Aspirador Robô

Boas pessoal... tenho um xiaomi robot 1 geração que já está a dar as ultimas( inclusive já o tive de abrir todo porque deu um erro...) visto que o meu companheiro de limpeza já deu o que tinha a dar e devido às suas limitações, gostava de arranjar algo bom e barato com o Portugues gosta... Eu confesso que gosto muito da marca xiaomi mas agora oiço muito falar por aqui dos conga.
Em suma tou a procura de algo que tenha um desempenho parecido ao xiami em termos de aspiração, que eu consiga limitar a área de aspiração que quero... A mopa não é algo que ache piada porque pelo que dizem n limpa nada de jeito... Só serve para dar um toke a molhado (corrijam se estiver errado) e se possível que grave mapas, visto que tenho umas escadas de um metro para as áreas dos 4os.
 
Estou à procura de um aspirador robot, com mopa e tenho visto tantos modelos que ja estou confuso (principalmente Mijias e Xioamis, etc).

Claro que pelo que tenho visto, gosto mto do roborock S5, mas gostaria de saber se ha algo com as mesmas caracteristicas Sensor LDS, por um preço mais em conta, por exempplo o Xiaomi STYJ02YM. Ao passar por este topico, vejo tambem muitos a falar dos Cecotec, mas sinceramente nao tenho opiniao formada.

Algumas sugestões que possam dar (até os 300€, mas pelo roborock posso esticar)? Resido em moradia terrea, sem escadas, cerca de 120m2.

Tenho há cerca de 15 dias um Ecovacs Deebot Ozmo 900 que custou exactamente 300€ e estou a gostar imenso da experiência. Tenho gatos e um cão e é muito eficaz a apanhar o pêlo juntamente com pó que não entendo como se acumula tanto de um dia para o outro, mas o que é certo é que o depósito fica quase cheio sempre que trabalha. Tem a vantagem de ter duas escovas frontais para juntar tudo para o centro e dois níveis de aspiração que podem activar-se manualmente ou de forma automática (quando sobe a carpetes, por exemplo). O mapeamento e modo de funcionamento é muito eficaz, ele tenta chegar a todo o lado sem ser bruto e até se entende bem com as cadeiras da cozinha e da sala de jantar, com a navegação por LDS não vai de encontro às coisas de forma violenta, é curioso vê-lo a "acelerar" contra os móveis e a abrandar a dois ou três centímetros antes de chocar. Sobe bem e aspira sem problemas tapetes pesados, mas tudo o que tiver franjas ou for mais leve pode provocar a que a escova emaranhe ou a que o robot enrodilhe o tapete. Das vezes que aconteceu ele conseguiu desenvencilhar-se sozinho sem ser à força, o que me leva a crer que o software está bem desenvolvido. Pode ser montado um acessório de aspiração directa tirando a escova central, e revela-se jeitoso neste modo para eliminar os pêlos dos animais sem o problema de ficaram emaranhados nas guias metálicas da escova.

A mopa não é nada do outro mundo. O meu pavimento é em tijoleira vermelha e das vezes que a usei tive de meter o débito de água no máximo para ele molhar o chão de forma homogénea. É mais uma benesse do que uma grande vantagem, dá jeito , mas tem de bom o facto de o depósito de água ser de bomba e não apenas de gravidade, o que quer dizer que posso deixá-lo cheio de água e programado para trabalhar só daí a umas horas e não fica a perder água pois não a passa para a mopa enquanto não estiver em funcionamento.

A ligação à aplicação é óptima, simples e intuitiva, dá para alterar coisas (potência, limites virtuais, etc) enquanto ele está a funcionar e apresenta a limpeza em tempo real.

Algo que me parece não funcionar em pleno é a limpeza contínua, ele volta à base quando tem bateria fraca mas depois de carregar diz apenas "limpeza concluída" sem voltar para onde deixou a limpeza. Como dá para ver onde ficou na limpeza, também não me é difícil mandar limpar a área que falta, mas parece-me uma falha. A bateria também não é fantástica, leva menos de 1 minuto por m² mas nunca me fez mais de 85 minutos de limpeza contínuos com potência padrão. Outra falha (comum no nosso país...) é o robot não ter comandos vocais em português, e tive de deixar em espanhol pois a versão em inglês provoca uma reverberação em que não se entende nada do que diz.

Tirando os aspectos negativos que enumerei, até agora considero uma compra 5 estrelas e algo que deveria ter comprado há muito tempo!
 
A diferença é a ligação a redes 5ghz no 3690 e aumento de 2300 para 2700 pascais na capacidade de aspiração.

Mas eu paguei pelo 3490 mas pelos vistos já sou o segundo contemplado com a oferta.

E quem tem os 3450 e os 3650 o que acha da eficácia?

Encontro o 5090 perto dos 300 em vários sítios mas não enviam para PT...
 
E que tal? já deu para ver alguma coisa?

Deu para mapear a casa toda.

Dividir divisões
Programar limpezas em diferentes horas em algumas delas.
Colocar barreiras em zonas problemáticas de algumas divisões com cabos no chão.
Aspira bem mas ao fim de 5 aspirações (2 com o ikohs e as duas últimas para testar barreiras) que a sala já sofreu hoje já pouco lixo apanha.

Basicamente faz tudo o que peço.

Perdeu algumas vezes a net mas acho que. É mais do meu WiFi que é um pouco manhoso cá em casa, tenho de comprar mais 2 plcs para aumentar o sinal.

Só ainda não consegui ligar ao Google home mas se não conseguir tb não há problema pois os comandos são limitados e as programações já estão feitas.
 
O que me atrai mais no 5090 é a potência 4x superior ao 4090...

Pergunta... Quando o aspirador perde o Wi-Fi, o que acontece? É que a minha casa é muito grande e tem zonas onde perde rede... Além do sótão, que é uma sala e que não tem Wi-Fi porque já não chega lá.
 
Já vi tanto teste de aspirador robot que sinceramente não acredito que entre dois modelos da mesma marca exista 4x de diferença de potência.
Não há assim tanta diferença em tudo o que se vende para aí.
 
Já vi tanto teste de aspirador robot que sinceramente não acredito que entre dois modelos da mesma marca exista 4x de diferença de potência.
Não há assim tanta diferença em tudo o que se vende para aí.


Acho que é marketing na verdade. Basta ver que a grande maioria anda na casa dos 2000 pascals
 
pelo que li e vi tem a ver com o sistema, que é replicado daqueles aspiradores em centrifugação (este termo deve estar mal aplicado)

seja como for, a questão é que só custa mais 20 euros...acho que pela diferença se justifica a compra.
 
Última edição pelo moderador:
seja como for, a questão é que só custa mais 20 euros...acho que pela diferença se justifica a compra.


Na loja deles a diferença é de 100 euros por isso não sei. Eu para o que pretendia este que mandei vir chega. Limpeza diária da casa e limpeza dupla da sala que é onde se acumula mais pelos por causa dos tapetes de pêlo alto.

Encontrei um site a vender a 319 mas vais ler as críticas à mesma e mais vale fujir
 
Última edição:
Back
Topo