Aspirador Robô

Boas pessoal,

Recebi o meu roborock s6 na passada sexta feira mas ainda só tive tempo de o usar no rés do chão.
No entanto deixo aqui todo o feedback, se houver interessados posso ir deixando mais conforme for usando mais (é só darem-me quote que quando vier cá deixo um feedback).

Packaging e unboxing: Nada apontar, veio bem acondicionado e é so tirar da caixa ligar a dock a tomada e está pronto a usar. tinha a bateria a 75% e já vem com tudo montado.
Gostei do pormenor de trazer 1 filtro do ar extra, 2 conjuntos de filtros de água extra, dois panos mopa de lavar e (salvo erro) 10 panos mopa descartáveis.
Configuração com o programa Xiaomi Home muito facil, mal abri o programa encontrou logo o roborock, pena que não funciona com a rede 5ghz apenas 2.5ghz. E se eu tiver ligado na rede 5ghz com o telemóvel dá uns erros estranhos.
No programa apenas chamei o meu robo de Jarvas xD e activei os mapas e o modo carpetes automático.


Fast-Forward até a primeira utilização. Verifiquei que o bicho é muito grande para passar entre as pernas das cadeiras da mesa de jantar logo coloquei as mesmas em cima da mesa, e vai ser algo que vou ter de fazer sempre se quiser que ele limpe a carpete se não quiser que ele limpar a carpete é só deixar as cadeiras no chão e fazem de barreira.
Depois foi só ir ao telemóvel e carregar no clean (devo dizer que tive ainda 1min a tentar perceber aonde se ligava o bicho na app, o botão clean ao lado da bateria fica confuso para quem não sabe).

O mapa aparece em tempo real na app, com os laser ele praticamente em duas lançadas detectou a sala toda onde estava mais os obstáculos assim como as partes que conseguia "ver" pelas portas.
A nossa carpete da sala de jantar é daquelas finas sem muito pelo, apenas tem uns "farrapos" nas extremidades. O modo de carpete automático que liga o modo turbo não liga sempre ele não deve detectar que é uma carpete se calhar funciona melhor naquelas de pelo ou mais grossas. No entanto a escova lateral varias vezes desliga para não encravar nos "farrapos".

Neste momento a nossa gata estava em pânico ao pensar que tinha um usurpador da cadeira do trono dela lá de casa xD Ainda pensei que ela fosse atirar-se ao bicho por isso tivemos a observar com cuidado mas passado pouco tempo a única que fazia era desviar-se dele.

Nos tapetes mais pequenos, na cozinha e wc ele dobra os tapetes e apesar de nunca ter ficado preso acha-mos melhor tirar os tapetes no futuro. Ele da a voltar e vira-se e faz o que for preciso e nunca ficou preso. Nestes tapetes já ligou o modo carpete se calhar por serem mais grossos.

Desviou-se bem da árvore de natal, no entanto comeu um bocado do musgo que tínhamos no presépio.

Ao fazer o mapa com os laser detectou a parte de baixo das nossas secretárias, no entanto depois tínhamos lá as cadeiras por isso ele não conseguia entrar. Foi limpar a cozinha e devia ter dado como terminado, no entanto voltou à sala para tentar limpar os sítios onde não conseguia chegar por ter obstáculos móveis(cadeiras pessoas etc). Gostei desse pormenor.

Demorou 47mins na primeira vez.
Depois de acabar o mapa actualizou e ele fez as divisões nas perfeição, não precisei de trocar nadinha. Apenas lhe dei nomes e meti uma no-go zone no presépio para evitar que ele me coma o anjo e o burro só por via das duvidas.

A limpeza foi bastante boa, nada apontar nesse aspecto.
Acabou e voltou para o seu sitio sem ter de lhe dizer nada, envia uma notificação para o telemóvel e é isso.

