Roaming mesmo sem sair de Lisboa. Incrivel esta Optimus/Nos

panda70

Power Member
Venho aqui contar um episódio que me aconteceu na semana passada e hoje.

Segundo a Optimus/Nos eu no Parque das Nações estava em roaming!!

Reparei um dia da semana passada (já não consigo precisar qual) que por volta das 13.30/14h apesar de eu estar no Parque das Nações (Lisboa - Portugal :) ) onde estou a maior parte das horas de cada dia o meu smartphone indicava que eu estava em roaming e até indicava que onde eu supostamente estava (não sei qual era o pais) eram mais 7 horas :). Entretanto a rede onde normalmente diz P Optimus (sim sou daqueles que ainda não teve direito à actualização para Nos) dizia 26897 (acho que era este o numero). Não sei quanto tempo esteve antes de eu reparar, depois de reparar ainda esteve ai uns 15 minutos antes de voltar ao normal. Nesse entretanto ainda tinha tentado reiniciar o smartphone mas tinha ficado na mesma.

Hoje a meio da manhã aconteceu-me exactamente o mesmo e reparei porque ao tentar activar a internet apareceu-me a mensagem que eu tinha os dados desactivados para roaming.

Se por acaso naquele entretanto tivesse recebido alguma chamada e tivesse atendido sem ter reparado provavelmente a optimus iria aproveitar para cobrar como se estivesse realmente em roaming.

Conclusão, para a Optimus é possivel estar em roaming mesmo sem sair de Lisboa!! Realmente a Nos parece estar a fazer muito mal à Optimus.

Como dizia uma publicidade ao turismo em Portugal, vá para fora cá dentro!!!

Já vos aconteceu alguma coisa do genero?
 
Última edição:
Já os avisei.

Até agora das duas vezes que aconteceu isto tive sorte e não atendi nenhuma chamada sem reparar nem fiz nenhuma.
Das duas vezes que reparei que isto aconteceu, apartir do momento em que dei conta não utilizei o telemóvel até deixar de estar em "roaming" e voltar ao normal.
É claro que agora vou estar super atento quando fizer chamadas e tentar reparar quando receber alguma. O que vale é que este alegado "roaming" dura alguns minutos e depois volta ao normal.

O melhor é falares já com eles ou vais pagar o roaming ...

Abc
 
Última edição:
Já os avisei.

Até agora das duas vezes que aconteceu isto tive sorte e não atendi nenhuma chamada sem reparar nem fiz nenhuma.
Das duas vezes que reparei que isto aconteceu, apartir do momento em que dei conta não utilizei o telemóvel até deixar de estar em "roaming" e voltar ao normal.
É claro que agora vou estar super atento quando fizer chamadas e tentar reparar quando receber alguma. O que vale é que este alegado "roaming" dura alguns minutos e depois volta ao normal.

Chama-se "Vá para fora cá dentro" :)

Abc
 
Venho aqui contar um episódio que me aconteceu na semana passada e hoje.

Segundo a Optimus/Nos eu no Parque das Nações estava em roaming!!

Reparei um dia da semana passada (já não consigo precisar qual) que por volta das 13.30/14h apesar de eu estar no Parque das Nações (Lisboa - Portugal :) ) onde estou a maior parte das horas de cada dia o meu smartphone indicava que eu estava em roaming e até indicava que onde eu supostamente estava (não sei qual era o pais) eram mais 7 horas :). Entretanto a rede onde normalmente diz P Optimus (sim sou daqueles que ainda não teve direito à actualização para Nos) dizia 26897 (acho que era este o numero). Não sei quanto tempo esteve antes de eu reparar, depois de reparar ainda esteve ai uns 15 minutos antes de voltar ao normal. Nesse entretanto ainda tinha tentado reiniciar o smartphone mas tinha ficado na mesma.

Hoje a meio da manhã aconteceu-me exactamente o mesmo e reparei porque ao tentar activar a internet apareceu-me a mensagem que eu tinha os dados desactivados para roaming.

