Robot aspirador

Eu já tenho a casa toda automatizada no sentido que no dia x ás x horas o gajo vai aspirar. E como já o vi a fazer esse processo algumas vezes, já pude eliminar coisitas que estavam a estragar o seu andamento pela casa.

Uma delas foi por zonas no-go para certos sítios onde houvesse cadeiras. Tenho umas na sala por exemplo que por alguma razão ele ia para debaixo delas mas depois já não conseguia sair. Acabava-me por mandar notificação para ir lá tirar-lo. Outras foi deixar a casa um pouco mais minimalista para ele não estar sempre a dar 1001 voltas para limpar uma zona especifica. Por fim, naqueles tapetes que costumavam enrolar um bocado meti um pouco de velcro para os colar á tijoleira e ficou 5*.

Diria que com outras pequenas coisas é uma questão de tempo até ele fazer as tarefas sozinho sem intervenção/observação humana pelo meio.
Estás a seguir o processo normal e esperado.
Na cozinha costumo espalhar um pouco as cadeiras, ele assim navega bem entre elas e faz melhor debaixo da mesa.
Desloquei um sofá e outros objectos uns centímetros para ser suficiente para ele entrar em recantos.
Num sítio ou outro uso linhas em vez de zonas porque maximiza a área e basta isso para não ir a determinados sítios (a extensão do computador/monitor).
Meti uma linha em cima do cabo dum sofá. Podia ter usado um velcro como fizeste.
O teu é capaz de já ter detecção e não precisar disto.
No outro dia finalmente reparei que a bateria já rendeu mais. Já tem 4 anos.
Trocar é fácil, não fosse uns parafusos e a bateria está quase como num comando TV.
Difícil vai ser onde escolher comprar outra com tanto sítio.

Por norma não costumo mexer na mobília da casa. Mesmo que não aspire em certas áreas, de tempos a tempos uma pessoa tem que passar o aspirador grande pela casa como limpar o resto do pó e então aí com mais calma faço uma limpeza mais completa. Porque se tiver que andar a mexer por exemplo nas cadeiras e tudo mais todos os dias, a coisa deixa de ser automatizada e já se perde muito tempo. Claro que por vezes lá tem que ser, mas por norma tenho evitado.

E já agora, como tudo não é perfeito e se tiver que apontar defeitos ao S8, diria que o maior neste momento é ele ver-se à nora para limpar juntos ás paredes. Também não sei se o problema é geral, mas imaginem que têm lixo naquela aresta entre o chão e a parede. Como ele não se consegue encostar e o buraco da sucção está ao meio, por vezes não tem força para aspirar nessas zonas.

Também não ando a mexer móveis a cada aspiração. Isso era de doidos e como dizes matava o propósito.
Mas no meu caso bastou dar um toquezinho permanente e ganhou-se mais um pouco de área que ele cobre.
Para evitar usar o grande mais vezes de vez de quando passo nos recantos e atrás das portas com uma mopa daqueles que arraga tudo.

Vi uns posts a desvalorizar a base de descarga e não posso concordar com isso, para mim a base é essencial, tinha um robot sem base e ao fim de um tempo passava imensos dias sem o usar porque tinha que ir esvaziar o depósito e não dava para usar horários pré-definidos.
Agora com o j7+ trabalha várias vezes ao dia e não tenho que me chatear nada, só vou uma vez por semana ou de duas em duas semanas verificar as escovas que vão acumulando cabelos porque tenho 2 mulheres em casa.
Tenho vários gatos e um saco durou-me cerca de 3 meses, e não são caros, por isso é sempre uma vantagem.

O j7+ tem câmara e deteta obstáculos como dejetos, vómitos, cabos, meias, atacadores, etc. e nos meses que o tenho com vários jobs diários só encravou umas 2 vezes em meias que apanhou em marcha atrás, acho uma função muito útil. Nos EUA a iRobot até dá uma garantia P.O.O.P (Pet Owner Official Promise) onde dão um novo aspirador caso o j7 fique sujo/danificado com dejectos sólidos de cães ou gatos - https://www.irobot.com/en_US/pet-promise.html. Se forem vómitos muito claros penso que não detete, felizmente nunca me aconteceu.
Acho piada ele parar antes de sequer tocar num gato, como contra da funcionalidade, eles já perceberam isso e nem se desviam :D .

