Robótica

AlmaMater

Power Member
Ola ppl!
Penso que não deve ser bem esta secção para falar disto mas tb n deve fazer mal, é assim eu interesso-me por robótica inf. do estilo poder controlar pequenos "carros" ou outras cenas por pc, não se alguem tb gosta desta matéria..
 
Última edição:
olá slip_knot !
ya tenho alguns e um deles é uma empresa em que podes comprar placas e cenas pa montares,.. mas agora tou no trabalho, qdo xegar a casa ja ponho aki os links k tenho.. ja vi algumas revistas e assim mas penso k não ha muita coisa sobre isto. ja fizeste alguma cena?
 
Estes são uns sites que falam do assunto..

http://www.aliatron.pt/
http://www.lynxmotion.com/
http://www.robotbooks.com/
http://www.geocities.com/Eureka/Enterprises/3754/robo/indrobo.htm

Pagina de um tipo:
http://planeta.clix.pt/thereptile/index.htm
 
Alguem sabe tudo acerca da porta Ltp1 do pc (porta onde se liga a impressora), atraves desta porta pode-se controlar várias coisas... penso que o 1º pino é massa e depois até ao 9 são todos positivos cm voltagem de 5 v, se alguem souber k diga.

[]
 
Oix ppl!
Eu ja ponho aki uns linka para quem estiver interessado em controlar qualquer coisa atraves da porta paralela. neste momento vou fazer um circuito básico (ligar 8 leds á porta e atraves de software acender os k kiser..) se resultar depois passo para outras cenas.. é porreiro :)
 
Links

Para quem quer saber alguma coisa sobre a comunicação que se pode efectuar entre a porta paralela e um circuito qualquer..

http://www.geocities.com/siliconvalley/server/9964/comun_paralela.html

http://www.rogercom.com/

http://www.portaparalela.hpg.ig.com.br/index.htm

http://www.geocities.com/rafaelaroca/doc/paralela.html

Aqui poderão encontrar tudo para começarem a fazer qualquer coisa.

Se repararem qdo vêm um pc a controlar uma maquete qualquer ou um robot etc de certeza que é pela porta Ltp1.

Fikem bem! []

O material pode ser adquirido (em lx) na Dimofel... ha la de tudo e barato.
 
+ uns..

ups.. aki ficam + uns sites interessantes sobre o assunto:

http://www.mrshp.hpg.ig.com.br/rob/paralela.htm

(para quem quer registar-se..)
http://www.rogercom.com/CursoOnline/Principal.htm

Pagina de tutoriais vários:
http://www.procurasite.com/9/558/index.shtml
 
Os sites estão excelentes.
Agora só falta uma coisinha para ficar perfeito. Corri os sites todos, e só encontrei maneiras de enviar dados pela porta paralela, há maneira de a porta receber sinal, tipo de um diodo foto sensível, e depois o computador trabalhar essa informação recebida?
Penso que isso seja apenas um trabalho de programação, mas também queria ver um circuito qualquer deste género já montado
para ter uma ideia.

PS: Eu não percebo nada de programação, estou a ver se o fasc me ajuda na parte da programação (se tiver tempo é claro).
 
MEIA

Numa dessas páginas tens la o codigo fonte para aquilo dos leds.. em pascal, delphi e vb. Já experimentei e é porreiro.. consegue-se acender o led k keres atraves do envio de dados binários para a Ltp1.. qto á questão de receber dados por acaso ainda n pesquisei.. tenho k ver isso..
 
Eu já fiz isso dos leds à dois dias atraz, Sexta-feira, e até já fiz com que os leds acendessem com uma sequencia, tipo kitt.

já ponho aqui o programa que faz isso.


EDIT

Aqui vai o programa, exprimentado no win98, no winXP não funciona.

Download
 
Última edição:
Ya.. tb ja fiz esse circuito, e sakei uns progs k fazem esse jogo dos leds, mas é fácil de fazeres o teu prog, se perceberes uma beca de pascal ou vb fazes na boa, o k interessa é saber enviares dads pa ltp1 e o valor.

agora ando a ver se ligava um motor dakeles dos brinkedos ou de electrodomesticos com uma resistencia dakelas k utilizei nos leds.. n sei se dá bronka mas axo k n... o motor tb é fraco..


Fica Bem.
Se fizeres alguma coisa diz.. :)
 
Re: MEIA

Originally posted by AlmaMater
Numa dessas páginas tens la o codigo fonte para aquilo dos leds.. em pascal, delphi e vb. Já experimentei e é porreiro.. consegue-se acender o led k keres atraves do envio de dados binários para a Ltp1.. qto á questão de receber dados por acaso ainda n pesquisei.. tenho k ver isso..
Hello ppl. Então é assim, pelo que vi, sim é possível receber dados, eu próprio quando desenvolvi algum código em C percebi que há funções para o fazer. Ainda não consegui dominar a parte do receber porque a informação é sempre a mesma (126 d), pois no cabo do MEIA ainda não havia nada para receber. Qualquer das maneiras a nível de programação é possível e realizável. MEIA, hurry up a fazer qualquer coisa para recebermos dados, que faço-te isso!

Hugs.
 
http://www.rogercom.com/
"Contador de objetos ou pessoas"

Nesta página e neste link está um circuito fixe, utiliza a leitura da porta..n sei se já viram..



[]s a todos!
 
eu tb me interesso por essas cenas de robotica e axo mt fx... mas nao tenho conhecimentos nem paciencia para fazer nada assim...

mas gostava de vos dar uma ideia que tem a ver com programação e com robótica:
-era mt fx fazer um programa k recebesse imagens de uma(s) camara(s) em tempo real e a(s) camara(s) tinham um motorzito k permitia o programa controlar o lado para onde estão viradas ou deixalas em automatico a virarem-se de um lado p/ o outro e claro tb se podia iniciar uma gravação quando se quise-se. (kem já jogou deus-ex deve perceber k eu estou a falar de qq coisa tipo aquelas cenas dos terminais) :)
fikem bem.
 
joao_
Ya é uma ideia.. mas num dos links k escrvi aqui ha um tipo que fez +/- uma coisa parecida, podes aranjar um suporte para pores a camara, depois metes um motor no suporte para rodar e controlas o motor atraves dum circuito marado que permite fazê-lo rodar pra um lado e para o outro....
 
Back
Topo