Se por acaso naquele entretanto tivesse recebido alguma chamada e tivesse atendido sem ter reparado provavelmente a optimus iria aproveitar para cobrar como se estivesse realmente em roaming.

Conclusão, para a Optimus é possivel estar em roaming mesmo sem sair de Lisboa!! Realmente a Nos parece estar a fazer muito mal à Optimus.

Como dizia uma publicidade ao turismo em Portugal, vá para fora cá dentro!!!

Já vos aconteceu alguma coisa do genero?

Não dá para tirar uma snap à informação que aparece no display do equipamento?

Em que zona do Parque das Nações está a acontecer esse problema?
 
Snap à informação? desculpa a ignorância mas que queres dizer com isso? Queres dizer gravar a imagem que aparece, tipo print screen?

A zona é mesmo nas traseiras do prédio da Nos (por caricato que pareça :) ) na zona da FIL/Pavilhão Atlântico

Das duas vezes que aconteceu durou alguns minutos e depois voltou tudo ao normal. Pelo menos que me tenha apercebido, desde quarta-feira não tornou a acontecer.

Não dá para tirar uma snap à informação que aparece no display do equipamento?

Em que zona do Parque das Nações está a acontecer esse problema?
 
Última edição:
Venho aqui contar um episódio que me aconteceu na semana passada e hoje.

Segundo a Optimus/Nos eu no Parque das Nações estava em roaming!!

Reparei um dia da semana passada (já não consigo precisar qual) que por volta das 13.30/14h apesar de eu estar no Parque das Nações (Lisboa - Portugal :) ) onde estou a maior parte das horas de cada dia o meu smartphone indicava que eu estava em roaming e até indicava que onde eu supostamente estava (não sei qual era o pais) eram mais 7 horas :). Entretanto a rede onde normalmente diz P Optimus (sim sou daqueles que ainda não teve direito à actualização para Nos) dizia 26897 (acho que era este o numero). Não sei quanto tempo esteve antes de eu reparar, depois de reparar ainda esteve ai uns 15 minutos antes de voltar ao normal. Nesse entretanto ainda tinha tentado reiniciar o smartphone mas tinha ficado na mesma.

Hoje a meio da manhã aconteceu-me exactamente o mesmo e reparei porque ao tentar activar a internet apareceu-me a mensagem que eu tinha os dados desactivados para roaming.

Se por acaso naquele entretanto tivesse recebido alguma chamada e tivesse atendido sem ter reparado provavelmente a optimus iria aproveitar para cobrar como se estivesse realmente em roaming.

Conclusão, para a Optimus é possivel estar em roaming mesmo sem sair de Lisboa!! Realmente a Nos parece estar a fazer muito mal à Optimus.

Como dizia uma publicidade ao turismo em Portugal, vá para fora cá dentro!!!

Já vos aconteceu alguma coisa do genero?

De certeza que era 268 97? Não seria 268 07? O código que deste não existe e o número 268 é referente a redes do nosso país.

O código 268 07 é referente a 2 redes MVNO (Vectone e Lyca Mobile). O teu smartphone pode ter feito comutação para uma rede MVNO e, como não é a tua "rede oficial", detecta como se tivesses em roaming. Ainda assim, não devia fazer isso.

Se o código for mesmo 268 97, isso é alguma das antenas a que te ligas nessa zona que não está grande coisa lol
 
Agora deixaste-me na duvida entre o "0" e o "9" mas acho que era mesmo "9". Espero que não torne a acontecer mas se acontecer vou tirar as dúvidas.

E já agora consegues arranjar alguma explicação para que quando isso aconteceu no ecrã passarem a aparecer duas horas diferentes, uma a correcta portuguesa e outra (com mais 7 horas do que a portuguesa) que suponho se referia ao alegado pais onde estaria? É que mesmo que, como tu explicaste o smartphone tivesse comutado para a Vectone ou a Lyca a hora continuava a ser a mesma, não?

Como estou mesmo convencido que era "9" aposto mais na tua explicação da antena estar marada :)

Como já contei o caso à Nos estou à espera da explicação que eles têm para dar.