O j7 usa AI e reconhece os objectos e áreas da casa, já referi aqui ele saber onde estão as máquinas na cozinha ou as taças dos animais, por ex. .

Vi uns posts a desvalorizar a base de descarga e não posso concordar com isso, para mim a base é essencial, tinha um robot sem base e ao fim de um tempo passava imensos dias sem o usar porque tinha que ir esvaziar o depósito e não dava para usar horários pré-definidos.
Agora com o j7+ trabalha várias vezes ao dia e não tenho que me chatear nada, só vou uma vez por semana ou de duas em duas semanas verificar as escovas que vão acumulando cabelos porque tenho 2 mulheres em casa.
Tenho vários gatos e um saco durou-me cerca de 3 meses, e não são caros, por isso é sempre uma vantagem.

O j7+ tem câmara e deteta obstáculos como dejetos, vómitos, cabos, meias, atacadores, etc. e nos meses que o tenho com vários jobs diários só encravou umas 2 vezes em meias que apanhou em marcha atrás, acho uma função muito útil. Nos EUA a iRobot até dá uma garantia P.O.O.P (Pet Owner Official Promise) onde dão um novo aspirador caso o j7 fique sujo/danificado com dejectos sólidos de cães ou gatos - https://www.irobot.com/en_US/pet-promise.html. Se forem vómitos muito claros penso que não detete, felizmente nunca me aconteceu.
Acho piada ele parar antes de sequer tocar num gato, como contra da funcionalidade, eles já perceberam isso e nem se desviam :D .

O j7 usa AI e reconhece os objectos e áreas da casa, já referi aqui ele saber onde estão as máquinas na cozinha ou as taças dos animais, por ex. .
Mas por exemplo quando tens 2 pisos, tens de ir mundando a base conforme o piso que vais aspirar certo? Torna-se pouco ágil andar sempre a mudar a base de um lado para o outro.
Vi na Amazon o “roomba j7 espresso”, esse expressão é só por causa da cor certo? Está por 379€ parece me um muito bom preço.

Mas por exemplo quando tens 2 pisos, tens de ir mundando a base conforme o piso que vais aspirar certo? Torna-se pouco ágil andar sempre a mudar a base de um lado para o outro.
Vi na Amazon o “roomba j7 espresso”, esse expressão é só por causa da cor certo? Está por 379€ parece me um muito bom preço.
A minha casa é térrea, não tenho esse problema, mas não há nenhum robot que resolva isso, a única solução para quem não quer andar a carregar o aspirador entre andares é ter 2.

Quanto ao j7 expresso não conhecia mas parece ser só a cor.

Sou um desses users, uso o robot há 4 anos, não vejo grande utilidade em base só pela descarga. Mesmo que usasse várias vezes por dia (não uso), o depósito interno dá perfeitamente para um dia. Aliás até tenho o hábito de esvaziar o depósito antes de cada aspiração porque prefiro.

Para quem faz uso combinado da mopa, com solução, troca de água suja, aí já provavelmente terá interesse. Só a aspiração é apenas uma coisa simpática.

A detecção de obstáculos já acho alguma utilidade apesar de nestes anos já ter resolvido a coisa com a atenção e uma ou outra alteração.

Os aspiradores robot desde que há navegação inteligente com tudo o que isso implica resolveram o problema principal, a partir daí têm andado a inventar coisas para ver se criam alguma função essencial. E apesar de tudo já há uns avanços interessantes. É como uma máquina de lavar (roupa ou loiça). Há décadas que fazem tudo o que há para fazer mas é preciso inventar.

Nunca usei isso porque moro num apartamento mas os robots multimapa permitem serem colocados noutro piso e alguns detectam mesmo o mapa a usar automaticamente e resolver o assunto e como boa parte tem boa autonomia acredito que muitos permitam não andar com a base atrás. Levas ao piso, faz o serviço e colocas no piso da base e mandas retornar. Mas como disse não tenho vários pisos, nunca testei isso.

