PC Rocket League (Psyonix)

Não há muito que apoiar. Foram comprados. Têm uma relação de longa duração com a epic, é bastante natural que isto aconteça. A infraestrutura para o Rocket league so vai melhorar. É continuará certamente sobre a alçada da psyonix e da equipa que já trabalhava no jogo.
 
Se foram comprados é porque se venderam, uma decisão que eu não apoio neste caso em específico. Não acho que o estúdio nem o jogo necessitavam desta mudança, eram auto-sustentáveis.

Para não falar do track-record da Epic nos últimos meses...
 
E isso é mau porquê?

Como referido acima, basta ver o histórico de notícias recente da Epic, começando na mania das exclusividades e passando pelas suas políticas de privacidade manhosas e graves falhas de segurança.

E é mau porque, para variar, a Epic vai aplicar a sua política de exclusividade e o jogo vai ser retirado da Steam no fim do ano, portanto quem o quiser comprar após isso, lá vai ser obrigado a instalar o cliente da Epic e comprá-lo lá. Se eventualmente essa pessoa usar Linux, vai ficar barrada porque o cliente da Epic não suporta Linux. Para não falar de todo o conteúdo existente na Steam Workshop.

É apenas mais um caso de um bom jogo nas mãos da produtora errada, que nos últimos tempos só tem visto os cifrões à frente e o conteúdo novo se resume a cosméticos, até que já chegaram ao ponto de ter 2 currencies diferentes no jogo, portanto não admira nada terem-se vendido assim.
 
A escolha de palavras talvez não tenha sido a melhor, mas referia-me basicamente ao que disse em cima, ultimamente o conteúdo deles tem sido focado em microtransactions, enquanto que continuam com problemas de servidores há meia dúzia de seasons, por exemplo.

Interessante como a "FAQ" deles sobre a mudança para a Epic não responde a nenhuma das perguntas fundamentais e ninguém da Psyonix se pronuncia no Reddit, quando até costumam ser bastante ativos :rolleyes:
 
Como referido acima, basta ver o histórico de notícias recente da Epic, começando na mania das exclusividades e passando pelas suas políticas de privacidade manhosas e graves falhas de segurança.

E é mau porque, para variar, a Epic vai aplicar a sua política de exclusividade e o jogo vai ser retirado da Steam no fim do ano, portanto quem o quiser comprar após isso, lá vai ser obrigado a instalar o cliente da Epic e comprá-lo lá. Se eventualmente essa pessoa usar Linux, vai ficar barrada porque o cliente da Epic não suporta Linux. Para não falar de todo o conteúdo existente na Steam Workshop.

É apenas mais um caso de um bom jogo nas mãos da produtora errada, que nos últimos tempos só tem visto os cifrões à frente e o conteúdo novo se resume a cosméticos, até que já chegaram ao ponto de ter 2 currencies diferentes no jogo, portanto não admira nada terem-se vendido assim.

Para já é mentira isso do jogo sair da steam. A epic já veio esclarecer.
Depois, não vejo qual é o problema da exclusividade. Têm um client como outro qualquer, detém um jogo, o jogo passa a esta disponível no seu client. Isto é lógico. É a mesma situação que qualquer outro tipo de media. As séries da hbo não estão na Netflix. O conteúdo de outras networks na Netflix não está disponível na hbo go.
Onde está o portal e o half life nos outros clients?
Onde fazem a Ubisoft e EA fazem os seus lançamentos?

Não vejo qual é o problema de ter de ir comprar à epic. É mais que natural.
O cliente da epic não suporta Linux agora. Mas de qualquer forma está fora de questão para já porque o jogo continua na steam. Mas gostava de saber a percentagem de jogadores afectados que joguem Rocket em Linux...

Só cosméticos? Bem criticar um jogo que está há 4 anos a produzir conteúdo temático todas as seasons, a inventar novos modos de jogos gratuitos, a produzir assets novos como recompensas, melhorar seasons, ter cross platform play; por procurar formas de receita e monetização...
 
