Robótica

Oix ppl.. Mais logo ponho aki um link (para quem fez o Circuito dos 8 LEDS) de um prog pekeno que fiz para acenderem e apagarem os leds, ate ta fixe :)

Fiz o meu circuito nakelas boards pekeninas de electronica ja proprias para montar circuitos e montei tudo numa caixa de sapatos lol os fios estao escondidos la dentro..:) e depois fiz um prog.. depois se alguem kiser instalar k sake.

Cya PPl!

Era fixe era fazer akele circuito para controlar as pessoas... era bue porreiro para por na porta do kuarto :)
 
Originally posted by AlmaMater
Oix ppl.. Mais logo ponho aki um link (para quem fez o Circuito dos 8 LEDS) de um prog pekeno que fiz para acenderem e apagarem os leds, ate ta fixe :)

Fiz o meu circuito nakelas boards pekeninas de electronica ja proprias para montar circuitos e montei tudo numa caixa de sapatos lol os fios estao escondidos la dentro..:) e depois fiz um prog.. depois se alguem kiser instalar k sake.

Cya PPl!

Era fixe era fazer akele circuito para controlar as pessoas... era bue porreiro para por na porta do kuarto :)

Queres dizer numa breadboard... Lol... Ok, mas eu quero é exemplos de receber dados, porque até agora ainda não testei nada disso... Pelo menos quero info....

Hugs.
 
FASC

lol ya.. BreadBoard! Para receber dados... há uma maneira.. em Vb.. atraves dos pinos da Lpt1 que recebem dados..axo k são 4 ou assim.. do estilo Qdo pretendes saber o estado da porta lógicamente vamos conultar a porta.... eu ja vejo a função...

Se bem que ja te disse para ires a
http://www.rogercom.com/
e consultares la a secção de "Porta Paralela" e a parte de receber dados do exterior que há la exemplos em C++ e circuitos para receberes dados..
 
Última edição:
PROGRAMA DOS LEDS

Aqui esta o programinha que fiz....

LEDS_Program

precisam dos Runtime do Vb..
Se n funcionar avisem..! :)

No meu PIV funciona sem probls.. e no P 200 tb
 
Última edição:
Bem, hoje acabei o meu brinquedo para poder fazer umas experiencias com a porta paralela. Neste "brinquedo" tenho 8 LEDs(para receber o sinal do computador) e 5 Botões para enviar um sinal para o computado.
Está em desenvolvimento um programa que irá acender um ou mais LEDs de cada vez que se carregar num dos botões. Depois disto, e se tiver tempo, poderei construir um carro que irá andar por um circuito e irá evitar obstáculos. (tenho é que aprender alguma coisa de C, não é FASC)

.)
 
Originally posted by MEIA
Bem, hoje acabei o meu brinquedo para poder fazer umas experiencias com a porta paralela. Neste "brinquedo" tenho 8 LEDs(para receber o sinal do computador) e 5 Botões para enviar um sinal para o computado.
Está em desenvolvimento um programa que irá acender um ou mais LEDs de cada vez que se carregar num dos botões. Depois disto, e se tiver tempo, poderei construir um carro que irá andar por um circuito e irá evitar obstáculos. (tenho é que aprender alguma coisa de C, não é FASC)

.)


Hello!
Uma pergunta.. como fazes para enviares dados para o PC (presumo que usas os pinos da PortaParalela de recepção de dados mas como é k envias o sinal..).
O meu circuito ainda so vai pelos leds..:) mas pode-se comprar certos circuitos para adicionares com capacidade de conhecimento de obstaculos e assim (ou entao fazes tu se perceberes fixe de electronica).
Há uma empresa pros lados de Loures que vende robots e bué cenas.. chama-se Aliatron.


[]s a Todos!
 
Mais uma vez desculpa pela demora. :sad:

Para enviar dados para a porta paralela, basta ligar os pinos de 10 a 15, [cada um pino manda um sinal diferente(não sei se ligar dois manda um sinal diferente)] a uma fonte de 5v, pode ser um dos pinos de sainda(2 a 9) que estejam activos.

Fica bem.
 
Hei MEIA no problem...
ja percebi, assim se fizermos algum circuito e se pretendermos enviar algum sinal para o pc para activar algo basta então ligar tipo o pino 11 com uma fonte de 5 volts k pode ser o pino 3 por ex. cool..

Em termos de software como fizeste? poes o prog sempre a verificar os valores recebidos pela porta certo?!