Próxima vez que usar será no primeiro andar nos quartos e ainda tenho de experimentar a mopa na cozinha.
 
bem, lá me decidi e mandei vir um Roborock S5 Max, entre este e o S6 não parecem haver muitas diferenças e o reservatório da agua é maior e permite controlo na app da agua usada assim como onde deve usar a mopa ou não por áreas definidas.
Virá a tempo de limpar a casa pós o natal :lol:
 
bem, lá me decidi e mandei vir um Roborock S5 Max, entre este e o S6 não parecem haver muitas diferenças e o reservatório da agua é maior e permite controlo na app da agua usada assim como onde deve usar a mopa ou não por áreas definidas.
Virá a tempo de limpar a casa pós o natal [emoji38]
De onde mandou vir?
 
Para já encantado com o roborock S5, mas ainda não experimentei o mopping por falta de conhecimento, e se me conseguirem ajudar nestas duvidas:

1- Automaticamente se colocar o deposito de agua no aspirador ele faz mopping por defeito? Há opção para definir isso? Mesmo que queira que só aspire? ou que só faça mopping sem aspirar?
2- É aconselhavel usar só agua no deposito ou pode se usar umas gotas de detergente de lavar o chão para dar cheiro?
3- Deteta carpetes e não usa o mopping? ou tenho que previamente tirar todos os tapetes do chão?
 
No deebot 901 consigo reformular a forma como ele gravou as divisões?
É que há divisões que ele as separou ao meio.
Consigo também colocar um nome e pedir ao Google assistente para limpar determinada divisão?
 
Com a app ECOVACSHOME dá para editar e unir secções (Por exemplo zona A com zona B caso sejam adjacentes e passa a uma zona só).
Pelo menos consegui fazer isso, mas com o Deebot 950… não sei se faz diferença ou não.
Também dá para dividir zonas, mas confesso que nem sempre deixa dividir como eu realmente quero.
Daí que o mapeamento que fiz inicialmente foi apagado. Então reiniciei um mapeamento novo, bastante mais trabalhoso, mas eficaz… divisão a divisão até completar a casa toda.
 
Boas, para quem tem o xiaomi vacuum cleaner 1, a aplicação guarda os mapas?

Tens a info que procuras aqui :

Já foi dito várias vezes: V1 não permite guardar mapas, apenas V2(guarda um) e V3(roborock S6 - guarda vários)

E já agora a diferença para o 1s :

O novo não se chama S6 mas sim T6.
Aqui ficam algumas das specs:
  • Improved LDS navigation system (Map Management 3.0);
  • Flagship R16 chip (ALLWINNER series);
  • Fast and clear mapping cleaning;
  • Can create the home map after the first cleaning;
  • Low-noise work (50% lower than previous model);
  • Supports zone cleaning;
  • Main brush easy to remove;
  • Washing mop easy to install;
  • 5200mAh large battery;
  • 2000Pa suction power;
  • Can climb 2cm obstacles;
  • 14 built-in different sensors.
E algumas diferenças entre o v1 e o 1S:
2019-05-23-07-59-33-Xiaomi-Mi-Robot-vs-Xiaomi-Mi-Jia-1-S-Is-the.png
 
A xiaomi agora só complica com modelos que se atropelam, a par do que faz com telemoveis. Xiaomi Mijia Vacuum 2 STYJ02YM encontra-se a excelente preço, modelo recente e vou a comparar com o meu roborock S50 e nem sei ver se é melhor ou pior...
 
A xiaomi agora só complica com modelos que se atropelam, a par do que faz com telemoveis. Xiaomi Mijia Vacuum 2 STYJ02YM encontra-se a excelente preço, modelo recente e vou a comparar com o meu roborock S50 e nem sei ver se é melhor ou pior...

Já para não falar no S51, S52 , S55 :S Do que vi muda apenas questões estéticas.
 
A xiaomi agora só complica com modelos que se atropelam, a par do que faz com telemoveis. Xiaomi Mijia Vacuum 2 STYJ02YM encontra-se a excelente preço, modelo recente e vou a comparar com o meu roborock S50 e nem sei ver se é melhor ou pior...
A minha dúvida vai mesmo por aí, é tanto modelo, com tanto nome diferente que não sei o que comprar... Nem onde...
 
