Robótica/Automação

Pereira90

Power Member
Claro, claro.
Faço ideia da quantidade de adubos.
A questão é mesmo essa, quantidades enorme de produção, mão de obra quase escrava e maioritariamente importada.

Para Portugal devem ficar alguns impostos e uma desolação completa.


Até a mão de obra já vai sendo substituída. Quando uma máquina que se paga sozinha faz o trabalho de 20 pessoas, já não precisas de escravos.
 
Os governos tem de começar a legislar a robótica senão a sociedade rebenta.
A máquina faz trabalho de 20 , paga a SS de 20.
 
Os governos tem de começar a legislar a robótica senão a sociedade rebenta.
A máquina faz trabalho de 20 , paga a SS de 20.
Rebenta também se não se aumentar a automação. Muitas profissões hoje em dia tem falta de mão de obra.

Robots: stealing our jobs or solving labour shortages?


Exemplo de 2 profissões que foram extintas:
Human Computers: The Women of NASA
The Rise and Fall of Telephone Operators

Quanto à ideia do Bill Gates, pensem agora pagarem 0,50€ de SS por cada chamada que fizerem, ou um imposto de 10% ou 20% no próximo PC que comprarem, porque tirou empregos no passado. Ele não teve essa ideia quando esteve aos comandos da Microsoft. :-D
 
Última edição:
Não é uma questão simples, e vamos de ter de ser bem criativos e engenhosos para perceber como ocupar Milhões de pessoas num futuro onde a automação permitirá substituir grande parte da mão de obra.

Enquanto a automação foi substituindo inúmeras funções, muitas delas estupidamente repetitivas, duras, pouco saudáveis e nada cativantes, e ao mesmo tempo o desenvolvimento permitiu que inúmeras profissões novas fossem surgindo, o sistema alimentou-se a si mesmo ao mesmo tempo que melhorou em parte a qualidade de vidas as pessoas.

Mas o futuro que se avizinha com automação associada à IA, o cenário tem potêncial para se alterar radicalmente.

https://www.cnbc.com/video/2017/02/15/these-five-industries-are-being-revolutionized-by-ai.html

Não tenho soluções, nem tenho a arrogância para dizer que não será um problema ou que será o fim da humanidade.

Mas que vai ser complicado... isso não tenho dúvida!
 
O meu trabalho é em muita parte das vezes, ajudar em possiveis automações e reduzir a mão repetitiva de alguns utilizadores. Também tentar reduzir, logo, o custo e quantidade de gente (maioritariamente outsourced na empresa).

Agora, isto também reduz o meu trabalho. Até agora, a empresa tem sempre conseguido (como o @miguelbarroso comentou) arranjar evolução para quem vai vendo o trabalhado reduzido.

Nisto, também ficou com dúvidas de como será daqui a algumas gerações. Num mundo perfeito, as máquinas trabalham e o humano bebe umas frescas, mas é óbvio, que tudo movido por dinheiro, nunca será assim.
 
a unica questão é, com a automação e as maquinas a substituir os humanos em cada vez mais tarefas, conseguiras inovar de forma a arranjar trabalho para uma população que cresce a cada ano que passa? e será esse trabalho passivel de ser executado pela população? terão todas as pessoas a capacidades intelectuais/fisicas para as executar?
 
Claro que não consegue vamos a caminho de um iceberg (ou melhor de varios). Os próximos a sentir Isso muito na pela serao os motoristas no geral (mercadorias Em especial)

quanto A odemira é chocante. O verão Passado fiz a costa a pé para descomprimir dos confinamentes e aquela zona é um absurdo quer a nível de plantações (perdi a conta as que passei) como a nível de imigrantes, sinceramente senti que estava noutro país que não Portugal. Notava-se uma diferença enorme até em ambiente nas populações.
 