Última edição:
a diferença é que EA, ubisoft e steam vendem em exclusivo produtos feitos por eles. não tiveram de pagar para ter jogos de outras companhias na sua store.
 
a diferença é que EA, ubisoft e steam vendem em exclusivo produtos feitos por eles. não tiveram de pagar para ter jogos de outras companhias na sua store.
Isso aplica-se a jogos como o Borderlands 3 e outros exclusivos que foram pagos pela Epic, mas não a este caso... Eles de facto compraram a Psyonic, o estúdio. Ou seja, faz sentido que depois disso o jogo passe a ser exclusivo deles. Além disso para quem o tem no Steam nada vai mudar. Acho que isto é daqueles casos de "much ado about nothing", são negócios como sempre existiram no mercado, a única diferença é ser a Epic (e atenção, eu não gosto particularmente das manobras da Epic nem do seu CEO).
 
a diferença é que EA, ubisoft e steam vendem em exclusivo produtos feitos por eles. não tiveram de pagar para ter jogos de outras companhias na sua store.

A Netflix também tem de pagar para ter conteúdos de outros no seu serviço. Qual é o problema? A steam não paga porque sempre teve a hegemonia e nunca precisou. Steam era e é sinónimo da plataforma PC.

Esta diabolização de um modelo de negócio legítimo é absurda.

De qualquer forma o caso em questão é precisamente de um jogo que agora pertence à epic. Não são os direitos de distribuição ou de venda. É mesmo da empresa como o fortnite é.
 
Aconselho os interessados no assunto a darem um saltinho na página da Steam do Rocket League e darem uma vista de olhos nas reviews mais recentes. Já são milhares os descontentes e isto não vai correr bem para a Psyonix. Eu já desinstalei e não vou suportar e dar apoio a esta decisão. Não sou a favor do modelo de negócio nem das práticas da Epic e das contradições do seu CEO que, recordo, afirmou que não iriam continuar com as exclusividades e na verdade isso continua a acontecer. As acções da Epic vão resultar em maus resultados para os developers que se deixam comprar porque no meio disto tudo esquecem-se que quem "manda" no mercado são os consumidores e esses falam com a carteira e retenção.
 
Review bombing que é só das coisas mais retardadas que pode ser feito. Prejudicar um jogo só porque foi comprado por uma empresa que não gostam. É o costume da comunidade de gaming.

Quando se falou da lion share que a steam fica das vendas e do lucro reduzido que os devs recebiam não via tanta gente a reclamar. A verdade é que isto não é nada mais nada menos do que birras de pessoal que está com receio de deixar de ter um client para tudo.

Já foi confirmado que o jogo VAI continuar a estar à venda na STEAM.
 
Última edição:
Review bombing pode acontecer de diversas formas e feitios e, para todos os efeitos, o caso do Rocket League não é excepção. Mas esta é a forma mais direta e com mais impacto que eu vejo de demonstrar o descontentamento dos consumidores.

A fatia que a Steam come dos devs é alta sem dúvida e os devs são livres de procurarem uma alternativa. Mas exclusividades e guerras de atores dentro da mesma plataforma não ajuda o mercado, de todo.

Mais uma vez, na minha opinião os consumidores é que devem ditar o mercado com as suas carteiras, não são estas mega empresas que devem ter esse poder.

O caso do Rocket League é ainda mais escandaloso a meu ver porque é um título que já está established na Steam há anos, está em contínuo desenvolvimento, tem uma grande scene E-Sports, não é um Early Access, não é um jogo que está para ser lançado como muitos outros que a Epic foi buscar em modelo de exclusividade. A Epic parece ter passado um cheque em branco e a Psyonix vendeu a alma. É uma prática e uma escolha de negócio que pessoalmente não apoio e não quero compactuar com isso. Tal como acontece com os esquemas da EA e modelos de micro-transações, também não apoio, não compactuo com isso nem lhes compro jogos.
 
Eu sei que me baseio muito no que leio no Reddit e que para muita gente não tem credibilidade nenhuma, mas vejam a thread no subreddit do Rocket League onde foi postada a notícia da aquisição e contam-se pelos dedos o número de pessoas que apoiam a decisão, numa maré de milhares de comentários...
 
Back
Topo