De certeza que era 268 97? Não seria 268 07? O código que deste não existe e o número 268 é referente a redes do nosso país.

O código 268 07 é referente a 2 redes MVNO (Vectone e Lyca Mobile). O teu smartphone pode ter feito comutação para uma rede MVNO e, como não é a tua "rede oficial", detecta como se tivesses em roaming. Ainda assim, não devia fazer isso.

Se o código for mesmo 268 97, isso é alguma das antenas a que te ligas nessa zona que não está grande coisa lol
 
Última edição:
Sim a hora, em principio, deveria ficar a portuguesa. É de facto muito estranha essa situação. Se voltar a acontecer, tenta tirar essas dúvidas :)
 
De certeza que era 268 97? Não seria 268 07? O código que deste não existe e o número 268 é referente a redes do nosso país.

O código 268 07 é referente a 2 redes MVNO (Vectone e Lyca Mobile). O teu smartphone pode ter feito comutação para uma rede MVNO e, como não é a tua "rede oficial", detecta como se tivesses em roaming. Ainda assim, não devia fazer isso.

Se o código for mesmo 268 97, isso é alguma das antenas a que te ligas nessa zona que não está grande coisa lol
O cartão da NOS não permite aceder a mais nenhuma rede nacional, logo penso que não seja por aí.
Acredito mais na explicação da antena da NOS estar com dificuldades técnicas, sendo que os casos devem ser imediatamente reportados ao SAC para eles mandarem analisar a situação "in loco". Aliás, já detectei uma situação semelhante junto ao Hospital São João no Porto onde a antena da NOS indicava que me encontrava em Faro, Algarve!
 
268 é o MCC (mobile country code) de portugal. 03 é o MNC (mobile network code) da Optimus/NOS enquanto o 01 é da VDF e 06 da MEO. Se te aparecia 26897 é porque era de portugal e seria alguma BTS/RNC/EnodeB mal configurado.

Entra em contacto com eles e refere (com ênfase) a parte do 26897 e explica-lhes que é um PLMN ID invalido nas licenças portuguesas.

Alias, dá ênfase nisso e pede para escalarem o caso à equipa de operações/engenharia que eles sabem com 100% de certezas o que se passou e conseguem identificar quaisquer custos que tenhas associados a comunicações enquanto estiveste ligado a essa rede.

Quão perto do Edifício da NOS/optimus do parque das nações costumas estar?
 
Última edição:
Eu ja vi pessoal com lyca mobile cujo telemovel indica que está em roaming, mesmo estando em portugal. mas as chamadas são faturadas como estando cá mesmo.
 
Estou a poucas dezenas de metros, ai uns 30/40 metros.
Se conheces a zona costumo estar naqueles prédios na alameda dos oceanos em frente da Fil mais ou menos na mesma direcção do prédio da Nos. Na prática só tenho uma rua no meio, a Rua do Polo Norte (quer as traseiras do prédio da Nos quer do meu dão para essa rua).
Provavelmente por ser um PLMN ID inválido nas licenças portuguesas é que dava a indicação de estar em roaming, não?

Custos felizmente sei que até agora não tive, porque como tenho um tarifário pré-pago com chamadas e sms ilimitadas (tag ilimitado) é fácil controlar o saldo porque basicamente só mexe na cobrança da mensalidade e internet. Por isso sei que até agora não mexeram no saldo.

268 é o MCC (mobile country code) de portugal. 03 é o MNC (mobile network code) da Optimus/NOS enquanto o 01 é da VDF e 06 da MEO. Se te aparecia 26897 é porque era de portugal e seria alguma BTS/RNC/EnodeB mal configurado.

Entra em contacto com eles e refere (com ênfase) a parte do 26897 e explica-lhes que é um PLMN ID invalido nas licenças portuguesas.

Alias, dá ênfase nisso e pede para escalarem o caso à equipa de operações/engenharia que eles sabem com 100% de certezas o que se passou e conseguem identificar quaisquer custos que tenhas associados a comunicações enquanto estiveste ligado a essa rede.

Quão perto do Edifício da NOS/optimus do parque das nações costumas estar?
 