Se as SS e os subsídios (salários garantidos) não forem financiadas pelos lucros da robótica vai haver revolta social.
Ninguém quer isso, nem os mais ricos.
 
a unica questão é, com a automação e as maquinas a substituir os humanos em cada vez mais tarefas, conseguiras inovar de forma a arranjar trabalho para uma população que cresce a cada ano que passa? e será esse trabalho passivel de ser executado pela população? terão todas as pessoas a capacidades intelectuais/fisicas para as executar?
Cresce agora, mas os Baby Boomers que se vão reformar durante os próximos 10 anos vão encolher bem o mercado de trabalho. Basta ver a falta de médicos por exemplo, e não é só em Portugal.

Em vez de ter 10 funcionários numa fábrica textil (que seria automatizada), podes adicionar 10 funcionários num lar de idosos, que deve ser uma profissão com mais demanda num futuro próximo.
 
Em vez de ter 10 funcionários numa fábrica textil (que seria automatizada), podes adicionar 10 funcionários num lar de idosos, que deve ser uma profissão com mais demanda num futuro próximo.
mas não é linear, não precisas de um funcionario por idoso :) sim se a população envelhece precisas de mais funcionarios nos lares, mas não precisas na mesmo proporção dos que vão sendo substituidos por maquinas.

a necessidade de mão de obra humana continuará a decrescer há medida que mais profissões sejam automatizadas, mas sem duvida que vão aparecendo outras profissões, resta saber se consegues por as pessoas que foram substituidas por maquinas a fazer essas profissões, ou se os jovens estão interessados em trabalhar nessas profissões.

e.g. se no futuro tems de ser capaz de programar AI, ou ficar a limpar o cu a velhotes, antevejo ter um grande problema...
 
a sociedade não funciona assim como dizes a preto e branco

se os governos não legislarem a robótica para beneficio dos povos, a sociedade entra em colapso ... nem quem tiver emprego se safa do tumulto
 
Achei este tópico bastante relevante...no entanto analisando a história da humanidade, vamos por partes.

Quem aqui se lembra dos despertadores humanos? foi uma profissão com uma demanda enorme que foi substituido pela parte digital.

Quando havia apenas mão humana para os trabalhos manuais, havia necessidade de haver tantos programadores/engenheiros etc para a programação de máquinas (anos 40/50 até aos anos 90)?
Ora na minha ótica e vale o que vale, com a crescente massa de trabalhos automatizados, crescem outras necessidades que não exisitiam há uns anos.

Os call centers para mim são um excelente exemplo. Quem nos anos 80/90 e mesmo inicio dos 2000, ligava para uma linha de apoio para acionar garantias/passos básicos de AoB? No entanto há uma crescente massa de call centers que gerem milhões de pessoas pelo mundo inteiro. Pelo processo das telecomunicações foi o mesmo. Este ramo foi inicialmente usado para canais militares e hoje em dia são biliões de utilizadores que geram não só a utilização básica, mas como tudo o que não se vê.

Técnicos de volta das antenas gerais das operadoras, técnicos no terreno dos clientes domésticos, engenheiros a criar melhores redes,routers com melhorias de programadores, canais de TV que geram milhares de postos de trabalhos, armazens com milhares de peças para troca/substituição/melhoramento de várias redes, já para não falar nos postos que existem que fazem de intermediários de B2B entre os técnicos no terreno e dos armazéns, condutores express para entrega das peças bem como os gestores dos técnicos e responsáveis pelos vários organigramas das operadoras entre outros (Sei do que falo neste ramo que é a minha área profissional)

A crescente massa de população mundial, gera mais alimentação. Nunca na história da humanidade houve tanta abundância de alimentos. No entanto, todos gostamos de comer mas há uma falta de mão terrível no sector agricola.
E existem milhares de sectores que poderiam ser mencionados que estão na mesma situação. Embora sejamos como parasitas a crescer neste planeta, existe cada vez mais uma falta de mão de obra para grande parte dos setores.

Por isso para mim, e ressalto novamente, vale o que vale, mas vejo um potencial enorme real que não envolve as máquinas a trabalhar por nós e nós humanos na praia a beber uma cervejinha.
 
Back
Topo