(SE ALGUEM QUISER PARTICIPAR COM ALGUMA IDEIA FORÇA..)
 
Em termos de programas, quem está por dentro disso é o FASC.
Ele já fez um programa em que mandavas um sinal para um dos pinos (de 10 a 15) e depois o computador fazia acender um ou mais LEDs.

Vou ver se ele aparece por este tópico.
 
yeps

Eu ja fiz foi ao contrario... acender os leds mandando para os pinos 2 a 9..

LEDS_Program

n é muito dificil.. agora ao contrario tb deve ser o mesmo so que em vez de enviar lê..
 
Última edição:
Re: yeps

Originally posted by AlmaMater
Eu ja fiz foi ao contrario... acender os leds mandando para os pinos 2 a 9..

LEDS_Program

n é muito dificil.. agora ao contrario tb deve ser o mesmo so que em vez de enviar lê..
Não percebi essa dos pinos. O meu programa o que faz é o seguinte: segundo a porta de entrada que recebe um sinal, acendo um led correspondente no painel frontal. Depois fiz uma mariquice para que não se esteja sempre a mudar a fonte dos 5v, que guarda o estado dos leds quando o programa começa, e restaura esse estado depois da acender o led. Imagina que tinhas o fio dos 5v a ir buscar o sinal ao led 5 e depois de correres o programa só o led 4 estava aceso :confused:. Era muito mau, por isso fiz isto.

Hugs.
 
asking..

Se alguem souber como faço para poder ligar um ou + motores (tipo dakeles de drives de disketes, cdroms..brinkedos :)) à porta Paralela agradecia, eu ja liguei directamente e funcionou bem..mas sei que não se pode fazer assim para n keimar a porta por isso se alguem souber qual é o circuito que tenho k fazer força...


[]s para todos!
 
Boas!
Estou a seguir com interesse a vossa discussão aqui, e só tenho umas ideias a acrescentar:

1-Não se esqueçam que na LPT, os níveis de corrente não ultrapassam normalmente, os 20mA. Se pretenderem controlar "servo-mecanismos" mais potentes, o melhor será acoplá-lo através de um driver (não de software, mas sim de hardware) que fará de buffer e isolará o circuito de comando da fonte de alimentação (pesada!), podendo assim, controlarem-se servos que consumam até 240V~ 10A

2-Em robótica, não intreressa só o que se comanda, mas sim se á "máquina" está a obedecer e o estado dela...
Feedback dos comandos enviados é essencial...
 
Yeps

Originally posted by kazuza
Boas!
Estou a seguir com interesse a vossa discussão aqui, e só tenho umas ideias a acrescentar:

1-Não se esqueçam que na LPT, os níveis de corrente não ultrapassam normalmente, os 20mA. Se pretenderem controlar "servo-mecanismos" mais potentes, o melhor será acoplá-lo através de um driver (não de software, mas sim de hardware) que fará de buffer e isolará o circuito de comando da fonte de alimentação (pesada!), podendo assim, controlarem-se servos que consumam até 240V~ 10A

2-Em robótica, não intreressa só o que se comanda, mas sim se á "máquina" está a obedecer e o estado dela...
Feedback dos comandos enviados é essencial...

Ya..a minha intenção era +/- essa.. controlar um mecanismo qualquer com uma fonte exterior à da Lpt, utilizando somente a porta para activar ou desactivar enviando um sinal, já vi +/- um circuito mas ainda é muito complicado! Se souberes como fazer podes dizer :)
Fica Bem.!
 
o site rogercom tem bastantes exemplos tanto de entrada como de saida de dados pela paralela e pela serie.
Não esquecer que ambas ligam directamente a mainboard como tal é preciso ter cuidado com as tensões.
Controlar motores requer uma amperagem alta e provoca picos de tensão devido às suas caractristicas.
Existem mini relés por exemplo da finder que podem proteger o circuito

Celta (Pedro Pelote)
 
Relés não!
As tensões de controlo (porta e PC) devem ser isoladas das tensões e correntes de carga através de acoplamentos ópticos.
Existem IC's especificos para isso. Esses é que são os tais "drivers" de que eu falava...
 
...

Ppl uma questão, para ligar um Motor ou uma coisa qualquer que esteja a ser alimentado por uma fonte que não a Ltp1 mas usar a Porta para accionar por ex. o motor que material necessito? relé?! era do estilo enviar um sinal para a Ltp1 e o motor começava a trabalhar.. se alguem souber como fazer agradecia (se possivel simplificado :) )
 
Back
Topo