ideia, só que lembrei-me das confusões com os modelos e caches que lançaram ultimamente e fikei confuso.

Qualquer das formas seria estranho estarem lá os pinos (754 -> 939) a mais sem se dar uso ao Dual Channel.

Isto acaba por confirmar a minha teoria quanto à mudança no "Rating". :D

Só falta ver quando é vêm as novas features (SSE3, improved prefetch, etc) nos novos steppings. Se já nestes ou só mais tarde.
Para já podemo-nos alegrar de ver os AMD64 a dar luta aos P4 nos benchs sintéticos à bandwith.
 
Originally posted by BonJouR
Pelo que percebi, os A64-FX vão ser os CPU's desktop (substituição dos AXP) e os A64 vão ser os cpus de baixo custo (Substituição dos Duron).

Não, nisso não posso concordar. OS Athlon XP são os substitutos do Duron, e é por isso que eles vão migrar para o socket 754. Os Athlon FX são de topo.
 
O que não faz de modo algum sentido é a migração dos AthlonXP para o Socket 754...

Vejamos, se as motherboards com Socket 754 não possuem controlador de memória, devido ao facto deste estar incluido nos Athlon64, então como é que os AthlonXP vão poder tratar desse problema?

Quanto aos FX55, imagino o preço, mas estou terrivelmente tentado! :)
 
Originally posted by Raptor
O que não faz de modo algum sentido é a migração dos AthlonXP para o Socket 754...

Vejamos, se as motherboards com Socket 754 não possuem controlador de memória, devido ao facto deste estar incluido nos Athlon64, então como é que os AthlonXP vão poder tratar desse problema?

Pelo que percebi há uns tempos atrás, o Athlon XP de socket 754 é não é bem um Athlon XP, é um A 64 com os 64 bits desactivados como unica diferença.
Se vai ser assim ou não, não sei, mas é a unica maneira que vejo de resolver o problema do controlador de memoria.

ps - Um pouco off topic. A nforce 3 250 alem de todas as correcções que vai trazer, tb tem uma firewall incorporada.

firewall.jpg
 
É em principio também a ideia que eu tenho, aproveitar os chips bué reles, que nem aguentaram 1MB nem os 512kb de cache, e até os que tiveram problemas a nível de instruções de 64bits, renomeiam-se para AthlonXP e está a despachar o stock todo da produção! :)

É uma excelente ideia, para além das capacidades de clock que os A64 têm, dá para ir aguentando, agora sem essas capacidades da cache extra e instruções 64, aumentar o clock até o processo de 0.13 não der mais.


Edit: Zealot, edita a tua assinatura que já começa a fartar e está demasiado grande, senão seremos obrigados a modera-la.
 
Tens razão, mas referia-me exactamente a pci e agp lock que nos chipsets actuais são para o fracote ou não existem, limitando o OC e não é limitação do CPU. Pelo que tenho visto os A64 aguentam bem o OC, mas ficam um coche limitados com os chipsets que temos actualmente. Só se a arquitectura dos A64 não permitir um agp/pci lock totalmente estavel... Não faço ideia.:confused:
 
Originally posted by Nemesis11
Pelo que percebi há uns tempos atrás, o Athlon XP de socket 754 é não é bem um Athlon XP, é um A 64 com os 64 bits desactivados como unica diferença.
Se vai ser assim ou não, não sei, mas é a unica maneira que vejo de resolver o problema do controlador de memoria.

Também corroboro esta ideia. Foi isso q li também, na altura em q se falou neste assunto. Foi por causa do facto da AMD ter 4 sockets diferentes durante 2004. Socket 462, 754, 939 e 940. Pelo menos durante este ano vão todos coexistir alegremente. Se até quem percebe disto é confuso imaginem para um user comum. :confused:

Para mim ainda vejo os FX muito virados para Workstation. Com esses preços só pode ser mesmo.

Venham de lá essas novas revisões com acrescentos e melhorias com boards a condizer que isto está a ficar cada vez melhor...
 
Última edição:
Back
Topo