A minha dúvida vai mesmo por aí, é tanto modelo, com tanto nome diferente que não sei o que comprar... Nem onde...
Acho que o ideal é ver quanto se quer gastar e ver o que se encaixa aí. Na Xiaomi / Roborock vai de 200 a 500€, sem bem que tem muitos modelos entre os 260-330.
 
Depois de duas semanas com o Deebot OZMO 930 tenho pouco acrescentar ao que se pode ler pelos fóruns e reviews.

Quanto ao mapeamento foi bom mas também me separou algumas divisões em duas e juntou outras que não eram para juntar, sendo que ainda não consegui alterar isso. É preciso ter atenção com espelhos, uma vez que vai reconhecer como uma "porta". Também ainda não consegui mudar o nome das divisões (neste momento são A, B, C...). Permite criar áreas restritas e paredes virtuais mas ainda não consegui eliminá-las.

Em relação ao ruído, não tinha nenhum robot como termo de comparação mas em relação a um aspirador normal é super silencioso! Quase que fazem mais barulho as rodas que a aspiração. É perfeitamente possível continuar a ver TV enquanto ele aspira.

Quanto à navegação, no geral muito boa. Desvia-se e contorna objetos, embora tenha alguma dificuldade com obstáculos fixos mais baixos que o sensor laser. Coitado, não percebe porque é que não consegue ir a determinado sítio se não detetou nenhuma barreira, então por vezes detém-se um pouco nesses sítios (como o pequeno degrau para a lareira).

Relativamente à aspiração nada a apontar. Tem as limitações naturais relativamente a cantos mas até nem se tem saído mal. Deteta bastante bem os tapetes, mesmo os mais finos, aumentando a sucção quando passa por eles. O problema é que com tapetes muito leves ou que escorreguem, ele leva-os à frente ou enrolam-se. A testar se resolve com antiderrapante nos tapetes.
O depósito é um pouco pequeno e, da primeira vez ficou a deitar por fora, sendo que ele não avisa quando enche. Das vezes seguintes foi mais pacífico, sendo perfeitamente suficiente.

Quanto à mopa. É um pormenor giro e que, de facto dá outro aspeto à casa mas se houver zonas com algum pó acumulado aconselho fazer primeiro a aspiração e só depois pôr a mopa, sob pena de ele molhar algum monte de pó que depois não consegue aspirar. Outro pormenor: na primeira vez que mapeia a casa ele vai deixar marcado no mapa os sítios com tapete e depois não vai passar lá quando estiver no modo mopa. O problema é que não passa lá mesmo se tirarem o tapete. A minha recomendação é fazerem o mapeamento e as limpezas só com os tapetes grandes e mais fixos. Tudo o que for de cozinha, casa de banho ou outros mais pequenos, tirar para as limpezas.
O reservatório de água deu perfeitamente para o apartamento todo (T2 - cerca de 60m2 de área aspirável) e ainda sobrou.
A mopa retira-se e lava-se manualmente com facilidade.

Há uma questão que me deixa um pouco preocupado. Quando o quadro elétrico dispara ele sai da base e começa a andar aleatoriamente meio tonto e sem rumo (sem aspirar). Uma vez acabou por regressar à base mas noutra tive de lhe dizer na aplicação para voltar (e voltou sem problemas). Temo que o mesmo aconteça caso falte a luz e eu não esteja em casa.
 
A xiaomi agora só complica com modelos que se atropelam, a par do que faz com telemoveis. Xiaomi Mijia Vacuum 2 STYJ02YM encontra-se a excelente preço, modelo recente e vou a comparar com o meu roborock S50 e nem sei ver se é melhor ou pior...
Acredito que seja pior, pois a bateria é pior, mas tem mais 100 PA de sução lol é o que dá ter tantas submarcas: Roborock, Mijia, nos telemóveis redmi, mi, bla bla; nas camaras mijia, Yi bla bla. Caótico.
https://smartrobotreviews.com/reviews/xiaomi-mijia-styj02ym-lds-edition-review.html
 
Back
Topo