Não poderia ser alguma antena de teste interna da NOS mas cujo o sinal tenha 'escapado' e o telemóvel captou?

Eu desconfio disto mesmo, que tenhas captado sinal de alguma antena de testes por estares próximo dela.

O facto de te dar roaming é que qualquer PLMN ID que não seja o do que está associado ao cartão indicará que é roaming.
 
Eu desconfio disto mesmo, que tenhas captado sinal de alguma antena de testes por estares próximo dela.

O facto de te dar roaming é que qualquer PLMN ID que não seja o do que está associado ao cartão indicará que é roaming.
Contínuo a achar a situação algo insólita, como é que o cartão ganhou permissões para aceder à referida antena?
A questão de informar como estando em roaming faz sentido visto que não identifica a antena como integrante da rede da Operadora.
 
Finalmente tive hoje a resposta à exposição que fiz à Nos mas o que me disseram é o mesmo que nada.

Tentaram ligar uma vez (e até tocou só umas 2/3 vezes) mas não tive hipotese de atender por isso enviaram uma sms para eu ligar para o 1693.

Liguei para o 1693 e disseram-me que a indicação que a parte técnica tinha deixado para me dizerem era que não tinham detectado nenhuma anomalia (extraordinário o cartão de repente passa a estar em roaming mas para eles nada se passou). E para eu experimentar o cartão noutro telemovel e se estivesse normal para repor as configurações de origem deste telemovel. Ora como eu me fartei de explicar à menina fazer essa experiência não tinha lógica neste caso e que não provava nada porque até neste ele estava normal, só tinha acontecido aquelas duas vezes e por alguns minutos por isso, tal como desde quarta-feira que neste telemovel está tudo normal obviamente que num outro telemovel também ia estar tudo normal logo não era por pôr noutro telemovel que conseguia tirar alguma conclusão. E eles sabiam quando fiz a exposição que tinha acontecido apenas duas vezes e que entretanto estava tudo normal. Também insisti no que aqui disseram que sabia que aquele código 26897 não era válido em Portugal (nessa altura a menina pediu-me para aguardar mas quando voltou a resposta foi a mesma que já tinha dito) e que como da segunda vez que aconteceu eu sabia a hora e o dia a que tinha sido a parte técnica fácilmente podia ver o que se tinha passado com o meu cartão naquela hora mas não adiantou nada, a menina parecia um disco riscado. Ainda pedi para falar directamente com a parte técnica (pelo que ela me disse foram eles que me ligaram quando não atendi) ou para eles me ligarem novamente para explicar que aquela história de experimentar noutro telemovel neste caso não tinha lógica e para ver se eles tinham averiguado a hora que eu sabia que tinha acontecido. Mas nada, a menina não podia passar a chamada nem fazer com que me ligassem novamente.
Para eles o processo estava encerrado e se tornar a acontecer então para eu ligar outra vez e dizer que já tinha acontecido e que já tinha feito uma participação.

Resumindo esta resposta ou nada é a mesma coisa. Esta resposta e a parte da menina não poder deixar a anotação para a parte técnica me ligar novamente irritou-me. Então já não chegava a resposta sem lógica então eles tentam ligar uma só vez e se não se atende nada feito. Parece que temos de estar sentados à espera que liguem e atender rápidamente porque também não esperam muito (se estivermos a fazer coisas inadiáveis está tudo estragado).

É claro que a minha resposta à menina foi que da próxima vez não ligo, envio é o pedido de portabilidade para outra operadora.
 
Hoje no Parque das Nações em frente ao edifício da NOS.

Screenshot0091.jpg


wp_ss_20160426_0003.png

Rede para consumo interno não? Porque se te tentares ligar não consegues pois não?

Na Holanda uma empresa inglesa tinha rede da Vodafone UK (ilegal obviamente) e também já apanhei num 6630 uma rede tipo essa e não era defeito do telemóvel porque só apanhava naquele local a rede.
 
A Vodafone vende uns amplificadores de sinal que ligas a internet e da cobertura da rede, que funciona no estrangeiro. devia de ser um desses
 
Back
Topo