Última edição:
Também não digo que não me desse jeito, mas se comprasse o Ultra do meu modelo já eram mais 300 ou 400 paus de diferença. Já não era para a minha carteira e mesmo este já foi uma nota bem pesada que custou bastante a dar.

De qualquer das maneiras por acaso dava-me mais jeito o depósito da água que propriamente o do lixo. O da água vai quase todo embora em 1/2 dias o do lixo ainda me dura pelo menos 3/4 dias. Mas se vale a diferença do dinheiro que dei pelo meu actual? Claramente que não. Prefiro fazer tudo á pata.

Sou um desses users, uso o robot há 4 anos, não vejo grande utilidade em base só pela descarga. Mesmo que usasse várias vezes por dia (não uso), o depósito interno dá perfeitamente para um dia. Aliás até tenho o hábito de esvaziar o depósito antes de cada aspiração porque prefiro.

Para quem faz uso combinado da mopa, com solução, troca de água suja, aí já provavelmente terá interesse. Só a aspiração é apenas uma coisa simpática.

A detecção de obstáculos já acho alguma utilidade apesar de nestes anos já ter resolvido a coisa com a atenção e uma ou outra alteração.

Os aspiradores robot desde que há navegação inteligente com tudo o que isso implica resolveram o problema principal, a partir daí têm andado a inventar coisas para ver se criam alguma função essencial. E apesar de tudo já há uns avanços interessantes. É como uma máquina de lavar (roupa ou loiça). Há décadas que fazem tudo o que há para fazer mas é preciso inventar.
Como é óbvio tudo depende da pessoa, como sou preguiçoso e acabava por não aspirar durante dias para mim a descarga é essencial, mas é justamente por isso que existem diferentes produtos com diferentes características, o que para uns é essencial para outros é dispensável.

Eu quando falei nos 2 pisos referia-me apenas ao depósito de descarga do lixo. Claro que o robot tenho do o meter em cada piso para ele fazer o seu trabalho.
Embora tenho 2 pisos e que estão apenas separados por 5 degraus a casa não é enorme e por isso também falta-me o sítio ideal para eventualmente colocar uma base de descarga, daí se calhar vou optar por um sem base. O j7 parece me uma boa opção, mas o preço ainda é puxadote. O que haverá equivalente?

Só agora dei conta que o roomba j7 nao traz a mopa, que teria de ser o roomba j7 combo.
Achas-te desnecessário trazer a mopa?

porque acho que aquele tipo de mopa não valem grande coisa.
Exato.
Sem nunca ter tido um, a perceção que tenho é que aspirar todos conseguem, mas que a mopa não serve mais do que para molhar o chão. Mas a mopa deixou de ser um "extra", pois vem equipado de série na maioria dos modelos.
Quanto à mopa rotativa, não explorei o suficiente, até porque tinha de aumentar o budget e não podia.

Pelo menos no meu modelo e se a mopa tiver detergente nela, posso-te dizer que aquilo tira mesmo as manchas do chão. Claro que vai haver algumas se forem mais rijas e tiverem bem coladas á tijoleira não saem, mas de resto o gajo tira-me tudo.

E noutros assuntos, algo que tenho reparado nestes robots. Não creio que seja problema do meu em particular mas sim no geral.

Imaginem que têm uma parte cheia de lixo, no meu caso é junto á caldeira que todos os dias cai sempre aquela sujidade da lenha ou das pinhas. Quando o robot está a limpar essa zona em particular ele com a escova indirectamente manda algum lixo para uma zona em que já foi limpa. Ora, e como já não vai lá outra vez a limpeza não fica grande coisa. Isto também só acontece numa só passagem como tenho definido, em 2 ou mais já não é assim. O que não deixa de ser irónico e pelo que vejo a escova por vezes complica mais que ajuda.

Só agora dei conta que o roomba j7 nao traz a mopa, que teria de ser o roomba j7 combo.
Achas-te desnecessário trazer a mopa?
Sim, tenho um Braava e uso pouquíssimo, o facto de ter que mudar a água em todas as lavagens tira-me a vontade. No caso do j7+ Combo, quando comprei o meu j7+ em promo o combo eram mais cerca de 300€, por isso não valia a pena.
Daqui a uns anos compro um totalmente autónomo que mude também a água e aí já me interessa a mopa.

Back