Achei este tópico bastante relevante...no entanto analisando a história da humanidade, vamos por partes.
Quem aqui se lembra dos despertadores humanos? foi uma profissão com uma demanda enorme que foi substituido pela parte digital.
Quando havia apenas mão humana para os trabalhos manuais, havia necessidade de haver tantos programadores/engenheiros etc para a programação de máquinas (anos 40/50 até aos anos 90)?
Ora na minha ótica e vale o que vale, com a crescente massa de trabalhos automatizados, crescem outras necessidades que não exisitiam há uns anos.
Os call centers para mim são um excelente exemplo. Quem nos anos 80/90 e mesmo inicio dos 2000, ligava para uma linha de apoio para acionar garantias/passos básicos de AoB? No entanto há uma crescente massa de call centers que gerem milhões de pessoas pelo mundo inteiro. Pelo processo das telecomunicações foi o mesmo. Este ramo foi inicialmente usado para canais militares e hoje em dia são biliões de utilizadores que geram não só a utilização básica, mas como tudo o que não se vê.
Técnicos de volta das antenas gerais das operadoras, técnicos no terreno dos clientes domésticos, engenheiros a criar melhores redes,routers com melhorias de programadores, canais de TV que geram milhares de postos de trabalhos, armazens com milhares de peças para troca/substituição/melhoramento de várias redes, já para não falar nos postos que existem que fazem de intermediários de B2B entre os técnicos no terreno e dos armazéns, condutores express para entrega das peças bem como os gestores dos técnicos e responsáveis pelos vários organigramas das operadoras entre outros (Sei do que falo neste ramo que é a minha área profissional)
A crescente massa de população mundial, gera mais alimentação. Nunca na história da humanidade houve tanta abundância de alimentos. No entanto, todos gostamos de comer mas há uma falta de mão terrível no sector agricola.
E existem milhares de sectores que poderiam ser mencionados que estão na mesma situação. Embora sejamos como parasitas a crescer neste planeta, existe cada vez mais uma falta de mão de obra para grande parte dos setores.
Por isso para mim, e ressalto novamente, vale o que vale, mas vejo um potencial enorme real que não envolve as máquinas a trabalhar por nós e nós humanos na praia a beber uma cervejinha.